13/02/09

Uma chuva de gols



Antes de falar da vitória alvinegra (5 a 1) sobre o Friburguense, eu gostaria de parabenizar o Toninho "Alvinegro Louco", que completou mais um ano de vida!!! Parabéns, Toninho!!!

Aliás, o aniversariante me ligou após a goleada do Botafogo e a nossa conversa foi baseada em dois pontos: Alegria pela vitória (é claro!!!) e certeza de que o time é fraco, mal treinado e precisará de muito mais do que vontade e disposição para alcançar voos altos nesta temporada.

Muitas pessoas já me disseram que eu tenho sido chato e pessimista ao extremo aqui no Cantinho Botafoguense. Se o Botafogo perde, eu critico. Se vence, também critico. Como respeito a opinião de todos, considero o que cada um me fala, mas a resposta é uma só (sempre igual): Não é questão de pessimismo e/ou otimismo. É questão de realismo!

A realidade é que o time do Botafogo é um bando em campo, dependendo de lampejos dos seus jogadores tecnicamente mais qualificados, que sinceramente, não passam de três ou quatro.

Reconheço que o time é brigador, mas é pouco para o GLORIOSO. E não digo que precisamos de dez craques, pois sei que o clube não tem condição financeira para isso. Digo que o elenco precisa de um profissional que treine, ensaie jogadas, não invente e saiba motivar os atletas. Este "alguém" definitivamente não é o Ney Franco...

Mas, Rodrigo...nós vencemos cinco das seis partidas disputadas e foram nove gols marcados e dois sofridos nas duas últimas rodadas. Eu sei, bato palmas e festejo, mas não posso deixar de lembrar os adversários: Bangu e Friburguense. Com todo o respeito que merecem, é nosso dever e obrigação vencê-los...e bem!

Ah, mas os outros times grandes também estão passando por sufocos...

Amigos, azar o deles. Alguém aqui se importa com o Flamengo ou Vasco (o "Unimed FC" eu não considero grande)? Quero que eles se danem, jogando bem ou mal! Eu sou torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas!

E me importo tanto que faço questão de elogiar alguns momentos da vitória de hoje e criticar vários minutos de um futebol sofrível. Sem esquecer da escalação e consequentes alterações promovidas pelo treinador.

O Friburguense é uma equipe fraca e que jamais assustou a meta do Renan. Ainda assim, a zaga botafoguense passou várias vezes por situações constrangedoras. Talvez por isso o Ney Franco tenha terminado a partida com três zagueiros de ofício, mais o Leandro Guerreiro e Fahel plantados. Ou seja, cinco jogadores apenas para marcar sem ultrapassar o meio de campo. O detalhe? Já vencíamos a partida por 5 a 1!

A primeira etapa foi confusa, com o Botafogo desorganizado desde a defesa até o ataque. Também, atuamos durante os noventa minutos sem um jogador (alguém viu o Lucas Silva?)...

Não trocávamos passes e vivíamos à base dos chutões para frente. Lá, o pobre Reinaldo, isolado e sem ninguém para trocar "conversa". Foi valente, já que o Ney Franco armou um esquema onde o principal jogador do time era sacrificado para que o "mexicano" pudesse aparecer de surpresa.

Ledo engano...o Lucas Silva provou que o seu futebol é segunda divisão mexicana. Talvez por isso ele tenha sido premiado com os noventa minutos em campo.

Ainda bem que o GLORIOSO tem um atleta razoável: Maicosuel, que depois de um início em que não queria tocar a bola para os companheiros, passou a jogar mais aberto e de forma coletiva.

Dos últimos nove gols alvinegros no campeonato, oito saíram dos pés ou foram marcados pelo camisa 10. E olha que ele nem está jogando tão bem, aparecendo uma hora ou outra. Como por exemplo, quando o zagueiro do Friburguense deu um cochilo e o apoiador botafoguense surgiu na frente do goleiro sendo derrubado em um pênalti que o próprio cobrou.

