01/09/08

A posição mais carente do Botafogo



O Botafogo não precisa de outro goleiro, zagueiro, meio campista ou atacante. O Botafogo precisa urgentemente de um estatístico.

Com este reforço, acredito que conquistaremos muito mais vitórias.

Nos dois últimos jogos pelo Brasileirão, o GLORIOSO massacrou os seus adversários (Vasco e Náutico)durante os noventa minutos. Inúmeras foram as oportunidades de gols, principalmente em cobranças de escanteios e faltas próximas da área.

Atualmente virou clichê dizer que bola parada decide partidas. Pensando bem, decide mesmo...

Como que o Vasco e Náutico empataram conosco? Em cobranças de falta e escanteio. Aliás, eles tiveram pouquíssimas oportunidades como estas e mesmo assim conseguiram convertê-las em gols.

Nas duas partidas o Botafogo teve infinitas cobranças ao seu favor. Todas batidas pelo Lúcio Flávio. Todas elas, fracas, lentas, nas mãos dos goleiros ou cabeças dos zagueiros adversários...

A culpa não pode ser apenas do capitão alvinegro.

Da mesma forma, não podemos criticar somente os defensores por termos levado os gols do Vasco e Náutico, pois se o Botafogo aproveitasse pífios 25% dos lances de bola parada, até poderíamos nos dar ao luxo de sofrer um ou outro golzinho.

A culpa é de todos, mas principalmente dos treinadores e suas comissões técnicas, que não percebem o fraquíssimo aproveitamento do Lúcio Flávio nestas jogadas. Esse vício do "maestro" cobrar tudo, começou com o Cuca, passou pelo "porquinho" e agora afetou o Ney Franco.

Não é possível que a falta de perigo dos lances aéreos do nosso time não tenha sido percebida por qualquer um dos três.

A torcida já não aguenta mais alertar, reclamar e mostrar o nosso fraco desempenho, mas as pessoas lá dentro do clube fingem que são cegas, surdas e mudas. Inclusive os próprios jogadores, que também poderiam dar "esse toque". ´

Críticas construtivas são sempre bem vindas e tenho certeza que o Lúcio Flávio não ficaria sentido.

Enquanto o Botafogo desperdiça trinta cobranças para fazer um solitário gol, os adversários utilizam os seus melhores cobradores, afinal, já perceberam que bola parada decide partidas.

Por isso, ao invés de quatro nutricionistas, seis auxiliares técnicos, oito fisiologistas, quinze fisioterapeutas e treze psicólogos (etc...etc...etc...), por que os "professores" não incorporam estatísticos às suas equipes?

Se o GLORIOSO tivesse apenas um para acompanhar exclusivamente os escanteios e faltas do Lúcio Flávio, tenho certeza de que alguma coisa mudaria...

Passaríamos a vencer ao invés de empatar ou empatar ao invés de perder.

Obs: Que fique bem claro que a tônica deste post não é perseguição ao Lúcio (até porque, vocês sabem que eu o considero titularíssimo do time), mas a constatação do seu ponto mais fraco à ser trabalhado.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

Vinícius Barros disse...

Qual foi a última vez que o Lúcio Flávio fez um gol de falta mesmo???

Acho que foi na final do Carioca... naquele cruzamento que deu em gol!!!

Me corrijam se eu estiver enganado mas acho que faz uns 4 meses!!!

Anônimo disse...

Não sei se cheguei a comentar aqui, mas me lembro do JH cobrando alguns escanteios e faltas para dentro da área e achei os cruzamentos extremamente perigosos. Um deles resultou no gol do ZC contra o porco, e ele já estava caído. Hoje seria a minha opção para estas cobranças. Outro que bate na bola de forma venenosa é o CA, principalmente nas faltas próximas à área adversária.
Navegando pelos sites alvinegros, percebi grande reprovação ao Zárate. É piada que não acaba mais: gladiador de 200 kg, lutador de sumô, a coisa gorda, e por aí vai...
Não sei, mas acho que devemos analisar mais com o tempo. Mas que a 1ª impressão foi terrível, isso foi...

Saudações

André Lira

DRP disse...

No sábado, no Engenhão, comentei com um amigo: escanteio ou falta próxima à área para o Botafogo = contra ataque do adversário.

Invariavelmente, vão os dois zagueiros, os volantes, os laterais, todo mundo pra área. Invariavelmente a bola é cortada e como nunca nenhuma sobra é do Botafogo, é aquele deus nos acuda de Diguinho e o outro que fica (normalmente Thiaguinho) correndo que nem doidos aatrás do atacante no contra ataque.

Fora os escanteios curtinhos... fora as jogadinhas ensaiadas que não dão em nada. Inclusive aos 49 do segundo tempo, inclusive com todo o time, até o goleiro na área pra cabecear...

E por exemplo, contra o Cruzeiro tivemos uma excelente chance, num lance que o Fábio saiu da área com a bola na mão. Falta em cima da linha, etc... o Carlos Alberto bateu, fraco, buscando o ângulo. Acho errado. Falta em cima da linha, com a barreira na pequena área, quem tinha que bater era o André Luís, uma cacetada que quando todo mundo vai ver, já está dentro do gol.

