13/03/09

Nós somos os culpados



Em minha opinião, o Mauro Cezar Pereira (ESPN) é um dos melhores jornalistas do país. Pensando bem, eu acho o MCP o melhor jornalista esportivo do Brasil!

Alguns dias atrás, reproduzi uma matéria em que o Mauro provou (com argumentos e números) que o Botafogo ainda precisa "acertar" (muito) o seu programa de "Sócio Torcedor".

Agora, o jornalista contatou a FFERJ para tirar "umas dúvidas" sobre a tabela do campeonato carioca:

"Está no site da Federação de Futebol do Rio de Janeiro: "Por opção da Empresa Detentora dos Direitos Televisivos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) por meio de sua Assessoria vem INFORMAR que a partida entre Americano FC e CR Flamengo, válida pela 7ª Rodada da Taça Rio, poderá ser realizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no dia 02/04/2009, quinta-feira, às 15h45min, desde que não haja condições da transmissão ser realizada no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, assim atestada pela televisão".

Assim, o telefone vermelho tocou e atendeu Alcides Antunes Pereira Neto, vice-presidente de Coordenação Técnica da Federação de Futebol do Rio de Janeiro e dirigente do Fluminense nos anos 90, que assina o documento.

O que falta ao estádio do Americano para receber o jogo com o Flamengo?
Os clubes assinam contrato com a televisão no qual ela pode escolher os jogos que irá transmitir. No ano passado já tivemos esse problema. É uma solicitação exclusiva da TV Globo, estabelecida como direito dela em contrato.

Mas o Fluminense jogou lá...
Um jogo de pay-per-view pode ser transmitido, mas na TV aberta é complicada, os caminhões de transmissão exigfem mais espaço e ali acabam ficando na rua, que tem movimento, fica inviável.

O que falta ao Godofredo Cruz para que um jogo nele disputado seja exibido por canais abertos?
Uma melhor situação para a transmissão dos jogos. Na TV aberta há mais câmeras, ela exige uma estrutura maior, faltam acomodações melhores no Godofredo Cruz.

Mas no ano passado a TV aberta não transmitiu jogos em Volta Redonda e agora transmite, algo mudou lá?
No ano passado Volta Redonda e o estádio do América já tinham condições, mas tecnicamente não seria justo deixar só os dois times mandarem jogos em seus campos e os demais não.

Mas não houve um favorecimento técnico aos grandes, que só jogaram em casa?
Mas temos que cumprir o estatuto do torcedor, os estádios não ofereciam condições para jogos do Flamengo, por exemplo. Antigamente o Fluminense atuava em Conselheiro Galvão (campo do Madureira), hoje não há codições para isso. Não acho que hoje as coisas estejam erradas, no pasado sim estava tudo errado. Além disso o torcedor que vai ao estádio hoje é diferente, torcidas de um time brigam até entre si.

O senhor não acha que assim, o Fluminense joga em Campos e o Flamengo não, a TV interfere tecnicamente no campeonato?O senhor não acha que assim a TV interfere tecnicamente no campeonato?
O único problema que o Flamengo teria é de uma viagem. E não acho que exista interferência técnica.

Os adversários do Flamengo são prejudicados com isso?
Não, o que acho um absurdo é jogar às 16 horas no verão e terminar uma partida à meia-noite, mas o contrato prevê isso.

Na visão do senhor para o Americano não faz diferença jogar em Campos com o Flamengo ou em Volta Redonda?
O Resende foi ao Maracanã e venceu o Flamengo...

Dos dez primeiros jogos do Flamengo no campeonato, seis foram no Maracanã e quatro em Volta Redonda, inclusive contra times como o Macaé, cuja sede fica a cerca de 300 quilômetros do local daquela partida. Por que o time rubro-negro só joga nesses dois campos enquanto o Botafogo já foi aos estádios do Tigres e Friburguense, eo Fluminense atuou nos campos de Americano e Tigres, onde o Vasco também esteve?
O Macaé que indicou o campo onde queria jogar e foi para Volta Redonda, local escolhido dentro das alternativas existentes naquele dia. O problema é que esses times não têm estádios em condições de receber o Flamengo. Há falta de opções e não podemos inverter mando de campo. Você não imagina a ginástica que é montar a última rodada, que precisa de partidas disputadas simultaneamente. Em São Paulo os clubes do interior têm seus estádios com boas condições, tudo fica mais tranquilo.

