28/10/08

Diz aí, Fábio (20)



"Caríssimos amigos,

Quando perdemos para o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, passei por um momento de muita reflexão e questionamentos. Me perguntava se tudo o que faço pelo Botafogo valia a pena e, acreditem, cheguei à conclusão de que não valia.

Aquele contexto todo contribuiu, também, para que eu desse um tempo no meu blog, pois pensava que era melhor ficar calado do que meter o pau no time que, invariavelmente, eu tanto amo. Além do que, quando o criei, tinha a idéia de falar bem do Botafogo para torcedores de outros times e gostava de interagir com blogs de times rivais. Diante disso, falar mal seria dar ainda mais motivos para esculacharem o clube.

É óbvio que nós, botafoguenses, já estamos calejados com tantos problemas. Já repararam, por exemplo, quantos desagrados o Rodrigo já publicou aqui no blog desde a última vitória até hoje?

Caramba, é o Lucas Silva que não tem chances, preterido por um Zé Pata de Mula da Vida, é a diretoria que vai tentar resolver o estranho chilique do Zárate (na segunda divisão do campeonato argentino, não se atrasam salários!), é o Undemberg (quer dizer, Rocambole) que se orgulha de ser "co-irmão" de quem não tem ética e respeito e ainda leva uma patada (mais que merecida) do Jorge Henrique... Não meus amigos, a última vitória do clube não foi no mês passado, foi três dias atrás apenas.

É duro ser Botafogo.

Mas, parece que para colocar nosso amor à prova, sempre nos deparamos com algo que nos emociona e vemos que ser Botafogo é ser de corpo inteiro e alma entregue.

Ontem, para me convencer de que vale a pena sim ser um dos escolhidos pelo Botafogo, me emocionei com um texto que li, pela primeira vez, de Paulo Mendes Campos e faço questão de terminar meu texto de hoje com ele, para deleite de todos nós.

"O Botafogo, às vezes, se maltrata, como eu; o Botafogo é meio boêmio, como eu; o Botafogo sem Garrincha seria menos Botafogo, como eu; (...) o Botafogo tem um possesso, como eu; o Botafogo é mais surpreendente do que conseqüente, como eu; ultimamente, o Botafogo anda cheio de cobras e lagartos, como eu.
O Botafogo é mais abstrato do que concreto; tem folhas-secas; alterna o fervor com a indolência; às vezes, estranhamente, sai de uma derrota feia mais orgulhoso e mais Botafogo do que se houvesse vencido; tudo isso, eu também.
Enfim, senhoras e senhores, o Botafogo é um tanto tantã (que nem eu). E a insígnia de meu coração é também (literatura) uma estrela solitária
"

Botafogo, eu te amo!"

E-mail do Fábio: fabio.alvinegro@gmail.com


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Putz, Fabião!
Texto perfeito!!!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Beleza, Fábio. Lindo texto pra encerrar com chave de ouro. O Botafogo é tudo isso e mais alguma coisa.
Amigos, tem uma entrevista feita com o nosso futuro presidente no VA e no jornal O Dia, daqui do Rio.
Como não sou assinante do VA, li o que o referido jornal transcreveu, e em linhas gerais, pelo que ele disse, haverá aporte financeiro junto à pessoas que estão com ele desde o início da candidatura. Esse aporte ajudará o clube nos primeiros 6 meses, e futuramente, com o clube mais estruturado, esse dinheiro será devidamente devolvido à essas pessoas. Não se falou em cifras, mas ele adiantou que não será pouco dinheiro.
Recomendo a leitura no VA que deverá ter um conteúdo mais amplo.
E aí, dá pra sonhar?
Eu prefiro esperar...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, como estou com problema no som do comp., não ouvi a entrevista no VA. De qlq forma, tomara que o horizonte seja mais ou menos este mesmo, amigo.
Pois eu estou - até agora - bastante preocupado com o futuro do Botafogo.
Vamos ficar na torcida. A notícia boa é que o Renha fará parte (mesmo que indiretamente) da "comissão de frente" do clube!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Como fiz nesse ano e em muitos anos anteriores, tambem joguei a toalha. Só que, não sei se por amor ou ódio, eu sempre recolho os cacos e tento montar meu orgulho de ser Botafoguense.
Amor, por uma estrela que brilha solitária em tantos corações, inatingível pelos burlescos torcedores adversários, sendo irreverente, por não precisar do sol.
Ódio, por uma cambada de infames que corroem nossos sentimentos, que tumultuam nosso cotidiano com palavras vãs e afirmações contraditórias.
Como não ser Botafoguense?
Se tudo fosse certinho, sem qualquer tipo de obstáculo, seria um tédio...
É sempre assim: Depois da tempestade, vem a lama... e só depois aparecem as flores.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Antônio, é o que eu sempre converso com o Fábio: Se fosse tudo tão perfeito, estaríamos no Paraíso, que não existe!
Mandou muito bem!
Abs e SA!!!

