12/02/09

Zagueiro precisa impor respeito



Quero ver o desempenho da zaga alvinegra nesta noite.

Emerson e Wellington formarão o setor ao lado do - mal improvisado/escalado - Leandro Guerreiro, que devido a ausência do Juninho, deverá ser o capitão do Botafogo.

Enquanto isso, já li que o Teco está quase recuperado e dentro de mais alguns dias, estará disponível para o técnico Ney Franco definir, enfim, a zaga titular.

Em minha opinião, o setor deve ser formado pelo Teco e Juninho, com o Leandro Guerreiro atuando na frente da zaga. Apesar de não acreditar que o Ney Franco vá tirar o Leandro do lado esquerdo, espero - ao menos - que ele escale os outros dois citados, desde que, em forma (principalmente o Juninho, que está "pesadão").

Agora, independente de quem seja titular, uma coisa é certa: Nossos zagueiros não têm uma característica importantíssima para um defensor que precisa impor respeito e receio ao adversário...
...vibração!

Emerson, Juninho, Wellington e até o Teco são mais calados e não adeptos das "caras feias" e "veias pulsantes". Tudo bem, não é obrigatório, mas eu sinceramente sinto mais firmeza em zagueiros que tenham, além de boa técnica, "sangue quente".

Por isso eu insisto que o Botafogo está perdendo um tempo precioso ao não recontratar o André Luis.

Muita gente criticou o comportamento do André no caso dos "Aflitos" e do "cartão ao árbitro" na Sul-Americana. Mas esquecem que ele foi o nosso principal zagueiro na temporada passada. Com o André Luis, o Botafogo tinha força nas jogadas pelo alto e no contato "homem a homem". Sem contar que atacante pensava duas vezes antes de fazer gracinha na frente do "ex-número 4" alvinegro.

Repito: Por mais que eu goste da zaga Juninho e Teco, preferiria mil vezes o André Luis e um deles (ou os dois, caso o Ney Franco mantivesse o esquema 3-5-2).

Zagueiro caladão e bonzinho é tudo que atacante gosta. Agora, ao encarar um André Luis, o "buraco fica mais fundo".

Um outro exemplo de zagueirão "cara feira" e que eu gostava demais...

Vocês lembram daquele fatídico jogo em que o Botafogo foi rebaixado ao perder para o São Paulo no Caio Martins? Pois é, o Júlio Baptista (hoje, na Roma) foi fazer uma gracinha na linha de fundo e o Sandro chegou rasgando bola, canela e pedindo respeito ao GLORIOSO.

E olha que perto do Júlio Baptista, o Sandro era quase um "anão"...

Ao final do jogo, já rebaixado, o zagueiro quebrou uma porta do vestiário (e machucou a mão) de tanta raiva e decepção pela campanha botafoguense e sofrimento da torcida.

Hoje, com quase 36 anos, o Sandro continua em atividade e é um dos ídolos dos torcedores do Santa Cruz.

Eu quero zagueiros assim. Por isso, volta, André Luis!!!

14 comentários:

Andr3 disse...

naum é por nada naum....


mas tá dando saudade da época de tirar o cartão da mao do juiz....

queria ver o AL em uma final contra o framerda.......

se ele tirou o cartão da mão do juiz em uma falta, o q ele teria feito com a Ana paula?????????w kkkkkkk




mudando novamente de assunto....


ALGUÉM PERCEBEU Q O GLOBOESPORTE.COM SÓ ESCALOU 10 JOGADORES??????????

Rodrigo Federman disse...

André, saudades de zagueiros do tipo do AL e Sandro mesmo, cara!
Muita saudade, pois os nosso atuais são tds quietos e caras de "bons moços"rs!
Nem vi a escalação do Globoesporte. Darei uma olhada!
Abs e SA!!!

Vinícius Barros disse...

Pora favor, não compare nem de longe a raça do Sandro com a do André Luiz!!! O AL é claramente desequilibrado e só trazeu prejuízos ao clube... tanto disciplinarmente e para a imagem do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, quanto tecnicamente, sendo astro de várias falhas grotescas!

Não gosto de nenhum dos zagueiros que estão no Glorioso... nem o LG está me agradando naquela posição! O Teco era o único que me fazia manter esperanças!

Lembra de quando eu trouxe uma comparação entre o time do vasco rebaixado e o do Botafogo(ainda em formação)? Algumas mudanças ocorreram desde aquele dia... veio o Juninho, o Édson saiu, veio o Léo Silva, etc... mas nem assim vejo tanta superioridade do nosso time em relação ao bacalhau de 2008!

