01/09/08

Diz aí, Fábio (12)



"O triste empate ainda repercute, e não era pra ser diferente. Não se estranhem se eu me confundir e, por um acaso, chamar aquilo de derrota no decorrer do texto.
Um time que quer brigar para ser campeão, não pode, de forma alguma, perder (ops!) dessa maneira, até mesmo em um clássico, como foi contra o Vasco.

O que me deixou mais indignado foi ver que o time não aprendeu a lição do que aconteceu na semana anterior. Mas me pergunto: - Será que isso tem alguma explicação?

O que tem acontecido com o Botafogo nestes anos 2000 (aliás, desde a tragédia de 1999) é algo que precisa ser refletido.

Vivi uma infância marcada por uma fila que parecia interminável. Mas depois de 89, muita coisa boa aconteceu, enaltecendo nosso orgulho de ser botafoguense.

Só que os últimos anos têm sido revestidos de uma certa dose de tragédia, com derrotas inexplicáveis que culminaram em perdas de títulos que pediam para serem nossos.

Não estou querendo superdimensionar esse resultado contra o Náutico e nem insinuar que isso vai acontecer neste Brasileiro, até porque ainda faltam 15 rodadas para o fim do campeonato e demos sorte, pois ainda estamos no G4.

Mas o fato de você dominar o adversário por completo, perder gols fáceis e levar, tragicamente, um gol no final do jogo é, no mínimo, revoltante e inaceitável.

Não custa lembrar, por exemplo, que empates contra os rebaixados América/RN e Juventude, além de Figueirense tiraram o Botafogo da Libertadores de 2008.

E, não sei quanto a vocês, mas isso tudo me fez remeter a essa reflexão. No texto pós-jogo do Rodrigo, um comentário interessante do amigo que assinou como Gui e, também, a excelente cobertura do Vestiário Alvinegro sobre o jogo contra o Náutico bateram nessa tecla: nós estamos nos apequenando diante de campeonatos que têm a nossa cara.

E a solução para que isso se acabe, sem dúvida, é a conquista de um título de expressão. Ainda é possível nesta temporada? Embora um deles tenha ficado mais distante depois deste final de semana, estamos aí na busca de dois, mas seguimos provando que o maior adversário do Botafogo é ele próprio, infelizmente.

Com 44 pontos, finalmente Ney Franco teria uma semana inteira para trabalhar em paz, na vice liderança do campeonato. Mas, depois das derrotas contra Vasco da Gama e Náutico, ainda que invictos por 10 rodadas, o foco no trabalho vai ter que ser outro.

De nossa parte, por mais difícil que possa ser, temos que manter o pensamento positivo e seguir acreditando no time, mesmo que os Deuses do Futebol tenham sido tão injustos conosco e com o Lúcio Flávio naquela jogada sensacional que terminou na trave.

Enfim, vida que segue, como diria João Saldanha, e saudações positivamente botafoguenses!!!"

E-mail do Fábio: fabio.alvinegro@gmail.com


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Rodrigo Federman disse...

É, Fabião!
Por sorte ainda estamos no G4. Aliás muita sorte!!!
Mas ainda não consegui deixar de lamentar os 4 pontos...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

OI Fábio.
Duvidas e mais dúvidas....Será que o Nei quis aparecer,fazendo as aquelas substituições,ou estava convicto que daria certo????
Ele teve a parcela de culpa neste empate.Mas e o tal de Thiaguinho,perdendo aquele gol????
LF fez tudo certo,mas a bola bateu na trave.
Acredito que o NF tem que falar menos e trabalhar mais. Começou assim no framerda.começou quetinho e ganhou campeonato..depois que virou estrela,desceu morro abaixo.
No Atlético,estava com campeonato ganho,começou a aparecer na mídia e se perdeu com a modéstia.
Sei não,no Botafogo começou escondido e de uma hora para outra já esta falando pelos cotovelos.
Parece que anda perdendo a humildade.

Um abraço.
Geninho Moreira

Anônimo disse...

