07/08/08

Sorte, competência e quebra de tabú



Arbitragem fraca, expulsão injusta, uma noite não muito feliz do treinador botafoguense e jogo fora de casa...

Pelo comentado acima, tudo levaria a crer em uma derrota do GLORIOSO. Mas hoje ficou mais do que provado que a boa fase finalmente chegou de vez à General Severiano, afinal, mesmo com os agravantes mencionados, o Botafogo conquistou a sua segunda vitória fora de casa (2 a 1) ao vencer o Figueirense, na capital catarinense.

Não acho que o primeiro parágrafo deva ser esquecido apenas pela vitória, mas eu prefiro terminar a noite com as seguintes conclusões: Chegamos no "menguinho pocotó" e estamos apenas dois pontos atrás do São Paulo, que hoje é o último da zona de Libertadores.

A partida não foi como no último domingo. O estádio acanhado e o gramado que não pareceu estar muito bom prejudicaram os botafoguenses, que ainda assim tiveram duas oportunidades com chutes do Wellington Paulista no início da partida. Parecia que era questão de tempo para o GLORIOSO impor a sua maior qualidade técnica, mesmo na casa do adversário, que também briga por posições na parte de cima da tabela de classificação.

Mas diferentemente de contra o Atlético PR, o Botafogo não realizou uma boa partida, apesar da vitória.

Depois dos chutes do Wellington, o jogo ficou mais cadenciado. Nenhum dos dois times conseguia criar lances perigosos. O Figueirense porque é muito fraco e o Botafogo com os jogadores isolados a partir do meio de campo para frente. Os dois apoiadores (Lúcio Flávio e Carlos Alberto) e os atacantes (Wellington e Jorge Henrique) não trocavam passes, dependendo exclusivamente de algumas subidas do Triguinho e Thiaguinho pelas laterais e do Túlio pelo meio.

Como não incomodávamos o adversário, o Figueirense começou a se atrever com os nossos zagueiros. As jogadas mais perigosas aproveitavam o Thiaguinho fora de posição e a noite instável do Renato Silva, que mirava para um lado e chutava para o outro. Por sorte (ah, ela está mesmo conosco), tudo que passava da nossa linha defensiva parava nas mãos do Renan.

O substituto do Castillo foi, em minha opinião, o nome botafoguense na partida. Salvou - pelo menos - uns quatro gols certos do Figueirense e se conquistamos a vitória, devemos principalmente ao Renan.

O segundo destaque foi o gol do Túlio (quarto em três jogos seguidos). Gol, não. Golaço de quem merece todo o nosso carinho. Aliás, o Túlio resolveu imitar o "xará maravilha"? Tomara que continue, pois é muito bom vê-lo comemorando. E um gol como o de hoje merece dias e dias de aplausos.

Quando eu ainda acreditava que poderíamos melhorar a qualquer momento, o juiz entrou em ação e expulsou o Carlos Alberto de campo, aos 25 minutos da primeira etapa.

O cartão amarelo que resultou na expulsão foi justo, mas o primeiro foi de uma covardia sem igual. Típico de um jogador que está marcado pelo seu passado encrenqueiro e assim, tudo que envolve o Carlos Alberto sempre ganha proporções absurdas.

Ele não estava bem em campo (como a maioria do time), mas foi punido injustamente e com isso fica de fora do jogo contra o Palmeiras. Uma ausência que será muito sentida, afinal, o atleta cresce em jogos desse nível de importância.

A expulsão recuou ainda mais o GLORIOSO, que perdeu o Wellington Paulista logo em seguida. Ney Franco optou pelo Leandro Guerreiro, isolando o "motorzinho" no ataque.

Apesar da boa partida do Guerreiro, eu acho que a substituição foi o primeiro equívoco do treinador botafoguense. Se fosse eu, colocaria o Gil, pois estava claro que o Figueirense nos sufocaria por mais de 70 minutos. Assim foi, mas graças a Deus os jogadores foram aplicados e atuaram com inteligência, apesar do recuo excessivo.

