18/11/08

Enquete: Dorival Junior, o preferido da galera



O Botafogo está uma bagunça!

A frase acima é mais do que pertinente. É o retrato fiel da atual situação do GLORIOSO, em meio a uma profunda crise financeira e total insatisfação dos profissionais.

A insatisfação é tanta, que resulta em boicote descarado dos jogadores de futebol, que nem tentam mais disfarçar.

Mesmo com o direito de protestar pelos salários atrasados, eles perdem a razão quando "fingem" que estão trabalhando, afinal, a "agressão" acaba não sendo contra o "devedor", mas sim contra a instituição Botafogo de Futebol e Regatas e seus milhões de torcedores.

O que os atletas fizeram no domingo passado não tem desculpa. Eles simplesmente borraram a nossa história, tradição e glórias. A apatia vista na partida contra o Goiás seria suficiente para uma demissão em massa e por justa causa. Mas não...
...no futebol moderno, jogador tem direitos, porém, responsabilidades mínimas.

Se eu sou o treinador alvinegro, mandaria quase todo o grupo embora depois do vexame do final de semana. Isso se chama "comando". Compromisso. Respeito!

Por um momento eu esqueci que o atual treinador do Botafogo é o Ney Franco: Uma pessoa sem comando. Sem compromisso. E que não impõe respeito algum!

É por essas e outras que, parece, o clube estuda alguns nomes para comandar o time na próxima temporada.

Há quem diga que a primeira opção é pela renovação do Ney Franco, mas já surgem opções nos corredores de General Severiano.

Foi pensando em técnicos que se destacaram (e seriam financeiramente acessíveis) no Brasileirão, que a enquete da semana passada perguntou para os amigos do Cantinho Botafoguense: Qual seria o treinador ideal para o Botafogo em 2009?

O resultado final foi bem disputado nas duas extremidades: Dois nomes com moral e outros dois em baixa...

Dos 57 votos no total, 23 (40%) escolheram o Dorival Junior, que não continuará no Coritiba no ano que vem.

Também foi a minha escolha.

Acho que - entre os nomes citados - é o ideal para uma mudança que se faz necessária no Botafogo, pois o Junior sabe (e gosta) de trabalhar com jogadores das categorias de base, monta equipes ofensivas e tem uma conduta de trabalho bastante rígida. Justamente o que falta no GLORIOSO: Cobrança constante aos atletas alvinegros.

Com cinco votos a menos (18 - 31%), o segundo preferido foi o Vágner Mancini, do Vitória/BA.

O próprio treinador confirmou que já houve uma sondagem de pessoas ligadas ao Botafogo e não será surpresa se ele aparecer em General Severiano assim que o Brasileirão terminar.

É um técnico jovem e que tem um título de expressão no currículo (Copa do Brasil, com o Paulista de Jundiaí). Também sabe trabalhar com garotos e as suas equipes jogam de forma leve e para cima dos adversários. Acredito que seria uma boa escolha, mas a minha preferência pelo Dorival Junior é unicamente na parte disciplinar.

O Mancini não me passa a impressão de ser daqueles comandantes que fala grosso. Parece que ele prefere o diálogo, quando um bom esporro é mais do que suficiente.

Enfim, é apenas uma impressão, mas que pesou e fez a diferença na minha escolha final.

Bem atrás no gosto dos alvinegros, dois treinadores receberam o mesmo número de cliques (8 - 14%): Adilson Batista (Cruzeiro) e o atual técnico do Botafogo, Ney Franco.

Apesar da boa campanha da equipe mineira, o Adilson nunca foi unanimidade entre os cruzeirenses.

Eu já vi ótimas partidas do Cruzeiro, seguidas de outras lamentáveis.

Neste caso, é meramente pessoal. Sabem quando não rola empatia com determinado profissional? Pois é, por mais que o Adilson Batista seja competente, ele não me passa confiança.

Ao seu lado, ele...
...o "professor".

Sobre o Ney Franco, peço permissão para não comentar nada a respeito, pois o "nada" é o melhor que posso falar deste senhor. Obviamente respeito todos os oito amigos que acreditam no trabalho do Ney Franco, mas eu definitivamente não penso da mesma forma...

E o assunto continua sendo o comandante do time em 2009!

Quando eu coloquei no "ar" esta enquete que encerrou, ainda não tínhamos conhecimento de um provável retorno do Cuca ao Botafogo.

Apesar da diretoria alvinegra negar, o relacionamento amistoso e de confiança entre o antigo técnico e o Manoel Renha pode viabilizar a volta do Cuca.

Como eu acho que esta notícia é polêmica, creio que uma nova enquete seja ideal e necessária para analisarmos até que ponto o torcedor botafoguense concorda (ou não) com o nome em questão.

Por isso, pergunto: O que você acha de uma possível volta do Cuca ao Botafogo?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Não participei da enquete, por não acreditar que qualquer desses nomes mencionados pudesse ser o técnico do Botafogo em 2009. Estamos mais para Geninhos que Mancinis. Nossa rota de colisão é mais para Neys do que Dorivais.
Acho que teremos surpresas em 2009. Cuca não é uma opção inviável, mas acho que tambem não será o nome.
Quem viver, verá...
Abraços e suadações ´´angustiadas`` alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Antônio, estou com bastante medo do que vc imagina para 2009! heheheh!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,,, provalvemente o Cuca,voltará.....
Falta confirmar,mas parece que o Renha é padrinho da filha do Cuca.
Um abraço geninho.

Egberto disse...

Fala Rodrigão!
Dorival me parece uma boa opção... o Cuca também. Ele tem o dom de montar times do zero... dá tiros n'água, mas sempre encontra boas peças (guerreiro, jh, etc.).

OBS.: Semana que vem farei uma viagem à trabalho para a sua terra. Vou conhecer a capital capixaba.

Rodrigo Federman disse...

Geninho, eu não sei se o Renha é padrinho da filha dele, mas sei que os dois têm uma amizade e confiança das maiores possíveis!
É aguardar, né!?

Fala, Egberto!
Dos nomes na enquete passada, eu tb acho o Dorival o mais apropriado.
Sobre o Cuca, concordo contigo, mas acho que seria preciso tirar todos os atletas que estiveram nestes dois anos desgastantes para que ele iniciasse do zero!
Ah, me manda um e-mail que marcamos algo, cara.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Cuca não, mamãe!
Cuca não, mamãe!
Cuca não, mamãe!
Cuca não!

Um abraço, Rodrigo.

Rodrigo Federman disse...

Fala, Foquinha!
Acho que vc mudaria a sua resposta se houvesse apenas uma alternativa, entre o Cuca e NF, hein!? hehehehe!
Abs e SA!!!