Fábio,

Estive revendo os lances da partida, agora mais calmo, e a sensação é essa mesma. Foram tantas chances claras, que me peguei perguntando várias vezes: "Porque essa bola não foi pro fundo da rede?" A do LF, sem dúvida, será lembrada por um bom tempo... O time está muito ansioso, querendo resolver logo a parada, e isso às vezes atrapalha.
Acredito, também, que esse verdadeiro massacre que a imprensa parcial vem impondo ao clube, sempre querendo colar a imagem de time derrotado, time do quase, cavalo paraguaio, etc..., contribui para essa falta de confiança, e "medo de ser feliz" tanto da torcida quanto dos jogadores. É curioso, por exemplo, os mulambos empatam ontem e os principais canais tratam como se fosse uma vitória insofismável. E isso eu já vejo não é de hoje...
A pressão por títulos é grande, como tem que ser para um time com as tradições do Botafogo. Temos aí pouco mais de 2 meses para selar a nossa sorte. E que venha pelo menos 1 campeonato...

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

Como diz o poeta Falcão: Pior seria se pior fôsse...
Não vamos chorar o leite derramado feito carpideiras num velório, vamos seguir o refrão de uma antiga canção: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima...
Espero que esse seja o pensamento de todos os jogadores, pois, se é para ficarem tomando lições a cada jogo, que parem de jogar e se matriculem em algum colégio.
Baseado em tudo que foi dito, mando um recado aos jogadores do Botafogo:
´´Ser campeão não dói; Não é verdade que o bicho-papão só ataca os campeões; O papai noel tambem dá presentes a quem vence os campeonatos; Deus não castiga os campeões.``
Espero que eles me entendam e parem com esse mêdo de conquistar títulos.
Abraços e Saudações Alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Putz, Geninho!
Vc falou tudo o que eu penso/acho e que curiosamente escrevi neste CB alguns dias atrás.

André, nós temos que estar preparados para essas críticas e perseguições, que sempre existiram. Mas eu tb acho que indiretamente os jogadores acabam sentindo e na hora "h", "tremem". Ah, e nós, torcedores, tb!

Antônio, bola para frente mesmo! O que passou, passou. Mas os jogadores precisam entender o que o Fábio colocou: Há algum tempo o Botafogo é o maior adversário do próprio Botafogo.
O dia que soubermos vencer esse "rival", não terá para ninguém.

Abs e SA!!!

DRP disse...

Fábio, impressionante como todos parecemos ter a mesma opinião: você, o Baresi, o Rodrigo, eu, todos escrevemos, cada um à sua maneira sobre o Botafogo botar tudo a perder na hora H.

Qual o problema desse time? Justamente quando a gente achava que ele estava ficando mais confiável, ele faz isso...

Tenho um amigo botafoguense que é tão pessimista, mas tão pessimista quando o assunto é Botafogo que parece que tem uma eterna nuvem de chuva somente em cima dele. Pois esse cara sempre repete: "o Botafogo é aquela história: quando todo mundo acha que ele vai ganhar, ele perde. E quando todo mundo acha que ele vai perder, é aí que ele perde mesmo".

Daqui a pouco vou ser obrigado a dar razão ao cara.

Sábado será o momento perfeito pro Botafogo desmentir o sujeito. Vamos torcer!

Abraço,
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Danilo, alguns dias atrás o Paulo Marcelo visitou o Nilton Santos e me ligou para dizer que a minha carta estava lá no mural do quarto do ídolo. Pois bem, aproveitamos e conversamos rapidamente sobre o Botafogo. Estávamos naquela fase sensacional. Se não me engano, iríamos começar a sequência no sul (Atl.PR e Figueirense). Eu, todo empolgado, qnd o PM me diz: "Não sei, Rodrigo. Não confio neste time".
Na hora eu pensei a mesma coisa que vc em relação ao seu amigo: "Que isso, PM. Agora vai...".
Tb acho que o Paulo estava com a razão. Ou não? O sábado dirá...

