06/03/09

A eterna dificuldade financeira



Não canso de elogiar a nova diretoria alvinegra. Com toda a justiça do mundo, diga-se de passagem, afinal, além de assumir o clube em um momento delicado, ainda herdou uma "herança maldita" deixada pelo ex-presidente Bebeto de Freitas.

Para piorar, vários jogadores do ano passado deixaram General Severiano, e o Maurício Assumpção (e seu corpo diretivo) viu o Botafogo iniciar 2009 praticamente sem elenco.

Com muito esforço, transparência e pés no chão, foram contratando jogadores que estivessem dentro da real condição financeira do clube. Como base, uma redução orçamentária seguida à risca e coordenada pelo André Silva, que comanda o departamento de futebol botafoguense.

A principal promessa: Honrar os compromissos em dia com todos os profissionais.

E o Botafogo tem conseguido!

A principal característica desta nova diretoria parece ser o planejamento e trabalho em equipe. As trocas de informações são constantes antes de fazer qualquer movimento.

Mas eu confesso que fiquei preocupado com uma declaração que o André Silva deu ao Vestiário Alvinegro (edição de hoje):

"- Hoje, você tem de adequar a qualidade do time ao que você pode pagar. Acho que isso é o principal. Quero deixar uma coisa bem clara: a gente não fez nenhum milagre. O Botafogo ainda tem muitas dificuldades financeiras. A gente conseguiu foi parcelar algumas coisas. Mas não quer dizer que conseguiremos manter sempre o pagamento certinho".

Nós sabemos das dificuldades e por isso parabenizamos o esforço que tem sido feito. Mas não podemos esquecer que a principal "meta/lema" que a diretoria se comprometeu, era justamente honrar os compromissos em dia (daí a política de pés no chão e redução da folha de pagamento do departamento de futebol).

Parece que os jogadores já estão cientes (e previamente preparados) de que dias difíceis podem "aparecer" em breve.

Legal que tudo esteja em "pratos limpos". Mesmo assim, pega mal para quem garante uma coisa (pagamentos em dia, custe o que custar), começar a mudar o discurso...

Realidade e transparência são fundamentais, mas existe um ditado popular que eu sempre faço questão de lembrar: Ajoelhou, tem que rezar!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Anônimo disse...

Olhando a foto me ocorreu uma dúvida:

De quem terá sido a idéia de comemorar o título com uma camisa escrita campeão ao invés da gloriosa camisa oficial?

Que coisa!

Parece aqueles jogadores que fazem o gol e tiram a camisa e batem no peito, como se dissem: - O gol é meu, é só meu, não é do time.

Um abraço, Rodrigo.

Rodrigo Federman disse...

Foquinha, eu confesso que tb senti falta da GLORIOSA LISTRADA no palanque dos campeões, amigo!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esta história de trocar a camisa...
Não gostei!

Rodrigo Federman disse...

Eu tb não, Hang!
Não existe camisa mais linda do que a nossa listrada!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala, Rodrigo!!!

Amigo, essa semana foi complicada aqui no trabalho,hehehehe... O trampo tá brabo.
Olha, o que se especula quanto à situação financeira do fogão não é brincadeira. Tenho lido jornais e outros fóruns, inclusive no orkut, e percebo que uma verdade ele disse: não fez nenhum milagre. realmente não teria como, pois inicialmente, o que percebo, é que algumas coisas que o Bebeto deixou terão de ser continuadas, não tem jeito. Um exemplo? Engenhão. Foi adquirido na gestão dele, embora ainda mal aproveitado, mas terá de ser continuado o projeto na atual diretoria. Cotas de patrocínio, TV e outras coisas, também terão de ser tocadas desse jeito. O grande mistério pra mim, continua sendo o famoso "Fundo Botafogo", pois o que se sabe é muito pouco. O que eu pude constatar, é que na realidade esse fundo só existe, porque temos a Cia. Botafogo, que dizem foi outra obra do Bebeto, porém muito obscura. Mas faz sentido, pois só se atraem investidores, em empresas zeradas no tocante à saúde financeira, que é o caso da Cia., que foi criada recentemente. Ainda estou na expectativa dos projetos que na realidade não foram apresentados pra valer. Ok, eles assumiram agora, mas o tempo passa amigo, e as ações não podem demorar muito...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, é verdade...
Por enquanto, estamos acompanhando as informações "por alto" e sem maiores detalhes, que uma hora ou outra, terão que aparecer à público.
É preciso, porém, que os projetos sejam colocados logo em prática, pois como vc disse (em outras palavras), "time is money".O que dá um certo receio é esta declaração do AS.
Desnecessária no momento, em minha opinião!
Bom, vamos torcer para que as coisas continuem seguindo o fluxo da positividade, certo?
Abs e SA!!!

