07/11/08

O Bebeto não é igual o Márcio Braga, Eurico Miranda, Horcades e afins...



Já falei sobre o Bebeto de Freitas inúmeras vezes aqui no Cantinho Botafoguense...

Acho que a sua primeira gestão foi muito boa e praticamente nos tirou da "UTI", afinal, o clube estava falido e rebaixado à série B. Permitiu que os alvinegros respirassem novamente sem a ajuda de aparelhos.

Mas depois de algumas "surpresas" e conhecendo os verdadeiros bastidores do futebol brasileiro, ficou nítido que o Bebeto cansou.

Cansar é de direito da pessoa, mas ele - ainda - tem um cargo. Tem um compromisso com os torcedores botafoguenses, e é inadmissível todo o "auto-exílio" que o Bebeto se deu nestes dois últimos anos no Botafogo. Em especial, 2008, quando desde a derrota na Taça Guanabara, vivemos sem um presidente ativo.

Hoje nós vemos notícias horríveis explodindo na mídia e nos perguntamos: Será que o Bebeto não atentou para tudo isso? Será que todos estes problemas/erros tiveram o "aval" do Bebeto?

Eu não o conheço, mas obviamente sei da sua história como atleta e treinador reconhecido mundialmente. Também já cansei de ouvir milhões de pessoas enaltecendo a pessoa e caráter do Bebeto.

Aliás, eu sei que o referido tem inúmeros defeitos e cometeu vários erros durante a sua gestão em General Severiano. No início, eu achava que o Bebeto poderia ser o maior (e melhor) presidente da história do Botafogo.

Não foi...

Mesmo com tantos equívocos e falhas, eu quero (e vou) acreditar que ele é, foi e será uma das pessoas mais íntegras que já passaram não apenas pelo Botafogo, mas sim, pelo futebol brasileiro.

Aproveitando que opinei sobre o Bebeto, copiarei uma coluna que achei sensacional, e na qual concordo plenamente. Ela foi escrita pelo Alexandre Baçallo, para o Yahoo Esportes:

"Vai embora, Bebeto! Uma carta aberta ao presidente do Botafogo.

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer imensamente os últimos seis anos que você proporcionou aos torcedores do Botafogo. Foram anos mágicos. Está ainda na lembrança, o inferno que você encontrou após ser eleito em 2002. Time rebaixado, sem elenco, sem receitas a receber. Torcedores sem qualquer expectativa de futuro. Escárnio e desprezo dos co-irmãos. A visão do caos.

Sei que foram momentos complicados, mas você se cercou de gente de bem. Uma turma de caras inteligentes e bem intencionados. E logo surgiu o “Botafogo no Coração” e a volta da esperança. Uma grande jogada. A miséria e a tragédia sempre uniram os seres humanos e você contou com isto. A solidariedade entre os seus foi sua maior aliada.

O Botafogo saiu da Segundona para alegria geral. Entretanto, ali já despontava uma nova cor na camisa do Glorioso. O amarelo. Praticamente, a equipe entregou o título ao Palmeiras. Sem maiores problemas, o mais importante era sair do buraco. Desde então, o Alvinegro passou longe de um novo rebaixamento. Mas, título somente o Carioca de 2006.

Ano passado, o amarelo incorporou-se definitivamente no espectro botafoguense. É claro que o Botafogo foi prejudicado pelas arbitragens, principalmente, em jogos decisivos. Não vou aqui ficar lembrando isso. Entretanto, não houve nos grupos de jogadores nestes anos de sua gestão, um verdadeiro líder ou um grande craque que demonstrasse em campo uma predisposição invencível, surpreendentemente corajoso.

Foi bom ver os times de Cuca. Um milagre como aquele da transformação da água em vinho, neste caso, jogadores medianos num time competitivo. Ney Franco esta ai e vem comendo o pão que o diabo amassou para ter o mesmo sucesso. Um sucesso meio Denorex, parece que é mais não é.

De qualquer forma, os botafoguenses são gratos pelo seu trabalho, mesmo deixando as finanças num caos. O mundo todo sofre com isso. Mas os torcedores sabem que a pessoa ética e honesta é um peixe fora d água no futebol. Cada vez que você, indignado, entra em campo, enfrenta um procurador tendencioso e mal-intencionado, um árbitro autoritário e incompetente, você é reconhecido como um destemperado. Um louco, como gostam todos de falar de você. Um suicida.

Vai pra casa, Bebeto. Deixa essa complicação de lado. Vai treinar o melhor time de vôlei do mundo. Vai dirigir uma empresa de gestão esportiva. Vai ganhar dinheiro. Deixa a paixão de lado. Hoje você está isolado no clube. Agora, só falta dinheiro, o resto está ali, prontinho para outros trabalharem. Você não é mesmo de confiar muito nos outros. Então, sai fora e larga o osso para os caras.

Olhando de fora, você vai ver que é o maior culpado pelas agruras que o Botafogo sofre fora de campo. Foi você que quase matou de inveja os outros dirigentes de clube quando pegou o Engenhão. É culpa sua os botafoguenses gozarem rubro-negros e tricolores por não terem estádio.

