09/10/08

Vitória com três capítulos especiais



O Botafogo derrotou o Vitória por 3 a 1, chegou aos 46 pontos na tabela de classificação e continua vivo na briga pelo G4 do Brasileirão.

A equipe baiana dominou completamente a partida até os 30 minutos do primeiro tempo. Eu duvido que o botafoguense acreditasse na virada alvinegra, tamanha era a desorganização do time comandado pelo Ney Franco. Até que a expulsão do zagueiro adversário mudou totalmente o panorama do jogo...

Antes da breve análise da partida, explico o título do post.

Pensando bem, acho que nem precisa de explicação, afinal, os três gols do Botafogo tiveram "temperos" diferenciados.

O primeiro, marcado pelo argentino Zárate, enfim, titular da equipe.

Carinhosamente chamado de "Bolota" aqui no Cantinho Botafoguense, o Zárate foi - em minha opinião - o maior destaque do time, impressionando pela velocidade, dedicação e agilidade para quem tem todo o seu "corpanzil".

Gol de quem vive na área. Gol de camisa 9 (apesar de ter atuado com a 7). Gol de centroavante nato. Curiosamente a nossa maior carência atualmente.

O segundo momento da noite foi o lindo gol do Lúcio Flávio, em um toque de raro talento.

Não é novidade (e nunca dissemos o contrário) que o "maestro" sabe jogar bola. O problema é que nem sempre ele está disposto. Ultimamente andava muito sumido e o banco de reservas continua sendo necessário para que o Lúcio volte a render o que dele esperamos.

De qualquer forma, a hora escolhida para "brotar" foi fundamental, pois estava decretada a virada alvinegra.

Por fim, o mais impressionante fato da noite: Escanteio para o Botafogo; Lúcio Flávio cobra e...
...gol de cabeça! André Luis, premiado pelo excelente segundo tempo.

Faz tanto tempo, que eu nem lembro quando havia sido a última vez que o capitão botafoguense cobrou um escanteio/falta que resultou em gol de cabeça do GLORIOSO. Bom, ele veio na hora certa e contra um adversário que briga diretamente por uma das vagas no G4.

Enfim, três lances curiosos que permitiram o reencontro do Botafogo com a Vitória no Brasileirão.

Voltando rapidamente à partida...

Depois que o Vitória abriu o placar (com toda a justiça), pensei: "É, desse jeito, o empate será - outra vez - bem vindo".

O Botafogo era dominado por inteiro, não tinha meio de campo e o ataque batia cabeça, já que o Wellington Paulista não entendeu que ele exerceria a função de segundo atacante. Assim, dividia espaço com o Zárate, que se movimentava mais do que o companheiro.

Tanto é que, com o marcador ainda zerado, o argentino fez uma jogada de ponta e cruzou para a área. O Wellington tentou um gol de efeito e a bola saiu para a linha de fundo.

A rigor, foi tudo que criamos até a expulsão do zagueiro do Vitória. Aí sim, o time aproveitou o descontrole emocional dos baianos e partiu para cima (com o Gil substituindo o Alessandro).

Túlio foi deslocado para a ala direita e mostrou para os laterais de ofício como se cruza uma bola na área. Resultado: Gol do Zárate que saiu comemorando feito um louco (eu confesso que também gritei demais).

Mesmo com a igualdade no placar, o Vitória continuava melhor no primeiro tempo. Nem parecia com um jogador a menos, pois aproveitava o "bate cabeça" generalizado da defesa alvinegra: Renan não falava com o Renato Silva, que não entendia o André Luis, que não dava atenção pro Triguinho, etc...

Era hora da segunda etapa. Era a hora do Botafogo provar para os 6 mil alvinegros no Engenhão (e milhões pelo mundo afora) que o time quer manter a chama acesa no campeonato.

Apesar do Vitória ter recuado de forma absurda, o GLORIOSO não tinha um padrão de jogo definido. O "abafa" era instintivo e geralmente não resultava em perigo ao Viáfara.

De repente (ainda não sei o motivo) o Ney Franco resolve tirar a nulidade chamada Gil e colocar o Zé Carlos (vulgarmente conhecido como Zé Cansado). Neste momento eu soltei mais uma palavra de baixo calão, já que tínhamos um atleta em campo, precisávamos da vitória e por mais que seja horrível, o Gil é atacante, enquanto o Zé, meio campista.

Graças a Deus, a "velha companheira" (sorte) do Ney Franco deu as caras.

Depois de uma leve pressão na área do Vitória, a bola sobrou na entrada da área para o Lúcio Flávio...

Eu gritei: "Chuta! Chuta!", mas o Lúcio esperava a bola cair lentamente, enquanto os marcadores chegavam para o bote...
...tudo calculado: Um lindo gol por cobertura, medido com precisão e calculando a força do vento e todas as suas variáveis.

