28/10/08

Enquete: "Chororô", o pior momento de 2008



Acaba, 2008! Chega logo, 2009!

Estas duas frases são ditas por oito em cada dez botafoguenses, que não aguentam mais outra temporada no "quase".

A questão não é simplesmente exigir títulos.

Quanto a isso, sabemos que existem adversários que também aspiram conquistas. O problema é quando o Botafogo se torna adversário dele mesmo, dificultando ainda mais as coisas. E geralmente, são erros e/ou falhas bobas e administráveis, beirando o amadorismo, que é predominante nesta gestão do alvinegro.

Em compensação, como eu já comentei em um post anterior, tenho sentido firmeza nas declarações do candidato único à presidência do Botafogo, Mauricio Assumpção.

Se ele fizer metade do que tem falado, acredito em progresso. O fato é que ele tocou em pontos importantes e esquecidos no atual momento: Categoria de base e profissionalismo (no sentido amplo da palavra) no departamento de futebol do GLORIOSO.

Amigos, infelizmente este é o cenário de hoje do nosso amado clube, ou seja, ninguém tem certeza do que pensar: Se positiva ou negativamente.

E digo mais: Qualquer uma das formas é plenamente justificável.

A primeira, por motivos óbvios, afinal, todos queremos o Botafogo forte e por mais difícil que seja, devemos acreditar. Agora, se usarmos apenas a razão, convenhamos que o cenário não é dos mais animadores. Portanto...

Sei que ninguém aguenta assuntos chatos, mas acho importante compartilharmos as situações boas e ruins. Desta forma, a enquete da semana passada (que acaba de encerrar) perguntou qual foi o pior momento do Botafogo nesta temporada?

Foram 56 votos computados nestes sete dias no "ar".

O pior dia para os amigos deste Cantinho Botafoguense foi quando perdemos a Taça Guanabara e protagonizamos aquela cena (pós-derrota) no vestiário, que será eternamente conhecida como "chororô".

Esta opção recebeu 25 cliques (44%).

Explicarei rapidamente porque não votei nesta opção...

Naquele dia eu saí de Vitória e fui ao Maracanã, acreditando no título do primeiro turno carioca. Jogamos bem e poderíamos vencer os "molambos".

O time estava com vontade e gozava do respeito e admiração da torcida, que incentivou do início ao fim do jogo. O problema é que, contra o Flamengo, sempre tem lance curioso, e naquele domingo, o que se viu no "Maior do Mundo" foi um escândalo contra o GLORIOSO. Um roubo sem igual que fez todo botafoguense "chorar" (de raiva).

A reação do time não foi diferente, afinal, os jogadores viram que não ganharam por causa de um árbitro visivelmente tendencioso. Aquele manifesto foi a forma encontrada por todos para chamar a atenção da imprensa esportiva diante de tamanha roubalheira. Infelizmente - ainda com o sangue quente - os atletas não conseguiram conter as lágrimas...

E eu confesso que ao ver a cena, me emocionei e chorei junto. Senti um baita orgulho daqueles caras.

Este foi o único motivo (acredito que justificável). Mas hoje, com a cabeça fria e cansado de tanto "corpo mole" e "amareladas" deste mesmo grupo, penso duas vezes antes de bater palmas para aquela final da Taça Guanabara.

Atualmente a cena é motivo de chacota. Isso porque, quando chegamos nas disputas finais, amarelamos. Ou seja, os jogadores que tinham tudo para usar aquele dia como incentivo e estímulo, simplesmente esqueceram de "correr atrás".

Quem "paga o pato" para os adversários, somos nós, torcedores.

Explicado, vamos à segunda opção mais votada...

Com 17 cliques (30%), alguns amigos disseram que o pior momento foi quando perdemos o título estadual para o mesmo Flamengo.

Bom, pelo simples fato de ter sido logo "pra quem", acho que nem preciso entrar em maiores detalhes, né?

