02/01/09

Ney Franco: Manager?



Muitos clubes do futebol europeu veem os seus treinadores não apenas como comandantes dos times dentro das quatro linhas. Algumas vezes, eles são verdadeiros "dirigentes", assumindo responsabilidades nas contratações, renovações e planejamentos anuais.

O francês Arsene Wenger é um grande exemplo.

Há muitos anos no Arsenal, ele implantou uma política baseada em jovens atletas e novos valores, ao invés de medalhões consagrados do futebol mundial. Já sofreu críticas por isso, é verdade, mas mesmo assim, sua competência é inegável.

Aqui no Brasil temos apenas um homem que tem atuado da mesma forma: Vanderlei Luxemburgo.

Sem dúvida nenhuma, o Luxa é um dos "top 3" do país. Mesmo não sendo mais o "bam bam bam" (hoje, acho o Muricy melhor) dos treinadores, ele sempre estará no topo, até porque, o futebol brasileiro não apresenta uma renovação constante de bons treinadores.

O técnico palmeirense "copia" o método de trabalho do Wenger, mas ainda não encontrou o "ponto certo". Talvez por isso o Luxemburgo tenha se perdido um pouco na "arte de apenas treinar" os times de futebol.

O que mais ouvimos é: "O Luxemburgo é o melhor treinador do Brasil, mas se quiser voltar a ser o número um, precisa deixar esta condição de manager que resolveu assumir".

Concordo em gênero, número e grau!

Por falar em manager - e finalmente, falando do Botafogo -, fiquei "abobado" quando li uma notícia no Lancenet desta manhã.

O título diz assim:

"Ney Franco é manager no Botafogo.
Além de indicar reforços, treinador participa das negociações".


Está explicado, amigos! Está explicado o fato do GLORIOSO estar se "ipatingando".

E só me faz lamentar - cada vez mais - o excesso de liberdade que estamos dando ao "professor", que não tem cacife sequer para ser treinador de um clube de primeiro escalão...
...quanto mais ser manager do mesmo!

Aliás, é a única "crítica" que faço ao início de trabalho do novo presidente, Maurício Assumpção, que também afirmou:

"– O trabalho até agora, com o Ney indicando jogadores e até mesmo ligando para dizer como eles vão atuar, mostra o quanto o treinador está envolvido no projeto".

Amigos, eu insisto que treinador não tem que se meter com contratações. No máximo, indicar alguns nomes e aceitar outros "sugeridos" pela diretoria. Esta função de manager não dá certo porque as pessoas começam a pensar na primeira pessoa do singular, deixando a primeira do plural para último plano.

Já contaram as vezes em que o Luxemburgo foi acusado de "ganhar" com algumas indicações e negociações "suspeitas" de determinados jogadores? E o Botafogo se transformando na nova filial do rebaixado Ipatinga e/ou refugos do Cruzeiro?

A diferença é que o Luxa ainda faz milagres com atletas razoáveis, enquanto o Ney Franco não tem competência para treinar um Botafogo da vida!

Fica aqui mais um protesto!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

já disse isso em outrora e repito...se a coisa desandar para o nosso fogão, o Ney Franco vai vasar e o elenco que ele está montando ficará lá... a disposição de outro treinador que terá de assumir essa bomba relógio...

não quero bancar o crítico, mas corremos muito risco apostando em incógnitas...sobretudo porque temos um treinador ineficiente...

que alguns destes resforços possam nos surpreender, senão!!!!

abraço!!!

Rodrigo Federman disse...

Fernando, penso 190% igual a você, cara!
Principalmente pq ele está indicando jogadores "questionáveis" e que ficarão no clube mesmo se ele (NF) sair do Botafogo (Deus me ouça)!
Agora, é claro....tomara que estes reforços nos surpreendam, pois do NF eu realmente não espero nada de positivo!
Abs e SA!!!

Vinícius Barros disse...

Esse negócio NÃO DÁ CERTO NO BRASIL! Esses tais "manager", geralmente comandam a mesma equipe durante uns 10 anos, as vezes 20! O Ney Franco vai ficar NO MÁXIMO mais um ano no Botafogo e depois, quando chegar outro técnico vamos fazer oque? Montar um elenco tudo de novo e fazer isso ano após ano? Não sei de onde veio tanta confiança no Ney Franco... só pode ser coisa de empresário "esperto", que quer colocar sua "patota"(expressão usada por você) no Fogão! Se alguém acha que o Ney Franco vai durar 6 meses mais no Botafogo, provavelmente vai ter uma grande ilusão! Se não expulsarmos ele, talvez ele faça o mesmo que fez no Ipatinga: se vendeu e foi pro Flamengo!

Vamos virar o "IPAFOGO"!

Abs!