Riba disse...

Também me assusta esse "alerta" do andré silva sobre o compromisso com salários. Por que prometer algo, inclusive usando como propaganda, se não tem ccerteza absoluta que vai cumprir?? e agora eu te pergunto andré silva... cadê o projeto para o engenhão dar lucro real?? e esse programa sócio-torcedor? pq não emplaca?? O Maur Cezar Pereira, da ESPN, ligou para o clube para obter informações e fez uma análise muito boa sobre esse programa. Comparou com outros parecidos, como do Inter por exemplo!. Do atendimento ao resultado financeiro algo não está encaixando! vale conferir..
http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/35321_PROGRAMA+TORCEDOR+OFICIAL+DEIXA+A+DESEJAR+NO+PRECO+E+NO+ATENDIMENTO
isso é só um dos questionamentos... passada a ressaca da taça guanabara.. vamos colocar os pés no chão.. os times estão se acertando e o botafogo é limitadíssimo (essa é a realidade) se não nos prepararmos adequadamente a temporada vai ser desastrosa... e não é pessimismo!

Rodrigo Federman disse...

Riba, destaco o final do seu perfeito comentário: Passada a justa euforia pela conquista da TG, voltemos aos pés no chão pq temos um elenco limitadíssimo. E outra...é hora de colocarmos os projetos em prática e/ou adiantarmos os processos!
Abs e SA!!!

Luiz Rogério disse...

Rodrigo e demais amigos,

Acho que devemos dar tempo ao tempo, pois a nova diretoria tomou posse ha pouco tempo e ao que parece os projetos estão em andamento.

Por exemplo, o aproveitamento de jogadores da base, ao que tudo indica, voltou, concordam?

Teremos eventos no Engenhão tanto de esportes, quanto culturais.

Em relação ao Engenhão tenho visto mais propagandas publicitárias dentro do estádio; o Botafogo tem cedido o estádio para outros "co-irmãos", pois o vascu jogou no Engenhão na última partida da fase de classificação do 1º turno e o frufru vai fazer a 1ª partida do 2º turno lá também. Acredito eu que não seja de graça.

Os espaços publicitários foram postos a venda, os camarotes quase todos já foram alugados, basta esperar que as empresas encampem essa idéia e atrelem suas marcas ao Botafogo.

Acho que com o sucesso do time em campo aumenta a vizibilidade do clube e com isso o interesse em investir no mesmo por parte das empresas.

Talvez outra empresa ingresse no Grupo de Investimento do clube, vamos aguardar.

Acho que a mensagem do André serviu como alerta para torcida em geral, para lembrar que o clube ainda não está vivendo uma realidade financeira tranquila, apenas isso e não para dizer que em breve o dinheiro vai acabar.

Bom, esse é o meu ponto de vista.

Abraço a todos.

Saudações Alvinegras!!!!

Rodrigo Federman disse...

Luiz, eu concordo em partes com o aproveitamento da base. Explico: Muitos jogadores subiram e até são relacionados, é verdade. Mas qual deles tem uma sequência? Eu penso que aproveitar é escolher a dedo e dar oportunidades sequenciais. Não subir td mundo e jogar isoladamente uma partida (cada atleta). Minha opinião!
Tomara que a msg do AS tenha sido nesse sentido que vc disse. Mesmo assim, acho que foi infeliz, pois neste momento, é mais importante passarmos a real situação, que é das "coisas entrando em ordem", e não da possibilidade de "algum parafuso quebrar".
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Concordo com o que o Luiz disse acima. Fiquei sabendo que o grupo Sonda poderá participar do fundo de investimentos. Pra quem não sabe, foi esse grupo que trouxe o D'alessandro e o Nilmar pro Inter, e o thiago neves pro fruC. Também viabilizou a permanência do conca no fruC. Além disso, estão investindo no Santos tb. No Inter o investimento também continua.
Eles estão deixando o fruC e gostariam de trabalhar com outro clube carioca. Como os mulambos estão na pindaíba e o wasco pior que agente, pode ser que aconteça.
Um detalhe: Olha a diferença de nível de jogadores que eles viabilizaram para esses clubes...
Lá em São Paulo, dizem que hoje eles estão acima até da trafficc.

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, que eles (SONDA) venham então...mas com jogadores do mesmo nível, né? ehhehe!
Ah, e com isso, não seria nada mal nos livrarmos dessa Ability e estes "encostos" que eles nos trazem!rs!
Abs e SA!!!