Mas o meu voto foi mesmo na terceira opção escolhida: O período do Botafogo comandado pelo Geninho, que recebeu 9 votos (16%).

Esta sim, uma fase horrível!

Um time sem comando, treinamento, cara, padrão, preparo físico, voz ativa, perspectivas, inteligência...
...ou seja, um treinador medíocre liderando um clube da grandeza do Botafogo de Futebol e Regatas.

Foi no "período Geninho" que eu mais gritei, reclamei e xinguei os atletas.

Hoje lamento profundamente aqueles dois/três meses, pois se fosse qualquer outro técnico, tenho certeza absoluta de que estaríamos brigando pelo título, afinal, um comandante que fica satisfeito com o empate contra os reservas do "Unimed FC" não deve ser levado a sério.

Por fim, com 5 cliques (8%), aquela fatídica noite no Morumbi, quando perdemos (nos pênaltis) a vaga à final da Copa do Brasil.

Putz, eu também estava lá, junto com os amigos Fábio e Gil.

Levamos sacoladas de mijo, pauladas, pedradas, cusparadas (e não temos mais 15 ou 16 anos de idade) e para fechar com "chave de ouro", o chute perdido pelo Zé Carlos...

Nada mais a declarar!

Enfim, vida que segue. Só nos resta torcer para que a sorte esteja do lado botafoguense nos momentos decisivos em 2009, pois neste ano ela deu uma "banana" para o GLORIOSO.

Chega de assunto ruim? Concordo! Pelo menos por enquanto, até que algum dos nossos "dirigentes amadores" abra a boca e fale mais asneiras para a imprensa, né?

A nova enquete do Cantinho Botafoguense quer saber: Você acredita no sucesso do Botafogo em 2009, após as primeiras declarações do candidato único à presidência, Mauricio Assumpção?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

Vinícius Barros disse...

Por favor, não me ouçam, mas imagina se o Botafogo mete 3 a 0 no Estudiantes e toma um gol no último minuto?? hehehe Vai ter que re-formular essa enquete de novo, né!? rsrsrs!

Rodrigo você já pensou na hipótese de ser pé-frio!? Aquela bola na trave do WP na final da TG s´[o pode ser por causa de algum azarão que resolveu comparecer no Maraca!!!

Prefiro acreditar que pé-frio é o Lúcio Flávio que nunca ganhou um campeonato pelo Fogão(a não ser o Campeonato Carioca de 2006, quando ele SE MACHUCOU NA PARTIDA QUE ANTECEDIA A FINAL)!!! Vamos ver se ele vai embora no final do ano!!!