Terminada a primeira etapa, era hora de conversarmos no vestiário e definirmos o esquema para suportarmos a pressão do time catarinense.

O Botafogo voltou com a mesma formação e padrão tático.

Jorge Henrique se matava para tentar algo na frente, mas isolado, nada conseguia fazer, já que não recebia apoio dos companheiros.

Apesar da falta de ataque botafoguense, o Figueirense continuava apenas com posse de bola, não oferecendo tantos perigos devido à sua limitação e um ferrolho armado pelo Ney Franco na entrada da área alvinegra. Até então, firme e forte.

O problema é que com um jogador a menos, os nossos atletas estavam ficando visivelmente sem fôlego. Aí que entra o segundo erro do Ney: Correr um risco desnecessário por demorar em colocar sangue novo em campo.

Novamente, se fosse eu, já teria sacado o Jorge Henrique e Lúcio Flávio para as entradas do Gil e Túlio Souza.

Risco assumido, era pagar para ver.

E o técnico botafoguense provou que é sortudo. Em um raro contrataque, Diguinho deu um lindo passe para o Thiaguinho marcar o segundo do GLORIOSO.

A vitória estava próxima e eu já torcia por mais um lance isolado para que os "molambos" fossem ultrapassados. Seria difícil...
...mas o gol surgiu. Pena que foi deles, em um choque que não foi falta no Renan, mas que todos (sem exceção) os árbitros marcam sempre. Menos o horrível que apitou o jogo de hoje a noite.

Pronto! 30 minutos de sufoco para segurarmos os três pontos e nada de substituição.

O Figueirense cresceu e abusou dos chuveirinhos na nossa área. Algumas bolas chegavam com perigo. Outras, não. Aos trancos e barrancos saíamos de todas as situações perigosas.

A sorte estava mesmo no nosso lado! Pena que o Ney Franco resolveu testar até o limite. Os jogadores mal conseguiam andar em campo, fosse para marcar e/ou aproveitar os buracos deixados pelos ataques inconsequentes do adversário.

Só aos 42 minutos que o Gil entrou.

Não dava tempo para mais nada. Ah, e que bom que não deu em nada, pois assim confirmamos os três pontos, a oitava colocação e colocamos o nosso nome na briga direta pela Libertadores.

Domingo enfrentaremos o Palmeiras. Jogo de seis pontos e os botafoguenses cariocas precisam lotar o Engenhão, já que a vitória será fundamental para terminarmos o primeiro turno grudado no grupo de cima.

O desfalque do Carlos Alberto será sentido, mas estamos com o momento favorável e vencer um dos principais candidatos ao título aumentará ainda mais a moral do Botafogo.

Peço apenas uma coisa: Ney Franco, você tem uma grande parcela nesta recuperação do Botafogo. Agora, por favor, esqueça esta sua noite, pois a sorte não estará todo dia na sua mão.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

BOTAFOGO 2 X 1 FIGUEIRENSE

1- Renan: Perfeito em todos os lances. O melhor em campo - 8,5

2- Thiaguinho: A já comentada afobação e algumas bolas prendidas em demasia. De qualquer forma, o gol só o enche de moral - 7,0

3- Renato Silva: Terminou a partida de forma razoável, mas o início foi horrível - 5,5

4- André Luis: Sempre mais seguro do que o companheiro de zaga - 7,0

5- Túlio: Um monstro que foi obrigado a correr duas vezes mais na marcação. Ainda se deu ao luxo de marcar um dos mais belos gols do Brasileirão - 7,5

6- Triguinho: Alternou bons e maus momentos. Na média, razoável - 6,0

7- Jorge Henrique: Não começou bem e depois foi sacrificado com a mudança do Ney Franco. De qualquer forma, lutou e fez o que pôde no segundo tempo - 6,5

8- Diguinho: No mesmo nível do Túlio. Se não fez o gol, deu um de presente pro Thiaguinho - 7,5

9- Wellington Paulista: Estava isolado na frente até sentir uma contusão. Dois bons chutes à gol - 6,0