De fato, podíamos revezar essas bolas paradas...

Abraço,
Danilo

Anônimo disse...

O Zárate não é gordo. Segundo um estilista, as côres, prêto e branco, dão essa ilusão de óptica, fazendo com que a pessoa que esteja usando as tais côres, pareça bem gorda.
É só o Zárate não usar mais o prêto e o branco, que todos irão achar que êle é magro.
Resolvido o problema 1.
Para o Lúcio Flavio parar de cobrar os escanteios e as faltas, é só fazer com que êle entenda que é um ótimo cabeceador. Assim, ao invez de fazer as cobranças, êle vai correr para a área para tentar o cabeceio.
Resolvido o problema 2.
Próximo!!!
Abraços e Saudações Alvinegras.

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
tenho visto muitas críticas sobre esse fundamento do lúcio flávio.
críticas pesadíssimas, empurrando nele um fardo injusto.
você sabe que sou um crítico ferrenho do lúcio e, por isso, não preciso fazer média.
então, vou ao meu argumento:
o erro não é exclusivamente do lúcio flávio, e sim do posicionamento do botafogo no ataque.
aqui, estou me referindo às bolas alçadas na área.
caramba, gols iguais tomamos do vasco e náutico, eu já vi vários levantamentos do lúcio em áreas adversárias, só que nossos homens de frente (que estão na frente neste momento) não aproveitam.
invariavelmente, perdem na disputa com os defensores adversários.
acho injusto porque vimos muitos e muitos gols vindos dos pés das bolas paradas quando era o cuca o nosso treinador porque ele treinava bem isso.
agora, acho que pegam pesado com ele.

quanto às faltas próximas à area que são cobradas diretas, aí eu concordo que é preciso variar mais, porque ele está pecando nessa quesito. afinal, já faz um tempinho que ele não bota uma pra dentro, enquanto que o carlos alberto e o zé carlos têm convertido algumas poucas oportunidades que lhes sobram.

esta é minha, como sempre modesta, opinião sobre esse assunto.

abraço e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, não sei se foi o último, mas o LF fez aquele golaço contra a Lusa pela Copa do Brasil. Mas ali foi cobrança direta. Eu questiono principalmente as bolas lavantadas na área e escanteios. Sempre inofensivos!

André, eu tb já comentei aqui para os cruzamentos do JH. A primeira vez que reparei foi contra o Náutico, nos Aflitos, no ano passado. Tds as suas bolas foram mais perigosas que do LF.
Não digo que o LF não precisa cobrar mais nenhuma, ao menos poderíamos ter opções, né?
Amigo, a primeira impressão foi horrível, mas estou contigo...calma para não nos precipitarmos...temos que lembrar que o time todo vacilou e eu ainda acho que não foi a sua entrada que matou o time. Insisto que foi a saída do Túlio o determinante.

Danilo, é isso aí! Um revezamento não mataria ninguém e ainda aumentaria as nossas chances, pois o LF não está feliz (e não é de hj) com as cobranças de escanteios e faltas.
Eu acho que nas faltas pela direita do nosso ataque, deveríamos treinar os canhotos do time (Triguinho, Zé Carlos, etc...). Que nem a cobrança do Madson contra a gente, ou mesmo todas do Juan Mulambo, Conca, etc...E do outro lado, o contrário.

Hahahaah! Antônio, o bom é que vc resolve os problemas facilmente! hehehe! Só falta o NF convencer o LF de que ele é o melhor cabeceador da equipe! rs!

Fabião, eu tb tenho lido muitas críticas (a maioria, excessiva) ao LF. Não compactuo com essa massa, apesar de sempre criticá-lo qnd acho merecedor.
Eu respeito o seu ponto de vista e até concordo que o nosso time tb não se posiciona bem na área, mas sabe a diferença que eu vejo das levantadas dele para dos principais batedores adversários? Aquelas bolinhas na beirada da área precisar sem cobradas à meia altura, em direção ao gol para quem alguém desvie e tire qlq chance de reação do goleiro (igual ao gol do Vasco). Mas tdas as bolas dele são altas e fracas. Aí dá tempo suficiente para td mundo se posicionar e o goleiro poder reagir. Essa é a minha impressão e como disse acima, eu acho que canhoto deveria levantar na área qnd fosse bola na direita e vice-versa!
Para tanto, muito treinamento!Eu só gostaria de um revezamento maior, pq td que remete às bolas paradas não precisa passar necessariamente pelo LF!

Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Fala amigos, acho que crucificar o LF está for de questão, ainda mais depois daquele lance maravilhoso de sábado(que deveria entrar,risos!!), mas o revezamento na hora das faltas é uma ótima...ninguém sai sobrecarregado e fica dependente de ninguém!!!

O Zarate não é gordo? Putz, então eu sou bem obeso, rsrsrs!

Abração!SA!

Rodrigo Federman disse...

Tb acho, Danilo!
Nada de críticas desnecessárias e à vulto ao LF ou qualquer outro. O momento é de incentivo. Agora, o revezamento nas cobranças de bola parada está mais do que nítido!
Abs e SA!!!