08/09/08

Diz aí, Fábio (13)



"Qual é o tamanho do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense? E do Sport Club Internacional? Enormes, não? São dois gigantes do futebol mundial, responsáveis, juntos, por dois títulos mundiais, três Libertadores, cinco brasileiros e cinco Copas do Brasil.
Vou tentar ser curto para dizer aos amigos do Cantinho aonde quero chegar começando o texto de hoje falando dos dois times do Sul.

É que defendo a tese de que eles têm verdadeiras razões para reclamar da conhecida imprensa bairrista e parcial, muito mais do que nós, botafoguenses, e que temos, verdade seja dita, menos títulos de expressão do que os dois sulistas.

Dois dos maiores gritos da torcida carioca desde 2007 foram literalmente copiados daquelas torcidas e, na imprensa, nunca vi falarem desse fato, mas sim exaltarem o que fazem nas arquibancadas as torcidas do vasco e framengo.

Aquele canto já conhecido, e até bonito, da torcida vascaína, que diz "Vou torcer pro Vasco ser campeão, São Januário, meu caldeirão...", é um verdadeiro plágio do que a torcida gremista faz há alguns anos. E o tema da vitória, que a mulambada canta orgulhosa? Pois é, foi obra da torcida colorada.

Mas ninguém na imprensa elogia o que essas torcidas são capazes de fazer no Olímpico e no Beira-Rio, mas falam pra todo o Brasil como ficam lindas as festas no Maracanã e em São Januário.

E, pra fortalecer o que quero dizer, não precisaria me reter a apenas este exemplo, pois, ao longo da história do futebol brasileiro, é notório como sempre foram quase esquecidos do noticiário de massa os times de fora do Eixo Rio-São Paulo.

E nós, botafoguenses, achamos que tudo na imprensa conspira contra a nossa Estrela Solitária, e não estou discordando disso. Acontece que, em certos momentos de nossa história, parecemos à mercê disso e encontramos nesse fato um outro adversário, além dos tantos que enfrentamos nos campos.

Nos últimos meses, aliás, nas últimas 15 rodadas, tratamos de jogar bola, sem reclamar da arbitragem e, por vezes, da imprensa. E qual foi o resultado? Subimos assustadoramente na tabela, passando da 16ª colocação para a 4ª.

E pra quê, então, temos que nos curvar ao que estão falando a Fra-prensa e a Pauli-press?

Temos que nos concentrar é no Botafogo, que tanto amamos.

Não podemos deixar que nós sejamos nossos próprios adversários outra vez, nos curvando aos ataques que vêm de todos os lados.

Esqueçamos a imprensa, que mete o pau na gente!

Esqueçamos a arbitragem, que vai errar!

Nós temos que jogar contra todos esses adversários também se quisermos ser os campeões brasileiros, assim como sempre fizeram e ainda fazem Grêmio e Internacional.

E alguém tem dúvida de que temos capacidade para isso depois da extraordinária vitória contra o Coritiba, em pleno Couto Pereira?

Saudações positivamente (e orgulhosamente) botafoguenses!!!"

E-mail do Fábio: fabio.alvinegro@gmail.com


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

31 comentários:

Anônimo disse...

Manequinho é foda!
http://portal.rpc.com.br/midia/tn_625_490_los080908web.jpg

Rodrigo Federman disse...

Hahahaa! Charge muito boa,Hangman!

Fabião, conforme conversamos a respeito, concordo com o seu texto, cara. Por mais difícil que seja não reclamarmos, precisamos fazer este esforço!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,

difícil, mas necessário.
temos que nos concentrar no botafogo, pois faltam aproximadamente 3 meses aí para o fim da temporada.

muito boa a charge do hangman! hehe

amigos,
foco no fogão!

abraços e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

No momento, programas humoristicos, para mim, são as resenhas esportivas.
Nunca gostei tanto desses comentaristas como agora.
Me divirto com quase todos, mas devo citar alguns nomes: Raul Plágio, que comentou Coritiba e Botafogo. Como gosta de repetir o que outros já falaram. Lédio Carmona, o mais indeciso comentarista que já vi. Durante o jôgo Vasco e Cruzeiro, mudou de opinião umas 4 vêzes. PVC, com a sua teoria da relatividade e suas previsões.
Se o futebol fosse o que os comentaristas dizem, a maior torcida do Brasil não lotaria um fusca.
Como já disse, eu sou apenas torcedor. Não quero entender de esquemas mirabolantes, táticas infalíveis. Futebol é determinação, é garra, é constância e um pouco de futebol tambem.
Porisso, nada que vem da imprensa me afeta. Só fico muito p... quando as noticias saem do proprio Botafogo e caem na imprensa.
De resto, é bola pra frente. Faltam 14 jogos: 8 no RJ e 6 fora.
´´Deixa que digam, que pensem, que falem. Deixa isso pra lá...``
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Antônio, concordo contigo em relação a todos os mencionados. Mesmo o PVC, que considero muito bom, enche o saco com os números da terceira divisão do campeonato grego de 1872. Agora, o Carmona só não é páreo para o podre Alex Escobar! hehehe!