Saudações Alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha.
Vinicius, na verdade, independente do resultado da semana que vem, o sucesso que me referi é em relação a colocar a casa em ordem (de fato): Esportes amadores, futebol de base, profissional, salários, utilização decente do Engenhão, caracterização do mesmo, etc...
O MA tem colocado boas questões na praça! Vamos aguardar, né?
Cara, qnd acabou o jogo contra o Corinthians e eu comentei com o Fábio e o Gil: A culpa é minha!rs!
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão!!!
Desde 2008 estamos nesse quase e por isso não me preocupa a venda desse ou deste jogador. De que adianta ficarmos com esses jogadores se na hora do vamos ver eles amarelam. Estou colocando todas as fichas e apostando nessa nova direção e que só fiquem jogadores que estiverem com vontade de trabalhar.
Não sei se me farei entender, mas o que esperar de dirigentes que estão sempre jogando contra. Como você comentou o maior problema do BOTAFOGO estão nos seus quadros, seja dirigente ou jogador.
Qual a moral que teremos para defender o jogo contra os molambos no Engenhão? Como brigar para postergar o julgamento de jogadores? E justamente jogadores que fazem de tudo para tomar cartãoes bobos e que já nos desfalcaram em muitos jogos. Tenho 50 anos e nunca vi o BOTAFOGO ter voz ativa em qualquer instituição e não vai ser com esses dirigentes que teremos.
Cara lembra o que te falei no final do jogo contra o molambo paulista? Não dê força para esse de pé frio. Vinicius não brinca assim que ele acredita (kkkkkkkk).
Se analisar friamente as notícias e as entrevistas dos jogadores, na época, e só lembrar a fisionomia dos jogadores. Nós mesmos comentávamos que estava muito parecido com o ambiente da final do carioca e a sensação era de algum problema interno ocorria. Hoje, se tivéssemos que repetir a façanha (eu, você e o Fabião), tenho certeza que faríamos tudo de novo e a única coisa diferente seria encontrar o DRP e outros amigos que estavam no mesmo espaço horrível e indigno.
Aqui em Sampa os bambis estão concentrados desde ontem, treinando em tempo integral e com portões abertos. Nosso professor está preparando, de portões fechados, algo diferente que revolucionará o futebol e de tão diferente será que teremos como sempre o ZC, que nos deve muito mais que os outros. É DOSE PARA MAMUTE.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Gil, bem lembrado! hahaha!
E concordo contigo, cara. Se o jogo contra os gambás fosse amanhã, estaríamos ali de novo, naquele mesmo lugar!rs!
Ah, vc não viu? Segundo o "professor", o treino secreto da semana passada foi satisfatório, pois os nossos volantes foram determinantes na vitória sobre o Ipatinga.
Será que o "professor" realmente treinou isso? Tenho certeza que não, mas agora segura, né? O cara já gosta de um holofote...rs!
E se amanhã o Renan fizer um gol (em jogada de escanteio no último minuto), pronto....o "professor" dirá que foi graças ao treinamento de portas fechadas! ahahaha!
Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Aconteceu!

A CBF tirou mesmo o jogo Botafogo x Flamengo do Engenhão e passou-o para o Maracanã. É o assunto do momento. Tá em diversas matérias todos os sites, rádios e emissoras de televisão.

Transcrevo abaixo notícia recém-veiculada no Lancenet e no site oficial do clube:

----------------------

Aborrecido com a alteração do local do clássico contra o Flamengo, dia 9 de novembro, o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, emitiu nota oficial para questionar os critérios da escolha e colocou em xeque a CBF, que ordenou o veto do Engenhão.

Confira abaixo a íntegra da nota:

"O Botafogo de Futebol e Regatas foi surpreendido com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol de mudar o local do jogo entre Botafogo e Flamengo, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 9 de novembro. Inicialmente marcado para o Estádio Olímpico João Havelange, onde o clube exerce seu mando de campo, a partida foi transferida para o Maracanã, local no qual o adversário exerce seu mando de campo.

"O Botafogo também estranha o motivo pelo qual a CBF justifica essa alteração, a suposta falta de segurança. Dessa forma, entidade prejudica o direito do Botafogo de atuar em seu próprio estádio.

"Desde antes da partida contra o Fluminense, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro já tentou fazer a mesma manobra para favorecer o Fluminense, que luta contra o rebaixamento. Nessa ocasião, o Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, esteve presente na partida, também um clássico estadual, garantiu que o estádio possui a segurança adequada para qualquer evento subseqüente.

"A mudança do local acerretará graves problemas operacionais para o clássico. Em primeiro lugar, o Botafogo não aceita, não quer e nem vai trabalhar com a empresa de ingressos do Maracanã, a BWA. O Botafogo tem um contrato com o Ticketmaster e, se quebrado em algum jogo, ocasiona uma multa. Além disso, o clube também não tem controle sobre o quadro móvel do estádio, como faz no João Havelange.

"Fora isso, ainda há toda a questão financeira por trás. No João Havelange, o clube possui direitos de publicidade, venda de camarotes, contratos de vendas para o setor Visa do estádio e recebe pela concessão de prestação de serviços dentro de estádio. Os nossos camarotes são comercializados no início do campeonato e incluí em seu preço o clássico contra o Flamengo. Sem esse jogo, o consumidor será prejudicado em seu direito.