Fernando Gonzaga disse...

sábias palavras Fábio...
eu já conhecia este texto...realmente transparece nosso sentimento de paixão pelo glorioso...

abraço!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Li uma entrevista hoje no site do O Dia, com o futuro presidente, em que uma posição dele me deixou muito animado.
Ele disse sobre montar um time competitivo para o primeiro semestre do ano que vem, preferir um jogador que ganhe cem mil reais, mais que resolva, do que dez jogadores que ganhem dez mil reais e não resolvam coisa alguma.
Se ele realmente colocar isso em prática, é sinal de que "jogadores" como Adriano Felício, Marcelinho, Fábio, Zé Carlos, entre outros menos votados, serão devidamente despachados para bem longe do Botafogo.
Abraços,

Rodrigo Muniz.

Rodrigo Federman disse...

Fernando, o texto fala tudo mesmo!

Xará, o André falou que leu isso tb! Amigo, tomara que seja verdade, pois eu penso da mesma forma.
Melhor dois Carlos Alberto (ao custo de 500mil - exemplo), do que dez Felicios (custando 50mil), né?
Na torcida!!!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

valeu, fernando!
eu já conhecia uma parte do texto, a que diz que podemos sair, às vezes, mais botafoguenses depois de uma derrota sofrida.
o resto, não conhecia. e fiquei maravilhado.

antônio,
que bonita sua declaração de amor ao botafogo.
e achei estranho você falando sério.. hehehe
será que é o antônio mesmo? hehehehe

andré, valeu!
sobre a entrevista, fiquei curioso pra ler em casa.
tomara que ele consiga dar vazão a isso.
como o rodrigo, estou muito preocupado com 2009...

rodrigão,
você é suspeito, meu amigo... hehe

amigos,
grande abraço e sds. botafoguenses!!!

DRP disse...

Fábio, esses dois últimos anos eu me pergunto muito se vale a pena tudo isso... me perguntei quando tive uma crise de choro quando acabou a disputa de pênaltis no estadual de 2007, me perguntei em Buenos Aires depois daquele vexame, me perguntei quando vagava a esmo na madrugada em SP depois da derrota pro Corinthians, me perguntei (mesmo, a sério, porque isso foi preocupante) depois que tive que tomar calmante, ao 27 anos, pra ir ao Maracanã na taça GB desse ano, porque eu estava tão tenso antes da partida que estava suando sem parar, minha temperatura tinha subido e eu estava com as mãos dormentes e tendo ânsias de vômito.

Eu chego várias evzes à conclusão que não vale a pena, mas continuo indo e me dedicando a esse clube. cara, não consigo explicar isso. Qual o limite da perseverança, quando ela vira simplesmente teimosia? Difícil dizer.

Mas o fato é que seguimos, seguimos, seguimos. Estão matando as rosas, mas ainda assim a primavera há de chegar.

***

Mudando de assunto, Rodrigo, se dependesse de mim o tal do Renha ia pro mesmo saco de gato, bem longe de GS, que o Montenegro e o Undemberg.

Renha, o cara em que todo mundo confiava e a acreditava, afinou na hora de assumir responsabilidade e se negou a atender o chamado da História. Pois que fique escondido debaixo do sofá o resto da vida.

Sim, tenho esse sentimento besta de orgulho.

Abraço,
Danilo
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Grande, Danilo!
Cara...eu só acho que, como as coisas estão (são) muito obscuras no Botafogo, o Renha deve ter declinado por alguns outros "motivos". Mas isso jamais saberemos. O fato é que ele é um dos únicos nomes de consenso entre dirigentes, atletas e colaboradores no clube. Sem contar que é um empresário sério. Ou seja, neste momento conturbado, precisamos de pessoas que consigam viabilizar, otimizar e dinamizar o que for possível!
Mas claro, entendo o seu sentimento e não acho que seja orgulho, cara. É algo que se pensarmos com calma (independente de certo ou errado), pode sim, ser levado por esta análise feita por vc.
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

danilo,
difícil, amigo...

