26/02/09

Exatamente o que eu penso!!!



Muita gente passa aqui no Cantinho Botafoguense, dizendo que sou extremamente chato, pessimista e que não aguentam mais as minhas críticas ao Ney Franco, independente das vitórias ou derrotas do GLORIOSO.

Confesso que sempre que leio uma mensagem assim, repenso duas ou três vezes se estou realmente sendo irritante e/ou injusto com o treinador botafoguense.

Confesso também, que depois de refletir, chego a conclusão que não...
...não sou chato e um "perseguidor barato" do Ney Franco.

Finalmente descobri porque alguns amigos não concordam com as minhas críticas...

É porque eu não consigo ser claro o suficiente para expor o que sinto e penso a respeito do treinador e dos seus esquemas táticos. Acredito que na hora que escrevo, a paixão inibe a razão e assim eu acabo não sendo "preciso" nos comentários.

Cheguei a esta conclusão nesta tarde, após ler a ótima coluna do Cesar Oliveira no Canal Botafogo.

O Cesar conseguiu escrever exatamente o que eu sempre quis e tentei! Portanto, além de concordar - na íntegra - com o colunista, gostaria que os amigos finalmente entendessem o que sempre tento passar a respeito do Botafogo do Ney Franco.

Nada a acrescentar! Só parabenizar o Cesar!

"JOGAMOS COMO IPATINGA, VENCEMOS COMO BOTAFOGOPor Cesar OliveiraEm 26/02/2009, às 10:27:57.

Cricrizada Amiga:

Não dá para ser grande com um técnico de time pequeno. Ney Franco é fraco. medroso. Escalar o Botafogo no 3-6-1, sendo que esse “um” é um atacante de trinta anos, é uma covardia incompatível com a bravura que se pretende numa final.

Não me venham com essa de “nó tático”. Nó tático é uma coisa, covardia é outra.

Recentemente, questionado pela imprensa paulistana sobre as divisões de base, o técnico Muricy Ramalho – de quem eu não gosto como pessoa mas não nego as qualidades nem as vitórias – fez uma declaração muito interessante, bem a cara dele:

– De vez em quando eu vou lá ver o treino dos garotos, converso com o técnico deles e pergunto “tem alguém aí pra mim?”.

O que ele quis dizer é que vai na base para pegar um jogar que suba para o time principal para jogar. Para entrar e jogar como jogador pronto.

– O cara tem que vir pronto. Não vai entrar no São Paulo para aprender nada aqui. Tem que entrar o jogar.

Então, o Botafogo não tem um atacante para entrar junto com o Reinaldo, na falta do Victor Simões, e enche o meio de campo de “armandinhos”?

Por que não colocar o Laio em campo? Ele é muito novo? Paulo Cezar Caju estreou em finais no dia 20 de agosto de 1967. E marcou três golaços contra o América, no 3x2 que nos deu o título. Quem era PC Caju antes daquela tarde? Um garoto promissor, apenas um garoto promissor. Mas se não botar pra jogar, como saber?

Até quando vamos aturar Lucas Silva e Túlio Souza? Os caras não mostraram nada. Manda embora e traz alguém que jogue. Esse Léo Silva é outro que não vem mostrando nada.

O Botafogo é um grande clube, uma potência, uma lenda do futebol brasileiro e mundial. Até hoje, mais de cinqüenta anos depois, Mané Garrincha, Didi e Nilton Santos são decantados em prosa e verso. Jairzinho, Gérson e Paulo Cezar Caju são idolatrados.

Com todas as dificuldades financeiras que se tenha, não é possível sofrer como ontem. Não tem cabimento. O Botafogo não é o Ipatinga. Essa história de que sofrido é mais gostoso é pra masoquista.

Domingo, tem Resende. Não acho que vai acontecer qualquer surpresa. Mas na final do Campeonato, quem vai se defrontar conosco não é um timeco das furnas de Minas Gerais. Pode ser um Flamengo mordido, um Fluminense com Fred ou um Vasco mais arrumado.

Estou com o saco cheio de ser vice. Eu torço por um grande time do futebol brasileiro, não por um timeco de interior.

Saudações Botafoguenses,
Cesar Oliveira"


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


14 comentários:

Anônimo disse...

Fala Rodrigo!

Certeza de nao ser vice so acontecia com os times e jogadores que tivemos, que eram treinados por competentes treinadores...e nao enganadores!
Como na capa desse livro que voce ilustra aqui! O numero "9" ai era o nosso glorioso Roberto Miranda, que, como o Furacao Jairzinho, metia a cara na chuteira do adversario, se preciso, para fazer um gol pelo Glorioso (ah que bons tempos aqueles). Vemos ver o que vao dizer os que aplaudem nosso "regente-inventor" quando ele inssistir com o Lucio Flavio 2 (Lucas Silva) e Emerson no Brasileiro e as coisas ficarem pretas. Aguardemos....tomara, tomara mesmo que esteja errado e o Bota se torne um time potente.

