02/12/08

Enquete: Emerson, o próximo "premiado" da diretoria alvinegra



Carlos Alberto, Túlio (nesta tarde) e possivelmente, Diguinho, Jorge Henrique e Renato Silva. Estes são os jogadores titulares de 2008 e que não continuarão no Botafogo no ano que vem (no caso do Carlos Alberto e Túlio, as saídas já foram confirmadas).

Do restante da equipe titular, o goleiro Castillo, André Luis, Lúcio Flávio e Wellington Paulista também não estão garantidos. Sobram apenas o Alessandro, Leandro Guerreiro ("décimo segundo jogador") e Lucas Silva. Estes sim, praticamente confirmados em 2009.

A única boa notícia nisso tudo é a saída do Triguinho (graças a Deus!).

De qualquer forma, se colocarmos na balança os atletas que sairam/sairão e os que podem permanecer, o enfraquecimento técnico da equipe botafoguense fica mais do que claro. Até "cego enxerga"!

Com a redução do orçamento na próxima gestão, os torcedores podem se preparar, pois dificilmente teremos jogadores capazes de desequilibrar as partidas ao nosso favor.
Será um Botafogo humilde e acreditando na força do grupo, aliada à juventude de alguns juniores que deverão fazer parte dos profissionais.

Títulos? Acho que nem em sonho podemos esperar para 2009...

Sabem por quê eu afirmo com tanta convicção?

Baseado nas primeiras renovações de contratos do atual elenco...

Enquanto perdemos jogadores importantíssimos e ao meu ver, sem substitutos financeiramente viáveis, o Botafogo renova com o péssimo Ney Franco e além de prorrogar o contrato do Fábio, o "artilheiro dos três gols", ainda se dá ao luxo de recompensá-lo com 50% de aumento salarial.

Esta infeliz renovação, sejamos justos, foi feita pela atual direção alvinegra, que não se preocupou em consultar o Mauricio Assumpção antes de tal medida. Aliás, uma atitude ridícula e que evidencia cada vez mais a total submissão do Botafogo aos seus "parceiros".

Não será surpresa alguma se outras "malas" do atual elenco alvinegro também tiverem os contratos renovados, pois a forma como a administração Bebeto de Freitas está tratando do GLORIOSO neste final de mandato, permite que pensemos cada vez mais o pior...

Diante das primeiras (duas) renovações infelizes, eu coloquei uma enquete pra lá de irônica no Cantinho Botafoguense.

Perguntei aos amigos, qual seria o próximo jogador que seria agraciado com aumento salarial para 2009? É claro que, por se tratar de ironia, mencionei quatro atletas que me deixam nervoso ao extremo: Zé Carlos, Adriano Felicio, Marcelinho e Emerson, o "peixe do professor".

Até que a participação do pessoal foi boa. A enquete recebeu 46 votos no total.

A disputa do "primeiro lugar" foi acirrada, mas com 16 cliques (34%), o "peixe do professor" foi o "preferido" da torcida.

A forma como o Ney Franco "fritou" o Ferrero não tinha explicação...
...até o dia em que ele alegou necessidade técnica e indicou o Emerson para o Botafogo.

O zagueiro - que estava entre os dispensáveis do Cruzeiro - chegou para duas tarefas em 2009: Primeiro, "mandar o Ferrero de volta pra Argentina", e em seguida, atuar entre os titulares para ser negociado (caso algum outro "Botafogo" caia na "pegadinha") e encher o bolso do Ney Franco, graças às comissões por indicação, venda, etc...

As primeiras partidas do Emerson só mostraram a besteira que o GLORIOSO fez em cair na "arapuca" do "professor".

Mas engana-se quem acha que votei no zagueiro (apesar de toda minha reprovação ao seu futebol)...

O meu voto esteve entre os 15 (32%) que escolheram o Adriano Felicio.

A explicação é curta e grossa: Ninguém consegue me convencer como que um jogador tão ruim permanece tanto tempo em um clube da grandeza e tradição do Botafogo de Futebol e Regatas.

Estes quase dois anos de "come e dorme" do Felicio foram cruciais para o meu voto, e em reconhecimento à "lealdade" do atleta com o Botafogo, acho que a renovação do seu contrato seria algo natural e justo.

Calma, amigos. É claro que o parágrafo acima foi uma BAITA ironia!