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

danilo,
meu amigo, é isso mesmo. infelizmente, essa estrela parece ter muito medo de ser feliz.
olha, eu também tenho um amigo assim como o seu.
ele é da velha guarda e é impressionante como tudo está ruim pra ele.
só que eu, há um tempo, fico esperando a oportunidade para dizer pra ele que ele está errado e essa bendita oportunidade não chega, porque o time bota tudo a perder na hora h, e, normalmente, por sua própria culpa.
caramba!

ainda acredito que poderei dizer o contrário pra ele este ano. quem sabe um novo embalo a partir de sábado nos aguarda?

antônio,
você tem razão. chega de chorar o leite derramado!
tomara que o time levante a cabeça e trabalhe duro nesta semana, com o objetivo de ganhar moral outra vez. afinal, ainda estamos no g4.
pra finalizar, eu acrescentaria outro recado aos seus:
"ser feliz é maravilhoso!"

andré,
pelo menos 1, amigo.
caramba!
quanto à imprensa, temos que esquecer isso.
olhar só pro horizonte e trabalhar duro, com concentração no objetivo.
é possível!

geninho,
eu concordo com você, meu amigo.
o ney franco precisa aprender com os erros de framengo e cincão paranaense.
quero crer que ele tinha total confiança nas substituições que estava fazendo e que a sorte não esteve do nosso lado desta vez.
e que, ciente de que errou nas substituições, ele saberá lidar com isso.
vamos dar crédito pra ele porque, bem ou mal, ele nos tirou da 15º posição e está com o time invicto por 10 rodadas.

rodrigão,
vamos em frente, meu amigo.
o desafio será duro no sábado.

abraços e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Fábio, não é por acaso que o nosso Botafogo as vezes é chamado de Robin Hood: ganha dos grandes e entrega pros pequenos. No jejum de 21 anos, cansei de ver isso acontecer. Faz parte da nossa história, ou melhor, de algum tipo de sina que o Botafogo carrega. Poderia citar dezenas de exemplos, inclusive com grandes times formados pelo Fogão, mas vou ficar apenas com o empate contra o América em 71; até os 40 minutos éramos campeões cariocas, aos 41 ou 42 o Renato empata (irmão do Amarildo)num gol bobo, falha da defesa, formada por S. Leonidas, CA Torres, Paulo Henrique e Zé Carlos. Aquele time de 71 ficou conhecido como Selefogo. Fomos pra final precisando do empate contra o florzinha, bom essa história você já conhece. Infelizmente nós torcedores botafoguenses, temos uma tendência para a tragédia, em grande parte provocada pela mídia, criando uma espécie de pessimismo no torcedor do Botafogo. Mas se nós olharmos a história de outros grandes clubes brasileiros, veremos coisas inacreditáveis, como os mulambos perderem um título para o Bonsucesso em 68 em pleno maraca ou o vexame este ano diante do América do México. O Palmeiras por ex. ganhado de 3X0no 1º tempo e depois tomando uma virada histórica do Vasco, dentro de casa. Poderia escrever um livro sobre grandes vexames dos grandes clubes brasileros ou até de times de outros países, mas vou ficar por aqui. Você diria, mas o fra o Palmeiras e etc., tem ganho títulos importantes. É verdade, mas eles também já tiveram fases terríveis. Se você der uma olhada com atenção verá que de 1956 até 1971 o Fla só ganhou 3 títulos, o Botafogo 12, sem contarmos torneios internacionais. O Ponto aonde quero chegar é o seguinte: a fase não é boa, mas já tivemos fases piores e outros clubes também tem. O problema, é que nossas fases ruins são mais persistentes que a da maioria. Tem um artigo ótimo na Arena Alvinegra do Rui Moura falando sobre as fases positivas e negativas do Fogão. Agora, uma coisa importante, nesta nossa fase atual, querendo ou não, estamos brigando por títulos, coisa que não aconteceu no jejum e depois de 99, até o Bebeto assumir. Queremos mais, queremos títulos e com certeza eles virão, e muitos, tenho certeza, pois o Botafogo está sendo administrado para voltar a ser o clube que foi um dia. Só para recordarmos, em 90 o Vasco tinha um excelente time, estava uns seis ou sete pontos a frente do Botafogo, que havia perdido a invencibilidade para o América de Três Rios. No último jogo do Vasco, contra o Bango, o Vasco ganhava do Bangu e com isso faria mais pontos que o Botafogo e estaríamos fora da final. O Bangu virou, e nos colocou na final e fomos campeões. "Há coisas que acontecem ao Botafogo e a outros clubes". ABS e SA!

Anônimo disse...