Fabião, hj acordei otimista! Vem coisa boa no final do ano pra gente, cara.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fábio,

Muito bem colocada a questão. Sou botafoguense apaixonado, mas também gosto de futebol no geral. Era moleque, mas me lembro daquele time do Inter que jogava por música, comandado pelo Falcão e que ainda tinha Figueroa, Batista, Valdomiro,etc. Os caras ganharam o brasileiro de forma invicta, e a imprensa realmente não cita esse feito com muita frequência.
O jogo de domingo contra o Inter, será pra lá de difícil. O elenco deles é muito bom, mas que pra sorte nossa, não engrenou com o Tite. Como estão numa posição intermediária da tabela, virão relaxados, sem nada a perder. Jogarão mais soltos, e aí é que mora o perigo. O meio-campo deles conta com D'alessandro e Alex, o ataque com Nilmar, que acho excelente. E ainda tem o Daniel Carvalho que está na reserva. Somado a tudo isso, jogaremos sem Túlio, JH e CA. Vai ser jogo de superação de novo. Haja coração!!!

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, é verdade! Será jogo de superação, pois os nossos desfalques são importantíssimos!
Apesar do Inter estar mal como visitante, tomara que eles não queiram começar a nova fase agora, né?
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Simlesmente impecável, meu querido amigo snooppy!!!

Eu não escreveria melhor sobre esse tema. Concordo inteiramente com a pespectiva sobre o Botafogo, o Grêmio e o Internacional.

Saudações Gloriosas

Anônimo disse...

Grande Fábio, perfeito o seu post, excelente. Realmente os dois times do sul não recebem a devida atenção que merecem. O Falcão foi um dos grandes jogadores que vi jogar e realmente aquele time de 79 do Inter era muito bom, assim como o Gremio do Renato Gaúcho, que eu não gosto como pessoa, mas foi um grande jogador, inclusive no Fogão, pena que na final de 92 o RG tenha feito o que fez. Eu vou mais além, o Cruzeiro de Tostão teve em minha opinião o mesmo nível do Botafogo e Santos da década de 60, e pouco se fala desse timaço. Devemos realmente parar de reclamar, mas às vezes é duro ver o Botafogo perder títulos por erros grotescos da arbitragem. Reclamamos, gritamos, por puro desabafo. Não sei qual é a sua idade, mas deve ser mais ou menos a do Rodrigo, 29 ou 30 anos, e você já viu os absurdos contra o nosso Fogão, imagina eu que tenho 52, é uma sensação de impotência, de desânimo. Mas o seu conselho é perfeito: vamos ficar quietos, inclusive torcendo para que a imprensa não dê muita atenção ao Botafogo, vamos com humildade e assim, quando menos esperarem, o Fogão ganha o brasileiro e e Sul Americana. Grande abraço e Saudações botafoguenses!

snoopy em p/b disse...

rui,
fico feliz com sua opinião.
muito obrigado, amigo!

andré,
você abordou um outro aspecto dessa minha opinião. bacana!
sobre o jogo, não tenho dúvidas de que será uma pedreira.
mas depois de sábado, amigo, estou muito esperançoso com uma boa atuação do botafogo.
mas o jorge henrique não vai jogar por quê? rodrigo?

antônio,
concordo contigo e compartilho, inclusive, das opiniões do rodrigo sobre seu comentário.

abraços e sds. botafoguenses!!!

snoopy em p/b disse...

sérgio,

tenho 28, amigo, e realmente já vi coisas ridículas.
fomos roubados na primeira final do brasileiro de 95, mas ninguém comenta isso.
extorquiram um gol legítimo do túlio, mas a única coisa que fica pra imprensa parcial é o erro do último jogo.
e a copa do brasil de 99?
mas o que quis passar é justamente o exemplo que temos do sul, e você ainda foi mais longe com o cruzeiro.
é isso.
deixemos falar.

vamos apoiar o botafogo que podemos ir longe.

grande abraço!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, fiz uma postagem no artigo em que refere o Cuca e o Felício... Veja, por favor...

