23/09/08

Enquete: Túlio Maravilha seria uma boa



A torcida alvinegra está agoniada com a falta de um centroavante finalizador. Goleador nato, daqueles que ficam parados na área, esperando a bola para o toque final rumo às redes adversárias.

Apesar da artilharia do campeonato carioca, todos nós sabemos que o Wellington Paulista nunca foi atacante fixo. Ele prefere (e rende mais) atuar abrindo espaços e buscando as jogadas. Mais ou menos como o Jorge Henrique. O fato do Wellington continuar dono da posição, é somente porque não tem concorrente direto à vaga. Caso contrário, ele brigaria com o "motorzinho" ou seria uma boa opção para o banco de reservas.

Com a anunciada saída do Dodô (no final de 2007), os dirigentes botafoguenses prometeram nomes de peso para o ataque do GLORIOSO. Mas com exceção do Wellington Paulista, que de certa forma pode ser considerado um bom negócio, os demais atacantes foram de "peso" mesmo: Gordos e/ou malas.

Começando pelo argentino Escalada, que chegou robusto, teve pouquíssimas oportunidades (todas mal aproveitadas) e foi dispensado. Da mesma forma chegou outro "hermano": Zárate, que desembarcou ainda mais "forte" que o Escalada, mas só jogou uma vez e ainda é visto como esperança para os botafoguenses (me incluo na lista dos que acreditam no Zárate), apesar do péssimo desempenho diante do Náutico.

Menos pesados, mas não "menos incovenientes", passaram ou continuam no Botafogo, nomes como: Fábio, Alexsandro, Vanderlei e Gil. Ou seja, salários - em sua maioria - pagos à toa.

Sabendo da fragilidade do ataque alvinegro, o Carlos Augusto Montenegro anunciou na semana passada, que se for eleito presidente do clube (caso se candidate), já tem o primeiro reforço na ponta da caneta. Nada mais, nada menos, do que o Túlio Maravilha, maior artilheiro e ídolo botafoguense dos últimos - me arrisco a dizer - 30 anos.

O "Maravilha" ainda faz muitos gols e neste momento lidera a artilharia da série B do Brasileirão, jogando pelo Vila Nova de Goiás. O problema é que o Túlio completará 40 anos em 2009. Uma idade considerada mais do que avançada para os padrões do futebol atual, principalmente em times de primeiro escalão, como por exemplo, o próprio Botafogo.

Obviamente que esta "bomba" mereceria destaque na enquete da semana passada no Cantinho Botafoguense.

Foram 51 votos computados em um resultado bem distribuído e com opiniões distintas.

A maioria (21 - 41%) dos amigos disseram o retorno do ídolo seria "uma boa" para o time. Eu também votei nesta opção.

Eu não tenho dúvidas de que com este time atual do Botafogo, o Túlio teria marcado mais gols do que qualquer outro atacante, mesmo com 39 anos.

O faro de artilheiro é algo que não some e se contabilizarmos os inúmeros gols - fáceis - perdidos pelo Wellington, Fábio e demais atletas, o time estaria em outra situação no Brasileirão e poderíamos ter vencido a Copa do Brasil. Garanto que o Túlio estaria na hora certa e lugar ideal em - pelo menos - 30% destes lances.

Agora, a sua volta à General Severiano não pode ser vista como salvação. Até porque, por melhor que esteja fisicamente, o Túlio jamais terá o mesmo preparo de 1994 e/ou 1995. Ou seja, ele poderia fazer parte do grupo, somando com a experiência e em momentos oportunos, mas não com a titularidade garantida como o Romário na época do Vasco.

Acredito que a questão da idade avançada fez com que 14 (27%) amigos escolhessem a opção "lamentável" para a volta do "Maravilha". Aliás, foi a segunda mais votada da enquete.

É plenamente aceitável que algumas pessoas achem um absurdo o Botafogo apostar em um jogador de 40 anos apenas pelo seu passado.

Se fosse apenas por isso, também votaria nesta opção, mas quando eu pego o Túlio "quarentão" e vejo os gols perdidos pelos "meninos" do elenco alvinegro, lamento a ausência do eterno ídolo.

Em terceiro lugar na pesquisa, 11 (21%) pessoas acreditam que o retorno do atacante seria "sensacional" para o Botafogo.

Como expliquei na minha escolha, acho que o sensacional é um pouco exagerado e o risco de quebrarmos a cara depositando toda esperança no Túlio seria muito grande. De qualquer forma, a quantidade de cliques desta opção mostra como o atacante ainda é querido e continua vivo na memória dos torcedores alvinegros.

Nada mais justo!

Por fim, apenas 5 (9%) pessoas alegaram que o Botafogo não será feliz caso invista no "Maravilha". Estes amigos consideraram a idéia ruim.

Acho que o motivo principal também foi a idade do atacante do Vila Nova.

Apesar de não ter sido a enquete mais acessada do Cantinho Botafoguense, esta foi a mais dividida nos votos. Não houve concentração em apenas uma ou duas opções, o que mostra que o assunto Túlio Maravilha ainda dará muito "pano para manga" nos próximos dias do Botafogo.

