15/01/09

O mesmo espírito de 89



Reinaldo foi o grande nome do treinamento de hoje, fazendo três gols e segundo os noticiários, assumindo o papel de líder do grupo, orientando e cobrando os seus companheiros.

Muito bom saber disso, afinal, o Reinaldo foi contratado com status de "craque do time" e com bastante gente considerando, inclusive, a melhor contratação do futebol carioca neste início de temporada.

Eu particularmente não acho isso tudo, mas fico feliz em saber que o atacante comprou a idéia/projeto do clube e tem se dedicado durante os trabalhos na pré-temporada.

É assim - com muito suor - que se faz um grupo unido e capaz de superar todos os obstáculos.

Por falar em obstáculos, o Reinaldo fez três gols, mas o "nome" da tarde foi o Paulinho Criciúma.

O ex-atacante alvinegro esteve em Caio Martins e como de hábito quando está no Rio de Janeiro, visitou o seu clube do coração.

Além de fazer parte dos grandes heróis botafoguenses de todos os tempos, o Criciúma prova que existe muita diferença entre os jogadores do passado e os atuais...
...entre os "craques" e os ídolos de verdade, que é o seu caso!

Apësar destas diferenças, o Paulinho Criciúma vê semelhanças entre aquele seu Botafogo de 1989 e o de agora:

"- Não tínhamos estrelas, nem jogadores de muito nome, assim como hoje, mas havia o companheirismo do grupo e uma entrega muto grande. Parecia que tínhamos certeza de que não perderíamos o título. Esse time de agora pode surpreender também, mas no futebol é difícil de falar. Há grandes times que não ganham nada e modestos que dão certo".

Coincidência ou não, o momento do GLORIOSO é parecido com 89.

Que assim seja, Criciúma!

E como não poderia deixar de agradecer: Obrigado (eterno), Criciúma!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Vinícius Barros disse...

é, o time tinha muita, mas muita raça mesmo... mas não vamos nos esquecer da nossa zaga e da lateral-direita, né!?

ah, outra coisa... maurício assumpção me parece tão ambicioso como era emil pinheiro!

_ _ _ _ _ _

rodrigo, dá uma olhada na entrevista do hernanes, hoje: http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2757&contentid=220518

destaque: "tenho pena dos times do rio!"

é duro de ouvir(ainda mais vindo de um pernambucano), mas ele está certo... futebol carioca tem uma sofrível qualidade técnica! clubes de estados como, paraná, sc, goiás, etc... tem estruturas, melhores que as nossas!

estou tranquilo por um motivo: o botafogo de (todos nós e de) maurício assumpção, vai puxar a fila dos times do rio e esse quadro irá mudar!

abs!

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, aquela zaga de 89 foi a melhor que eu vi jogar. Galvão e Gotardo formam a minha dupla botafoguense (que eu assisti).
Cara, independente da naturalidade do Hernanes (a nacionalidade dele que importa e é igual a nossa), o que ele falou é a verdade.
Mas eu concordo contigo...o Botafogo vai puxar a fila da recuperação dos clubes cariocas. Quem quiser seguir, que venha. Caso contrário, deixamos todos pra trás e voltaremos ao topo, que é o nosso devido lugar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Coincidentemente, hoje estava passando pelo globoesporte.com e ví um vídeo da apresentação do Criciúma ao Botafogo em 1988, junto com o Mauro Galvão (melhor zagueiro que vi jogar), Marinho e Cláudio Adão. O time que se formava era Ricardo Cruz, Josimar, Vágner Bacharel (outro zagueiraço), Gottardo e Renato; Galvão, Luizinho e Paulinho Criciúma; Marinho, Claudio Adão e Éder.
Era o início da Era Emil Pinheiro que nos tiraria da fila no ano seguinte e salvaria uma geração inteira de alvinegros. Obrigado Emil. Salve o BFR.

