01/02/09

Vencemos mais uma. Não convencemos de novo...



Duas diferenças e uma constatação.

Assim eu comparo a vitória de hoje do Botafogo (2 a 0, gols de Reinaldo e Victor Simões) com a da última quinta-feira, diante do Macaé (1 a 0).

Começando pela constatação, fica cada vez mais evidente que o Renan tem tudo para ser o jogador mais importante do time em 2009.

Se não fosse o jovem goleiro alvinegro, o Botafogo passaria por maus bocados nesta noite. Apesar de não ter sido acionado na segunda etapa, o Renan salvou a equipe com três belas defesas na fase inicial, quando fomos amplamente dominados pelo adversário.

Em relação às diferenças, graças a Deus elas foram positivas.

Primeiramente começando com a entrada do Reinaldo, que mesmo sem ser brilhante, mostrou que tem o mínimo de inteligência com a bola nos pés e deu muito mais qualidade técnica ao time do que o - apenas velocista - Diego.

Em segundo lugar, apesar das "invenções" Ney Franco, desta vez o time melhorou na etapa complementar. Quer dizer...
...não sei se houve uma sensível melhora do Botafogo ou uma absurda queda do Mesquita.

Acho que um pouco dos dois!

De resto, o mesmo de sempre (e o que acredito, será uma tônica deste time do Ney Franco): Uma equipe sem padrão tático, com jogadores mal escalados, ausências no banco de reservas, falta de jogadas ensaiadas, recursos, etc...

Como eu falei quando analisei o jogo contra o Macaé, será um ano de fortes emoções.

Ah, e a "gordura" que o Ney Franco "pediu" está esgotando. Sim, ele disse que em quatro ou cinco rodadas nós já veríamos uma equipe que sabe o que quer, com o "melhor meio de campo do Brasil".

Com a vitória de hoje, faltam duas rodadas, ou seja, domingo que vem será o limite para o treinador dar a "sua cara" ao Botafogo (apesar de eu realmente não querer isso...).

Fica até difícil comentar uma partida, quando não fazemos nada em 45 minutos. E não me venham "lembrar" do gol do Reinaldo, pois ele não foi "feito". Foi achado...graças a jogada mais utilizada pelo Botafogo do Ney: Os chutões da defesa diretamente para o "seja o que Deus quiser".

O bonito toque do Victor Simões e o oportunismo do Reinaldo completaram a falha do goleiro adversário. Nada mais aconteceu, exceto um festival de defesas do Renan e "aulas e mais aulas" de como deixar uma zaga completamente desprotegida. Os professores? Claro...os "irmãos Silva", Léo e Lucas.

Para piorar, um Maicosuel apagado e cheio de firulas inúteis e inofensivas. Aliás, é bom que alguém abaixe a bola desse menino, porque se ele perde um gol igual o desperdiçado no segundo tempo, diante de um clássico, é bom nem aparecer para treinar no dia seguinte.

Começo a ficar preocupado, pois depois da boa estreia contra o Boavista, o Maicosuel disse que aquela tinha sido a sua melhor partida como jogador profissional. As duas rodadas seguintes realmente não convenceram, portanto...o meu receio é mais do que justificável.

Final do primeiro tempo (sim, amigos...terminou sem um único comentário de minha parte) e esperança de que algo mudasse no segundo.

Pelo menos o Ney Franco tirou o craque da segundona mexicana (Lucas Silva) e o peladeiro do Eduardo. Nos seus lugares, Fahel e Thiaguinho, respectivamente.

Cacete...haja bagunça tática: Não bastasse o Leandro Guerreiro mal utilizado como zagueiro pela esquerda, ficamos sem lateral de ofício e na dependência exclusiva das armações do Maicosuel, que como eu disse, esteve apagadíssimo.

Por incrível que pareça, o Botafogo melhorou. Quero dizer, o Mesquita piorou. Quero dizer...nem sei mais! O certo é que apesar de um segundo tempo muito melhor, o jogo não conseguiu me atrair de forma alguma.

Thiaguinho, por sinal, foi em minha opinião o melhor do time, pois chamou as jogadas para si e levou o time para frente. Fahel também foi superior ao Lucas Silva (o que não é difícil), colaborando, inclusive, para uma sensível melhora do limitado Léo Silva.

Aí eu reflito: Quando nós dizemos que o Thiaguinho (atuando de ala esquerda) foi o craque da partida e o Fahel (volante destruidor) soube armar o time melhor do que - teoricamente - um apoiador, é sinal de que as coisas não estão boas. E convenhamos? Não estão mesmo!!!

Ainda ficamos com um jogador a mais na segunda etapa, mas nem isso adiantou muita coisa. A bagunça continuava generalizada contra uma equipe fraquíssima.