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, vc tocou num ponto que eu tb sempre questiono: O que o NF fez para ser considerado tão "diferente" no futebol brasileiro?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigão, o elenco do Botafogo já está quase fechado, certo? Talvez chegue mais um ou dois nomes, mas já está quase completo, ou não? Não sei quanto a você, mas eu ando meio assutado...
Para falar a verdade eu não gostei de nenhuma das contratações até agora.
Mas a saudade do Fogão já está grande, quero ver o Glorioso em campo de qualquer jeito, até com o Nei Wenger.

Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, parece que no máximo mais uns 4 ou 5 reforços. Mas não esperemos nada de "agradável", pois os que vierem manterão o "nível" dos que chegaram até agora.
Parece que o Juninho tb acertou a volta.
Agora, tb estou receoso, mas vamos acreditar que teremos uma surpresa positiva, né? Tb não vejo a hora do dia 25 chegar, cara.
Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Rodrigão, sei que todo mundo já falou aqui...mas eu assino em baixo: não dá pra esperar muita coisa...mas se uma surpresa boa vier, é lucro!

Mas você não poderia me dar outra notícia nesse primeiro dia 'útil' de 2009 que não essa do NF?

Ele não tem cacife pra isso,a única coisa que ele fez foi levar o Ipatinga às semifinais da CdB de 2006 e cair de paraquedas no campeão daquele ano...fora isso, nada mais é animador a seu respeito...pq ele não fez nada no Flamengo...

Abração!SA!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, e vale lembrar do detalhe: Abandonou o Ipatinga (como um mercenário) no momento mais importante da história do clube, para se transferir ao Flamengo justamente na fase semifinal da Copa do Brasil!
Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Triste...
Aí, Rodrigão...depois dáuma conferida lá no meu blog...especialmente o último artigo...Abração e até mais...

Rodrigo Federman disse...

Blz, Danilo!
Forte Abs e SA!!!

Billie Wonder disse...

http://www.lancenet.com.br/clubes/BOTAFOGO/noticias/09-01-02/459281.stm?ney-franco-levou-queridinhos-por-onde-passou

essa noticia diz mto sobre oq esperar do mineirinho como "manager"

Rodrigo Federman disse...

É, kbça!
Até o Lancenet já sentiu que mais uma vez o NF está "ipatingando" um time grande.
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

é o fim da picada mesmo...
cara, só mesmo uma surpresa muito grande pra nos deixar feliz neste ano.
minhas expectativas são as piores possíveis, infelizmente.

abraço

Rodrigo Federman disse...

É, Fabião...o fato de termos "promovido" o NF de treinador à manager me deixou ainda mais pessimista!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu acho que a diretoria está certa em colocar o Ney como Manager, apesar de que não é somente ele que está comandando as negociações (GRAÇAS A DEUS).

Tenho o pensamento, que os clubes tem que escolher um treinador da confiança deles, para o ano todo e não para ficar trocando, seja qual for a situação que o clube se encontre nos campeonatos. Até mesmo, porque se o clube está indo mal, o treinador que está desde o começo tem mais chances de tirar a equipe dessa situação do que outro que chega, mesmo que seja superior, pois terá que conhecer jogador por jogador.

Então, levando em consideração esse meu pensamento, acho que os técnicos realmente tem que participar da montagem do elenco da temporada que ele estará à frente do clube. Não digo que somente ele pode participar, mas pra mim, tem que ser o principal.

Só que isso no Brasil pode não dar certo, pois 3 derrotas é sinônimo de demissão e o treinador que vir depois, pegará um time montado pelo ex-treinador e não pelo clube.

Então, se o Ney é um cara da confiança da diretoria e a mesma pensa mantê-lo na "saúde ou na doença", pra mim está fazendo o certo.

Anônimo disse...

Você quer conhecer uma pessoa, dê-lhe poder, por outro lado, o poder nas mãos de um incompetente é uma faca de dois gumes.

Como disse Fernando Gonzaga: "se a coisa desandar vai sobrar para o BOTAFOGO e para o novo treinador."

E, acrescento, principalmente para o torcedor. Abs e SB.

Rodrigo Federman disse...

Dudu, tudo bem, é a forma que vc acredita ser a melhor e devemos respeitá-la. Eu particularmente não acho que os treinadores devem fazer muito além de treinar. E no caso do Botafogo, contesto o NF ser o "homem de confiança", pois ele já deu (em minha opinião) provas de que é ruim e não ser "merecedor" de tanta confiança (ainda não esqueço a sua transição do Ipatinga pro Flamengo).

Ezaú, o pior é que se a coisa desandar, vai sobrar pro Botafogo e pro torcedor. O treinador não vai sofrer nada. Na pior das hipóteses será demitido e treinará o nosso rival no dia seguinte, deixando este bando de refugos em GS.

Abs e SA!!!