02/11/08

O freguês se rebelou...e venceu



O Botafogo perdeu sete anos de invencibilidade diante do Atlético MG nesta noite.

A vitória de 2 a 1 do time mineiro também pôs fim a qualquer anseio carioca à uma vaga na Libertadores de 2009. Resta aos botafoguenses se contentarem com mais uma Sul-Americana...

O Ney Franco promoveu duas estréias na equipe (Emerson e Rodrigo Sá), alegando que alguns titulares precisavam ser poupados para a partida de quarta-feira, contra o Estudiantes.

Eu concordo em poupar o Renato Silva, afinal, mesmo não gostando do zagueiro, reconheço que ele é um dos mais sérios e dedicados. Além disso, é o jogador botafoguense que mais entrou em campo na temporada. Agora, poupar o Leandro Guerreiro? Por que, se ele nem é titular do time? Se for para pensar nesta linha, o Diguinho deveria ter descansado.

Coisas do Ney Franco, que adora passar uma imagem do que não é: Inteligente e estrategista.

Obviamente que o treinador alvinegro também estava louco para colocar os seus "peixes" em campo, visando uma rápida transferência no final do ano, afinal, o Emerson e o Rodrigo Sá foram indicados pelo Ney Franco, que não está garantido em 2009 (e se depender da minha torcida, estará bem longe de General Severiano).

O Botafogo teve controle dos primeiros quinze minutos de jogo, quando chegou a meter uma bola na trave atleticana. Mesmo sem atuar bem, os cariocas aproveitavam a fragilidade técnica do adversário e alguns espaços por onde o Carlos Alberto tentava jogadas individuais.

Bastou o apoiador botafoguense dar uma sumida, que o futebol da equipe desapareceu junto...

A partir de então, o Atlético equilibrou o confronto e passou a chegar com mais frequência ao gol do Renan, que defendia todas as bolas com bastante segurança.

De repente, uma jogada isolada de um defensor atleticano resultou em penalidade a favor dos mineiros...
...cobrança bem feita no ângulo do arqueiro alvinegro, que nada pôde fazer.

Ainda eram 20 minutos da primeira etapa e o Botafogo não conseguiu produzir nada mais nos 25 minutos finais.

Quando se está em desvantagem no placar e você passa a semana inteira dizendo que o time briga por uma vaga no G4, o que se faz no vestiário, antes do segundo tempo?

Nada.

Principalmente quando o treinador é o Ney Franco: Medroso, sem critério...
...me desculpem o termo e a falta de educação, mas temos um comandante burro. Muito burro!

Com a partida amarrada e o Atlético ligeiramente melhor, o GLORIOSO voltou da mesma forma para a segunda etapa: Desorganizado, errando vários passes e na dependência única de algum lampejo do Carlos Alberto, que alternava boas e más joagadas.

Para piorar um pouco, um dos "peixes" do Ney Franco resolveu dar uma "mãozinha extra" e justificar a sua contratação e titularidade...

Rodrigo Sá foi justamente expulso após falta no jogador atleticano, que iria ao encontro do Renan.

Agora seria mais complicado, pois se com onze em campo o negócio tava feio, difícil seria imaginar com dez. Mas eu arrisco a dizer que curiosamente o time melhorou com a expulsão do volante...

E o empate alvinegro não demorou. Aliás, ele veio da única forma possível, ou seja, na individualidade do Carlos Alberto, que é a exceção técnica do Botafogo. O apoiador ganhou do zagueiro no jogo de corpo, fingiu que chutaria duas vezes e na terceira não bobeou: Encheu o pé com raiva e correu para os braços dos companheiros.

A partida se arrastava sem graça, com lances isolados das duas equipes, até que o Thiaguinho sentiu cãimbras e foi substituído pelo Edson, que perdu um gol incrível no final do duelo...

Ah, e não podemos esquecer a saída do Wellington Paulista (atacante) para a entrada do enfeitado Eduardo.

Diferentemente do Ney Franco, o treinador atleticano foi inteligente e ousado: Colocou três homens de frente que mudaram o panorama do jogo.

Já no finalzinho, bola cruzada na área botafoguense e gol do Atlético. Aliás, o gol da quebra da "freguesia".

A alternativa do abafa alvinegro veio com a excelente substituição do Triguinho pelo Luciano Almeida. Principalmente quando tínhamos o Fábio e Alexsandro, que são fracos, porém atacantes.

E eu pergunto: Se o Botafogo entraria para vencer e brigar pelo G4, qual a explicação para a substituição acima, já que perdíamos a partida e faltavam no máximo seis ou sete minutos?

Eu mesmo respondo: A falta de critério e inteligência do Ney Franco...