Era festa! Há quanto tempo o Botafogo não virava uma partida?

Seis minutos depois, escanteio para o alvinegro.

De novo, falei: "Lá vem o Lúcio com aquelas suas bolinhas...".

Cruzamento na cabeça do André Luis e bola no ângulo do gol adversário. Era o terceiro do GLORIOSO, que finalmente confirmava os três pontos.

A torcida parecia não acreditar que a sorte voltou a sorrir para o Botafogo, e os gritos de "olé" foram o auge da noite, que teve três gols, que classifico como "especiais".

É claro que sendo o Botafogo, precisaríamos passar por um susto até o final da partida. Apesar de ter sido um mero torcedor no segundo tempo, o Renan provou o seu valor e salvou um "tiro" do atacante baiano.

Agora sim! Vitória, meus amigos! Três pontos, meus amigos! Ufa, meus amigos!

A situação continua difícil? Bastante. Até porque, os resultados da rodada foram todos desfavoráveis. De qualquer forma, fizemos a nossa parte. E foi importante, pois nem isso andávamos fazendo ultimamente.

Próxima escala: Argentina.

Um empate contra o Estudiantes pode ser considerado bom resultado, mas as voltas do Carlos Alberto e Jorge Henrique permitem que eu fique um pouco mais empolgado, pois os dois (principalmente o meio campista) mostraram a falta que fazem ao time.

Ah, e se der tempo (e a diretoria deixar de incompetência), façamos de tudo para inscrever o Zárate na Sul-Americana. Ele é fundamental e mesmo sem ser um gênio, já apagou a péssima impressão deixada na sua estréia, diante do Náutico.

Eu diria que depois do Grêmio e Vitória, o saldo do Zárate é positivo e a titularidade torna-se obrigatória.

Vamos pra cima dos hermanos, Fogão!

OBS: Em tempo, os amigos me alertaram para a empolgação após a vitória de ontem. Esqueci completamente que antes do Estudiantes, enfrentaremos o Santos no próximo dia 18/10, ainda pelo Brasileirão.

Portanto, peço desculpas pela "falha técnica".

Um peixinho frito no outro final de semana e depois sim, "pra cima dos hermanos"!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 3 X 1 VITÓRIA

1- Renan: Não foi falha, mas acho que o Renan poderia ter saído mais decidido no gol do Vitória. No resto, esteve bem quando foi exigido - 6,5

2- Alessandro: Horrível até sair com dores na coxa - 4,5

3- Renato Silva: Será que o Biruta é o mascote alvinegro ou o zagueiro? 5,5

4- André Luis: Segundo tempo perfeito e coroado com gol - 7,0

5- Túlio: Arrumou o time quando passou para a ala direita - 6,5

6- Triguinho: Ruim na marcação. Péssimo no apoio - 4,0

7- Zárate: Gol, movimentação, vontade e dedicação. A torcida aprovou - 7,0

8- Diguinho: Depois que o Túlio passou para a ala, ficou sobrecarregado no meio de campo, o que resultou em vários passes errados. De qualquer forma, é o pulmão da equipe - 7,0

9- Wellington Paulista: Sentiu a mudança de posição e apesar da luta, não esteve bem - 5,0

10- Lúcio Flávio: Estava mal até o momento do seu gol. Ainda cobrou um escanteio correto (milagre). Precisa ser mais regular - 6,0

11- Leandro Guerreiro: Cresceu na segunda etapa, mas continua longe do Leandro de 2007 - 6,0

12- Gil: Pouco tempo em campo. Suficiente para encerar o lado esquerdo - 5,0

13- Zé Carlos: Se não comprometeu, também não fez nada que tenha acrescentado - 5,0

14- Luciano Almeida: Menos de cinco minutos... - Sem nota

Ney Franco: Intriga o fato de só utilizar as mesmas peças. Nunca pensa em mesclar jogadores e esquemas. É previsível e conta exclusivamente com a sorte - 5,5

12 comentários:

DRP disse...

Rodrigo, só uma coisa: o jogo na Argentina é só dia 21/10. Antes, a gente ainda pega o Santos.

Abraço,
Danilo

Anônimo disse...

Próxima escala: Argentina?
Não seria Engenhão, dia 18/10, contra o Santos ? Acho que vc se empolgou... hehehe

Saudações Alvinegras !!!

Cara de 30 disse...

Excelente descrição da partida. E que venha o Santos antes do Estudiantes!

Abraço!

Anônimo disse...

Beleza, Rodrigo.