10- Lúcio Flávio: Uma partida tática, que se analisada com calma, pode ser considerada boa. Mas as características do jogo não eram apropriadas ao seu estilo - 6,5

19- Carlos Alberto: Ainda não tinha se encontrado em campo quando foi expulso injustamente - 5,0

12- Leandro Guerreiro: Entrou para marcar e fechar a zaga. O fez com precisão - 7,0

13- Gil: Três minutos em campo e quase nenhum toque na bola - Sem nota

Ney Franco: Venceu, é verdade. Mas demorou muito para mexer no time. Além disso, chamou o Figueirense para cima muito cedo - 5,0

23 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo, estamos 2 pontos atrás dos BAMBIS, e nao 4 como publicado. Na realidade eu acho que vc queria se referir 4 posiçoes. Enfim...e ninguém PARA esse nosso amor ...e assim vai. Avante FOGAO.

Anônimo disse...

Prezado Rodrigo,
permita-me discordar em parte. Tb acho que o Ney demorou a substituir e o Gil deveria ter entrado antes, mas pela situação do jogo, criada pelo destempero do Sr. Carlos Alberto, que é muito útil mas precisa botar a cabeça no lugar (se é que isso é possível), ele fez o necessário para tentar ganhar a partida, apesar dos riscos que correu. Tenho certeza que, se não houvesse a expulsão, nossa vitória seria bem tranquila. O CA já sabendo da sua reputação deveria ser mais comedido em suas entradas.

Valeu, Ricardo PAlhares.

Anônimo disse...

Esta aberta a temporada de caça ao porco. Vamos lotar o Engenhão. Matamos o porco e atropelamos o menguinho pocotó.
Abraços e Saudações Alvinegras.
PS. Não comento mais sobre os jogos, só quero contar os pontos.

Anônimo disse...

Rodrigo,

No blog do Juca Kfouri (ok, também não sou fã dele), está a seguinte inscrição:

"O BOTAFOGO DESEMBESTOU"

e desembestou mesmo!!!

Pra cima dos porquinhos domingo!!!Estarei lá.


Saudações

André Lira

geoviagem disse...

Prezado Rodrigo,
Bom dia!
Cara, vc já viu o Lucas Silva jogando? Vi no Youtube um "Best of" do Lucas Silva e fiquei impressionado!!! Por que que, ao invés de Túlio Souza, que para mim ainda não mostrou futebol, colocamos o Lucas Silva?
Vc já o viu jogando "ao vivo"?

Anônimo disse...

Ney vacilou..após o 1º cartão eu tinha certeza da expulsão do CA...este pra mim foi o maior risco que ele correu e pagou caro..eu teria substituido o CA imediatamente...alguns jogadores continuam tentando 'apitar' o jogo..isto não isenta o soprador de apito de ontem... Leandro ex-bambi, Zé cachaça, CA, RS?? Vão transformar o time num Departamento de Psiquiatria????? O grande teste será Domingo..

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
em parte, concordo com o ricardo palhares.
com a substituição do w. paulista, eu concordo.
concordo com você que ele deveria ter mexido antes no segundo tempo, para dar gás novo.
o time cansou porque o jogo foi puxado.

e, como já falaram, estamos a dois pontos apenas do são paulo.
vamos fogão, que é possível!!!

olha, o atacante do figueira entrou pior no renan do que o carlos alberto no jogador lá, que resultou no primeiro cartão.
o bandeira viu tudo também, mas, como são sem critérios, não deram o cartão para o atacante do figueira e deram pro carlos alberto.
achei um absurdo aquilo.

parecia má intenção mesmo...

mas que bom que vencemos!

abraços e sds. botafoguenses!!

Riba disse...