Saudações Alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, me desculpe, mas discordo de vc.
Comparo sim, a raça dos dois zagueiros.
A raça que me refiro é independente do "grau de sanidade". Em campo e focados na bola, os dois zagueiros atuaram com raça e dedicação. O Sandro inegavelmente tem muito mais história e laços com o Botafogo (é um dos meus ídolos da história recente do clube), mas diferente de você, eu me senti presente em campo qnd o AL brigou contra a PM e sacou o cartão ao juiz!
Se foi certo, errado, vexame, loucura ou imagem arranhada, pouco me importa, pois na hora eu me senti defendido por apenas um cara no meio de vários outros que alternavam entre a "politicagem" e a "covardia".
O mesmo para o Sandro, quando encarou o JB e até no jogo decisivo da volta à Série A, depois que ele fez o gol e bateu com tanta força no braço que o mesmo ficou vermelho! Ali eu tb me senti representado!
Por isso, discordo de vc, cara!
A respeito do Botafogo 2009 e Vasco 2008, tb vejo que são bem equivalentes. E isso é preocupante...
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

volta al!

Rodrigo Federman disse...

Tá demorando muito, né, Fabião?
Abs e SA!!!

DRP disse...

A verdade é que quando penso em Anselmo e Emerson (provavelmente a pior zaga do Botafogo que eu vi), tenho uma ENORME nostalgia de Gottardo e Mauro Galvão ou Gottardo e Gonçalves...

Essas sim, eram zagas! Não por acaso uma acabou com o jejum e a outra foi campeã brasileira...

Anselmo? Emerson? Esses não servem nem de recheio de pão de queijo ipatinguense...

De fato, AL seria uma bela aquisição, dada a indigência de nossos zagueiros...

Abraço,
Danilo

Anônimo disse...

Meu estimado jovem e amigo Botafoguense,realmente gosto não se discute.Incluir o juninho em sua zaga preferida é realmente dose para mamute, com todo o respeito.Em vários blogs alvinegros metiam o cacete no boneco de posto,lembra-se dele? Pois é,os torcedores exigiram a sua saída e hoje ele é titular do Grêmio.Aliás,não o acho nenhuma brastemp,mas é muito melhor que um certo zagueiro,lento,sem impulsão, que não sabe marcar e que apenas bate faltas bem(de vez em quando).Perdoe-me amigo,mas para aturar o lentinho na zaga,prefiro qualquer juvenil ou até o Emerson, que pelo menos corre mais.
Você não está cumprindo a sua promessa,parou de criticar o mestre e estrategista Ney Franco.Lembre-se que estava dando certo...Aponte as suas baterias para ele, pois domingo temos que detonar o lixão do esgoto.JOTA.

Gil disse...

Fala Rodrigão,
Eu vi o jogo do molambo e no segundo tempo o Boavista teve muitas oportunidades.
Sérgio, mais uma vez o molambo foi ajudado pelo juiz. No finalzinho houve um penalti a favor do Boavista e claro que ninguém viu.

Rodrigo, o braço do Sandro ficou todo roxo e com vários hematomas.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Concordo com o amigo Jota...o Juninho tá difícil de engulir! Atualmente era mais negócio ter o Rafael Marques no time!!! A esperança é que o Juninho (que atualmente tá no mesmo pique do Zarate) melhore no decorrer do campeonato.

E...volta André Luís!!! Ou quem sabe VOLTA SANDRO!!!!! heheheh

Rodrigo Federman disse...

Danilo, concordo totalmente contigo, cara.
Saudades da zaga de 89,90/95!!!
Muitas saudades, cara!
Mas podemos amenizar um pouco a situação gravíssima da atualidade. Para tanto, que tragam o AL de volta urgentemente! rs!

Jota, infelizmente eu tenho que dizer que sim, o Juninho faz parte da minha dupla de zaga preferida do atual Botafogo. Comparando-o com o Emerson, putz...anos luz, mesmo com todos os defeitos, que reconheço, são muitos!
Gosto não se discute mesmo. Eu fico com o Juninho e Teco (em um setor fraco como o nosso) e vejo muita gente ainda acreditando no tal do Lucas Silva...
Ah, não estarei aqui no domingo, portanto, não assistirei o clássico! Mas não se preocupe, amigo...qnd se trata do Ney Franco, eu falo mal sempre que possível. Inclusive nas vitórias por 5 a 1. Só ele é capaz disso! rs!

Gil, aquela cena do Sandro foi maravilhosa! Acho que os únicos que chegaram próximo foram o Túlio e o AL! Aliás, precisamos de mais gente com este espírito, né?

André, vou te dizer que o Sandro ainda jogaria fácil na nossa zaga atual!rs!
E ao lado do AL ainda! ÓTIMO! Principalmente se comparados ao Juninho (lento e mal condicionado fisicamente) e Emerson! hehehe!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Brilhante lembrança (Sandro & André Luiz) Verdadeiros guerreiros alvinegros. Espero que voltem! Ou pelo menos o AL.
Saudações Alvinegras!

Anderson Accioly disse...

Brilhante lembrança (Sandro & André Luiz) Verdadeiros guerreiros alvinegros. Espero que voltem! Ou pelo menos o AL.
Saudações Alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Anderson!
Realmente o Sandro foi um ídolo para a torcida. Principalmente pela raça em cada partida. O AL, ídem!
Seria uma bela dupla, mas o Sandro está em fase final de carreira (jogando bem)!
Abs e SA!!!