09/11/08

O nosso "co-irmão" agradece: Obrigado, Botafogo!



O Flamengo derrotou o Botafogo por 1 a 0, em um jogo onde qualquer resultado seria justo e aceitável, tamanho equilíbrio entre as equipes. Equilíbrio nivelado por baixo, diga-se de passagem.

Ciente de que em clássico, qualquer detalhe pode ser crucial, o rubro-negro aproveitou uma saída de bola errada do Botafogo e conseguiu o pênalti que deu a vitória aos "molambos" por 1 a 0. No outro lado, os jogadores alvinegros cansaram de perder lances na frente do goleiro Bruno, que mais uma vez fechou o gol contra o Botafogo.

Tudo bem, muitos lembrarão que o GLORIOSO foi "garfado" pelo árbitro, que não deu um pênalti claríssimo no Jorge Henrique quando o cronômetro marcava menos de dois minutos de partida. Oras, mas o que esperar do mesmo "bandido" que nos tirou o título da Taça Guanabara neste ano?

A culpa maior é do próprio Botafogo, que aceitou passivamente todas as imposições e armações para privilegiar o Flamengo.

A partir do momento em que "perdemos" o mando de campo e o "sorteio indicou" um árbitro que nos roubou recentemente, o Botafogo não deveria disputar a partida a sério.

Sim, amigos...
...eu já disse e repito: Como mandantes, deveríamos encarar o prejuízo financeiro, mas fechar os portões do Maracanã e entrar em campo com o time reserva mesclado com os juniores. Se tudo está armado, ao menos não passaríamos o nervoso que nos atormenta neste momento.

Pelo menos é o meu caso, com a garganta doendo de tanto xingar a equipe, principalmente este treinador burro e incompetente que temos no banco de reservas.

Aliás, o cara está pedindo emprego descaradamente na imprensa e o GLORIOSO acena com a renovação de contrado do Ney Franco.

A SKY teve problemas com o sinal durante boa parte do jogo. Fiquei impossibilitado de acompanhar a partir dos 20 minutos da primeira etapa, com a transmissão voltando por volta dos 10 minutos do segundo tempo.

Tirando o pênalti descarado que não foi marcado ao nosso favor, só tivemos duas outras oportunidades nos primeiros 45 minutos: Uma com o Triguinho e outra com o Fábio, que entrou no lugar do Thiaguinho, contundido.

De resto, o Flamengo não nos incomodava e o Botafogo parece que queria retribuir a gentileza de não ser atacado, deixando o Bruno sem trabalhar.

O meio de campo estava entupido de gente e dependíamos exclusivamente das jogadas individuais do Carlos Alberto. Em muitas ele segurava excessivamente, mas não podemos criticar, pois se não tinha para quem passar, o que ele poderia fazer diferente? Este é o retrato tático do Botafogo do Ney Franco.

Por falar no "professor", eu insisto de que os nossos problemas começam justamente por ele.

O treinador alvinegro treina a equipe com uma formação mas na hora do jogo, a covardia - que lhe é peculiar - não permite que o time seja ousado. Desta forma, o grupo que não vem conquistando resultados está mais do que escalado.

E o banco de reservas? É montado sem critérios, pois quem esteve hoje não estará na semana que vem. Aquele que sequer treina com o time pode ser a primeira opção na próxima rodada, etc...

Isso tudo para evitar falar das alterações.

Até que a entrada do Fábio melhorou o time, mas ela só foi feita por causa da contusão do Thiaguinho. Caso contrário, eu duvido que o atacante estivesse em campo antes dos 35 minutos do segundo tempo, afinal, com o Ney Franco sempre é assim e o Lucas Silva e Eduardo apenas comprovam o que eu disse.

Com o mesmo time que terminou a primeira etapa, o GLORIOSO voltou mais recuado do intervalo e não soube aproveitar algumas chances de contrataques. Só o Lúcio Flávio chutou umas quatro bolas em direção ao gol. Mas as oportunidades desperdiçadas pelo Carlos Alberto, Túlio e Fábio foram as piores.

Enquanto o ataque era inofensivo e o meio de campo errava passes de três metros, a dupla de zaga era a única que atuava bem. Junto aos dois zagueiros, soma-se o Leandro Guerreiro, que está voltando a sua melhor forma e com a provável saída do Diguinho no final do ano, reconquistará a titularidade com toda certeza.

Por falar em erros de passes, foi justamente o que matou o Botafogo...

Aos 37 minutos da etapa complementar, um descuido pegou a zaga alvinegra desarrumada e o Ibson entrou cara a cara com o Renan, que nada pôde fazer: Pênalti e gol do Flamengo.

