07/03/09

A importância da Taça Rio



Nas duas últimas temporadas, o Botafogo sempre entrou nas competições sendo considerado um dos favoritos aos títulos, afinal, tínhamos um time extremamente técnico e competitivo.

O problema - por não termos vencido - foi exatamente esse: Na "sede" de levantar uma taça, esquecemos que tínhamos um bom time...
...mas não um bom elenco, sem peças de reposição à altura dos titulares. Ou seja, em campeonatos longos e disputados ao mesmo tempo, um grupo homogêneo é mais do que necessário.

Em 2009 o GLORIOSO continua com o elenco limitado e com o agravante de não termos um time titular tão técnico como os de 2007 e 2008. É sim, mais competitivo e brigador, entretanto, é muito difícil imaginarmos que o atual Botafogo tenha "força" para conquistar a Copa do Brasil, Sul-Americana e/ou o Brasileirão.

Temos totais condições de levarmos o campeonato estadual, até porque, já demos o primeiro passo ao conquistar a Taça Guanabara.

Agora, diferente dos dois últimos anos, temos uma oportunidade única de sucesso...

Não conseguiríamos disputar dois torneios (para vencer) ao mesmo tempo. Assim, salvo uma enorme sorte, precisaríamos escolher entre o estadual ou a Copa do Brasil.

Acontece que vencemos a Taça Guanabara e passamos da primeira fase da CB sem a necessidade do segundo jogo. E para melhorar, o próximo adversário será o Americano, que é fraco e não exigirá uma viagem desgastante.

O que quero dizer com isso?

A primeira partida entre Americano e Botafogo será disputada entre a semifinal e final da Taça Rio. Ou seja, até lá, o GLORIOSO pode (e deve) se classificar para o "mata-mata carioca".

Considerando que se conquistarmos a Taça Rio, não teremos final do Cariocão, temos todas as chances do mundo de comemorar o estadual e continuar firme e forte (podendo se concentrar exclusivamente) na Copa do Brasil.

Portanto, acho que é hora de disputarmos o segundo turno do Rio de Janeiro com o mesmo ímpeto e vontade da Taça Guanabara. E no primeiro jogo contra o Americano, fazermos um esforço a mais para eliminarmos a volta.

Desta forma, seriam entre dois ou três partidas consecutivas e de extremo desgaste físico e psicológico. Mas que nos permitiriam um possível título estadual e consequente foco total na Copa do Brasil.

Vai que dá, Fogão!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

2 comentários:

juniorpinon disse...

Rodrigo, voce acredita nessa possiblidade de conquistar a taça rio ?? Eu acho uma missao impossivel, essa conquista do botafogo traria enormes prejuizos para a toda poderosa rede bobo, perderiamos dinheiro de arrecadação das duas finais, patrocinadores, enfim e um prejuizo que acho q ninguem aceitaria.

Rodrigo Federman disse...

Junior, é verdade...
Mas se contássemos apenas no futebol dentro de campo, eu acreditaria.
O problema mesmo é nos "bastidores", como vc bem lembrou!
A começar pela escalação do trio de arbitragem do jogo do Flamengo, daqui a pouco, né?
Aliás, é até estranho que nunca um time tenha vencido a TG e TR, né? A Globo não permitiria!
Abs e SA!!!