Antes deste que foi o segundo gol do Botafogo, o Maicosuel serviu duas vezes o Fahel em jogadas idênticas: Cobranças de escanteio que foram finalizadas (muito bem) pelo volante. Ué, mas o Lucas Silva não foi escalado como titular por causa da sua estatura e bom jogo aéreo?

O primeiro tempo só não terminou com o GLORIOSO sem sofrer gol, porque temos o Emerson na zaga, o Leandro Guerreiro mal posicionado em campo e o Thiaguinho jogando improvisado na lateral esquerda. Assim, a equipe de Nova Friburgo mostrou que a bola aérea continua sendo a maior fraqueza do Botafogo.

Só digo uma coisa: Volta, André Luis!!!

No segundo tempo o panorama não mudou muita coisa. Era o Botafogo atuando mal, porém o suficiente para ser "melhor" do que o Friburguense e o adversário limitadíssimo sem oferecer perigo de gol.

De repente uma jogada da dupla Reinaldo e Maicosuel. O primeiro deu um lindo toque, deixando o apoiador livre para driblar o zagueiro e marcar o seu segundo gol na partida.

Mais um lance isolado e desta vez a ordem foi invertida: Maicosuel fez um carnaval pelo lado esquerdo e cruzou para o Reinaldo só escorar para dentro da rede "inimiga"...
...5 a 1 e fatura liquidada!

Aí começa o "show do Ney Franco" e suas substituições e esquemas táticos que deixa qualquer um maluco.

Foi montada uma linha de seis zagueiros, com o Alessandro passando a atuar na ponta esquerda e o Diego sendo a referência no ataque, já que o Lucas Silva continuava não aparecendo no jogo.

Pensando bem, ele apareceu sim. Em três lances bisonhos, sendo que o último foi escandaloso, ao receber a bola de frente para o gol e tocar de primeira para trás. Vai entender...acho que só o Ney Franco e toda a sua "cognitividade" é capaz de compreender o que o "mexicano" quis daquele lance.

Outro escândalo foi a entrada do Alex na vaga do Thiaguinho.

Sabem por quê? É claro...o "professor" se recusa a sacar o Emerson! Isso jamais acontecerá!

Se alguém me explicar o motivo do Gabriel não receber oportunidade na lateral esquerda, eu dou um prêmio. O treinador prefere deixar a equipe totalmente torta em campo, ao invés de utilizar o básico e fazer o trivial. De repente ele acha que tem o elenco do Manchester United nas mãos, né?

Pois bem que ele poderia ter, afinal, estaria bem longe de General Severiano e este Cantinho Botafoguense seria um espaço muito mais alegre.

Apito final, goleada e grandes chances de terminar em primeiro lugar do grupo B.

Comemorar? É claro! Os resultados foram suficientes para conquistarmos uma das duas vagas. Agora é que começa o campeonato de verdade (se enfrentarmos o Vasco)!

Mas muita coisa precisa ser feita e mudar no Botafogo, pois repito o que comentei com o Fábio "Snoopy" no fim do jogo: Há muito tempo eu não vejo um elenco tão mal treinado como este.

E não digo um elenco fraco, porque tivemos - recentemente - outros do mesmo nível. A diferença é que notávamos o mínimo de padrão tático e jogadas ensaiadas, independente da qualidade técnica.

O Botafogo de hoje, não! Longe disso...é um monte em campo, mal escalado e substituído. Ou seja, o problema maior está no banco de reservas e vocês sabem muito bem a quem eu me refiro!!!

Por fim, teremos a volta do Victor Simões no clássico de domingo. Ótima notícia. Mas teremos a ausência do Maicosuel (que foi burro ao ser expulso)...
...será que o "professor" dará outra chance ao Lucas Silva ou montará um meio de campo do jeito que ele gosta, formado por quatro volantes?