O terceiro mais votado foi o Zé Carlos, que recebeu 10 cliques (21%).

Ele talvez tenha sido a mais desilusão da temporada, pois depois de um ótimo início de carioca, onde ele acertava todos os chutes, o Zé Carlos foi mostrando - aos poucos - o seu verdadeiro futebol: Fraco e cansado.

Não pode reclamara de falta de oportunidades, já que foi um dos que mais atuou na temporada. De qualquer forma, seja na lateral ou meio de campo, uma coisa está nítida: O Zé Carlos não tem futebol para atuar no Botafogo.

Por fim, com 5 votinhos (10%), o Marcelinho.

Sobre este jogador, nem quero perder tempo...
...é bem "inho" mesmo! E não custa repetir a pergunta que fiz, logo que o Botafogo anunciou a sua contratação: "Como um reserva do Vasco da Gama poderá acrescentar algo ao GLORIOSO"?

Ninguém soube responder.

É claro, a resposta era óbvia...
...menos para quem o indicou e quem o avalizou.

Enquete encerrada e eu confesso que tinha uma análise muito mais irônica (objetivo da pesquisa desta semana), mas a rescisão do contrato do Túlio acabou com a minha terça-feira.

Enquanto o Túlio sai, o Ney Franco segue enchendo a bola do Emerson.

E o pior: Convencendo a diretoria alvinegra.

Por falar em ironia, tristeza e Ney Franco, o que dizer da preocupação dele em vencer o Palmeiras no domingo para ajudar o Flamengo a se classificar para a Libertadores de 2009?

O "professor" insiste na tese de que seria importantíssimo para o futebol carioca, e eu fico aqui, louco em dar um sopapo na cabeça dele.

Diante da "preocupação" do Ney Franco, gostaria de perguntar aos amigos do C.B: Qual deve ser o objetivo do Botafogo contra o Palmeiras?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Será realmente que só nós estamos vendo esse descalabro???
Olha, não quero aqui ficar lamentando a saída dos caras, mas registrar e ratificar essas atitudes completamente insanas do Bebeto. Nós não pedimos para ele ser presidente do clube. Ele se candidatou espontâneamente, e venceu dignamente. O resto acho que ele já sabia... É um clube grande, embora agora eu ache que ele realmente nos tratou como pequenos... E tem mais: Foi um grande erro o Maurício continuar com o ney burro... E acho que a paga virá antes do que imaginamos... Cacete!!! pqp!!! Até quando vamos aturar isso tudo???
Ninguém, eu disse ninguém, pode se sentir mais importante que o BFR!!!
Vou parar por aqui, pois já estou perdendo a calma!!

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, só me responda uma coisa, amigo: Aonde eu assino?rs!
Sério, concordo com TUDO que vc escreveu! Principalmente com o fato do Bebeto estar tratando o Botafogo como clube pequeno nestes últimos tempos!
Como? Até qnd?
Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Deu há pouco no 'Estadão Online': a saída de Túlio do Botafogo não surpreendeu a diretoria do Corinthians. O contrato de Túlio com o Botafogo terminava em dezembro de 2010, mas o Alvinegro do Parque São Jorge já sabia que não precisaria desembolsar nenhum centavo. O jogador não recebia salário há dois meses e já ameaçara internamente: se o Botafogo não o liberasse, já que estava acertado com o Corinthians, entraria na Justiça para conseguir o dinheiro e a liberação. Conseguiu, porque Bebeto, isolado dentro do clube, por ser centralizador ao extremo, não teve ajuda dos antigos colegas de diretoria e investidores, muito menos de Maurício Assumpção, para reverter a situação. O Botafogo terá apenas de pagar ao Túlio os meses atrasados.

Francisco Lima disse...

Outra. Deu no "Lance.net":

Movimento Carlito Rocha desiste de ação judicial para reverter eleição de Maurício Assumpção e acena com ajuda empresarial para dinamizar o Engenhão a preço baixo.

Leia-se nas entrelinhas: a renúncia coletiva do vice-presidente Marcos Portella e 50 conselheiros, que faziam parte da chapa Botafogo Total, foi um erro de estratégia colossal. O MCR perdeu poder decisivo, ficou sem espaço e agora junta os cacos. Esse aceno que sinaliza a união das forças internas é o que lhe resta. É nada mais nada menos que uma busca pela sobrevivência. Caso contrário, só restará aos seus membros cornetar Bebeto e a nova diretoria à distância... na piscina. E olhe lá!