Rodrigo, que jogo hein? Mas eu discordo qdo vc diz que o Ney chamou o figueira pro jogo. Ao meu ver foram as circunstâncias do jogo que culminaram nisso (expulsão do CA e saída do WP) e ele fez certo ao apostar na velocidade do JH qdo tinhamos um a menos, mas este acabou cansando. aí realemente ele demorou pra mexer no time, acho que o gil prenderia um pouco o time do fiueirense em seu campo de defesa pelo fato de estar com gás novo.
bom, opiniões à parte, o mais importante é que o Botafogo está jogando pra ganhar, sempre!! o time não está oscilando em altos e baixos, o que dá CONFIANÇA ao torcedor. Ontem eu fui assistir o jogo num bar de botafoguenses(o cara tem uma camisa do fogão autografada pelo Nilton Santos pendurada no balcão!!) e ao chegar em casa eu perguntei pra minha esposa: - não vai perguntar se o botafogo ganhou?
ela prontamente indagou: - o botafogo ganhou??
-CLAAAARO (kkkkkkkk), eu respondi com um sorriso indisfarçável....
isso é confiança meu amigo!!!
abraços

Egberto disse...

Fala, Rodrigo!

Cara, como bom botafoguense, percebi que desde que não publiquei mais posts no meu blog o fogão "desembestou" como bem disse o amigo acima... sendo assim, continuarei sem postar! hehehe

Mas continuo firme e forte acompanhando o fogão... domingo é dia de Engenhão!!!!! Estarei lá com o meu coroa, se Deus quiser festejando o dia dos pais com uma feijoada de porco completa!!!

[]'s e SA!

Anônimo disse...

maldade do mineirinho com os jogadores. o tulio, diguinho, jh devem estar no balão de oxigênio até agora. nada a ver o mineirinho demorar tanto a colocar sangue novo. o aprendiz de mau-caráter (PCG)já tinha colocado 3 novos jogadores e ainda estava com um a mais e o mineirinho tirando agua da pedra com os mesmos jogadores e com um a menos. essa vitoria foi toda dos jogadores apenas. Renan foi absoluto. tenho certeza de que se fosse o Castilho teriamos tomado 2 gols, pois, 2 defesas foram fruto da boa altura do Renan. além de tudo o cara tem um sentido de colocação impressionante. nossa grande revelação em muitos anos. de qualquer forma, parabéns APENAS aos jogadores que foram HERÓIS em campo. e ao Túlio que fez um golaço. agora eu queria ouvir os que o vaiaram uns 2 meses atrás. jacob

Rodrigo Federman disse...

"Anônimo", obrigado pela correção, cara. Realmente eu quis dizer "posições" ao invés de "pontos". Corrigirei!!!

Fala, Ricardo.
Tb acho que venceríamos facilmente com o CA no jogo. Agora, acho que ele destemperou depois do primeiro cartão, injusto. De qlq forma e independente do acerto ou erro do Ney, o que importa é uma coisa: Vitória! Como o NF tem costas largas! E como precisávamos disso no Botafogo! hehehe

Antônio, vamos comer torresmo no domingo e palitar os dentes com ossinhos de urubu!!!

André, nem o mais otimista dos otimistas imaginaria esta recuperação maravilhosa. O Engenhão precisa estar completamente lotado no domingo.

Geoviagem, nunca vi o LS ao vivo. Exceto os poucos minutos em campo, nas raras oportunidades. Eu tb vi os "melhores momentos" no You Tube, mas é sempre perigoso, afinal, é tudo editado. Ninguém coloca os piores momentos para colocarmos na balança. O que eu acho é que ele teve tempo para mostrar se será útil ou não. Até agora ninguém o utilizou...

Edmo, tb acho. Depois que o CA reclamou de uma entrada do Asprilla, ficou evidente que ele estava nervoso e o vermelho seria questão de tempo. Acho que o NF tb observou, mas imaginou que ele conseguiria virar - pelo menos - o primeiro tempo em campo.
Cara, psiquiatria ou não, eu queria muito o ZR de volta!ehhehehe

Vamos com tudo, mesmo com árbitros mal intencionados, Fabião!
A vitória de ontem mostrou que estamos no caminho certo e equilibrados.
Apesar da demora nas substituições, está nítido a melhora no condicionamento físico do Botafogo, né? Ontem eles terminaram exaustos, mas com justificativa.