depois da derrota no morumbi, foi duro ouvir as buzinas festejando na avenida paulista. não durmi naquela noite.
no outro dia, hora de ir embora, vesti minha blusa do botafogo e encarava qualquer gambá que vinha tirar sarro, no metrô, na paulista, em qualquer lugar.
assim foi também depois da derrota contra os mulambos no carioca. no aeroporto, lá estava eu com a blusa do fogão.
de onde vem esse amor? vale a pena?
é o que você falou... vamos seguindo, seguindo, seguindo.

e sobre o renha, sua opinião se assemelha com a do rui moura e, se me permite, penso igual, porém com menos radicalismo.
acho que a posição dele mostrou que ele não é tudo aquilo que falam, mas não por isso quero que ele se afaste, pois, quando vejo o rocambole e o montenegro falando m... na imprensa, vejo que ele não comete uma insanidade dessa.
basta ver que ele nunca saiu falando mal do bebeto de freitas na imprensa, embora saibamos que ele se afastou do botafogo por divergências com o presidente.

um abraço e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

Fábio LINDO texto, sem mais palavras a não ser SEMPRE SERIE BOTAFOGO, O CLUBE DA ESTRELA SOLITÁRIA, agora vejam o que descobri no Blog do PVC, será que os DEUSES nos ouviram ou será apenas mais uma balela.

Declaração do futuro Presidente ALVINEGRO

“Quando o Botafogo forma craque, forma jogador de Seleção Brasileira. Essa é a tradição do clube e é o que voltaremos a fazer.”

A frase é do candidato único à presidência do Botafogo, Maurício Assumpção. Ele é dentista e foi escolhido candidato numa reunião de beneméritos alvinegros. Já elegeu algumas prioridades. A primeira delas é arrumar a casa financeiramente:

“Há questões urgentes e vamos contar com um grjpo de botafoguenses que ajudarão com um fundo. Eles receberão o dinheiro de volta a médio e longo prazo. Mas precisamos tomar algumas providências para produzir receita e o caso claro é o Engenhão, que deve começar a produzir dinheiro a partir de janeiro.”

Mas o que Maurício Assumpção pretende deixar como marca? O projeto é ganhar o Campeonato Carioca, apostando que Vasco e Fluminense terão que remontar seus times. E que o Flamengo pode estar pensando em Libertadores. A marca será a divisão de base:

“O Botafogo quando forma craque faz jogador de Seleção. Se você consegue fazer isso, é muito mais fácil montar a equipe, contratando os que completam o time.”

Maurício Assumpção é candidato único na eleição do Botafogo, marcada para 27 de novembro.

Que venha os bambis, pois eu ainda acredito, faltam apenas 32:53 horas

Toninho e Isabella

Rodrigo Federman disse...

Toninho, tomara que o M.A esteja falando sério, pois os meninos estão abandonados em Marechal Hermes.
Tomara, amigo. Tomara!
Ah, e adianta esse relógio, pq já tô nervoso para a final de amanhã!rs!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

valeu, toninho!!!

e que deus proteja as palavras do maurício!!!

Anônimo disse...

Grande Fábio, eu já li esse texto não lembro onde, acho que foi em um livro do Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto), mas não sei ao certo. Isso não é pra qualquer time.

Infelizmente eu só tenho raiva, frustração e cansaço para permear os meus comentários até o final do ano. Quero que esse elenco se exploda. A Estrela Solitária ficará, e nós ficaremos com ela.

Vem 2009, vem.

Um grande abraço.

Anônimo disse...

Parabéns Fábio, pelo belo texto. Apesar de botafoguense estou otimista com a futura admininstração, acho que esse Maurício é pé quente. Digo mais: para o Botafogo, antes das grandes conquistas, elas vem sempre precedida de grandes decepções. Salve o nosso amado Botafogo. ABS e SA!

Anônimo disse...

Obrigado, Sérgio di Sabbato.
Você disse aquilo que todo mundo precisa escutar/ler de vez em quando.
Um abraço.

Ps. o seu "apesar de botafoguense" foi ótimo. rsrsrs.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, falou e disse!!!

Sérgio, eu não conheço o MA, mas as primeiras declarações tb me deixaram animado. Só torço para que não fique apenas na teoria!!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

é foquinha...
até o fim do ano, o que rola é isso mesmo...
tem coisa boa nesse elenco, mas eu adoraria que mexesse em 95% dele...
xô cambada!!!
valeu, meu amigo!!!

sérgio,
infelizmente, não compartilho desse otimismo. talvez por ser... botafoguense. hehehe
obrigado aí!

grnade abraço!!!