De repente, o "mago cognitivo" surge com suas alternativas...

Lucas Silva no lugar do Leandro Guerreiro e o Eduardo na vaga do Diguinho. Ah, mas tem os detalhes destas substituições: Uma aos 41 e a outra aos 43 minutos. Ou seja, o "professor" passou todo o segundo tempo vendo o Botafogo perdido em campo e nada fez. Bastou levar o gol para colocar dois atletas, que tinham menos de cinco minutos para resolver e empatar a partida.

Não conseguiram!

Aliás, o Eduardo conseguiu algo mais incrível: Ser expulso (em minha opinião, injustamente) com dois minutos em campo.

E daí? Eles tiveram "oportunidade" e se não "aproveitaram". A culpa é deles.

O "professor" dá chances para todos, né? É assim que o Ney Franco administra o seu grupo. E é assim - enganando os trouxas - que ele sai "implorando" a renovação do contrato publicamente, pois sabe que a sua incompetência certamente o faria desempregado por um tempo considerável.

Pensando bem, "faria". O Botafogo é muito "bonzinho" e aceita permanecer com esta enganação de nome Ney Franco.

Quem diria que depois de um início de trabalho positivo, a queda fosse tão gritante?

Eu não "diria", mas se os amigos pesquisarem nos posts mais antigos do Cantinho Botafoguense, verão que muitas vezes eu escrevi que as nossas vitórias eram graças à sorte do Ney Franco, e a partir do momento que ela abandonasse o treinador, aí sim, eu gostaria de avaliá-lo tecnicamente.

Pois bem, a sorte o abandonou e o resultado está aí, aos olhos de quem quiser: Um Botafogo completamente desfigurado e com o mesmo padrão tático da época do Geninho, ou seja, "sem padrão".

É com esses jogadores que vocês querem começar o ano de 2009? Eu não. Por mim, lavagem geral em pelo menos 90% do elenco.

Agora, o mais intrigante: É com esse treinador que vocês pretendem iniciar o próximo ano?

Esta pergunta eu deixo sem resposta por hoje...

Só de lembrar da fisionomia do "professor", os "elogios" voltam à minha boca.

E que venha o Goiás? Que nada! Que venha, 2009, pois vencer o Flamengo era a última graça de 2008. E não conseguimos, coroando outro ano para ser esquecido.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 0 X 1 FLAMENGO

1- Renan: Apesar de eu achar que ele deveria sair abafando com as mãos, não o culpo no pênalti cometido - 6,5

2- Thiaguinho: O pouco tempo em campo mostrou o quanto é afobado: Foram duas oportunidades para chutar ao gol e em ambas ele preferiu um último toque - 5,5

3- Renato Silva: Mais uma partida séria e com garra - 6,5

4- André Luis: No mesmo nível do companheiro de zaga - 6,5

5- Túlio: Jogou com muita disposição e apareceu em algumas boas jogadas ofensivas, pecando sempre no toque final - 6,0

6- Triguinho: Um chute a gol e só. Incrível como ainda é titular absoluto do time - 5,0

7- Jorge Henrique: Pelo menos se entrega em qualquer posição que for deslocado. Sentiu dificuldades para marcar o Juan, quando virou ala direito - 6,0

8- Diguinho: Disperso e enfeitado. Nem de longe lembra o Diguinho "formiguinha" do primeiro semestre - 5,0

9- Carlos Alberto: Uns dizem que prende demais a bola. Mas as melhores jogadas só saem dos seus pés. É o nosso craque - 6,0

10- Lúcio Flávio: Apagado na primeira etapa, participou um pouco mais no segundo tempo. Mesmo assim, discreto e inofensivo - 5,0

11- Leandro Guerreiro: Outra boa partida, ganhando a maioria das divididas e antecipações. Ainda se arriscou em três chutes no ataque - 7,0

12- Fábio: Ele tem vontade (reconheço), mas atacante que perde dois gols feitos (como ele perdeu) em um clássico contra o Flamengo não merece vestir a camisa do Botafogo - 5,5

13- Lucas Silva: Três minutos em campo - Sem nota

14- Eduardo: Dois minutos em campo e conseguiu ser expulso - 0 (pela expulsão em tempo recorde)

Ney Franco: Ney Fraco! Ney Frango (medroso)! - 2,0 (por caridade)

12 comentários:

Gil disse...