"O Botafogo ainda sai lesado na exposição de sua marca, já que o seu estádio é um patrimônio que pode ser explorado e, para isso, precisa de visibilidade. Sem a partida contra o Flamengo, esta diminuirá.

"O clube questiona também o motivo pelo qual os clássicos paulistas são disputados em estádios menores e menos modernos. Em todos os estados do país, cada clube exerce de forma plena seu direito ao mando de campo.

"Como o Estádio Olímpico João Havelange, que sediou o Pan-Americano, o maior evento esportivo já realizado no país, não pode receber um jogo do Campeonato Brasileiro? E qual o motivo do Maracanã ter toda a suposta condição ideal, se no último clássico lá realizado, entre o próprio Flamengo, contra o Vasco, várias brigas e conflitos aconteceram nos seus arredores?

"Portanto, o Botafogo é explicitamente contra a mudança do local da partida e espera, no mínimo, explicações. No caso de o jogo ser mantido no Maracanã, o clube exige um ressarcimento pelos prejuízos financeiros citados nesta nota. Fica a pergunta. Quem pagará todos esses prejuízos causados ao Botafogo?"

"Paulo Roberto de Freitas

"Presidente do Botafogo de Futebol e Regatas"

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Chico!
Acabei de ler este manifesto.
Ainda acho que deveríamos boicotar a partida. Como? Não sei...mas alguma coisa precisa ser feita, além desta cartinha!
Ou então, que levemos uma taça simbólica para entregarmos ao "campeão do favorecimento"!
Abs e SA!!!

Vinícius Barros disse...

O Botafogo tem estádio, azar de quem não tem!!!

Vou festejar ao ver a molambada jogar no estádio do "Voltaço"!!!

O Botafogo tem que processar a CBF, a PM, a FERJ etc.

Rodrigo, eu publiquei isso no meu blog quando o assunto começou:

"Eu tenho uma sugestão: se isso for levado a cabo e de fato o Botafogo for impedido de atuar em seu estádio contra o time de mulambos, sugiro que a diretoria tome as seguintes atitudes:

1 - Exercer seu poder de mandante e realizar o jogo no Maracanã com PORTÕES FECHADOS, SEM VENDA DE INGRESSOS;

2 - justificar a atitude publicamente da seguinte maneira: "em virtude da Polícia do Rio, estimulada pelo governo do Estado e pelo clube rival, admitir publicamente que não tem condições de garantir a segurança dos torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas, essa diretoria não comercializará ingressos para o evento, pois pelo estatuto o clube é responsável pela segurança dos torcedores e, como a garantia deveria vir da polícia, que se julgou incapaz, não vamos nos responsabilizar pelo que não podemos garantir nem expor nossos torcedores a mais violência";

3 - Processar a CBF, a Federação, o governo do Estado, a Polícia e o Flamengo pelos prejuízos do clube por não poder vender ingressos e por nãop poder oferecer aos seus torcedores oficiais um dos jogos prometidos;

4 - obter laudos independentes (já existem) atestando que as condições do Estádio olímpico são até melhores do que as do Estádio jornalista Mario Filho;

5 - Mostrar que com o Maracanã fechado clássicos foram realizados em Volta Redonda e em São Januário;

6 - Diante disso, proibir o CR Flamengo de atuar no Estádio Olímpico em qualquer situação, exceto como visitante;

Aos torcedores do Botafogo, torcedores oficiais ou não, cabe repetir o item 3:

1 - Processar a CBF, a Federação, o governo do Estado, a Polícia e o Flamengo pelos prejuízos dos torcedores por não garantir a segurança dos mesmos em um evento esportivo;

2 - Processar o estado não como torcedores, mas como cidadãos pela ineficiência, incapacidade, incompetência, má vontade da PM em não quer e dizer que não pode cumprir suas obrigações;

3 - Clube e torcida deveriam fazer algo para localizar as vítimas de arrastão nas cadeiras azuis no jogo 2 da final deste ano, neste mesmo estádio onde a PM alega ser mais seguro. Vale lembrar que a PM nada fez para coibir a horda de marginais que aterrorizou as Famílias Botafoguenses, que ao pedirem socorro ainda foram agredidos também por funcionários da SUDERJ.