Final de jogo e um discurso beirando o previamente acordado: “Jogamos desfalcados e vamos trabalhar para o jogo de quarta-feira, que pode nos garantir um título internacional nesta temporada”.

Pelo amor de Deus, alguém me responda: Quando este técnico dirá adeus ao GLORIOSO?

Eu não estou tão otimista para a partida contra o Estudiantes, mas claro que torcerei loucamente. Mas vocês sabem a razão do meu pessimismo?

Respondo: O camarada que senta no banco de reservas e que é denominado treinador.

Que o Carlos Alberto esteja muitíssimo inspirado, pois ele é o único capaz de decidir algo positivo ao nosso favor.

É com ele que eu vou...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 1 X 2 ATLÉTICO MG

1- Renan: Se não fosse ele, o resultado seria pior – 7,0

2- Thiaguinho: A velha afobação. Mesmo assim, é menos pior do que o Alessandro - 5,5

3- Emerson: A indicação do "professor" perdeu todas... Ferrero! Ferrero! Ferrero! - 4,0

4- André Luis: O melhor da zaga, se arriscando inclusive no ataque - 6,0

5- Rodrigo Sá: Outra invenção do "professor". Justificou a sua indicação... - 4,5

6- Triguinho: A cabeça é grande, mas o cérebro é bem pequeno - 5,0

7- Jorge Henrique: Errou tudo no primeiro tempo e melhorou um pouco no segundo. De qualquer forma, ficou devendo - 5,5

8- Diguinho: Não jogou mal, mas não tem a sua principal virtude na temporada: Simplicidade. Tem exagerado nos lances de efeito - 6,0

9- Wellington Paulista: Mais uma vez brigou mais do que jogou. Entretanto, mostrou vontade de jogar. Coisa que outros não demonstraram... - 5,0

10- Carlos Alberto: Mesmo alternando momentos na partida, é o único capaz de desequilibrar. Na média, foi o melhor do time (junto com o Renan) - 7,0

11- Lucas Silva: Substituir o Zé Carlos não quer dizer que precisa ser lento e "sem sangue" da mesma forma... - 5,0

12- Edson: E o Ferrero nem no banco... - 5,0

13- Luciano Almeida: Pouquíssimos minutos em campo - Sem nota

14- Eduardo: Irritante! Toda jogada é enfeitada. Muleque sem o mínimo de profissionalismo - 4,5

Ney Franco: O que esperar mais deste senhor? - 4,0

10 comentários:

Vinícius Barros disse...

O Leandro Guerreiro vai ser titular contra o Estudiantes, pois o Túlio foi expulso!!! O Túlio está lesionado, por isso não jogou!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Vinicius, eu sei. Mas o Diguinho tb jogará contra o Estudiantes e atuou muito mais vezes do que o LG na temporada (mesmo caso do RS). Poupar por poupar, a lógica seria (até pela importância do jogo de quarta) pelo Diguinho. Pelo menos é o que eu penso.
Abs e SA!!!

Fernando Gonzaga disse...

pra ser sincero, não espero nada de positivo do nosso técnico...ela já fez o que tinha q fazer...suas invenções e teimosias já saturaram a todos nós...

abraço!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Fernando!
E como saturaram, cara...
E como!
Abs e SA!!!

Saulo disse...

Novamente a arbitragem nos prejudicou, mas já estamos vacinados contra isso. O Botafogo vai continuar assim até o final do ano e não tem jeito de melhorar mais.

Rodrigo Federman disse...

Prejudicou mesmo, Saulo!
Mas não devemos tapar as nossas deficiências (que são enormes).
Tb acho que iremos assim até o fim do ano!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

esse mineirinho e seus peixes são uma porcaria. o mineirinho é um enganador. engana durante 07 jogos e pronto. volta a ser "gata borralheira". o tal do emerson é uma "barata morta", o tal do rodrigo sá, nem sei se ele jogou ontem, o tal do mexicano da 2ªdivisao, tem mais é que voltar pro México e correndo (correndo não pois ele nao corre), o diguinho já merece voltar pro banco, pois, ta com a cabeça em outro clube esperando o fim do campeonato. o tal do Eduardo é horrível, mascarado e quer sempre fazer uma firula. todos NOJENTOS. jacob

Rodrigo Federman disse...

Concordo com tudo, pai.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O cometário na nota do triguinho foi massa. rsrsrsrrsr

Sobre o texto só faltou falar que o Botafogo foi roubado novamente.

Cá pra nós, Rodrigão, que timinho sem-vergonha!

Um abraço e até o próximo sofrimento.

Rodrigo Federman disse...

Ah, Foquinha...fomos roubados, é verdade. Mas muitas derrotas tb foram por causa da falta de ambição, vontade e dedicação. Estas sim, me irritam mais!
Abs e SA!!!