25/10/08

Venceu, mas não me convenceu



Fiquei muito feliz com a vitória por 3 a 0 do Botafogo sobre o Ipatinga. Até porque, eu falei neste Cantinho Botafoguense, que não acreditava no triunfo alvinegro, em meio a crise que está instalada em General Severiano.

Agora, a minha empolgação para por aqui.

Sim, amigos! Parabéns pelos três pontos, e "ponto final". Não podemos esquecer que a vitória foi diante do pior time do Brasileirão e mesmo atuando fora de casa, a obrigação de vitória era única e exclusiva do Botafogo.

Apesar do bom resultado, os jogadores não conseguiram queimar a minha língua, pois o time continua mal, sem padrão tático, comando, e me pareceu sem muita empolgação em disputar a partida (será o salário atrasado?).

É claro que o forte calor em Ipatinga e o péssimo gramado do estádio contribuíram para o fraco espetáculo. Mas de qualquer forma, o GLORIOSO continua sem convencer.

A tarde foi do goleiro Renan e dos volantes. O resto foi definitivamente "resto". Inclusive o treinador, que vetou a imprensa durante a semana e mostrou que realmente não tem coerência e condições de mudar o esquema tático da equipe. As substituições do Ney Franco são "seis por meia dúzia" e a torcida continua não entendo a não utilização de alguns atletas, como o Ferrero e Lucas Silva.

Para evitar o argentino, o "professor" escalou (pela primeira vez) o seu "peixe", Emerson. No caso do apoiador, as preferências serão sempre por Zé Carlos e Thiaguinho.

Só para não perder o costume: Fora, Ney Franco!

Não estou de mau humor, mas a partida em si não merece muito destaque.

Mesmo jogando para o gasto, o Botafogo nunca foi ameaçado e/ou imprensado pela péssima equipe mineira. O problema, porém, era a tarde pouco inspirada dos laterais, Carlos Alberto e Wellington Paulista.

O GLORIOSO não conseguia chegar com o mínimo de inteligência ao gol do Ipatinga. Para compensar a falta de inspiração, Leandro Guerreiro recebeu uma bola no meio, foi avançando (procurando alguém para tocar a bola) e soltou a bomba quando se aproximava da área adversária.

Resultado: Um golaço. Raríssimo na carreira do Leandro, que justiça seja feita, mostrou o futebol do ano passado e em minha opinião, foi o melhor da equipe.

Aproveitando a falta de cobertura do lado esquerdo alvinegro (Triguinho e Edson), o Ipatinga tentava algumas investidas. As que passavam pela zaga botafoguense, esbarravam no Renan, que pegou muito.

Quando o jogo seguia morno, o Botafogo teve um escanteio a seu favor...

Após a cobrança e "bate-rebate", a bola sobrou para o Diguinho, que deu um leve corte no zagueiro e chutou de biquinho para o gol. Era o segundo do GLORIOSO!

No mais, o primeiro tempo só teve outros três gols perdidos pelo Botafogo. Um com o Carlos Alberto, outro com o Wellington Paulista e o último depois de um chute do Jorge Henrique.

Na volta do intervalo, o técnico do Ipatinga trocou dois atletas e o Ney Franco, para variar, nada alterou.

Os primeiros quinze minutos foram de domínio mineiro, com o Botafogo acanhado no seu campo e sem conseguir armar um único contrataque.

Os laterais estavam nulos e o ataque não trocava dois passes. Era hora da primeira mudança. No banco estavam, por exemplo, o Fábio e Lucas Silva. Nada que empolgue, é verdade, mas com o Carlos Alberto e Wellington apagados, seria uma tentativa, né?

Que nada!

O "professor" preferiu sacar o Túlio (e deixar os dois de frente, mais o Alessandro, Triguinho, etc...) e colocar o Thiaguinho. Depois, uma troca básica: Zé Carlos no lugar do Triguinho. E por fim, após sentir uma pancada, o Diguinho saiu para a entrada (estréia) do Emerson.

Nada de Lucas. Nada de Fábio. Muito menos o Ferrero, que nem esteve no banco de reservas.

Ah, repararam no time em campo? Renan, Alessandro, Renato, Edson, Emerson, Zé Carlos, Leandro, Thiaguinho, Jorge Henrique (correndo sozinho) e os discretos Carlos Alberto e Wellington.

