09/12/08

Enquete: Tudo para prejudicar o Flamengo



E finalmente o Brasileirão terminou!

Há quanto tempo nós não "implorávamos" por isso, né? Não estava fácil aguentar o futebolzinho de quinta categoria apresentado pelo Botafogo neste segundo turno do nacional, que culminou com uma queda acentuada na tabela de classificação.

Por sorte, o período inicial do Ney Franco foi bastante produtivo, e mesmo a queda abrupta não nos tirou da zona intermediária. Resultado: Desde 1995 (quando conquistamos o título) que o GLORIOSO não fechava o Brasileirão "tão bem"...

Não desconsidero o sétimo lugar. Se sequer o conquistávamos desde 95, não teria a menor lógica eu dizer que não houve progresso. De fato, houve. Mesmo assim, acho pouco.

O Botafogo não pode se "orgulhar" e/ou "comemorar" a "melhor posição" em treze anos. O sétimo lugar não condiz com o tamanho do nosso clube. Não condiz com as nossas histórias, glórias e tradições. Portanto, que bom que o ano de 2008 finalmente acabou, pois espero que 2009 seja bem mais satisfatório.

Ao menos finalizamos quebrando um tabu que durava anos, né?

Vencemos o Palmeiras (em São Paulo) na última rodada, depois de uma série de resultados negativos. E foi graças a esses três pontos que terminamos em sétimo. Caso contrário, bateríamos "ponto" outra vez entre o nono e décimo segundo.

A última rodada, inclusive, foi bastante delicada para os alvinegros...

Se o GLORIOSO vencesse o Palmeiras, possibilitaria uma possível classificação do Flamengo a Libertadores do próximo ano. Para tanto, o nosso rival precisaria apenas de uma vitória diante do Atlético PR, na Arena da Baixada.

Em tese, seriam dois confrontos difíceis (para Botafogo e Flamengo), mas dentro do que as equipes apresentavam e aspirações no campeonato, eu acreditava no triunfo dos "molambos". Com isso – na minha cabeça – , deveríamos "perder" para o Palmeiras.

Putz! Mas como é difícil torcer contra o Botafogo.

Pensando bem, é impossível, já que esta Estrela Solitária brilha intensamente dentro de cada coração botafoguense.

Restava então torcer para que fizessemos a nossa parte e que o Geninho (quem diria!) surpreendesse o Flamengo...

E não é que aconteceu?

O alvinegro triunfou no Parque Antártica e o Geninho foi novamente ovacionado pelos seus fãs – torcedores atleticanos -, depois da goleada de 5 a 3 no time da Gávea.

O resultado disso tudo nós já sabemos: Vitória (e sétima colocação) botafoguense e derrota (e eliminação da Libertadores) flamenguista.

Melhor, impossível, não?

Pois é...hoje eu digo que sim. Mas antes do final de semana passado, confesso que estava com uma tremenda dúvida na cabeça: Torcer para o Botafogo ou para o Palmeiras (apenas para eliminar o Flamengo)?

Esta pergunta, aliás, foi o tema da enquete realizada na semana passada aqui no Cantinho Botafoguense.

Foram registrados 52 votos no total, e eu entendo todos que escolheram uma opção ou outra, afinal, a situação era delicadíssima e ali tinham vários fatores: Paixão botafoguense, ódio pelo flamengo, frustração e desilusão com os jogadores alvinegros, repúdio aos mascarados flamenguistas, etc...

Enfim, acredito que todas as respostas sejam válidas e justificáveis. Tudo foi da cabeça. Do momento. Do estado de espírito.

A maioria (36 – 70%) disse que o Botafogo deveria perder "de propósito" para o alviverde, apenas para que o rival carioca "morresse na praia". Em compensação, 16 (30%) dos amigos deste C.B alegaram que a obrigação alvinegra deveria ser a vitória, independente do resultado do Flamengo.