Ninguém esquece o que o atacante fez no clube, mas também lembramos que o Túlio de hoje não é o mesmo de 1995. Ou seja, ele viria pelo seu passado alvinegro ou pelo demonstrado no presente?

Vamos aguardar a confirmação (ou não) da candidatura do Montenegro para ver se a promessa é verdadeira ou eleitoreira. E mais: Vamos aguardar o próprio Túlio, afinal, ele é candidato à cargo político nas eleições políticas em Goiás.

Tudo pode acontecer!

Pois é, amigos. Alguém precisa dar um jeito no nosso ataque! Corremos risco de passarmos mais uma temporada em branco. Mas diferente do ano passado, quando sofremos com a defesa, o problema de 2008 é o ataque, que foi o ponto forte do time em 2007.

Coisas que só acontecem com o Botafogo.

Por falar "nestas coisas", o GLORIOSO virou alvo de uma manobra política para ser prejudicado no clássico contra o Flamengo, que de acordo com a tabela da CBF, aconteceria no Engenhão, mas que agora deverá ocorrer no Maracanã. Ou seja, o Botafogo será o único prejudicado na história (e ainda insistem que a tese do parágrafo anterior é uma besteira)...

Diante deste fato, vamos à nova enquete: O que o Botafogo deve fazer, caso a CBF confirme o clássico contra o Flamengo para o Maracanã?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Vinícius Barros disse...

Rodrigo, podia ter uma alternativa como: jogar com os portões fechados no Engenhão e processar a PM e a CBF por não terem capacidade de garantir segurança ao público!!! Votei no mais próximo disso:"levar o caso às últimas conseqüências"!!!

Abs e SA,
Vinícius!

blogdojoaoninguem.blogspot.com

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, a minha opinião será revelada na próxima terça! ehehehe!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
eu acho que a vinda do túlio seria sensacional.
não só pelo que ele pode fazer em campo mas para o que ele representa. no vila, tenho acompanhado, ele está alternando boas apresentações (e isso, no caso dele, significa gols) com outras apresentações horríveis.
ele não é unanimidade aqui, principalmente porque a rivalidade é grande. vocês nem pode imaginar e muita gente não esquece que ele foi revelado nos moxés (como é conhecido o goiás). isso pesa um pouco nas críticas.
mas vejo que o túlio, ali na pequena área adversária, ainda é o mesmo túlio, um autêntico fazedor de gols.
agora, a forma como montenegro comunicou isso foi totalmente eleitoreira e, pra variar, amadora.

um abraço!

snoopy em p/b disse...

*vocês nem podem...

snoopy em p/b disse...

aliás, acabo de ver o jogo do vila.
no sufoco, empatamos no final contra o criciúma, fora de casa.
túlio passou em branco...

tá ruim, mas tá bom.

fui!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Fabião!
Dentro da área ele é e sempre será raro! O que eu quis dizer, é que não podemos depositar as esperanças exclusivamente nele.
No caso do Montenegro, tb acho que foi eleitoreira, mas convenhamos que o Túlio não é unanimidade (atualmente) e este "anúncio" do Montenegro poderia ser um tiro no próprio pé (até pelo índice de rejeição nesta enquete).
Enfim, vamos apostar que o Zárate ainda vinga! Ele é a nossa última esperança. Desde que o coloquem em forma e principalmente: NO CAMPO!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

No time atual do Botafogo, acho que o Tulio passaria em branco, já que são poucas as jogadas incisivas efetuadas pelos jogadores incumbidos de municiar o ataque. Triguinho e Thiaguinho, em cruzamentos; Lucio Flavio com suas cobranças de faltas e escanteios; Carlos Alberto esperando a marcação chegar para tocar a bola; Jorge Henrique, ora na esquerda, ora na direita, com cruzamentos a meia-altura, favoráveis aos defensores; Tulio e Diguinho, com lançamentos pouco aproveitáveis. Isso não tem dado certo, já que o Wellington Paulista é o atacante celular, sempre fora de área, quando mais se precisa.
Mas acho uma boa a vinda do Tulio Maravilha, se é para jogar, não sei.
Abraços e saudações alvinegras.

Anônimo disse...

Em tempo, a Conmebol publicou ontem a alteração na lista de jogadores de quatro times, entre eles o Botafogo: Saiu o numero 25 - Leandro Zárate e entrou em seu lugar o nosso possante Adriano Felicio.
Fortes emoções nos aguardam...

Rodrigo Federman disse...

Antônio, na pior das hipóteses, a volta do Túlio seria uma boa jogoada de mkt. Pena que não temos um dept. que atue nesta área, né?
Quer dizer que agora temos o Felicio inscrito? Amigão...ninguém nos segura mais! Ganharemos em técnica, velocidade, dinâmica, raça e atitude! ehheheh!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

atacante celular é ótimo...
kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Eu queria o Túlio de volta, espero que ele volte, mas obviamente não espero que ele faça grande coisa. Um golzinho aqui, outro ali e todo mundo fica feliz.

Sobre a nova enquete, o Botafogo tem que quebrar o pau. Não podemos ser sempre prejudicados.

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, uma coisa é certa: A volta do Túlio é garantia de gol!
Abs e SA!!!