Toda esta força ofensiva contra o lanterna Ipatinga. Ah, e vencíamos a partida!!!

Para que atacar, né? Vamos fechar o time, pois o adversário é experiente. Uma resposta "cognitiva"? Não! Uma resposta "Ney Franqueana", ou seja, covarde, fraca, desestimulante, etc...

O jogo ficou arrastado. Chato mesmo!

Eu só esperava pelo apito final e os três pontos, pois precisávamos desta vitória para dar uma relaxada no domingo.

E após uma última investida, a velocidade do contrataque alvinegro matou a defesa do Ipatinga e resultou no "tiro de misericórdia" do Thiaguinho.

Em seguida, o apito do árbitro: Botafogo 3 a 0 e as pazes com a vitória.

Apenas com a vitória, pois a torcida não pode se deixar enganar com o resultado. Deve comparecer na próxima partida (contra o São Paulo), mas não esquecemos o momento e as cobranças se fazem necessárias aos jogadores e dirigentes botafoguenses.

Amigos, como eu disse no início do texto, esta sábado foi diferente: Não vivi intensamente o clima da partida (e consequente vitória).

Calma! O amor não apagou, nem diminuiu. Acontece que todos os profissionais (e a grande maioria dos amadores) do GLORIOSO precisarão fazer muito mais para reconquistar um pouco da minha confiança, respeito e torcida.

O Botafogo acima de tudo e sempre. Mas a partir de agora eu serei mais seletivo na escolha de quem merece intensamente os meus aplausos e incentivos.

A culpa de tanta "indiferença"? É de todos que estão aprontando com o nosso GLORIOSO Botafogo, meus amigos.

Repito: Valeu pelos três pontos. Apenas isso...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 3 X 0 IPATINGA

1- Renan: Pegou tudo - 8,0

2- Alessandro: Nulo na defesa, inexistente no ataque - 3,0

3- Renato Silva: Boas antecipações e só. É o seu limite - 6,0

4- Edson: Lento demais. E o Ferrero, meu Deus do céu? - 5,0

5- Túlio: Fazia uma partida tática, sem muito brilhantismo técnico - 6,0

6- Triguinho: Igual o Alessandro. Só muda o lado do campo - 3,0

7- Jorge Henrique: Cresceu no segundo tempo, quando mais uma vez (igual o jogo contra o Estudiantes) se viu obrigado a marcar, criar e concluir sozinho - 6,5

8- Diguinho: Joga muito mais, apesar de não ter feito uma má partida - 6,5

9- Wellington Paulista: A bola bate e volta - 3,5

10- Carlos Alberto: Errou praticamente tudo que tentou - 4,5

11- Leandro Guerreiro: Não perdeu nenhuma bola e foi um leão como líbero. Os bons tempos voltaram? Tomara que sim - 8,0

12- Thiaguinho: O gol e nada mais. Tá bom - 6,0

13- Zé Carlos: Nada e nada mais - Sem nota

14- Emerson: Pra quê e por quê? - Sem nota

Ney Franco: Fraco. Não sabe mexer no time e insiste com peças desgastadas perante a torcida. Está fritando o Ferrero e Lucas Silva e viu a necessidade de "vender" o seu "peixe" com urgência, pois a temporada está terminando... - 4,0

9 comentários:

Saulo disse...

Olha, o Botafogo conseguiu uma boa vitória para acalmar um pouquinho o ambiente no clube que não está legal. Mas, vai ser muito difícil em conquistar uma vaga na Libertadores que pra mim já era. Não podemos nos iludir com essa vitória porque foi em cima do pior time do campeonato. Ainda continua conturbado o ambiente interno do clube e alguns jogadores estão insatisfeitos por falta de salário.
No jogo contra o Ipatinga eu gostei da atuação do Leandro Guerreiro e não foi só pelo golaço que ele fez e sim pela luta dentro de campo.

Rodrigo Federman disse...

Saulo, concordo contigo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caso o salário dos jogares sejam pagos essa semana, eu ei de acreditar em uma remota classificaçao p libertadores. Como a quitaçao salarial está +- próximo a marte, o que nos resta é torcer contra os pútridos (leia-se mulambus).

Anônimo disse...

Interessante como aparece o futebol do LG contra times FRAQUISSIMOS.

DRP disse...