Anônimo disse...

Fala, Rodrigo!!

Amigo, cheguei no estádio com a partida já em andamento, pois tive um problema aqui em casa, mas já resolvido. Como estou sem PC em casa (deverá estar pronto na 2ª), estou acessando de uma lan house, próximo à minha residência. Sobre o jogo em si, você e os demais companheiros já falaram, mas vou te dizer uma coisa: Nunca xinguei tanto um treinador como o neyjento. Eu tava quase entrando em campo pra acertar ele, pois foi muito covarde outra vez. Um time como o Botafogo não pode jogar daquela maneira no 2º tempo. Quando ele botou o lucas "morto" silva então, eu fui à loucura. Até o pessoal da arquibancada pediu pra me acalmar... Coitada da mãe do neyjento, pois ela não tem culpa, hehehehe.

Saudações

André Lira

Fernando Gonzaga disse...

assino embaixo de suas palavras caro Rodrigo...com excessão da vitória, nada me agradou na partida de ontem...este esquema de fazer um gol e se fechar não vai custar caro ainda...mas está todo mundo enaltecendo o Ney Franco...é duro aturar como equipe pequena que se defende o tempo inteiro...chega de sufoco, chega de retranca, temos que nos impor como o time grande que somos...

abraço!!

Anônimo disse...

Meu caro Rodrigão,também li o artigo do César,acho-o um pouco passional...Por isso,sugiro que leia também o artigo do Ruy,no ESTRELA SOLITÁRIA.Embora exerça o seu direiro de criticar,ele enxerga outras facetas que a paixão,muitas vezes,cega.Os comentários do Ruy são quase sempre muito bons.Um abraço.JOTA.

snoopy em p/b disse...

meu amigo,
o cesar foi perfeito.
em gênero, número e grau, concordo com ele.

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Antônio!
Tomara mesmo que ele (NF) esteja certo e queime a nossa língua. Aliás, torço muito por isso (sério mesmo!), apesar de continuar com a minha impressão a respeito do treinador e concordar com todo o texto do Cesar Oliveira.

Hahahaha! André, vc falou tudo! Cara, tb - pra variar - xinguei demais o NF, apesar de umas pessoas ao meu lado estarem aplaudindo o treinador.
Amigo, uma hora a casa cai se ele apenas contar com essa retranca e covardia. Aí sim, eu quero ver qual será a justificativa.
Domingo estaremos lá! Me dá uma ligada para marcarmos, ok?

Fernando, obrigado, cara!
Pois é, o pior de tudo é ver/ler pessoas dizendo que a vitória ontem pode ser creditada à tática definida pelo NF! Respeito todas as opiniões divergentes, mas quero ver quais serão as opiniões qnd essa tática covarde falhar...Espero que não aconteça, mas é muito sofrimento para a torcida, assistir um time jogando como pequeno (bem frisado pelo Cesar) durante todo o segundo tempo! É por isso que eu comemoro a vitória, mas não me deixo enganar pela segunda etapa e pelas substituições e recuo covarde do NF!

Jota, eu tb li o ótimo texto do Rui e concordo que ele é muito mais racional do que eu e/ou o Cesar. Aliás, já até falei para o próprio Rui, que admiro a frieza e tranquilidade com que analisa e escreve! É realmente impressionante. Mas eu sou mais parecido como o Cesar...muito passional! É o meu jeito e por isso, concordo mais com o texto do Cesar, respeitando - sempre - aqueles que não concordam!

Fabião, agora espero que as pessoas finalmente entendam o que eu sempre quis dizer em cada post dedicado ao "professor". Aliás, penso - novamente, eu sei - em parar de falar dessa pessoa aqui no CB! Para o bem de todos!rs!

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Querido amigo, é mesmo isso: "É porque eu não consigo ser claro o suficiente para expor o que sinto e penso a respeito do treinador e dos seus esquemas táticos. Acredito que na hora que escrevo, a paixão inibe a razão e assim eu acabo não sendo "preciso" nos comentários."

Nunca o quis dizer porque vcê podia ofender-se, e estimo-o. O problema é que você não controla essa emoção e não dá espaço à razão. Eu gostava de comentar os seus artigos mais vezes, mas não o faço por causa da sua forma de falar do NF. Que até nem é o 'meu' treinador... (o meu é Dorival Júnior) Não consigo comentar porque teria que discordar fortemente sobre o Ney, e todos os seus artigos destroem completamente o Ney, de cima a baixo, seja do que você esteja a falar. Porque você desde o início marcou-o (você ainda não fez o luto do Cuca) e isso é mais forte do que a sua razão. E, no entanto, a maior parte das vezes não discordiaria de si quanto ao conteúdo, porque acho que o Ney nunca será um treinador realmente top, mas discordo muito quanto à forma. E a forma conta muito. Entre outras coisas, você ofende a sério o homem. E afinal é o nosso treinador... Ainda não é do rival...