Temos alguma baixa para sábado?
Acredito que o WP volte nesse jogo. Não sei não, mas ele fez falta nesse jogo...
O coxa jogou muito no 2º tempo contra a raposa felpuda... e com 1 a menos... Eles jogam pra frente, assim como nós, e aquele tal de Keirrison joga muito. Vivo dizendo que o Botafogo errou na escolha e trouxe a decepção do Túlio Souza, que jogava lá.
Amigos, parada duríssima no sábado...
Pra falar a verdade, são poucos os botafoguenses do meu ciclo de amizades que não são pessimistas. Eu sou um deles, e minoria, é claro. Parece que faz parte do nosso traço, sei lá. Nada a ver com aquela famosa crônica do Nélson Rodrigues sobre o botafoguense, da qual aliás discordo totalmente.

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, belo texto! Concordo em gênero, número e grau com tudo que vc colocou!!! A uruca persiste, mas nessas horas - e com a cabeça fria - precisamos lembrar (mesmo) que não disputávamos os campeonatos (com chances de títulos) há muito tempo. Desde 2006 (com o carioca) estamos batendo ponto. Uma hora a sorte tem que bater na nossa porta. Não é possível!!!

André, eu preferi ver o jogo entre Império do Mal e Bambis da Terceirona. O Coritiba jogou bem mesmo? Eles só terão o desfalque do Alê (expulso)? Temos que prestar atenção nesse Keirrison e naquele escrotinho do C.Paraíba. De resto, será duríssimo, mas temos time para vencer. Principalmente com a volta do WP (Deus há de querer) e se possível, do LG como opção no banco. Se não me engano, não temos suspensos. Temos um time quase inteiro pendurado...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Valeu, Rodrigo.

Eles também não terão o volante Marlos. Realmente no 2° tempo eles partiram pra cima, e mesmo com 1 a menos não deixaram de atacar. O Guilherme perdeu 1 pênalti quando estava 1x0, e aí o coxa foi para o tudo ou nada. O lado direito deles é muito forte, e o gol saiu por ali.
Abaixo, poema do nosso eterno botafoguense Vinícius de Morais e que talvez retrate como nos sentimos agora:


"Mas me diga uma coisa, Mr. Buster
Me diga sinceramente uma coisa, Mr. Buster:
O Sr. sabe lá o que é um choro de Pixinguinha?
O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal?
O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?"

Saudações

André Lira

Unknown disse...

"Aquele time de 71 ficou conhecido como Selefogo. Fomos pra final precisando do empate contra o florzinha, bom essa história você já conhece."
Eu ainda adolescente estava lá, bem atrás do gol do Ubirajara, vendo o Marco Antonio fazer aquela falta vergonhosa e o juiz impávido confirmar o gol do hoje time-do-plano-de-saúde.
Acho que depois desse time, só vibramos assim em '95 e de '06 para cá.
Vamos ficar firmes que a onda grande está chegando para a gente surfar nela!
Nada de jogarmos contra o patrimônio!
Já temos muitos "amigos" na imprensa e nas outras tocidas fazendo isso por nós!
Saudações alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

André, tomara que eles tenham gastado o bom futebol contra o Cruzeiro então, né?
Putz, amigo, ninguém (que não seja botafoguense) sabe o que é torcer por este clube!!! Azar o deles!Sorte nossa!!
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

GhGa, é...esse lance de 71 foi histórico. Seja para aqueles que presenciaram (seu caso) ou mesmo para quem só ouviu os relatos (eu, por exemplo). A revolta é a mesma...ainda mais pela forma como aconteceu e tudo que envolvia aquele jogo.
Bom, mas voltemos ao presente e isso aí...bola para frente pq já temos inimigos demais para combater...e não vamos abaixar a guarda!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