É Rodrigo, perdi a aposta... ainda bem! Que essa vitória de hoje me ensine a ser cognitivo...

Abraço,
Danilo

Anônimo disse...

Rodrigo,
Estive em Ipatinga......O Calor era infernal,juntando com alguns perebas até que a vitória foi boa....
Fora neyfraco....O que é aquilo?,triguinho e WP. CA fora de posição.
Leandro Guerreiro o melhor em campo,seguido de Renan e Diguinho...O resto??bom deixa prá lá.
Um bom domingo.
Geninho.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, eu acho mais viável nós torcermos contra os molambos, cara.
Considerando o aproveitamento de quem está na nossa frente, creio que a Libertadores seria quase um milagre.

Edmo, no ano passado ele foi bem, vai. Esse ano esteve muuuuito mal, mas ontem (independente do adversário), jogou uma boa bola. E mesmo sendo o Ipatinga, o LG teve trabalho!

Danilo, só não vale se inscrever em intensivão do NF, ok?rs!

Fala, Geninho!
Na hora que vi aquele sol, eu lembrei de vc, amigo.
Cara, joguinho bem mixuruca, né?
Mas pela tv, eu nem colocaria o Diguinho no nível do Renan e LG!
O time realmente esteve muito mal. Bom, pelo menos foram 3 pontos que desta vez não deixamos para o lanterna do campeonato, né?

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, não vi o jogo ontem porque tinha uma apresentação minha no Rio, mas não foi só por isso, depois do jogo contra o Santos, que o time no segundo tempo jogou para não ganhar, decidi dar um tempo. Todos que comentaram o jogo contra o Ipatinga foram unanimes em apontar os dois melhores em campo: LG e o Renan. Gosto muito do LG e também do Renan que deveria ser o titular. O RS é limitado, mas pelo menos é esforçado e sua a camisa, outros que se acham craques as vezes somem de tão "bons que são". Interessante esta história dos salários, ou a crise que está acontecendo no Botafogo. Nos outros clubes não acontece isso, mas no nosso clube, qualquer coisa é motivo para tanta polêmica. A maioria dos clubes deve salários e ninguém fala nada, e os jogadores continuam correndo. No Fogão é uma tempesdate. Não que eu seja a favor dos atrasos de salários, mas dá um tempo. Veja o caso dos frufrus. Aquela história dos ingressos acabou? E os premios e salários atrasados dos mulambos e no Vasco. E a crise do Coritiba, que só perdeu de cinco pros mulambos por causa disso. Sobre o Ipatinbga, concordo que ele é fraco, mas os framengo pra ganhar deles no Maracanâ penou. Timeco esse dos mulambos, mas recebe tanta força da mídia que consegue ase superar, ao contrário dos nosso jogadores, que são sempre criticados. Contra o vasco os mulambentos ganharam por acaso, mas é o melhor time do mundo. Juan jogar ba seleção, deve ser lobby, esse cara é muito fraco, ele e o Leonardo Moura só jogam bem contra times medianos e no Maraca. Tirando aquele microcéfalo do Bruno não vejo nada nesse timeco. Pra ser sincero, também acho o Botafogo fraco, mas ver Grem,io, Flamengo e Palmeiras na nossa frente éw duro, pois são times de medianos prá ruins, ruins mesmo. Pobre futebol o nosso. E pensar que nossos "craques" perderam o título para times que estão disputando para não cair. Como diria o insquecível João Saldanha "vida que segue". A propósito, este é talvez o pior Campeonato Brasileiro da história, o nível técnico é baixissimo, incluo também as arbitragens, que na verdade sempre foram ruins, mnas de uns anos prá cá, piorou muito. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Sérgio!
Como foi o concerto?
Amigo, o que vc falou é a pura verdade: Campeonato nivelado por baixo e elenco por elenco, o Botafogo (mesmo com todas as carências), tem um dos cinco melhores. Mas o do Grêmio realmente não é melhor do que o nosso e ainda assim eles estão lá em cima.
Estaríamos pau a pau com os gaúchos se não tivessemos deixado pontos para a Portuguesa (6), Náutico (2), Vasco (2), Unimed FC (4)...Estaríamos com 63, amigo!
Isolados!
O problema que o "mas" não existe no futebol, né?
Vida que segue!rs!

Abs e SA!!!