Fala Rodrigão!!!
Como conversamos pela primeira vez senti vergonha desse time. É incompetência de jogadores, treinador, dirigentes, colaboradores e todos fazem o que querem conosco. Ninguém com vontade de dar um basta nisso tudo.
Garanto que os jornais vão dizer que o juiz não atrapalhou e que se redimiu do último jogo e nossos dirigentes vão fazer coro e aceitar que apite a próxima decisão, se chegarmos.
To de saco cheio e não vejo perspectiva para o próximo ano.
NF fazer substituição faltando 5 minutos só se foi para ajudar os molambos, pois é assim que os iluminados técnicos agem quando estão ganhando e querem retardar a reação adversária.
Espero que a nova direção não renove com esse NF, encham a barca com esses enganadores e aproveitem os jogadores da base. Só assim saberemos das nossas limitações, não ficaremos acreditando nessa corja e os garotos ganham experiência para a temporada de 2010.
Esses caras só nos causam desgosto e estão quebrando negativamente os poucos tabus que outros conquistaram.

Abs, Sds, e CADA DIA MAIS BOTAFOGUENSE!!!

Danilo Julião disse...

Concordo em tudo com o Gil.E o NF ainda pensa em ficar no Botafogo...é muita petulância da parte dele...todo mundo tem q ir pro quinto dos infernos!!! Essa corja que ajudou a soterrar 2008...Não só continuamos a ser o time do quase como também somos um 'cavalo paraguaio de bosta'. Como disse o Gil,é hora de dar um basta! Acabou...

Pra que chegar às finais e não ganhar? Pra que vencer um timeco de Cáli e perder debobeia para um time da Argentina? Pra quechegar auma semifinal e perder para o...Coringa de Segunda que voltou pra Primeira?

Abração e mais do que desiludidas SAs...

Anônimo disse...

Não verei as últimas quatro rodadas. Não aguento mais.

Vem 2009, vem.

Obrigado ao Danilo, Snoopy e Rodrigão pela força, fim uma boa prova. Comigo é bola na rede, não tem erro.

Rodrigo Federman disse...

Gil, pois é, amigo.
O pior que é verdade: A torcida do Botafogo está deixada para último plano. Salve-se quem puder! Estão matando o Botafogo e o engraçado é que pessoas de dentro do próprio clube que estão fazendo isso...
Sobre o NF, Gil....me recuso a qualquer comentário sobre esta pessoa, cara.
Juro, como eu disse na nossa conversa, ele está dando mais raiva do que o Geninho (o que eu acreditava ser impossível)!!!

Danilo, o que dá mais raiva é ler que o Botafogo tb tem interesse na permanência deste senhor em 2009.

Foquinha, vc deveria ser o nosso atacante!rs!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

cara, ainda bem que não vi o segundo tempo.
aliás, eu deveria ter parado de assistir ao jogo aos 55 segundos, depois daquele pênalti imundo.
a cara desse juiz me enoja. bandido safado!

pior é que me programei todo para ir a goiânia, aproveitando a ocasião pra visitar uns tios e primos que moram por lá e dar os convites pro casório, daí a cbf pune os moxés e leva o jogo pra itumbiara.
não vai dar pra eu ir.
então, que venha 2009.
aliás, com ney fraco, que venha 2010!

dureza...

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, pois é! Eu tb deveria ter parado aos 55 segundos, amigo.
E esta cidade é muito mais distante?
Abs, SA e ótima semana, cara.

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
bota mais 250 km de rodagem...
daí, ao todo, seriam 500 km, pra um final de semana em que estarei comprometido até as tampas para distribuir 20 convites entre tios e primos...

culpa dos moxés indisciplinados. opa, estou falando pleonasmo... hehe

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Hahahah!
Fabião, e mesmo se não fosse para distribuir os convites, este grupo não merece tal deslocamento, cara.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

pela 1ª vez nos meus 54 anos fiz questão de nao assistir ao jogo. fiquei assistindo filmes na TV. so fui saber o resultado pela internet. o resultado já estava escrito e determinado há muito tempo. a mudança do campo! pronto. mais o que? nao sou idiota pra ver meu time ser roubado. uma pena a diretoria (toda) ser tão fraca. ney fraco é muito ruim. e nao venham com esse papo de salário atrasado. nao tenho mais o que falar. jacob

Rodrigo Federman disse...

Não perdeu nada, pai!
Esse bando só dá raiva e nos faz perder o resto do domingo com a cabeça explodindo!
Mas a culpa maior é desta diretoria omissa, amadora e incompetente.
Do NF, eu recuso perder tempo falando....

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, porque não se faz uma enquete com as sugestões de técnicos para 2009?
Guilherme Silva

Rodrigo Federman disse...

Guilherme, você acabou com a surpresa de hoje a noite? hehehe!
Vou dar o nome de três treinadores logo mais, ok!?
Abs e SA!!!