Rodrigo Federman disse...

Chico, assim como o CA, o Túlio fez mais do que certo! Não podemos esquecer do problema do FGTS que ele engoliu (no início do ano) e mesmo após promessa da diretoria, não cumpriram com o jogador.
Mais uma vez perdemos um bom atleta! E desta vez, além de bom atleta, um ótimo caráter. E se não fosse ruim....sem ganharmos um centavo sequer!
Já no caso do MCR, concordo exatamente com o que vc escreveu, cara.
Abs e SA!!!

Ricardo Pereira disse...

Com relação a sua pergunta: nunca torci contra o Botafogo, é contra minha natureza... Por isso mesmo não vou assistir ao jogo de domingo, porque quero que o Palmeiras vença. Não quero que nosso time seja "responsável" por colocar os molambos na Libertadores! Já sofremos o bastante este ano para terminarmos o ano com mais essa...

Preocupado com 2009, com o "desmanche" e os que ficam não consigo nos imaginar fazendo uma campanha decente no Nacional.

Abraços,

Ricardo Pereira

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, torcer contra o Botafogo realmente é algo impossível! Para não passar por esta situação, eu certamente acompanharei o jogo do Vasco (torcendo, obviamente pela derrota deles)!
A respeito da equipe para 2009....cara...eu tenho as minhas dúvidas de uma campanha decente no estadual!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, na minha opinião, o que muda com a saída dos que vc citou, é que os que ficam não vão promover falsas ilusões como eles...consequentemente qualquer empate terá sabor de vitória se é que me entende, além de que qualquer um que vier tende a melhorar pois só tá ficando os considerados 'restos'...enfim o 'buraco negro' tá indo..saravá..

Rodrigo Federman disse...

Edmo, entendo perfeitamente! Até pq, concordo em absoluto contigo, cara.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Repasso comentarios do Blog do "João Ninguém", para mim é perfeito;
" Respeito todas as opiniões, mas acho que já estava na hora do Túlio seguir sua carreira longe do Botafogo! Ele é o segundo a sair, caso não se lembrem, o Carlos Alberto pediu pra ser liberado por causa dos salários atrasados!O Túlio de hoje não é mais o de 2003 ou 2004, o Túlio de hoje, pra mim, representa muito o que foi o time nos últimos dois anos... decepcionantes!!! Lá se vai um guerreiro, mas esse guerreiro já se omitiu e diversas vezes se descontrolou em campo. Muitos tem ele como um herói e eu também, fato é que ele foi um "herói sem glórias"!!!

Tenho muito respeito por ele, mas acho que está no hora dele seguir o seu caminho e o Botafogo seguir o seu. E de preferência, que a saída de muitos desses jogadores que nos decepcionaram nesses dois anos, representem o fim do estigma de "time do quase"! Sinceramente, não acredito que Lúcio Flávio e Diguinho, destaques de 2007(junto a Dodô) e 2008 continuem no clube e também não faço questão que fiquem. Lúcio Flávio, que também é conhecido como "vagalume" e "Lento Flávio", não cansa de exaltar uma possível permanência, mas pela minha experiência como botafoguense, não acredito, até que o contrato seja finalmente assinado(vide Juninho). Diguinho, ao contrário, em minha opinião não tem demonstrado interesse no Botafogo, ao invés disso, prefere sair para as baladas e ser paparicado pelo seu empresário, que teve a audácia de dizer que "O Botafogo não valoriza o Diguinho como ele merece!" Oras, daí eu pergunto a vocês, onde o Diguinho jogava antes de vir para o Botafogo? Mogi Mirim! E hoje ele é considerado um dos melhores volantes do país(apesar de eu não concordar)!!!

Temos que ter a sensatez de ver que com a saída dele(Túlio), o caminho de um outro jogador estará livre. Estou falando de Wellington Jr., que vem se destacando nos juniores e creio eu que possa substituí-lo a altura, se não hoje, espero que depois de um tempo isso aconteça!!!

Túlio, obrigado por tudo e boa sorte! "

Rodrigo Federman disse...

"Anônimo", como eu disse pro Vinicius (editor do referido blog, muito bom, por sinal), respeito bastante o que ele escreveu, mas eu penso o contrário!
Abs e SA!!!