Saudações Gloriosas

Ruy Moura disse...

Sergio, eu vi esse timaço do Tostão a jogar!!! Botafogo, Santos e Cruzeiro eram, ao tempo, os melhores do Brasil e dos melhores do mundo! Sou fã do Tostão! Era excelente jogador e é uma pessoa de notável carácter!

Saudações Gloriosas

Anônimo disse...

Fábio,

Segundo informações, JH também levou o 3º cartão e também não joga. Como estava com certa dose etílica no organismo, não me lembro deste cartão, obviamente hehehehe

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Fábio e André, será que procede esta suspensão do JH? Ele não cumpriu outro dia?
Eu juro que fui pego de surpresa, pois para mim, apenas o Túlio e o CA ficariam de fora.

Rui, eu vi o seu comentário. Respondi lá, amigo!E concordo contigo: A torcida pelo Cuca ficou no Santos apenas...

Sérgio, eu não tive o prazer de acompanhar este Cruzeiro, mas é unanimidade entre todos que pergunto: Uma seleção!!!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Perfeito Rui. Gostava tanto do Tostão, que quando ele jogou no Vasco (quase foi pro Botafogo)eu ia ao Maracanâ para vê-lo jogar. Também sou fã do Dirceu Lopes, que grande jogador. Me lembro de um gol dele no Botafogo em 71 ou 72 no Maracanã, ele driblou o time do Botafogo desde a nosso meio de campo e fez um dos gols mais bonitos que presenciei neste estádio. Eu e todo o estádio aplaudimos de pé o Dirceu. O jogo terminou 2X2 depois de estarmos perdendo por 2X0, e o Jairzinho ainda perdeu um penalti. Que jogão. ABS E SA!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Realmente, você está certo. Não sei de onde a grobo (com "r" mesmo) tirou essa de suspensão do JH. Tremenda bola fora. Vendo pelo lado bom, é sinal de que eles não estão nem aí para nós, e pelo menos par mim, isso é ótimo.

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Então, André?
Confirmou? O JH joga ou não?
Cara, não me deixa preocupado, pois a partida é muito importante para eu ter que aguentar o Gil desde o início! heheheh!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sei não Snoopy. Como poderei viver sem reclamar ainda que sem motivo? Como poderei viver sem a certeza de que o mundo conspira contra nós?
Você tem razão, essa postura ajudaria, mas que é difícil isso é.

O eixo RJ-SP sempre menospreza os grandes times de outros estados. Quem não se lembra do grande Cori-Sabbá vice campeão piauiense de 1996. Quem não se lembra? E o Bosque de Formosa? sempre desprezado pelo eixo.

A vida é dura meu amigo, mas em alguns lugares a bicha é mais dura ainda.

Um abraço.

Anônimo disse...

O Phoquinha se esqueceu daquele jôgo memorável, decidindo o campeonato de Rondônia em 1997, o Pimentense X Genus, que essa imprensa não divulga.
E, por ela não divulgar, é que estou até hoje sem saber quem foi o campeão.
Abraços e saudações alvinegras.
Dá-lhe Pimentense!!!

snoopy em p/b disse...

hehehe
se esforça um bocado, foquinha, que você vai conseguir.

você acrescentou dois grandes exemplos dessa injustiça que o eixo rj-sp comete: cori-sabbá e bosque. quanta injustiça!!! hehe

abração!!!

Rodrigo Federman disse...

E ninguém fala do Vitorinha aqui do ES!rs!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

antônio,
pelo visto, você torceu pelo pimentense, né? hehehe

Saulo disse...

Que post maneiro. É o que eu falo sempre. Temos que jogar o nosso futebol e esquecer esses adversários. Não tem jeito mesmo, esses adversários vão querer sempre nos derrubar, mas o Botafogo e nós torcedores temos que ser forte o bastante para conquistar os nossos objetivos.

snoopy em p/b disse...

é esse mesmo o raciocínio, saulo.
que bom que gostou!

sds. botafoguenses!!!

Guilherme Mallet disse...

Fábio,

Sou Colorado e não preciso dizer que gostei do teu texto. No Rio sou anti-Flamengo por causa desse mesmo privilégio que eles têm na imprensa.