Amigos, eu sei que os nossos principais rivais também não estão "animando", mas o Botafogo está muito ruim. Ruim de sair jogo e até de ser assistido. Impressionante como eu não tenho me "envolvido" como de hábito. Acho que por causa do "meu início de temporada" também...

Eu sei que não temos condições de ter um timaço. De toda forma, não precisa ser uma seleção para motivar o torcedor. Basta o mínimo, e o Botafogo do Ney Franco, insisto, não tem nem o mínimo, que é competitividade.

Pelo contrário, tem uma um treinador incompetente que tem uma "panela" definida e que insiste em contrariar o que seria melhor para o clube.

Me digam: Emerson, Léo Silva, Eduardo, Lucas Silva...quais desses seriam titulares do Botafogo se vocês fossem treinadores da equipe?

Nenhum deles seria banco no meu Botafogo.

Ah, e por falar em banco, eu nem prestei atenção, mas o Batista esteve relacionado?
Juro que não lembro e caso negativo, alguém saberia dizer o por que? Bom, mesmo assim, nada justifica a sua entrada desde o início. Ainda mais depois do que ele jogou contra o Macaé.

Lembro também da promessa do Ney Franco: "O Botafogo voltará as atenções à base".

Com a estreia do Reinaldo, o Diego foi pro banco e alguém precisava sair, né? Quem saiu? O Laio, mesmo depois de ter jogador (em poucos minutos) muito mais do que o Diego na rodada passada. Wellington Jr., Gabriel...todos na mesma situação, ou seja, enganados por "falsas promessas de um mentiroso".

E aí entra a imensa parcela de culpa do presidente Maurício Assumpção também...

Pô, quem é o chefe? Amigo, chega-se no Ney Franco (ou quem quer que seja) e exige a presença dos garotos, afinal, está provado que certos atletas não merecem atuar e mesmo assim continuam na equipe (Lucas, Léo, Eduardo, Emerson).

O "professor" não gostará? Azar o dele. Que pegue a sua "trouxinha" e volte para o Ipatinga.

O que não pode é a torcida ficar como está: Sem gostar do que está vendo em campo.

Por isso, a felicidade pela vitória torna-se muito menos prazerosa do que deveria ser. Não pela vitória, é claro, mas por saber que o Botafogo está se "apequenando" por causa de uma única pessoa, que não merece estar no cargo que ocupa...
...que não merece trabalhar em um clube como o Botafogo de Futebol e Regatas.

Desabafo feito (desculpem, mas eu precisava fazê-lo), desejo uma boa noite a todos e um futebol bem melhor contra o Volta Redonda.

Depende apenas do Ney Franco. Aí que "mora" a minha desconfiança...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

BOTAFOGO 2 X 0 MESQUITA

1- Renan: Outra vez salvou o time - 7,5

2- Alessandro: Continua com muita disposição tentando superar a sua limitação - 6,0

3- Juninho: Começa a melhorar fisicamente. Ainda precisa de um parceiro mais confiável - 6,5

4- Emerson: Discreto. Mas contra Macaé e Mesquita é moleza, né? - 6,0

5- Leandro Guerreiro: Bem quando exigido. O problema é que está completamente fora da sua posição (culpa do treinador) - 6,5

6- Eduardo: É pior até do que o Thiaguinho atuando improvisado pela esquerda - 4,5

7- Reinaldo: O ataque ganha em técnica e experiência. Boa estreia - 6,5

8- Lucas Silva: O que mantém esse rapaz no time? - 4,0

9- Victor Simões: Outro gol e muita luta durante os 90 minutos - 7,0

10- Maicosuel: Estrelismo e muita firula. Utilidade que é bom, quase nada... - 4,5

11- Léo Silva: Marca mal e não sabe se posicionar em campo. Fraco - 5,0

12- Fahel: Por incrível que pareça, atuou bem. Auxiliou na marcação e ainda arriscou subidas ao ataque - 6,0

13- Jean Carioca: Quero ver mais para uma melhor impressão. De qualquer forma, o pouco que fez foi infinitamente superior ao Lucas Silva - 5,5

14- Thiaguinho: Mudou a postura da equipe, apesar de toda a sua limitação. Fechou o lado esquerdo e fez boas jogadas individuais - 7,5

Ney Franco: A sorte continua ao seu lado, pois é absurdamente fraco nas armações das suas equipes - 5,0

11 comentários:

Anônimo disse...