Como eu disse, respeito e entendo quem votou nas duas opções. Isso porque, eu mesmo não sabia qual escolher. Aliás, quando dei o meu "clique", optei por "perdermos de propósito", mas no decorrer da partida eu vi que não aguentaria assistir o Botafogo saindo de campo derrotado...

De qualquer forma, como nunca deixo de revelar o meu voto, destaco novamente que escolhi a "opção vitoriosa" desta enquete.

Ainda bem que tudo terminou da melhor forma possível e não precisamos passar outra noite amargando um revés e ainda vimos os "molambos" lamentando a goleada sofrida.

Agora? Só nos resta um encontro na Sul-Americana de 2009!

Até lá, vamos levando a vida, pois 2009 está por vir e com ele, o campeonato carioca, Copa do Brasil e Brasileirão...

Enquanto curtimos as férias do Botafogo, acompanhamos as negociações dos jogadores. Quem sai? Quem fica? Quem vem? Milhões de perguntas que até o momento, só sabemos os atletas que estão deixando General Severiano.

Da equipe – considerada – titular nesta reta final de temporada (considerarei o Renan no gol), apenas três jogadores são nomes certos no próximo ano: O próprio goleiro, Alessandro e Leandro Guerreiro.

Outros já fizeram as malas e saíram do Botafogo: Carlos Alberto e Túlio. Junto com os dois, as quase certas despedidas do Renato Silva, Triguinho, Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Quem sobra nesta bagunça? André Luis, Diguinho e Lúcio Flávio.

É bem provável que o Botafogo não consiga manter os três jogadores, já que o orçamento para a temporada não permite tal "luxo". Sendo assim, pergunto aos amigos: Qual jogador merece prioridade na renovação de contrato para 2009?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Por mais que me esforce, não consigo olhar para aquela camisa alvinegra com sua gloriosa estrela estampada no peito e torcer contra. É Impossível, mesmo que nossa vitória beneficie os maiores babacas do mundo.
Na minha infância, todo domingo, havia um quadro no Silvio Santos chamado Domingo no Parque, onde crianças vestidas com uniformes de clubes do RJ e SP participavam de uma espécie de disputa de pênaltis e sempre que tinha o BFR na parada, mesmo ciente que aquelas crianças muito provavelmente nem eram torcedores do alvinegro e só estavam se importando com os prêmios dados aos vencedores, eu torcia assim mesmo.
Em se tratando de BFR, amor herdado do meu saudoso pai, pode ser até cuspe à distância que eu estarei lá na torcida.
Um abraço, Ricardo Palhares.

Danilo Julião disse...

Rodrigão, convenhamos um sétimo lugar depois de 13 anos é uma conquista. Mas eu não considero uma conquista completa, se lembrarmos que chegamos ao terceiro lugar e entregamos de bandeja!!! Mas uma coisa eu digo: Não dá pra torcer contra o Fogãonão. Paixão forte demais e ao contrário do Ricardo, eu nem a herdei do meu pai(risos)...é minha mesmo!
Por isso que eu não gosto de ver como o Fogão está terminando o ano!
Como você vem dizendo hápouco mais de um mês, que venha logo 2009!
Abração!SA!

Danilo Julião disse...

E o que você acha dessa nova 'parceria'?

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, caracas....vc tirou essa do fundo do baú!
Eu tb lembro dessa gincana no S.S e tb torcia como um louco pela vitória do "Botafogo". O mesmo quadro tinha tb no Sérgio Mallandro. E da mesma forma, eu vibrava qnd o "Botafogo entrava em campo".rs!

Danilo, só acho que não devemos "comemorar" um sétimo lugar. Não pode ser considerado conquista, pq nã somos pequenos, entende?
Bom, primeiro temos que ver quais serão os meios acordados entre o Botafogo e estas parceiras, né? Se for para ficarmos com refugos de outros clubes, fico com um pé atrás...

Abs e SA!!!