Ricardo Palhares.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, lembro de um jogo que fui (quando ainda morava no RJ) em 88 (se não me engano) no Maracanã, contra o Corinthians.
1 a 0 com gol do Wagner, muito bem elogiado por vc, pois era um zagueiraço mesmo, que teve um final de vida trágico!
Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Espírito de luta, de garra, de recuperação!!Venha até nós, botafoguenses...rs

Cara, imagina se 20 anos depois acontece...e dessa vez a gente está lá no Engenhão ganhando o Brasileiro ou a Sul-Americana..eu sonhando tá?rs

Abração!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, vamos torcer, mas acredito que o Carioca seja o nosso limite nesse ano. O que já estaria de muito bom tamanho, considerando todas as adversidades.
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

criciuma=eternidade.
tudo a ver!

Rodrigo Federman disse...

Sinônimos, Fabião!
Falou e disse!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Também fui nesse jogo contra o Corinthians. Gol do Vágner de cabeça, ele jogava com uma faixa pendurada no calção, e se não me engano foi em 1987 e o goleiro deles era o Valdir Perez.

Ricardo Palhares.

Rodrigo Federman disse...

Putz, Ricardo!! Esse mesmo...não recordo do detalhe da faixa, mas o goleiro era mesmo o VP e eu tava td doido pq seria o primeiro jogo que eu veria do Éder Aleixo (inclusive, foi capa daquela antiga revista do Maracanã, que eram distribuídas em dias de jogos na Copa União).
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, fiquei tão curioso em lembrar que procurei a escalação do Botafogo naquele dia: Alvez, Josimar, Vagner, Gottardo e Wanderley, C.A. Santos, Berg, Éder e Jeferson, Maurício e Mazolinha!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu acho que esse gol de cabeça do Vágner foi contra o ex-clube, o Palmeiras, eu estava nesse jogo, foi apoteótico. Gosto muito do Paulinho Criciúma, foi um dos reponsáveis pela união daquele time. Quanto ao futebol do Rio, acho que infelizmente ainda somos muito amadores. Na verdade o interior do estado é muito fraco e os times da capital não desenvolveram uma estrutura profissional. Veja o nosso campeonato: é formado na sua grande maioria por times de segunda, terceira e quarta divisão. Na primeira divisão somente Botafogo e Flamengo. É um campeonato que não simula nenhuma dificuldade das que encontramos no campeonato brasileiro. E mais interessante de se observar é que os dois únicos clubes que tem estádios em condições de receber jogos são Botafogo e Vasco. O Flamengo não tem estádio nem sede. Todos os clubes de SP tem estádio. Tenho certeza que o Botafogo em breve terá uma estrutura invejável ao contrário de Vasco, Flamengo e Fluminense, que se não abrirem os olhos vão para o buraco. É impressionante esse tal de lance e seus colunistas. Parece que já estão começando a querer minar o Maurício Assumpção. Basta ver a coluna do marcelo damato, que sem nenhuma prova, acusa o MA de ganhar salário do Botafogo, como o antecessor Bebeto de Freitas. Qual será o objetivo desse tipo de denúncia sem fundamentos. Eu continuo achando que é puro medo do crescimento do Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o jogo foi mesmo contra o Corinthians. Até consultei na internet a escalação daquela partida. 1 a 0 com gol do Bacharel.
Esse Marcelo Damato é um bobo, que ninguém sabem quem é e por isso ele precisa de reportagens sensacionalistas para ver o seu nome nos créditos.
Apenas isso, cara.
Não vale a pena perder tempo lendo um jornalista tão "parcial".
Abs e SA, Sérgio!!!

Anônimo disse...

Então eu não vi esse jogo contra o Coríntians. Pena o Vágner ter morrido de forma tão trágica. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Bota trágica nisso, Sérgio!
Dá uma tristeza só de lembrar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Valeu pela escalação. Já podíamos ver que o time já ganhava corpo para o campeonato de 89 com vários jogadores: Josimar, Gottardo, Carlos Alberto, Jeferson, Maurício e Mazolinha. Em 88, o Emil em acordo com o Castor trouxe do Bangu o trio Galvão, Marinho e Criciúma.
Marinho era um craque, que tb sofreu com uma tragédia familiar e não pode render tudo o que era esperado.

Um abraço, Ricardo.

Rodrigo Federman disse...

É, Ricardo!
Ali começava a se formar aquele time sensacional de 89!
O Marinho foi apenas mais um que depois da fatalidade com o seu filho, se perdeu no mundo das bebidas, drogas, etc...
Mas jogava bola mesmo!
Abs e SA!!!