Foi você que levou sua credibilidade para conseguir a aprovação da Timemania. Nem sei se isso foi bom ou ruim. Mas sei que é culpa sua as comissões de arbitragem da FFERJ e da CBF serem tão cruéis com a escolha dos sopradores de apito. Quem mandou reclamar? Assim como, é culpa sua as sentenças do STJD. Seu time é décimo colocado entre os mais cometem falta. E o time que mais sofre falta no Brasileiro, mas a galera do tribunal não está nem aí. É do Botafogo? 120 dias nele! Não falei para calar a boca?

Veja só a proibição do jogo contra o Flamengo no Engenhão. Será que o PM que fez o parecer vai repetir o documento quando for um jogo da Copa de 2014? Não seria ele rubro-negro, assim como, o presidente da CBF? E o árbitro escalado? Aquele que acha que é mais homem que os jogadores em campo. Aquele mesmo que marcou o único pênalti na história do Campeonato Carioca em uma confusão de escanteio na área. Ele que até já posou para fotos com a camisa do adversário do próximo domingo. Não estou dizendo? Sai fora!

Bebeto, você não é o cara para resolver este tipo de problema. Vai pra casa. Deixa isso nas mãos dos “profissionais do futebol”. Gente que sabe os atalhos e se comunicar com essa raça de dirigentes do esporte. Saia limpo, do jeito como entrou. Não compre essa briga. Você não vai saber lutar com eles. De qualquer forma, os que gostam do futebol do Rio, agradecem o seu trabalho e esforço. Boas férias!".


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

snoopy em p/b disse...

boa!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fabião!!!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Caríssimo Rodrigo:

Não conheço Bebeto em pessoa.
Aliás, só ví o BOTAFOGO jogar uma única vez.
A minha paixão pelo ALVINEGRO (amor é racional!) vem dos tempos do rádio.
Assim conhecí Bebeto. Nas transmissões de jogos de vôleibol. Como atleta levantou diversos títulos pelo GLORIOSO. E nunca, em tempo algum, nem mesmo quando foi campeão do mundo como treinador, escondeu sua paixão maior pelo clube.
Além do mais, é sobrinho de João Saldanha, uma das maiores inteligências alvinegras!
Como duvidar de pessoa de tal estirpe?
Bebeto não cansou!
Ele foi traído, humilhado, garfado, pisado e cagado por todos os judas que o chamavam de "co-irmão".
Com sua sinceridade, amizade, caráter e ingenuidade, transformou-se em Cristo, tripudiado e crucificado por defender sua paixão maior de forma honesta e ordeira, pelos caminhos corretos e normais.
É só verificar o patrimônio dos outros.
Como administrador e militante da área financeira admiro como certas pessoas que sairam do nada, conseguiram amealhar patrimònio pessoal de tão grande monta, dedicando-se exclusivamente ao futebol. E mais: exercendo cargos não-remunerados.
Bebeto foi e é o antônimo desta tralha!
Bebeto conseguiu reerguer o time do fundo do poço, deu-lhe condições que poucos sonhavam que o BOTAFOGO um dia teria. Até estádio pelos próximos tempos possuímos!
E o mais importante: devolveu-nos o orgulho de ser alvinegro!
De sair por aí, de cara ao vento, vestido da GLORIOSA, sem medos, nem temores.
Somente quem vivenciou os anos cinzentos pode avaliar e comparar os momentos distintos que passamos.
Derrapou no final de sua gestão, é verdade!
Mas, possui crédito (e muito) pelo final dos tempos!
Poderia ser mais racional,certamente.
Porém paixão não combina com racional.
Bebeto, continuo seu admirador!
Somos muitos!
E somos GRANDES!

Rodrigo Federman disse...

Herben, sensacional, meu amigo!!!
É isso mesmo.
Ele foi mal e errou no final de mandato, mas o saldo ainda é altamente positivo.
Justamente o que eu tentei dizer e o que o excelente texto do Baçallo retratou!

Abs e SA!!!

Vinícius Barros disse...

O Bebeto é sobrinho do Heleno de Freitas ou do João Saldanha???

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, o Bebeto é sobrinho do JS e primo do Heleno.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e amigos,

Puxa vida!! Como gostaria de estar exaltando o Bebeto agora... Ele merece realmente que agente o reconheça... Acho ,sinceramente, que ele falará uma hora ou outra, tudo o que se passou nesses 6 anos... Não imagino ele calado por muito tempo, até porque ele está colocando a sua credibilidade à prova... Mas é de se estranhar essa relação dele com a tal da ability... Ainda que pese que outros clubes utlizem do mesmo artifício... O Palmeiras com a traffic, é um exemplo... Mas me parece que o luxemburgo mete a colher quando a coisa desanda...
O fato é que aqui na cidade, há quase uma certeza de vitória dos mulambos, ainda que a procura de ingressos não seja a esperada, pois como se sabe, o Botafogo, como mandante, reajustou o preço dos ingressos em 30%.Mas eles já contam com essa vitória, eu posso atestar...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, eu tb acho que ele - uma hora ou outra - precisa vir a público e explicar tudo o que aconteceu, pois como vc disse, a sua credibilidade está em cheque!
Ah, deixemos os molambos comemorarem antecipadamente....
Sabemos no que isso dá, né? rs!

Abs e SA!!!