Fala, Riba!! Vc tocou no ponto mais importante: A confiança está de volta e com força total.
É sensível em campo e na arquibancada. Agora, precisamos unir forças com os jogadores e fazermos o Engenhão tremer no domingo. Uma vitória sobre o porquinho é mais do que importante. É essencial!!!

HAHAHAA, Egberto! Toda superstição é válida neste momento, meu amigo.
Por mais duro que seja, continuemos sem alterações nas nossas rotinas! rs

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pai, eu acho que o Castillo ainda é titularíssimo do time, mas aquele último lance do Renan eu concordo contigo. Se fosse o uruguaio, levaríamos o empate, pois o Renan pegou com a ponta dos dedos. Será nosso titular em questão de tempo. E se Deus quiser, por muito tempo...
Engraçado que ninguém mais fala mal do Túlio...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Carlos Alberto está muito visado mesmo. Parece até que é argentino. Eu achei que ele não merecia nenhum dos dois cartões tomados,apesar de até entender que dentro de certos critérios alguns juizes pudessem ter dado o segundo, mas o primeiro foi completamente despropositado.

O Carlos Alberto incorpora muita força em seu estilo de jogo. Ele tem um temperamento muito forte e deixa-se levar pela emoção. Ele estava nervoso ontem? Estava. Agitado? Sim. Provavelmente acabaria levando cartão em outros lances? Provavelmente. Mas os cartões que ele levou foram sacanagem. Ainda mais se lembrarmos, como disse o Fabio, da trombada proposital que o atacante do Figayrense deu no Renan ainda no primeiro tempo.

Agora o pior, pode ser na hora do julgamento dele. É reincidente.

Mas o Carlos Alberto não é o único que se deixa levar pela temperamento não. Lá pelos trinta do segundo tempo, o Túlio deu uma entrada (quase que um soco) em um jogador deles, que eu cheguei a achar que ele seria expulso. Talvez o árbitro tenha tentado compensar.

Eu concordei com as substituições, mesmo que tardias, do Ney Franco. Não acho que o Gil tem o espirito de luta, e a disposição, necessárias para entrar em um jogo com um jogador a menos. Quanto ao Tulio Souza, repito o que disse em postagem anterior: O Ney Franco passou o ano passado inteiro trabalhando no Paraná, aonde deve ter assistido a diversos jogos do Coritiba e, mesmo assim, não parece ter confiança alguma no jogador. Talvez ele tenha notado algo que ainda não tenhamos visto. De qualquer forma, se o TS entrasse era mais um destemperado, em campo ruim, que podia eventualmente levar um cartão.

No mais, não gostei da atuação do Renan. Acho que ele saiu mal do gol em diversas bolas cruzadas e, principalmente, acho que ele bate muito mal seus tiros de meta. Houve dois tiros de meta bisonhos que ele botou para a lateral e a bola sequer passou da linha do meio de campo.

Houve uma nítida melhora no preparo físico de alguns jogadores como o Lucio Flávio , Túlio e Thiaguinho. Enquanto que o Diguinho continua voando baixo. Está correndo muito!

Com relação à questão da zaga, acho que o Renato Silva jogou sentindo a contusão. Ele estava caminhando compensando uma das pernas e ficou mais preso à área do que em outras partidas. Dificil dizer se o jogador entrou sem condições por teimosia, ou se foi por falta de opções de zagueiro pelo lado direito.

Anônimo disse...

Rodrigo,

Não concordo com o seu comentário sobre o Castillo. Eu acho que naquele lance, o Castillo teria saído do gol antes que o Renan e teria disputado a bola com o atacante.
Talvez ele chegasse a tempo, talvez não.
Por ser mais baixo, o Castillo reage mais rapidamente nessas bolas cruzadas. O que pode ser bom por um lado, mas no caso de erro de cálculo ....

snoopy em p/b disse...

rodrigo,

não quero polemizar, até porque gosto do castillo.
mas você sabe o que eu penso: o renan é melhor.