André, complementando o poema descrito por você, envio um, que me deixava furioso:
´´E se o oceano incendiar... E se cair neve no sertão.... E se o urubu cocorocar... E se o Botafogo for campeão...``
Sai pessimismo, larga esse corpo que não te pertence...
Abraços e Saudações Alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Hahaahha!
Sai mesmo, Antônio!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES "SEMPRE" ALVINEGRAS.
Boa tarde a todos, só hoje estou começandop a me recuperar do trágico FDS, pela 2º vez consecutiva deixamos escapar uma vitória que já estava contabilizada, é duro ver o BOTAFOG jogar, martelar, encurralar os adversários e os mesmos como que surgindo das cinzas nos arrancam vitórias quase certas, meu fim de semana simplesmente terminou no sábado as 20:30, ou seja mals começou, domingo acordei ainda pensando que eu poderia ter tido um pesadelo, tal amargo foi a derrota para aquele time de 2º divisão, isso sem falar naquela babaca, e como diria a Copélia, "prefiro não comentar".
Mas deixa isso pra lá, no meu entender e acho que de todos temos que buscar com todas as forças 4 vitórias consecutivas (Coritiba (f), Inter(c), Portuguesa(f) e Furdinense (c), para compensarmos esse 2 últimos escorregões, não esquecendo de agradecer muito a DEUS, de ainda estarmos no G4, talvez isso seja um bom preságio, principalmente se analisarmos o fim do jogo do Cruzeiro.
Vamos pra cima do Coritiba, lembremos as palavras do Túlio após o jogo, principalmente por ser um concorrente direto, com um pouco de sorte poderemos terminar a rodada em 3º lugar e a 6 pontos do Grêmio, no mais bem que esse jogo poderia ser 4º feira.
Saudações ALVINEGRAS
Toninho e Isabella

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES "SEMPRE" ALVINEGRAS

Bem após ler alguns post's anteriores, já que como disse ao Rodrigo, por trabalhar com Informática, me recuso a acessar qualquer máquina da 6º feira a tarde até 2º pela manhã, portanto só hoje poderei dar início a contagem regressiva, o Antônio de Paduá quase que acertou quanto ao Relógio, na verdade é um cronômetro que tenho no relógio, só falta ligar a televisão, mas como vejo o jogo num BAR, meu carro já esta programado para o trajeto sme problemas.
Então para nos atualizarmos faltam exatamente 124:58 hs horas para a nossa peleja contra o Coritiba começar.

SAUDAÇÕES "SEMPRE" ALVINEGRAS
Toninho e Isabella

snoopy em p/b disse...

toninho,
entendo sua "necessidade" de estar longe de um computador nos fds...
eu até tento, mas não consigo... hehehe
tomara mesmo que a permanência no g4, depois de tudo, seja um presságio de que boas novas nos esperam a partir de sábado...

antônio,
expulsa isso daí, amigo! hehehe

gustavo,
certa vez, vi uma reportagem na espn muito boa sobre a final de 71. cara, aquilo foi um absurdo.
até tricolores confirmavam o assalto.
meu deus!
como falei pro toninho, esperamos, com pensamento positivo, que boas novas nos surpreendam até o final do ano e que essa onda nos leve longe...

andré,
temos que ter cuidado com o coxa, que já mostrou ter um bom time.
lá, se não me engano, eles só perderam 1 partida.
osso duro de roer, amigo.

grande sérgio,
que belíssima participação a sua!
é mesmo impressionante como as nossas tragédias se tornam maiores do que as alheias, não é mesmo?
isso, acredito, realça uma grandeza peculiar do botafogo. será?
acho que sim.

amigos, forte abraço a todos e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

hAHAAHAHAHA! Toninho, contagem regressiva! Falta pouco, heheheheh!
Mas amigo, é isso mesmo. Temos 12 pontos pela frente. 12 por conquistar e ponto final!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar devo dizer que é um prazer participar deste blog com tantas pessoas do mais alto nível.realmente Fábio, realmente o Botafogo e sua torcida são diferenciados. Em segundo lugar, pedir desculpas pelo erro imperdoável: onde está escrito Zé Carlos no time de 71, coloque Brito, como fui me esquecer do zagueiro Tri de 70. Aliás,esse time de 71 tinha 4 tri-campeões do Mundo. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, faço coro ao que vc disse: É um prazer trocar papo com tds que frequentam este espaço diariamente.

Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Fala Fabião, comentário de última hora mas lá vai: o texto está impecável e você falou tudo...é um pecado perdermos esse pontos do jeito que estamos perdendo. Acho que o nosso problema é exatamente esse: estamos com espírito de derrotados!

Agora é a melhor hora para acabar com isso! O Fogão é maior que tudo!
ABração!SA!

snoopy em p/b disse...

danilão,
só um título de expressão para acabar com esse sentimento, de torcida e jogadores.
e temos que começar no sul, pra mostrar força.
eu ainda acredito.

sérgio,
é mesmo uma satisfação enorme estar sempre presente aqui no cantinho, com tanta gente de qualidade.
alto nível, coisas que só o botafogo mesmo pra proporcionar...

forte abraço, meus amigos!!!