Ah, agora sim, pra terminar...repararam que mesmo depois da entrada do Alex, quando ficamos com três zagueiros de ofício, o Leandro Guerreiro continuou atuando lá atrás e não na sua real posição? Pois é, nunca mais veremos aquele bom volante de 2007 e que começava a reencontrar o seu bom futebol no final da temporada passada...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 5 X 1 FRIBURGUENSE


1- Renan: Sem trabalho durante todo o jogo - 6,0

2- Alessandro: Foi o mais participativo no segundo tempo - 6,5

3- Wellington: Zagueiro que não brinca e dá chutão - 6,0

4- Emerson: O gol adversário saiu em cima dele... - 4,5

5- Leandro Guerreiro: Só deu chutões. Culpa do Ney Franco, que insiste em deixá-lo lá atrás... - 6,0

6- Thiaguinho: Não falta esforço, mas simplesmente não temos mais jogadas de linha de fundo pela esquerda. A culpa não é do jogador (vocês sabem de quem é...) - 6,0

7- Reinaldo: Sacrificado por um esquema covarde. Mesmo assim, um belo toque e um gol marcado - 6,5

8- Fahel: Joga o básico, mas se mostrou uma boa arma nas bolas paradas - 6,5

9- Lucas Silva: Sinto muitas saudades do Adriano Felicio - 2,0

10- Maicosuel: O melhor em campo, apesar de sabermos que ele pode ser mais regular. A expulsão foi merecida e deveria ser castigada pelo Botafogo - 7,0

11- Léo Silva: Só faz falta e briga com bola, adversário e o que mais estiver na frente - 5,0

12- Batista: Entrou para fechar o lado esquerdo. E assim fez... - 6,0

13- Alex: Jovem zagueiro que não comprometeu e ainda arriscou uma subida ao ataque - 6,0

14- Diego: Já não é um bom segundo atacante. Quanto mais um homem de referência. Ficou sozinho na frente - 5,5

Ney Franco: Se contradiz nas declarações, armações e substituições. É o "pior" do time (ou disputa "pau a pau" com o Lucas Silva) - 4,0

17 comentários:

Anônimo disse...

Fala, Rodrigo!!!

Olha, concordo com a maior parte do que você falou, porém gostaria de ressaltar que um pardieiro daqueles não pode ser liberado para a prática de futebol. E é o 2º que visitamos. Acredito que com aquela chuva que caiu ontem aliado ao péssimo gramado, dificilmente veríamos uma boa partida de futebol, e foi o que aconteceu apesar do placar. Quanto ao cognitivo de m..., você já expressou o que eu também sinto com aquelas mexidas totalmente infundadas e sem nenhuma utilidade, nem como teste. Minha discordância se baseia na expulsão do Maicosuel, para mim, injusta. Concordo que ele chegou afobado e estabanado, mas não achei lance para expulsão. Vi coisa muito pior.
Não quero que pensem que é mania de perseguição, mas o cara não tinha nem amarelo e estava acabando com o jogo. Achei no mínimo estranha a expulsão. Outra coisa: ele distribuiu se não me engano 8 cartões amarelos para nós, o que para mim já mostra uma certa tendência em pendurar nossos jogadores. Pô, naquele campo horrível e encharcado, é impossível um jogo sem contato físico mais forte. Bem, tomando como base a não expulsão do FH dos florzinhas naquela verdadeira agressão dentro da área, e a perda de 6 pontos do vasco, já sinto que as forças do mal querem, na marra, definir uma final mulambos x florzinhas para agradá-las.

