09/09/08

Enquete: Mais oportunidades para o Renan



O time titular do Botafogo está na ponta da língua de todo torcedor alvinegro, certo?

Castillo, Thiaguinho, Renato, André e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lúcio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington.

Estes são os titulares do Ney Franco, apesar do treinador dizer que não existe cadeira cativa nos seus times. Pensando nesta afirmação do Ney e considerando a formação mais frequente que ele utiliza no banco de reservas, lancei a enquete na semana passada...
...que, aliás, está encerrada neste momento!

Com exceção do Alessandro, listei cinco nomes (Renan, Edson, Luciano Almeida, Leandro Guerreiro e Gil), perguntando qual destes já mereceria mais oportunidades entre os titulares?

Agradeço a participação dos amigos, pois superou com facilidade a última enquete. Foram 72 votos computados no final. Se não me engano, uma das três pesquisas mais clicadas desde que o Cantinho Botafoguense foi criado.

Em minha opinião, o resultado não teve surpresas. Estava dentro do que eu imaginava (incluindo as margens de votos).

A imensa maioria dos botafoguenses (39 – 54%) escolheu o Renan para titular do gol alvinegro.

Apesar de jovem, o "prata da casa" sempre atuou bem quando selecionado. Aliás, o seu "batismo" não poderia ser mais difícil: Final de campeonato contra o Flamengo. E mesmo com a perda do título, se algum jogador saiu com moral junto à torcida, este foi justamente o Renan.

Eu reconheço que o garoto tem tudo para ser titular indiscutível do GLORIOSO. E digo mais: Ele tem potencial para chegar à seleção brasileira e arrebentar dentro de pouco tempo. Ainda assim, acho que não temos urgência em apressarmos as etapas de formação do Renan, que é tecnicamente muito bom, mas ainda precisa de bagagem e malícia.

Como eu comentei inúmeras vezes, se o atual camisa 12 passar um ou dois anos acompanhando e aprendendo com o Castillo, só ficará mais completo. Aí sim, estará mais do que pronto para assumir o posto e não sai tão cedo. Não precisamos nos desesperar, até porque o uruguaio também é um grande arqueiro.

Enfim, estamos em ótimas mãos, independente do escolhido.

Desta vez eu não fui com a maioria. O meu voto foi para o segundo colocado: Luciano Almeida, que recebeu 17 (23%) cliques.

Curiosamente, escrevi ontem um post específico sobre o Triguinho, dono da lateral esquerda do Botafogo.

Trata-se de um atleta extremamente aplicado, sério, e que nos livrou de situações delicadas neste Brasileirão. Mas mesmo assim, eu gostaria de ver o ex-titular de volta ao time. O Luciano Almeida do primeiro semestre de 2007 era tão forte quanto o Triguinho na defesa, e mais preciso nos passes e chutes ofensivos.

Não estou dizendo que o Triguinho não tem bola para ser titular, porém, ele ainda não rendeu o futebol que nós conhecemos na época de São Caetano.

Fica apenas como observação. Apesar de não ser o momento mais adequado para testes e/ou mudanças, eu acredito que o nome do Luciano Almeida poderia estar mais frequente na cabeça do Ney Franco.

O terceiro mais votado foi o Leandro Guerreiro, com 11 (15%) escolhas.

Titularíssimo na temporada passada, o Guerreiro perdeu espaço neste ano, enquanto se recuperava de dores lombares. Quando ficou à disposição, viu a dupla formada por Túlio e Diguinho (principalmente o segundo) voando baixo. Aí fica complicado entrar no time, apesar de ser uma excelente opção.

Pensando bem, eu acho que o Leandro é o único reserva (de linha) que não deixa o nível da equipe titular cair. Daí, a sua importância para o grupo!

Com apenas 3 (4%) votos, o quarto preferido foi o Gil, que chegou em General Severiano com muito "status" e pouco futebol.

A sua efetivação era considerada – por muitos – como questão de tempo, já que o Jorge Henrique atravessava um momento ruim. Para o azar do Gil, o "motorzinho" voltou a jogar muito e o reserva ainda não convenceu nas oportunidades que teve, começando entre os onze ou no decorrer das partidas.

O zagueiro Edson foi o último na pesquisa. Recebeu apenas 2 votos (2%).

Por mais que eu não seja fã do Renato Silva, não posso negar que ele melhorou absurdamente e hoje nem contesto tanto a sua titularidade (ainda assim, continuo preferindo o Ferrero). Ao seu lado, André Luis tem mais partidas boas do que ruins. Desta forma fica difícil alguém barrar – atualmente – a dupla de zaga titular.

Eu não creio que o Edson seja capaz desta proeza...

Acho que o mais interessante nesta enquete foi notar que os torcedores confiam no grupo alvinegro. Caso contrário, haveria um predomínio dos votos em apenas um nome. Apesar da imensa maioria ter escolhido o Renan, os demais concorrentes também receberam votos...
...e eu não coloquei outras opções, como o Alessandro, Ferrero, Eduardo, etc...
Em suma: O Ney Franco pode não ter o melhor elenco do país, mas o grupo botafoguense é suficientemente capaz de alcançar resultados positivos na temporada, afinal, se analisarmos tecnicamente os nossos jogadores, duvido que existam mais do que quatro ou cinco times melhores do que o Botafogo.

Independente das preferências pelo "jogador A" o "B", o torcedor botafoguense tem que ter apenas uma coisa em mente: Incentivar o seu clube do coração, pois o manto alvinegro é um só, esteja ele vestindo o "A" ou "B".

Já convoco os amigos para a enquete dos próximos sete dias...

Desta vez, o tema foi tirado da partida que a seleção brasileira realizará amanhã, no Engenhão.

O estádio é do Botafogo, mas após um ano, não tem praticamente nada que identifique o dono do terreno (até hoje eu não entendo o motivo de tanta demora). Para piorar, o jogo é de Eliminatórias de Copa do Mundo e nos tiraram as "humildes personalizações" que existiam...
...ou seja: Para quem não sabe que o Engenhão é do GLORIOSO, nenhuma surpresa, pois continuará sem saber!

Pois é...

Façamos de conta que você acaba de assumir a presidência do clube e tem como meta principal, iniciar a personalização do Engenhão, ok?

Desconsiderando contratos, regras e burocracia (seria ótimo, né?), qual seria a sua primeira medida em relação ao estádio do Botafogo?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

2 comentários:

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
eu fiquei um pouco na dúvida sobre a pergunta.
é que não me deixava claro se a escolha era pra alguém que mereça tomar a vaga de titular no time ou alguém que venha tendo poucas chances.
na primeira opção, não tenho dúvidas de que a opção mais aprazível era o renan. e eu pensei assim e votei nela.

agora, se fosse pra escolher alguém que não vem tendo chances, votaria no luciano almeida.
e não vou me alongar muito para não cornetar desnecessariamente.... hehehe

abraços!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahah! Fabião, acho que eu não fui muito claro mesmo, mas a intenção era alguém tomar a vaga de titular. Eu sabia que a sua opção seria o Renan! Aliás, plenamente aceitável, pois o garoto é um monstro entre os postes. Mesmo assim, tu sabes que o Castillo ainda seria o dono da minha camisa 1!
Abs e SA, amigão!