Isso é ujm escárnio, um absurdo, me sinto amplamente ofendido como torcedor mas principalmente como cidadão.

Não quero trasnformar isso em algo político, mas podemos dar a resposta na urna defenestrando o senhor Crivella e seu asqueroso Cimento Social mas também esse carreirista calhorda, escroto, desgraçado desse Eduardo paes, ex-amiguinho do Prefeito, que fez graves denúncias contra o presidente, querendo até impéachment e agora se apresenta como candidato do presidente.

Esse calhorda tomou a iniciativa e botar estátua do Zico no Maracanã e preparou tudo para repassar o maracanã a este clube que não conseguiu sequer manter um campinho na Barra.

Esse pilantra é da corja de Chiquinho da Mangueira, que vivia sumindo com dinheiro público dando os tais "banhos de eucalipto" no Maracanã, fora que as obras eram de igreja, eternas e inúteis.

Pra quem não sabe, esse cara é o candidato do Tráfico na Mangueira. Só ele e protegidos dele podem subir a Mangueira pra fazer campanha. Subam lá e falem nome de outro candidato senão o tal Tijolo e vão parar no Microondas.

Esse Chiquinho primeiro sumiu com o busto do Garrincha, e depois o pôs na porta do banheiro (nessa reinauguração pelo menos peguei autógrafo de Mestre Didi, Furacão Jair e PC Caju), e só após muitos protestos voltou à posição original.

Aliás, Eduardo Paes disse que quer fazer uma grande estátua de Zico e pôr num local bem nobre "para que não aconteça o mesmo que com o busto do garrincha, que todo mundo depreda, agride e cospe".

Ah, então com o do Mané podem fazer isso e com o do derrotado não?

Tem muito Botafoguense que até gosta mais de clássico no maracanã, é opinião de cada um. Eu, depois do arrastão nas cadeiras, só vou contra marginais se for na nossa casa, mas isso é opinião de cada.

O fato é que se o Botafogo quer atuar em casa, tem todo o direito de fazê-lo e não tem PM que faça joguinho sujo pra levar tudo pro esqueminha viciado do Maracanã.


Vão pro inferno todos eles e que o Botafogo seja firme nisso porque, se fosse entre nações, eu diria que é questão de soberania."


Por Fernando Lôpo

Rodrigo Federman disse...

É, Vinicius!
E o nosso "co-irmão" nem tenta nos ajudar a convencer a PM, né?
Ah, Botafogo....filantrópico...ingênuo...amador!
Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

E ainda tem a despesa com as altas taxas cobradas pela Suderj pelo aluguel do Maracanã, que não são baratas. Pelo contrário, são caríssimas. Existe um acerto desse órgão estadual para cobrança de taxas mais acessíveis junto à dupla Fla-Flu, maiores habitués hoje em dia do maior do mundo. Tal ajuste inexiste para outros clubes, como Botafogo e Vasco, que, por qualquer motivo, tenham que exercer seu mando de campo no Maracanã. Eu sugiro que o Bebeto recorra. Nada resultando, ele deve avisar ao Ricardo Teixeira que a conta do prejuízo será mandada à CBF, pois a entidade deve arcar com as conseqüências da mudança.

Rodrigo Federman disse...