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Fala, André!!
Pois é, cara...eu só não toquei no ponto do gramado pq é uma rotina do interior do estado (exceto Volta Redonda). E é muito engraçado que só o Botafogo (do grupo B) tenha atuado nessas condições, né? O Flamengo só em Volta Redonda. Será que a nossa diretoria não atentou a esse detalhe?
Quanto às mudanças,concordo contigo, cara....nem para experimentos serviram. O NF não sabe o que faz, ele está mais perdido que cego no meio de um tiroteio!
Já a respeito do Maicosuel, tudo bem, a entrada não foi violenta, mas ele foi bem "burrinho" ao insistir com aqueles bracinhos e pernas qnd a jogada estava perdida. E pior: Na frente do bandeirinha. Aí é pedir pra ser advertido, né? É claro que o FH fez muito pior no jogo do "Unimed FC", mas o Maicosuel foi no mínimo, ingênuo! Por falar no FH, será que o TJD/RJ vai analisar as imagens e suspendê-lo? Quero só ver...

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

amigo, onde assino sua incoerência total em meter o pau mesmo após golearmos?
estou de acordo com tudo.

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Hahahah! Fabião, ainda comentei com o meu irmão: "Pô, se eu meter o pau, nego vai dizer que sou muito chato e o CB perderá - aos poucos - os amigos que tem".
Mas sinceramente, preferi arriscar e falar o que verdadeiramente sinto, independente do resultado. O que não posso é me (nos) enganar, né?
Tá brabo, companheiro! Tá brabo!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Perfeito o seu comentário.

Mesmo feliz com a vitória do Botafogo, não consigo ficar satisfeito, pois, vejo muitas coisas erradas, desde a escalação à substituição de jogadores, além da falta de esquema e estratégia nos jogos.

Ontem, como o Botafogo já estava classificado, resolvi analisar a movimentação do Lucas Silva.
Como é ruim o cara ! Teve uma participação pífia e de novo se escondeu do jogo. Em 90 minutos, tocou na bola quatro vezes. A conclusão, é que, com esse elemento, o Botafogo joga e jogará sempre, com menos um homem em campo.

Saudações botafoguenses!

Anônimo disse...

Rodrigo, não vi o jogo, mas escutei o final do primeiro tempo (quando liguei o rádio, aconteceu o penalti) e escutei todo o segundo e ouvi os comentários. Vou preferir escutar os jogos pois ver esse time do Botafogo, ou melhor, alguns jogadores e a armação equivocada do cognitivo não dá prá mim. Não me iludo com esse time. Enquanto esse Emerson, que prá variar falhou no gol, Lucas Silva, Léo Silva e o pobre o LG mal escalado, é só uma questão de tempo para encararmos a dura realidade: o time do Botafogo é fraco e mal armado. Parece implicância, mas até o comentarista da rádio globo falou da zaga (fraca) e da confusão tática do cognitivo. Acho que nem domingo será um bom teste. Esse campeonato carioca eu não tô nem aí prá ele, todos os times são muito fracos, inclusive o fra, que não fosse a arbitragem estava penando prá se classificar. Vejo o timeco do florzinha: precisa do tribunal (isto desde 1907) prá tentar alguma coisa. Cara, como o futebol brasileiro e em especial o carioca está ruim, muito ruim. Na entrevista, o Reinaldo disse que a melhor defsa do Brasil é a dos mulamdos, aí eu tive vontade de chorar. A que ponto chegamos, se essa é a melhor defesa, imagine a pior. Essa defesa do lixo quando pega atacantes razoáveis dá pena (lembra do Cruzeiro), a festa que fizeram em cima da melhor defesa. Só uma coisa não podemos reclamar, da sorte, mas sorte nem sempre nos ajudou. Que eu me lembre, o Botafogo só ganhou um titulo com um time fraco: a Comenbol em 93. Em 97 e 2006 ganhamos o Carioca com times de médio prá fracos. Enfim, vamos ver até quando a diretoria do Botafogo vai se iludir. Abs e SA!

Antoni disse...

Estou de acordo com td.
O Ney Franco é horroroso, acho q ele pensa que jogo real é igual a jogo de vídeo game onde qq um joga bem em tds as posições.

abç!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu diria que vc ainda conseguiu muito, cara. Eu tb me concentrei no LS para ver se sou severo demais ou realmente vejo um "chupa-sangue" em campo. Amigo, continua - cada vez mais firme - com a segunda opção! rs!