MEU AMIGO CONCORDO - UM PRIMEIRO TEMPO PARA NUNCA MAIS SER LEMBRADO E MESMO ASSIM ACHAMOS UM GOL - UM SEGUNDO TEMPO MENOS SOFRÍVEL - AI DIGO TINHAMOS ATUAÇÕES EXCELENTES NO ANO PASSADO - GOLEADAS - JOGADAS ENSAIADAS - BELOS GOLS E O QUE GANHAMOS?NADA - ESSE ANO SERÁ ASSIM MESMO PELO MENOS NO PRIMEIRO SEMESTRE - E SEREMOS CAMPEÕES SIM PODEM TER CERTEZA.
OUTRO ASSUNTO - ESTIVE EM BELO HORIZONTE - O TELEFONE DADO PELA TURMA QUE ANOTEI CAIA NUMA RESRVA INDÍGENA - NÃO TIVE COMO PODER AJUDAR O GENINHO - INCLUSIVE NÃO SEI SUA SITUAÇÃO - SE ALGUEM SOUBER O LOCAL QUE ELE SE ENCONTRA ME AVISE POIS O PESSOAL DE BELO HORIZONTE ESPERA APENAS UM CONTATO MEU PARA AJUDAR NO QUE FOR POSSIVEL - MARCOS VENICIUS

Riba disse...

concordo contigo.. preocupante o futro do botafogo esse ano... o Ney franco escalou o time errado (ainda que não tenha banco)... se eu fosse ele teria feito substituição com 15 min do 1º tempo, assumindo o erro... sofrível.. o resultado não condiz com o jogo..o mesquita foi muito mais time e objetivo no primeiro tempo. O botafogo precisa de zagueiros urgentemente!!!! se fosse um time com uma dupla de atacantes talentosos teríamos levado uma goleada com 25 min de jogo!!!... o único aspecto bom é que tanto reinaldo qto victor simões(este último me anima mais) qdo se entrosarem vão dar trabalho... eu já tô preocupado com o brasileirão!! ai, ai....
Viva o fogão!!!

Danilo Julião disse...

Rodrigo, em primeiro lugar ainda marco presença amanhã aqui no blog até terça-feira de madrugada. Você ainda vai me ver, rs!

Segundo, parabéns pela análise e desabafo, cara. É como me sinto, embora não o diga diretamente. O NF não é técnico pro Botafogo. Apesar do bom resultado( por que foi bom mesmo), eu não confio nele. Ele é um louco cognitivo e acho que eu, que não entendo de tática, daria um técnico melhor que ele. O Fogão NÃO tem padrão tático. Não tem uma base. E no futebol, padrão e base são pré-requisitos de toda boa equipe. Sorte, até onde eu sei, não entra aqui não.

Essas múmias egípcias, como os Silva Brothers(em homenagem aos Jonas Brothers, que eu detesto, rsrs!) e o Fahel, só mostram o quão baixo é o nível técnico que temos em campo. Apesar dos bons jogadores que temos. O primeiro tempo foi horrível e nem a vitória apaga isso!

Não sabemos armar, sair pro jogo...a sorte é que temos Renan, Reinaldo, Victor Simões, Leandro Guerreiro...mas não temos um comandante digno...assim vai ser difícil. E olha que só jogamos contra timim]nho, imagina quando tivermos um São Paulo-pegatimedegeral pela frente.

Ai,ai...haja coração!
Abração!SA!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, tomara que vc esteja certo. Obviamente tb torço por isso (título), mas estou bastante pessimista, pois com este futebolzinho (e esse treinadorzinho), fica difícil! Ainda bem que o nível do campeonato é igual ao NF, ou seja, FRAQUÍSSIMO!
Sobre o Geninho, a última informação que tive (da sua filha), foi que encontra-se entubado e com pneumonia. Segundo o médico, o quadro é estável mas ainda não podem dar maiores "prognósticos".
Tentarei descobrir o lugar exato e informo, ok?

Riba, eu diria que precisamos de zagueiros, o LG na sua real posição e pelo menos mais dois apoiadores. Até concordo que a dupla de ataque pode dar caldo, mas com esse time (e com esse técnico), é perigoso dependermos apenas do VS e Reinaldo! Sinceramente? Fora, NF!

Danilo, olha, eu realmente tenho pensado duas vezes antes de escrever qualquer coisa sobre o treinador, mas é difícil, cara...
Putz, ele é irritantemente burro e petulante!
Putz, é melhor eu parar por aqui, afinal, não tem cabimento ficar irado sendo que vencemos, né? rs!

Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

Rodrigo, não sei se você viu sobre o NF dizendo que ficou irritado coma equipe! Pelo amor de Deus, ele arma o time errado e ainda quer reclamar!!!
Cara, eu que paro aqui agora, por que não dá pra gastar meu latim com essa mula!
Abração!SA!

Anônimo disse...

