15/12/08

Otimismo x pessimismo



Eu queria ter um terço do otimismo do Nilton Severiano.

Infelizmente não consigo visualizar um 2009 muito "feliz" para o Botafogo. Principalmente diante da situação financeira do clube, que está resultando em uma debandada geral de General Severiano. E para piorar, os reforços por enquanto são apenas especulações e em grande parte, nada animadores.

De qualquer forma, eu reconheço que o botafoguense precisa buscar forças do "improvável", pois nessas horas que o GLORIOSO mostra o seu tamanho e poder.

Por isso, vale a pena ler e refletir o bom texto do blog do "Niltão":

"Bons ventos para 2009!
postado por General de uma estrela

Caros Alvinegros!

Como também não sou de ferro, tirei alguns dias para descanso e, sobretudo, reflexão - esta para analisar nosso futuro. E, apesar dos pesares, todo esse período turbulento de eleição, fracasso no Brasileiro, fim de ano com racha, debandada, pode servir para que tenhamos um Fogão calejado e renovado no ano que vem.

A primeira consideração é a respeito das categorias de base. Enfim, temos um grupo de pessoas interessadas em investir nos garotos, que formam, de longe, o melhor time do Botafogo em anos nos juniores. A prova disso é a atitude do Maurício Assumpção de coordenar pessoalmente os jovens a partir de 2009.

Depois, penso que, a exemplo do que o nosso guerreiro Túlio falou, a reformulação fará bem. Teremos um grupo praticamente do zero, e que não terá em mente as decepções de 2007 e 2008. A Traffic não virá apenas com esse apoio e com essa lista de refugos que tem surgido, isso posso lhes garantir.

Em 2009, por fim, acho que o Fogão, com menos pressão, trabalho sério, planejado, sem essa de Carrossel e sei lá mais o que, tem tudo para, aos poucos, beliscar, como nossa História está recheada de exemplos. 95 é um deles. Quem era Wilson Goiano, Beto e companhia? Em 2006, ninguém nos apontava como grandes favoritos. E no entanto, só quem (tentou) nos acompanhar foi o Madureira (!!!)

É isso, dá, sim, para sonhar com um bom ano, galera! É só ter e passar confiança para ver os resultados. Afinal de contas, não desistiremos jamais!"


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


11 comentários:

Anônimo disse...

Estou na turma dos otimistas!! Pode não ganhar títulos, mas o time renovado sem lembranças de 2007 e 2008 pode ser um diferencial!

Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Isso ae, André!
Espero virar o ano com este otimismo tb amigo! O certo é realmente pensar assim. Eu que sou um pouco pessimista por naturaza mesmo. O que é ruim e eu sei!
Abs e SA!!!

rafaelferreiradearaujo disse...

Fala Rodrigo, tudo bom?
Antes de mais nada, quero te parabenizar pelo ótimo Cantinho Botafoguense.
Esse é o meu primeiro comentário no Blog e acho que devemos ser otimistas com relação ao Botafogo de 2009, é hora de começar do zero, sem lembranças dos "traumas" de 2007 e 2008. O time está totalmente novo, da diretoria aos jogadores e isso pode ser sim um fator diferencial. Vamos apostar nas novas contratações e na parceria com a Traffic!!!

Abraço e saudações botafoguenses!!!

Danilo Julião disse...

Eu acho que já mostreibem a minha posição aqui(pessimismo puro!), mas sei lá...dentro do meu coração tem uma voz me dizendo pra ser otimista...vou me deixar guiar por ela...afinal, graças a ela tive as maiores alegrias nesse ano de 2008!!!!

Seja o que Deus quiser....
Seja o que Garrinchae Quarentinha quiserem!

Abração!SA!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Rafael! Tudo bom, e contigo?
Cara, valeu pelo elogio e por favor, sempre que quiser, considere-se mais do que convidado a participar com frequência nos debates entre os amigos do CB, ok?
Pois é, eu concordo plenamente. Temos que se otimistas e acreditar que o novo surpreenderá. O problema é meu mesmo, que como disse, sou um tanto pessimista por natureza. Mas eu farei sim, um baita esforço...assim como pediu o Nilton Severiano!

Danilão, é isso mesmo! Por mais pessimistas que sejamos, esta Estrela bate mais forte e no fundinho, sempre acreditamos, né?
Assim será, amigo!

Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

E agora mais essa...

Desesperado por não ter recursos financeiros suficientes para segurar seus principais jogadores, que abandonam um atrás do outro o Botafogo, o clube tenta manter Triguinho, mas esbarra no São caetano, dono dos direitos federativos, que exige grana para permitir que ele continue no Alvinegro...

Esse Natal botafoguense está tão pobre, mas tão pobre, que meus fogos de artifício para o Ano Novo têm tudo para permanecer guardados, à espera de uma ocasião melhor.

Só o Nilton Severiano é otimista... Pena é que ele seja igual a Papai Noel - uma figura de retórica, que não existe. São redatores "criativos" que escrevem sua coluna e a de outros torcedores-símbolos criados pelo 'Lance'...

Eu estou pior que São Tomé. Só acreditarei quando vir as novidades, que não vão ser nenhum Verón. Acho que vão ser tipo "Verão". Ou melhor, chuvas de verão...

Rodrigo Federman disse...

Hahahha! Chico, quem dera se ainda viesse o "Verão". Estaria bom demais, pois até agora, só o "inverno" chegou no Botafogo, amigo.
Renovar com o Triguinho é sacanear a torcida. Isso não se faz!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

E o engraçado nisso tudo, é que nem bem assumiu e a próxima diretoria chega carregada de desconfiança. Eu não sabia, mas eles fizeram uma proposta pro LF acima do que foi estabelecido inicialmente e um contrato de 3 anos. Pois bem, o cara não confiou devido aos atrasos e está se mandando para Santos. Isso é só uma amostra do dobrado que o Maurício e cia terão de cortar...
Estive analisando alguns pontos, e me fiz a seguinte pergunta: O Botafogo realmente precisava desse acordo com a Traffic?
Segundo o Maurício, a principal função dessa empresa, será no suporte com relação à tecnologia que ela dispõe, como olheiros por todo o Brasil, agilidade na negociação de jogadores, além de participar do chamdo "Fundo Botafogo" com um aporte de aproximadamente R$ 20 milhões. Só achei contraditória a contratação desse Anderson Barros. O Botafogo, no seu quadro de conselheiros, colaboradores, não teria ninguém com capacidade para ocupar este cargo?? Em que pese que o cara seja parente de alguém da MFD. Mas essa escolha partiu do presidente. É ele quem nomeia, daí a 1ª bola fora do Maurício.
Ok, são dúvidas que acho que todos nós torcedores temos. Mas só espero que esse caminho tomado pela próxima diretoria tenha sindo muito bem pensado, caso contrário, e eu quero estar totalmente errado, o clube estará vendendo sua alma... Madeira 3 vezes, Isola!!!

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, a escolha por sair (LF) realmente está condicionada ao receio de que nada mude no clube. Esta saída foi mais uma parte da herança maldita que o MA recebeu da gestão BF!
O problema é que, como vc disse, parece (aos olhos de um leigo) que as coisas não mudarão tanto assim, afinal, a escolha do A.B foi equivocada. E digo isso pq tenho as mesmas perguntas que vc fez: Não é possível que não tenha NINGUÉM (conselheiros, botafoguenses, etc...) capaz de exercer tal função. E a desconfiança só aumenta qnd vemos que o AB é parente de dono de "parceira"do Botafogo.
Tb dou três toques na madeira, mas daqui de longe, a impressão que fica é a mesma: Estamos vendendo a alma para terceiros, amigo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

As parcerias tem funcionados para alguns clubes, como o efeito da propaganda do Whisky DRURYS, ou seja, são necessárias em alguns "antes", chegam a funcionar no "durante" e dão uma dor de cabeça danada no "depois". É só lembrar do BOTAFOGO, após Emil Pinheiro, quando tirou os seus atletas, e, foi assim também com o Palmeiras, pós Parmalat e o Corinthias, depois da MSI. Ambos foram parar na segundona, assim como a gente.

Não vejo nenhum super time no Rio, de modo que montem um time modesto para 2009 e façam observações pelo país a fora. Atletas com vontade vencer e com algum talento, existe. Abs e Saudações BOTAFOGUENSES.

Rodrigo Federman disse...

Ezaú, concordo, cara.
O problema é descolarmos pessoas que enxerguem bons jogadores pelo Brasil afora!
Precisamos de olheiros e não mais de dvds e videocassetes.
Abs e SA!!!