Sérgio, concordo contigo: O futebol brasileiro está de péssimo pra "pior". Esta declaração do Reinaldo é mesmo o grande exemplo, pois FL e RA podem formar a melhor dupla do futebol carioca, mas daí a serem excelentes jogadores...é uma distância e tanto!
Sobre o time do Botafogo, amigo...nada a acrescentar ao seu comentário! É um bando em campo, mas que não têm culpa. A culpa é de quem teoricamente é pago para treiná-los, escalá-los e armar jogadas ensaiadas. Apesar de estarmos na semifinal, este campeonato carioca não pode ser levado como exemplo. O único exemplo até o momento é que temos um treinador mais fraco do que o próprio time!!!

Antônio, bem lembrado...será que as táticas e substituições que ele faz durante os jogos não são treinadas no dia anterior, qnd ele joga o playstation? Só pode, cara!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, é claro que o time é fraco, tem deficiências a começar pelo cognitivo. Perdoe-me voltar a esse assunto de arbitragem, mas venho observando atentamente, inclusive com números a atuação desses árbitros nesse falido e podre campeonato carioca. É óbvio que a frapress vai ficar falando e incutindo na cabeça do torcedor que todos eles são horrorosos. Ok, concordo, mas é inegável, pelo menos para mim, se não um critério, mas um direcionamento contra certos times, um deles o nosso Botafogo. Repare a quantidade de cartões amarelos que recebemos... Foram todos merecidos? E em jogos dos adversários, sobretudo fra e fru, você vê algum árbitro aplicar amarelo a 2 minutos de jogo pra algum jogador deles? Duvido. Só que pra imprensa escrita e falada, isso é colocado como se o tal do desequilíbrio emocional do nosso clube mais uma vez nos atrapalha. Será? Repare bem os jogos e as atitudes da maioria dos árbitros contra agente. Repare no jogo de domingo atentamente. Vi o jogo Brasil x Itália, e no 2º tempo houveram peitadas e agressões por parte dos italianos, mas o árbitro preferiu administrar... e ninguém saiu com a perna quebrada por causa disso. Mas aqui se expulsa o Maicosuel por jogada bem menos violenta. Conforme o Jim do canal Botafogo disse, teria ele sido escolhido a dedo? Todos vão dizer que é teoria da conspiração, mas achei estranho e continuo achando. Imagina o Victor Simões jogando ontem... jogaria domingo? Duvido!!
Mas me assusta essa nossa conformidade, como se todo ano achássemos normais esses erros contra nós, a com se fosse penas mais um adversário a ser batido... simples assim... E aí, terminamos o ano sem ganhar nada (essa imagem colou, infelizmente, embora eu discorde), muito por conta desses "pequenos equívocos" como diz a frapress, e vamos seguindo assim, passivos, conformados e aceitando uma mentira contada 10 vezes virando uma verdade...
Galera, não é choro, apenas uma constatação de que esse e outros campeonatos sempre terão um dono pré-estabelecido no nosso pobre e falido RJ, qualquer que seja a equipe que tivermos montado. Mesmo assim, irei às finais, mesmo sabendo qual será o resultado, mesmo sabendo que ficarei puto, mesmo sabendo que outros personagens irão interferir, e nem precisava isso tudo, pois o time é fraco, não é? E assim vamos seguindo com as chacotas e gozações por ficar mais 1 ano sem títulos...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, eu entendo e concordo contigo, cara.
Já sabemos quem será o campeão deste ano. Até pq, reparou como a Globo está enfatizando a possibilidade dos molambos serem tricampeões pela quinta vez? Isso é lembrado em toda transmissão da emissora. Portanto, campeonato definido! Temos que brigar pelo vice-campeonato, que acaba sendo simbolico.
No mais, é esperar que no Brasileirão não mudará nada. Apenas aparecerão outros dois "fortes candidatos" para enfrentar os molambos: SP e Corinthians!