Como Emerson, Eduardo(peladeiro e marrento) Léo MMA Silva e esse Mexicano mais morto que o Lucio Flavio podem ser titulares nesse time? sera que a mula do Ney Franco não vê que temos jogadores com mais qualidades que esses que estão como titulares? A lateral esquerda a diretoria, ja tinha que ter anunciado um nome para o lugar desse Eduardo peladeiro para ontem, esse cara não servi para ser jogadores profissional, e o Tiaguinho volante direito, como lateral esquerdo também não da! Teco e Wellington não podem ser revervas do Emerson de jeito nenhum, só o Ney Franco que convive com eles todos os dias não ver isso, Alessandro é horrivel, mas pelo menos se dedica ao time, mas se contratassem um lateral com um pouquinho mais de qualidade, não teria problema algum. Fahel, Batista, Tulio Souza, Wellington Jr, Jougle... todos esses são mais jogadores que o Léo Silva, sera que o nosso tecnico ainda não viu isso? esse Mexicano morto ainda não vi pegando na bola, tomara que o Renato seja logo integrado ao elenco, e esse morto vivo nunca mais vista a camisa do Botafogo... Renato não é nenhum craque, mas com certeza vai jogar mais que o Mexicano. Agora o nosso ataque ate que é bom, só que precisamos de aramadores de verdade para lança-los, e mais um atacante para fazer sombra para Reinaldo e Vitor Simões, Maicosuel não pode ser o principal armador de jogadas desse time, já não temos laterais, e meia é morto não faz nada, e o outro o sucesso subiu para cabeça e so quer fazer firula... desse jeito vai ficar complicada a vida dos nossos atacantes!

Anônimo disse...

Grande Rodrigo,você está obcecado pelo Nei Franco,pega muito pesado.Respeito a sua opinião,mas não o acho tão ruim assim.Está no mesmo patamar que a maioria dos treinadores que andam por aí.Ele tem que testar jogadores e esquema para ver o que melhor se adapta a sua concepção de jogo.Caso ele insista com o LS e com o Eduardo aí...Mas por favor,continue a criticar e meter o pau no técnico, pois como todo Botafoguense, também sou superticioso,e está dando certo....Um abraço.Jota.

Anônimo disse...

Primeiro tempio, pura sorte, não tínhamos meio-campo; segundo tempo, mexidas razoáveis dentro das possibilidades e o time melhorou. Ainda acho um desperdício o LG de zagueiro e ter que aturar os dois LS, Emerson e Eduardo. O Maicossuel está tropeçando no sapato modelo Luiz XV. Por que o Batista não jogou ou pelo menos estava no Banco? Gostei do Jean e do Fahel. Acho que dá prá armar um time razoável, naturalmente sem os citados anteriormente. Uma coisa positiva, não sei se é o técnico ou o nosso presidente, mas o Botafogo está com muita sorte. Quanto a jogar mal, todos, mas todos estão uma porcaria, aqui e em SP. A diferença entre os times é mínima, talvez seja o fator sorte que vá decidir esta porcaria ou então, como em anos anteriores, a arbitragem. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Danilo, vindo dele (NF), tudo é possível...

Anônimo, concordo com tudo o que vc escreveu, cara! Tudo mesmo, sem tirar um "pingo no i"!

Fala, Jota!
Hahahaha! Se está dando certo, é bom não mudar então, né? Continuarei a malhar o NF (com o maior prazer)!rs!
Cara, até me questionei uma vez se eu estava exagerando com o treinador, mas aí em conversas com vários amigos, falei tudo o que pensava, questionava e chegamos a conclusão de que não...realmente ele é fraco, mentiroso, bandidinho...como é claro, quase todos os treinadores.
Mas amigo, te juro...se tivesses qualquer outro (repare: Qualquer outro), seria melhor! Anota e me cobra!rs!

Sérgio, eu tb não sei, mas acho que o Batista não estava no banco. Pelo menos eu não me lembro. Se isso for confirmado e não for por motivos físicos, é mais uma birra que pegarei do NF, pois ficará claro que ele só o excluiu pq a torcida o pediria logo no lugar do seu "queridinho" Léo Silva!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
concordo com tudo, amigo.
vimos o mesmo jogo e pensamos o mesmo sobre o ney.
vejo seu desabafo como meu desabafo, só quero ter um pouco mais de paciência.
amigão,
só vi hoje que você ligou...

pergunta: kd o batista?

abraço e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, conforme conversamos várias vezes, eu até tentei não mais pegar pesado, mas é difícil, cara...
É um festival de incompetência, incoerência, interesses...e o mais incrível, uma soberba sem igual para uma pessoa só?
Sabe pq o Batista não jogou? Pelo mesmo motivo do Laio: Entraram bem contra o Macaé e a torcida os pediria. Mas o NF, egocêntrico como poucos, não admite ser vaiado e/ou questionado. Por isso sequer os relacionou...para não correr o risco! É um bandido!

Abs e SA!!!

Abs e SA!!!