Chico, falou tudo, amigo!
É o mínimo que o Bebeto deve fazer.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Meus amigos alvinegros, nao é possível, mas parece-me que só eu consigo vislumbrar a formaçao de quadrilha ?
Está as claras que o presidente que se faz de bom moço (leia-se Bebeto de Freitas), esta atrelado a essa safadesa com os dirigentes do flamerda.
O Bebeto de Freitas virou as costas para o nosso botafogo. E repito, está atrelado com a mulambada visando lucros.
Essa barbaridade de transferir o jogo para o maracana chega as rais do inacreditável.
UM ABSURDO.
Pois bem, formou-se a quadrilha, e que assim se perfaz:
Os pútridos dirigentes do flamerda;
CBF;
PM'
E por fim ele, o presidente do GLORIOSO, bebeto de Freitas.
Caso se confirme essa aberraçao, a torcida do botafogo há de se manifestar como grandes, e nao se apequenar, como está fazendo o Bebeto, pois como já dito, ele esta visando lucros, ou melhor, se vendendo como uma prostituta barata.
Espero estar profundamente enganado, mas infelizmente é realidade.
Aguardemos o deslinde.

snoopy em p/b disse...

votei na final do carioca.
cara, aquele jogo marcou a temporada.
é como no ano passado. tudo teria sido diferente se tivéssemos sido campeões cariocas. outros títulos viriam.
neste ano, foi a mesma coisa.
depois daquela derrota, só vieram as tristezas...
então, fico com essa opção, que não foi a vencedora.

rodrigo,
estou pra surtar, amigo.
não estou agüentando a temperatura e a sequidão em brasília.
aqui, de julho a setembro é sempre seco e quente, mas, amigo, já estamos em final de outubro.
ONTEM, A TEMPERATURA FOI A MAIS QUENTE DA HISTÓRIA DA CAPITAL E, JUNTE-SE A ISSO, 17% DE UMIDADE DO AR.
cara, é o que eu costumo dizer, é o fim do mundo chegando aí...

pelamordedeus!!!

vc me ligou ontem, mas não pude atender. vi sua mensagem e só me restou rir dela... hehe
é cada uma!!!

um abraço!

Rodrigo Federman disse...

Caro anônimo, respeito totalmente o seu ponto de vista, mas ainda quero acreditar que o Bebeto está sendo dominado pela ingenuidade, e não "maldade".
Mas claro, as "coincidências" permitem que imaginemos o contrário tb.
Independente disso, concordo que os botafoguenses precisam protestar de forma marcante contra esta roubalheira descarada.

Fábio, não me lembre daquele domingo no Maraca, amigo...rs!
Ah, e outra coisa: Eu tenho alergia ao sol, calor, etc.... por favor, este detalhe vc deixa passar para não me desesperar, afinal, dezembro tá ai! rs!

Abs e SA!!!

DRP disse...

Rodrigo, o maior problema do chororô foi a renúncia e a volta do presidente.

Se só o time chorasse, eu acho que aquele sentimento até de orgulho que sentimos ao ver aquela cena pela primeira vez permaneceria.

O problema é que o presidente decreta o fim do mundo e renuncia (por causa de um jogo! e do estadual!). E na verdade, a renúncia foi um enorme exagero, uma enorme frescura, mas se ele a mantivesse, seria um cara de princípios, que mantém as crenças e as decisões, por mais dramáticas que elas sejam.

Então, na verdade, penso que o pior momento foi quando o Bebeto voltou. Não por ele, que fique claro. Porque a volta dele deu razão aos que diziam que foi um piti, um ataque de perereca e que isso era coisa de chorão, frouxo, etc etc etc.

Sem contar que foi justamente quando ele voltou que deixou claro que estava com o saco cheio disso tudo e a partir daí a coisa degringolou de vez.

Bom, é a minha opinião.
Abraço,
Danilo

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Danilo!
Concordo que naquela volta o "saco" do Bebeto ficou "cheio".
É aquele negócio....muita paixão, pouca razão!
E entramos no velho assunto do amadorismo, e não profissionalismo! enfim...venha 2009!rs!

Abs e SA!!!