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Caro amigo, todo o mundo sabe que o seu pessimsmo exacerbado é uma atitude anti-anti-anti-Ney. Nada de grave, excepto que teremos sempre que relativar, e muito, as suas opiniões.

Abraços Gloriosos!

Andr3 disse...

ELE SACOU DO BANCO DE RESERVAS UM JOGADOR DAS CATEGORIAS DE BASE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


EU NAO ACREDITO!!!!!!!!!!!!!!!


tah certo q poderia ter lançando outros jogadores....

mas isso é um milagre (vindo do NF)

o cara fez o feijão com arroz, mas não foi ruim em campo.....


o q me deixou triste foi no início da transmissão o repórter perguntou pro NF se ele iria proveitar a classificação atencipada para testar outros jogadores.... ele foi curto e grosso.... NÃO.

qnd ele foi explicar o pq, ele respondeu..... " è pq, o time ijkdfhgsdfghkldfglkjhsdfgkljhsdfg"

e só foi isso q eu entendi.......

Anônimo disse...

Fala Rodrigão, tudo na paz? Quem é vivo sempre aparece não é?rs

Só pra te mandar notícias aqui de Saquarema, onde eu estou curtindo as férias! Aqui tá bom demais, muito calor e muita praia....só agora que o tempo esfriou...e acredite..eu só assisti o jogo do Fogão no domingo...nem vi o de ontem, mas assino em baixo quando você malha o time mesmo quando ele vence. Tomamos um susto daquele jeito contra o Bangu...o Bangu...imagina contra os grandes. Mas eu creio que vou ter a prova de fogo domingo...
De qalquer forma....é rezar pro cognitivo sair antes de qualquer desastre...no mais,paguei um 'mico': saí vestido de Botafogo em SQA e só eu tava desse jeito...só louco pra fazer isso...rs

ABração e até a próxima!SA!

Rodrigo Federman disse...

Rui, nem sei se é somente pela minha campanha e atitude anti-NF, amigo...
Acho que é tb pela ineficácia, ineficiência e incompetência do próprio treinador, que tem um time fraco nas mãos, mas que ele consegue piorar!!!

André, mas ao invés do Alex, pq não o Gabriel? Não faz sentido!!!

Fala, Danilo! Aproveitou bastante?
Sinto muito, amigo,mas ele não sairá tão cedo, pois goza de um prestígio inabalável dentro do clube...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Atentaram para o fato do "comentarista de merda" chamar o Renan de Bruno (lá pelos 20 minutos do segundo tempo?
O cara comentou o Botafogo, pensando na "coisa ruim"!

Quanto a expulsão, já estava prevista.
Flapito e Rede Globo expulsaram um do Botafogo antes do jogo começar...
Botafogo começou o jogo com 10 jogadores!

http://img21.imageshack.us/img21/9242/flapitoeredeglobojexpulzz8.jpg

Rodrigo Federman disse...

Hangman, nem atentei a esse detalhe, cara! É verdade? Que absurdo...
As "Forças do Mal" perderam a vergonha e estão atuando de forma descarada agora, hein...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Ney só fez testes e tarefas de casa por enquanto. A PROVA FINAL será domingo!!!

Aliás, minto! Na verdade será um "simulado" pra avaliar o nível do time.

AS PROVAS FINAIS serão semi-final e final ta TG!!

E, outra, fico ouvindo comentaristas falando em ser primeiro ou segundo do grupo. Possibilidades de pegar pequenos. Eu quero é ver briga de cachorro grande. Por mim pegamos Vasco ou Unimed na semi (é o que eu mais quero) e o Flaglobosportv na final!!

Dispiutar finais com pequenos só faz enganar o torcedor. Título bom é em cima de rivais!!

Apesar de ter que jogar contra outros adversários (os apitadores), é isso que eu quero. Que venham os três rivais!!!

Abraços