Basta o Flamengo ganhar alguns jogos, que começa um oba-oba, um já ganhou, uma babação nos jogadores e na torcida que dá nojo.

A narração do Cleber Machado para os gols do Sport na final da Copa do Brasil contra o "Curintias"-MSI mostra bem o tamanho da parcialidade em favor dos times do "Eixo". Na final da Libertadores de 2006 vimos o mesmo narrador passar vários minutos elogiando o "grande" São Paulo, ignorando a nossa volta olímpica... É assim.

Sobre o Botafogo, acredito que o Engenhão seja a oportunidade desse Clube dar um salto de crescimento. Vocês botafoguenses é que são responsáveis por lotar aquele Estádio. O time, a imprensa, os outros clubes, vão respeitá-los por isso.

Mas, pô, tá na hora de tirar aquele monte de azul de lá, hein! Cubram aquela pista com lona branca, de quebra coloca uns patrocínios e ainda lucra com isso.

Amanhã, prefiro que vocês ganhem. Uma derrota do Inter é melhor que o título do Grêmio.

Força Fogão!

Saudações Coloradas,

Guilherme Mallet
bolavermelho.blogspot.com

Rodrigo Federman disse...

Guilherme,
muito bom o seu comentário!Ah, e bem lembrado: A final da CB foi uma das narrações mais vergonhosas que vi, tamanha a parcialidade descarada da equipe da Rede Bobo.
Parabéns!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caro Rodrigo, Sou Gaúcho torcedor do Sport Club Internacional de Porto Alegre, o que escreveste é a mais pura das verdades, sou anti-flamengista e anti-gremista. A imprensa tem dado mais ênfase aos feitos flamenguistas que vem escapando de uma segundona a alguns anos, mas se nos unirmos com certeza passaremos por cima de toda essa imprensa esportiva imbecíl que só fala bobagem, e ao final de tudo ficam com cara de otários. No Sportv que é da Rede Bobo, chega ser absurda a falta de imparcialidade do ex árbitro Renato Marcilia, o cara só fala m***, mas desejo forças ao Botafogo que lute com todas as suas forças e seja campeão Brasileiro. Antes o Fogão do que o time das Gazelas azuis aqui do sul.

Rodrigo Federman disse...

Obrigado, meu amigo!
Pena que o seu Inter não nos ajudou nesta noite, né?
Aliás, parabéns! Vitória MERECIDÍSSIMA!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

VOCÊ FOI MUITO FELIZ NESTE EXCELENTE TEXTO, SOU COLORADO E TENHO SIMPATIAS PELO FOGÃO QUE É CHAMADO AQUI NO SUL DE CLUBE DOS GAÚCHOS. O INTERNACIONAL TEM ATUALMENTE 80.000 SÓCIOS EM DIA CONSTRUÍMOS UM ESTÁDIO PARA 100.000 PESSOAS(HOJE COM CAPACIADDE DIMINUÍDA), TEMOS UM GINÁSIO PARA 15.000 PESSOAS, O QUE FALTA PARA O BOTAFOGO É A UNIÃO DO CLUBE COM TORCIDA, TEM QUE FAZER UMA CAMPANHA DE SÓCIOS, INVESTIR NAS CATEGORIAS DE BASE, CRIAR CONSULADOS DO FOGÃO, O INTERNACIONAL TEM MAIS DE 400 CONSULADOS POR TODO BRASIL E PELO MUNDO, O BOTAFOGO TEM TORCIDA EM TODO O BRASIL E TEM QUE IR ATRÁS DESTES TORCEDORES.
AQUI EM SAPUCAIA DO SUL MINHA CIDADE REUNIU MAIS DE 1.000 TORCEDORES NA FESTA DO CONSULADO, O CLUBE LOCAL FICOU SUPER LOTADO, A RENDA DA FESTA FOI TODA PARA O CLUBE.
AMIGOS BOTAFOGUENSE PARABÉNS PELA CAMPANHA E CONTINUEM APOIANDO O GLORIOS BOTAFOGO;

snoopy em p/b disse...

anônimo,

muito obrigado pela participação aqui no blog!
quem nos dera se sua opinião pudesse ser lida pela diretoria do nosso clube.
o crescimento do inter nos últimos anos deve nos servir de modelo.
mas, antes, temos que contar com uma diretoria profissional, o que é difícil de acontecer, especialmente depois de um dia em que se voltao ao noticiário a possibilidade de o montenegro ser o candidato nas eleições de novembro.
uma pena!

um grande abraço!