07/01/09

O seu coração aguentaria tal emoção?



Depois do lançamento do livro "O artilheiro que não sorria" - que fala sobre o maior artilheiro da história botafoguense (Quarentinha) - no final de 2008, os torcedores alvinegros terão outra leitura obrigatória em breve.

"Um grito de liberdade de um povo"!

Assim se chamará o livro que abordará todos os momentos do título mais comemorado pelos botafoguenses em todos os tempos. Isso mesmo: O campeonato carioca de 1989, depois de 21 anos sem dar volta olímpica.

Pode não ser a conquista mais expressiva do Botafogo, mas certamente é a mais saborosa, emocionante e inesquecível para todos. Dos mais velhos aos mais novos, passando até para os que nem eram nascidos, mas que conhecem os motivos que transformaram aquela simples noite em "histórica para o futebol brasileiro".

O detalhe interessante do livro é o seu autor: Maurício (auxiliado por jornalistas), o "autor do gol da liberdade botafoguense".

Mas a "cereja desse bolo" ainda está para ser colocada...

Se tudo correr como o planejado, o lançamento oficial do livro deverá ser no dia 20 ou 21 de junho, exatamente vinte anos depois do título (21 de junho de 89).

E calma lá...
... a emoção pode ser ainda maior, pois existe também a possibilidade de um jogo festivo (no Engenhão) com os jogadores que participaram daquela campanha invicta.

Já pensaram? Paulinho Criciúma, Ricardo Cruz, Mauricio, Luisinho, Carlos Alberto Santos, Gustavo, Mazolinha, Josimar, Vitor, Marquinho, Galvão, Gotardo, Espinosa, etc...

Caramba! Se eu tiver que escolher uma única data para ir ao Rio de Janeiro em 2009, já sei muito bem qual será!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

justa homenagem...infelizmente eu era muiton menino naquela época e não me recordo da conquista, mas através dos relatos e imagens pesquisadas, não tenho dúvida de que foi um dos títulos mais comemorados de nossa história...

Rodrigo Federman disse...

Fernando, apesar de novo na época (10 anos), eu recordo de vários jogos, momentos e das comemorações daquele título.
Tínhamos acabado de chegar no ES e lembro da transmissão da Manchete e da catarse que se transformou o RJ e várias cidades Brasil afora!
Sem dúvida, o título mais inesquecível do Botafogo (minha opinião)!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Aí, eu não aguento!!
Já disse aqui nesse cantinho que fui testemunha ocular e de corpo presente estive no jogo final.
Imagina reviver tudo isso agora 20 anos depois?
Rapaz, como o tempo passa...
Só o Botafogo mesmo...
Como esquecer daquele monte de marmanjos chorando na arquibancada, cantando o hino com uma força nunca vista, silenciando a mulambada e dividindo com ela o maraca ao meio? Sim senhores, eu vi tudo isso naquela noite do dia 21/06/1989, e está gravado na minha memória e no meu coração eternamente. Imagina rever esses verdadeiros guerreiros envergando a gloriosa com o mesmo orgulho de 20 anos atrás?
De rever essa zaga espetacular Galvão/Gotardo, mesmo com mais idade, desfilando classe e força lá atrás, metendo medo em ninguém menos que Zico e Bebeto.
De rever Maurício, que jogou com
39ºC de febre, e saiu de campo como o melhor do jogo.
De rever Paulinho Criciúma, que como todo valente guerreiro, encarou o grande zagueiro Aldair de igual para igual.
De rever Luisinho que parou Zico nos 2 jogos finais
Enfim, de rever essa torcida então tão sofrida gritar: É campeão!!!
Desculpem o texto longo, mas essa foi a maior conquista que já presenciei no maraca e até hoje me lembro de cada passo, desde a saída de casa até a volta, já no outro dia e completamente extasiado.
Ler esse livro é obrigação. E esse jogo festivo se for realizado, não perco de jeito nenhum!!

Saudações

André Lira

Riba disse...

Rodrigo... temos a mesma idade... esse título também significa muito pra mim. Sou botafoguense desde sempre e até então nunca tinha visto um título do Fogão. Imagina você passar a infância toda e não ver o seu time de coração levantando uma taça, aguentando as brincadeiras dos colegas e os assédios para "mudar de time"..ahahahahaha.... impossível... torcer pelo botafogo é inexplicável... No dia seguinte liguei pro meu pai perguntei se ele havia chorado muito e ele disse que ainda estava com a garganta apertada... é muita emoção.. até hoje tenho o poster que saiu na revista Placar!! tive a oportunidade de rever esse jogo na íntegra em 2006...e me causou a mesma emoção!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

André, putz, cara...sem brincadeira....à medida que lia o seu relato, as imagens apareciam na minha cabeça! É de arrepiar! Cara, esse jogo (se houver) tb não perco de forma alguma!
O cardiologista nem será consultado. Caso contrário, já sei que terei um "veto"! ahhaahah!

Riba, falou e disse! Vc relatou bem o que - meninos - passamos nas nossas escolas, qnd íamos com camisas do Botafogo e os amiguinhos não entendiam e/ou conheciam aquele lindo uniforme!
Não é mole ser botafoguense! Mas tudo bem, é um prazer enorme! Tb tenho aquele megaposter de 89 (e o de 90) guardado até hj!Ah, e o Sérgio Sabato (que frequenta o CB) me enviou uns dvds sensacionais no ano passado. Entre eles, a íntegra daquela partida, bem como as festas pelo Brasil noite afora...