Era isso, amigo. Não leve a mal. Estou apenas a tentar dar mais um emopurrãozinho para o ajudar a usar a razão. Você tem-na, use-a!

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Grande, Rui!!!
Muito obrigado pelas palavras, amigo!!!
Realmente eu confesso: Não consigo...a razão fica completamente inibida frente a emoção. Ainda mais qnd o tema é o NF, a quem realmente não admiro como treinador e tenho minhas sinceras desconfianças a respeito do caráter (mas isso não vem ao caso!).
Entretanto, pensei muito...muitíssimo e cheguei a uma posição, que agora sim, prometo, definitiva: Não comentarei mais um "A" que seja a respeito do NF!
É sério! Pode ser radical, mas como eu jamais conseguirei elogiá-lo, não quero passar nervoso e nem causar desconforto aos amigos que pensam o contrário!
Novamente, obrigado pelas palavras, Rui!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala, Rodrigo!!

Ok, amigo te ligarei confirmando.

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Combinadíssimo, André!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Embora não seja fã do NF, tenho que defendê-lo no caso das substituições. As substituições foram feitas não por questões táticas, mas sim por questões de contusão. O NF pode ter vários defeitos, acho-o teimoso, nas não é burro. Seria uma grande estupidez tirar o LG e o Maicosuel para colocar o Lucas mortinho da silva e o TS no lugar do LG, a meu ver o melhor jogador da partida. Acho que não temos time pra jogar prá cima de ninguém. Apesar do esquema, não fomos tão defensivos assim no 1º tempo, que foi de razoável prá bom. Um segundo terrível, recuando muito. Acho que a diretoria tem que contratar uns quatro ou cinco jogadores de qualidade se quiser ganhar alguma coisa que valha a pena. Quanto ao time recuar, quero lembrar aos amigos, que este é um defeito que Botafogo vem apresentando há vários anos. Ou alguém se esqueceu do primeiro jogo da final de 2007, em que o time abdicou do ataque logo no início do segundo tempo, quando poderíamos ter goleado se mantivéssemos a postura ofensiva. Será que este é um defeito dos técnicos brasileiros ou é um defeito enraizado no Botafogo. Acho o comentário do Rui Moura muito sensato e realista, o do Cesar, um pouco exagerado. Gostaria de lembrar que quando o PC entrou em 67, arrebentava nas divisões de baixo, sendo inclusive bi ou tri carioca de juvenis. Os nossos juniores, abandonados na aridez de de MH, na expressão do Baresi, não conseguiram ganhar o torneio OPG dos reservas do Fluminense. Há uma diferença enorme. Em tempos passados os juniores do Botafogo entravam quase prontos, pois conviviam com craques e o time estava sempre disputando títulos. Os garotos entravam porque tinham condições. Gosto do WJr, mas contra o Flamengo ele perdeu um gol que um cara com mais experiência não teria perdido. Para terminar, acho o NF um treinador teimoso, dentro da média, não o estou defendendo, mas essa de colocar juniores que não conseguem ganhar nada embaixo como solução no time principal é uma loucura. Já queimamos umas duas ou três gerações de juniores, principalmente por falta de preparação dos garotos. Atualmente, não temos jogador algum que possa ser chamado de craque, querer que o time atual jogue como os antigos timaços do Botafogo, é loucura e pretensão. O que temos, foi o que deu pra contratar. Seria por culpa do professor aloprado ou pela falta de dinheiro. Vamos lá Fogão, vamos ganhar do Resendo. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Sérgio!
Eu acho que a substituição do LG pelo TS se justifica, mas qnd o Maicosuel saiu, não poderia entrar com o Jean Carioca? Pq sempre o LS, quando este NUNCA apresentou futebol e/ou o mínimo de disposição? Essas previsibilidades do NF que me cansam e tiram a paciência, mas tudo bem, valeu a vitória e o titulo da TG está perto!
E vamos pra cima do Resende!!!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Excelente o comentário do César Oliveira.

Concordo com as suas opiniões, e acredito que o Botafogo está perdendo muito tempo com o NF.

Tempo esse, que só daremos conta e sentiremos falta, quando começar o Campeonato Nacional.

Saudações botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

E aí,Paulo...será tarde demais! Concordo contigo!
Abs e SA!!!