Sobre o NF, eu não falo mais. Não espero mudanças nele até o final do campeonato.
Sobre o jogo, é incrível como você não deixa nada pra gente falar, hehehehe. Vai ser comentarista bom assim lá no cantinho, hehehehehe.
Te confesso que nem vi o 1º tempo direito, de tão irritado que eu estava. O gol do Zárate animou um pouco, mas até o final do 1° tempo, nem dei muita atenção ao jogo. No 2º, foi diferente, mais relaxado depois de algumas cervejas assisti a mais uma vitória.
UH! TERROR! ZÁRATE É MATADOR.
E é só... Por enquanto...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Danilo, Dudu e Cara de 30! Realmente a empolgação tomou conta!
Não vejo a hora de pegarmos o Veron.
Esqueci que tem a merda da seleção da CBF na semana que vem!
Valeu pelas lembranças e correções, amigos.

Grande, André! Hahaa!
Que isso, cara!
Agradeço as palavras, mas cada um de vcs que colabora aqui, deixa uma contribuição SEM IGUAL. Vc vê, eu esqueci do Santos e o pessoal já alertou!
Essa é a galera alvinegra!
Ah, e o Zárate? Grande surpresa! Grande mesmo!rs!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
quero ver peito do ney franco de botar o w. paulista no banco no próximo jogo.
quero ver o jorge e o el bolota no nosso ataque.

botafogo fez um bom segundo tempo, mas pautado pela desorganização, como você bem falou.

agora, na boa, eu achei que foi falta no gandula... ahuahauhauha
ri muito daquilo.

abraço e sds. botafoguenses!!!

DRP disse...

Rodrigo, agora sobre o jogo: você sabe que tenho um elevado grau de implicância com o Wellington Paulista. O gol inacreditável que ele perdeu porque ao invés de meter a cabeça quis dar voleio quando ainda estava 0x0 aumentou minha antipatia por ele...

E o gol do Zárate aumentou ainda mais! Porque foi um gol que o WP NUNCA fará na vida! No lance, o zagueiro do Vitória sobe abraçado no Zárate, dificultando ao máximo sua subida. Ainda assim, El Mamute subiu, cabeceou e marcou. WP, no primeiro "chamego" do zagueiro, desabaria no chão pedindo pênalti, que quase nunca é marcado.

ô biccho ruim esse WP!

Fernando Gonzaga disse...

sábias palavras Rodrigo!
começo destacando a atuação do argentino, que não precisou ser brilhante para ser melhor do o WP está fazendo a competição inteira...enfim, ele vai ter uma sombra, espero que o Ney tenha boa vontade agora, para sacar o número 9 e colocar o gringo, que com todo corpanzil é mais perigoso que o WP, sem falar das jogadas aéreas....
o Lúcio Flávio, tem o dom de enfeitar as jogadas, porque ele não faz isso sempre??? Ele some durante semanas e depois vem com uma dessas....
O André Luís é bom zagueiro, mas merecia um parceiro melhor, o Renato Silva fez de tudo pra entregar o jogo ontem....não dá mais pra ele...Gil, Zé Carlos, Alessandro e Triguinho, tá na hora de vazar...
abraço!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, segundo o VA, a dupla deve ser JH e WP.
O NF é cagão! Eu duvido que ele coloque o Bolota de cara.
Vai alegar "N" motivos. Ou então, vai torcer para que alguém do meio se machuque e seja obrigado a escalar o gringo.
Amigo, eu juro que achei o gandula mal intencionado naquele lance. Mas eu nem reparei direito, pois eu não parava de xingar o "Gugu Liberato" e o "Olho de vidro" (SporTV), ontem! rs!

Danilo, eu sei bem da sua cisma com o WP. Mas eu reconheço que em grande parte (digo até que, na maior parte) vc tem absoluta razão.
O WP tá cansando com esse negócio de ficar cavando faltas e o Zárate provou que atacante precisa GOSTAR de fazer gols. Nem que seja obrigado a brigar pelo espaço sem desabar!

Fernando, concordo com tudo que vc escreveu.
Amigo, eu desisto de pedir, por exemplo, o Ferrero ao lado do AL! Infelizmente, cansei...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

El Bolooooooooooota!!!
El Booloooooooooooooooootaaaaaa!!!

Estou empolgado com o nosso atacante, não que ele seja um super craque, mas é exatamente o que a gente precisava: Um matador.

Fiquei feliz demais, não que o Botafogo tenha feito uma partida brilhante, mas virar uma partida é algo que levanta o moral da galera.

Será que dá pra chegar? Santos, Ipatinga, ... Será que dá?

Eu estou parecendo um amigo meu que é dispensado pela namorada e diz que "nunca mais", mas aí ela estala os dedos e ele volta correndo. Eu achei que o Fogão não iria a lugar algum, mas depois da vitória eu já estou sonhando novamente com a Libertadores e com o título.

Um abraço.

Anônimo disse...

Caramba, texto brilhante!

E eu pensei que tinha escrito muito, kkkkkkk.

S.A.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha! hahaha!
Muita calma nessa hora! rs!
Mas ae, concordo contigo: Parece que, enfim, achamos um atacante de ofício!

Breno, obrigado, cara!!

Abs e SA!!!