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

será incrível, sem sombra de dúvidas.
foi um dia lindo.

agora, rodrigão, sem querer polemizar, o título mais festejado, mais comemorado, mais chorado, mais emocionante, mais espetacular e tudo o que você falou, na minha opinião, é o brasileiro de 95...

abraço!

Anônimo disse...

Já reservei na agenda!!!!

Eu tinha 11 anos...
Não dormir nessa noite!! Chorava... Gritava... Sorria !!!
Na minha opinião, foi a melhor conquista.
Não posso falar muito dessa noite, que as lagrimas aparecem.
Lembro da alegria do meu Pai no dia seguinte.
Fico feliz por meu pai ter visto os títulos de 89/90, depois do Bi-campeonato, acho o coração dele não aguentou e ele agora torce pelo Fogão lá no céu.
Nessa noite eu tive certeza que bate uma estrela no meu peito.

Podemos marcar um encontro do CB para assistir esse jogo, que tal ?

Rodrigo Federman disse...

Fabião, será um dia histórico mesmo!
Sei lá...é lógico que o título de 95 é mais importante e significativo, e até pela questão da idade, a nossa geração "aproveitou" mais. Mesmo assim, considerando todos os ingredientes e revendo os vídeos das finais de 89 e 95, acho que 89 é mais incrível, cara.
Mas taí, essa dúvida gera um bom e belo debate, Fabião!
To aguardando vc me ligar!

Bruno, arrepia mesmo, cara!
Companheiro, assim que este jogo for realmente confirmado, está mais do que marcado o nosso encontro.
Vamos aguardar as news e combinando até lá!

Abs e SA!!!

Vinícius Barros disse...

21 de junho vai cair em um Domingo... tomara que tenha um jogo do Fogão, daí esse poderia ser um pré-jogo, simplesmente IMPERDÍVEL! A minha presença é certa!

Sobre que título foi mais marcante, varia de torcedor pra torcedor... mas é difícil comparar a emoção do torcedor após cada um deles. Veja que em 89, paramos a cidade fechando o túnel(não sou um profundo conhecedor das ruas do Rio, mas acho que foi o túnel Rebouças); em 95, a torcida invadiu o aeroporto e subiu na asa do avião... que outra torcida do mundo é louca a ponto de fazer isso? Não sei qual é a maior demonstração de loucura, a de 89 ou a de 95, mas ambas as conquistas, me parecem indescritíveis!

Saudações Alvinegras!

Danilo Julião disse...

Séra a melhor coisa que acontecerá em 2009!!!Até pq eu não vi essa conquista...Eu tinha, pasmem, 6 meses em junho de 89!!!

Mas só de ver a atmosfera cheirando a Botafogo, o estádio só nosso, os craques, a história, um capítulo glorioso....Eu morro!!!rsrs...como eu vou contar a história se eu não tiver aki?

Abração!SA!

Gil disse...

Fala Rodrigão!
Além disso tudo que os amigos comentaram, principalmente o André, tivemos uma carreata após o jogo até GS, que nessa época estava entregue a sorte, e uma passeata (concentração na Candelária até a Cinelândia) que simplesmente fechou a Av.Rio Branco em pleno dia da semana.
Muitos, como eu, abandonaram o serviço para participar. Incrivelmente desfraldaram um bandeirão GLORIOSO em um dos prédios com a seguinte mensagem: DESAFOGO. Foi delírio e muito mais emoção e choro.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, presença garantida tb! Cara, nem entro na questão dos méritos de fechar túnel ou invadir o aeroporto, mas falo principalmente do fato de ficar 21 anos sem títulos, uma geração inteira que cresceu com este jejum, um time muito mais fraco que o Flamengo, etc...
Por isso, mesmo sabendo que varia de torcedor pra torcedor, acredito que 89 seja mais "marcante"!

Danilo, se acontecer, será um momento único, cara! Para ser guardado, registrado...vivido!

Fala, Gil! Putz, cara...sensacional! Não recordo quem me disse que cumpriu uma promessa (acho que foi o Paulo Marcelo) indo do Maracanã até GS a pé!
Eita título inesquecível!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

89? acompanhei todo o campeonato ao vico e pela tv. Fui ao maraca na primeira partida contra o america (1x0 pra nos) e depois no 1x1 contra o urubu, em que fomos garfados no final do jogo. 89 foi demais e olhe que nao tinhamos nada, so o Emil. Esse livro vai vender como agua!!!!

E so pra fechar a tarde, saiu agora na net: zarate nao e mais jogador do Fogao!

abracos a todos

Danilo Julião disse...

Eu já esperava, Anderson!

Rodrigão, não seria maravilhoso se 20 anos depois repetíssimos a façanha? Ganhar a Taça GB em pleno primeiro de março?

Se isso acontecesse, eu iria fantasiado de Botafogo pra faculdade(no dia 2, eu volto às aulas...)Sonhar não custa nada!

Abração!SA!

Vinícius Barros disse...

Fantasiado de Botafogo? Minha pele é alvinegra e meu coração é uma estrela solitária!

Danilo Julião disse...

rs....modo de dizer, Vinícius!
Fantsiado pro fora,por que,por dentro...

Rodrigo Federman disse...

Anderson, tb acho que esse livro vai vender muito, cara!
É, agora vamos esperar pra ver quem eles trarão pro lugar do gringo, né?

Danilo, seria bom demais! Mas esse ano eu quero o Cariocão! Nada de Taça RJ e nem Taça Guanabara! ehheheh!

Vinicius, sangue alvinegro!

Abs e SA!!!