27/01/09

Qual o jogador "mais carismático" do atual Botafogo?



No ano passado o departamento de marketing alvinegro realizou uma tarde de autógrafos com alguns jogadores (acho que Lúcio Flávio, Túlio e Leandro Guerreiro) na loja oficial do clube em General Severiano.

É uma ação bem legal e interessante, pois o torcedor quer estar próximo do seu ídolo.

Amanhã acontecerá outro evento parecido. Desta vez, com as presenças do Juninho e Victor Simões.

Eu estava revendo umas fotos antigas que tenho no pendrive e achei esta, de um torcedor botafoguense ao lado do Castillo. O garoto passou até na tv, já que ele também usa uma faixa na cabeça e tenta imitar os trejeitos do uruguaio, o seu ídolo alvinegro.

Isso não tem preço!

O torcedor é paixão e as vezes o clube (e por consequência, o próprio jogador) não faz idéia da dimensão. A relação entre as três partes precisa ser mais próxima, afinal, não dizem que a "união faz a força"?

Escrevo sobre este tema porque eu nunca escondi a admiração que tenho pelo Túlio. Sim, amigos...
...ele se transferiu para o Corinthians e o seu novo clube não terá a minha torcida. Mesmo assim, eu continuarei torcendo por ele, pois até que me provem o contrário, nunca vi uma única declaração e/ou atitude do Túlio que colocasse em dúvida o seu carinho e respeito pelo Botafogo.

Pelo contrário!

Enfim, o ídolo serve para isso: Marcar o seu nome.

Aí, revendo (novamente) a foto do "mini-Castillo" e pensando na ação que o clube fará nesta quarta-feira, torço para que os novos profissionais deste setor botafoguense saibam trabalhar melhor o marketing de relacionamento na gestão do Maurício Assumpção.

Aliás, no discurso do novo diretor de marketing alvinegro, ele frisou justamente isso: "Faremos o possível para que o torcedor se sinta em casa".

Ah, e não custa lembrar: Havendo este "link", é claro que o clube também ganhará. Seja com vendas de produtos licenciados, pacotes, etc...

Mas se o futebol é o carro chefe do Botafogo, será preciso "abusar" dos ídolos/principais jogadores, certo?

O elenco atual é humilde e não existe uma única "estrela".

Aí eu pergunto: Se você trabalhasse no marketing do GLORIOSO e precisasse de um "jogador-propaganda", quem você escolheria?

Considerando a personalidade, carisma e até o "jeitão de ser", acho que o Botafogo tem no Castillo, uma excelente "oportunidade de negócios". Principalmente com os mais jovens e crianças...

O que você acha? Sugere outro nome?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

snoopy em p/b disse...

fala sério, rodrigo!
como seria?
que tal uma boneca com uma coroa prateada na testa e, no meio dela, uma estrela vermelha, vestida de um top vermelho e uma calcinha azul com algumas estrelas e uma corda na mão????
igual o link abaixo:

http://estadosdeespirito.files.wordpress.com/2008/06/mulher-maravilha.jpg

Danilo Julião disse...

Fabião, eu preferia que ela estive de preto e branco, rsrsrs!!!

Anônimo disse...

Sinceramente,a princípio até que o gringo vinha me convencendo,mas, a semi final da Copa do Brasil, dos cinco pênaltis batidos pelos caras do Corinthians, e ele não acertou nenhuma vez o canto certo, foi aí que vi que Castillo foi mais uma enganação trazida por Rotemberg. ABS e SB.

Rodrigo Federman disse...

Hahahah!
Fabião, apesar de eu respeitar o seu repúdio ao Castillo, discordo totalmente.
Além de considerá-lo um bom goleiro, acho sim, que ele tem um perfil interessante para o marketing do Botafogo. Principalmente, como eu disse, para os mais jovens. É inegável que o cara é carismático, tem personalidade, não é um atleta limitadíssimo, inteligente e tem um jeitão todo particular. Cara...vc precisa ver na Europa..nego investe pesado nesta questão de jogadores, público.
Nem preciso ir longe...o próprio Internacional comercializa bonequinhos dos seus atletas e um amigo me falou que o do Guinazu é dos mais vendidos. Tá certo, o cara joga MUUUITO, mas cá entre nós, o cara tem todo um "apelo" tb: É gringo, personalidade forte, se entrega nas partidas...
Enfim, só sugeri o Castillo pq não vejo outro no atual elenco. E é necessário pra todo clube que quer crescer, investir nos seus "atletas".
Por exemplo, eu não acredito no sucesso desta badalação em torno do Reinaldo. Falta-lhe "carisma" ou algo do tipo. Enfim...vamo que vamo!

Danilo, eu discordo do Fábio! hehehehe! E nem se tivesse em preto e branco, pois não acho que o Castillo seja essa "droga" toda! rs!

Ezaú, tb respeito a sua opinião, mas penso o contrário. Tirando o Ferrero, que eu acreditava muito, mas que passaram a rasteira, acho que o Castillo foi um bom reforço. E digo isso principalmente na parte técnica.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, devo ressaltar que a ´´União`` tambem faz açúcar...
Quanto ao jogador para ser o ´´garoto propaganda`` do Botafogo, no atual momento, é o Renan. Mas não achei ruim a idéia do Fabio.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha! E "este" União vende a beça, hein, Antônio!?rs!
Ao Renan, acho que falta mais bagagem para assumir uma condição de líder, ídolo e/ou jogador chave do mkt alvinegro. Quem sabe daqui algum tempo...
Abs e SA!!!