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, além de reincidente, o CA é visado por natureza. Será difícil que não leve um gancho um pouco maior. Agora, tô contigo: O primeiro cartão amarelo foi vergonhoso. O bandeirinha deixou-se levar pela pressão da torcida.
Eu tb pensei que o Túlio seria expulso. Não justifica o destempero dele no lance, mas convenhamos: Deve ser fod$#%@ vc atuar com um árbitro tão ruim, né?
Por fim, o RS...
Eu não sei se ele estava 100%. Tb acho que não, mas eu não o vi caminhando compensando uma perna...ele sempre andou como se estivesse pisando em ovos mesmo.
Bom, ainda bem que o seu início ruim não comprometeu o resultado.
Eu sinceramente gostei muito do Renan.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, eu acho que o Castillo é melhor nas saídas de bola e antecipações, mas naquele lance, considero que o "time" do Renan foi perfeito e só tocou com a pontinha dos dedos pq é alto. E é por isso que eu acho que o Castillo não alcançaria, mesmo com a sua maior experiência e facilidade neste tipo de lances abafando o adversário.

Fabião, eu sei cara! Eu acho que o Renan tem futuro pra seleção, mas ainda penso que em determinados momentos o Castillo faz a diferença.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

OI Rodrigo,
Ainda bem que o tenebroso está queimando nossas linguas...hehehehehehe.melhourou um pouquinho.hehehehehe...
Agora meu receio é de que vamos continuar sendo prejudicados pelas arbritagens.
Assistindo e torcendo contra os mulambos na quarta feira.Vi o tal xerife delas agarrando todo mundo e o juiz não marcando nada,isoto na hora dos escanteios.
Calma que o Ney vai acertar mais...Tá pouco tempo no comando.

Domingo é passar por cima do porquinho paulista.
Um abraço...Geninho.

Rodrigo Federman disse...

Grande, Geninho!
O xerifão-carniceiro-molambento sempre foi assim: Gosta de fazer média com os acéfalos molambentos e confunde raça com violência.
É um mascarado. Agora, esse alerta que vc fez é importante, pois voltamos ao bloco de cima e a incomodar....e sabemos muito bem o que acontece qnd o Botafogo incomoda os outros, né?
Coisas estranhas acontecem nesse período...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, infelizmente não tive a oportunidade de ver o jogo, pois estava voltando prá casa. Pelos comentários, acho que o Botafogo mereceu ganhar, não importa se tivemos sorte. Quantas vezes perdemos por falta dela. Sobre o CA, realmente ele está visado e cá prá nós, pelo que eu li, o juizinho de ontem foi uma bosta. Onde posso ver os gols do Fogão? Se souber de algum site me diga. Ontem falei e vou repetir hoje: o Botafogo vai disputar esse título. ABS e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, merecemos pq fomos competentes, mesmo diante da pseudo-pressão do Figueirense e com um a menos em campo.
O CA está marcado e a sua expulsão foi injusta. Agora, o juizinho....putz, Sérgio...HORRÍVEL!!!
Os gols vc pode ver no site do Globoesporte.
Acabo de postar um texto sobre o gol do Túlio. O link está no C.B!!!
E tomara que disputemos o título mesmo, amigo. A reação está impressionante!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigão, o que eu mais gostei ontem foi o peito dos jogadores de segurar um sufoco desses. Não abriram as pernas, como o perdão da expressão. O Renan esteve ótimo, o Túlio fez um gol espetacular. Deu tudo certo.

Agora a minha empolgação diminuiu um pouco com essa história de Leandro Boca-de-Chupar-Bife. Que saco! Eu não quero esse cara aqui.

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, ontem foi na base da raça e aplicação mesmo! Deu orgulho de ver o time brigando com um a menos por quase 70 minutos.
Então...ainda quero ver quanto de verdade tem nessa história do Leandro. Prefiro o ZR!
Abs e SA!!!