E no ano que vem, sem Maracanã?
Precisaremos de um campo neutro para os clássicos, Engenhão ou São Januário, acredito que no campo do Botafogo, que é o maior que temos hoje depois do Maracanã. Flamengo e Fluminense terão que criar uma opção, um local para jogar suas partidas.

O Botafogo vai enfrentar o Americano pela Copa do Brasil, diante desse cenário o senhor acha que o jogo com o mando do Americano pode ser realizado em Campos?
Aí depende da CBF e da TV Globo, se ela for mostrar esse jogo...".


Meu comentário: A Rede Globo e o Flamengo são os menos culpados por este absurdo favorecimento ao clube da Gávea.

Deveríamos cobrar explicações dos dirigentes de Botafogo, Vasco e "Unimed FC", que se vendem (e ficam calados) feito "prostitutas", por um dinheiro que jamais pagará as histórias, tradições e glórias construídas em muitos e muitos anos...

Depois, não adianta reclamar, pois são coniventes com tudo que acontece no futebol carioca, dominado pela Rede Globo e Flamengo.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

eh Rodrigo, as coisas estao dificeis... a globo manda mesmo e, como os clubes DEPENDEM dela (Botafogo, vasco, flamengo, fru-fru, todos ja pegaram dini-din adiantado com a emissora. Por iss a piranhagem) ela faz oque quer, infelizmente. O lance eh engolir, foda.

E sobre o jogo de ontem, falar mais oque? eh pensar ja nas contratacoes pro brasileirao e seja oque Deus quiser para o resto do carioca. Se vencer domingo, ainda tem chances para a semi-final. Mas ficou claro ontem o desinteresse dos jogadores na partida. De repente ja estavam se achando que eram melhores do que sao. E eu achando que esse time era igual ao de 89... ledo engano.

Mas ainda acredito que eles vao levantar a cabeca e tentar uma reviravolta. Mas isso tambem com a ajuda do NF, pois JC e Emerson nao da mais nesse time. Poe qq zagueiro la e ate volta com o LS no ataque. MAs igual ontem foi foda. Triste. Eu ja vinha perdendo este costume de goleadas contra nos... mas tomar goleada desse time do vasco ai, foi demais.

e Rodrigo, nao perde noite de sono com o Fogao nao fio... eu ja fiz isso e nao adiantou nada. O lance eh dar uma saida, tomar uma cervejinha gelada com os amigo e falar de muleh. Domingo tem outro jogo, po! hehehe

Rodrigo Federman disse...

Anderson, pois é...infelizmente o futebol não pode mais ser tratado como esporte. Passou a ser apenas mais uma "novela" desta asquerosa Rede Globo!
Cara, o meu caso é bem mais complicado, afinal, não bebo e não "posso" ficar falando de mulher por aí. Caso contrário, corro o risco (que não quero correr) de além de aguentar o NF, ainda levar um pé na bunda da minha patroa!rs!
No mais, cara...é isso...vida que segue. De qlq forma, é tão difícil o NF colocar o Thiaguinho na lat. direita, o Wellington na vaga do Emerson, o LG como cabeça de área, o Gabriel na esquerda e dar uma chance pro W.Jr. atuar no meio, e não na lateral? Será tão difícil assim enxergar desta forma?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,

E ainda vem um boçais torcedores mulambos daqui do bairro dizer que a globo não interfere em nada...
Agora tô um pouco mais calmo. Ouvi dizer que o fundo de investimentos será lançado em no máximo 15 dias, e já estão de olho em alguns reforços. Li em outro fórum, que a Elena Landau (irmão do Sérgio Landau, gestor do fundo) deixou escapar 3 nomes possíveis: Pedro Ken (Coritiba), Alex Teixeira (Vasco) e Ibson (Flamengo). Sobre esse último, até pela grande indentificação com os mulambos e porque também não acho ele isso tudo, tenho minhas reservas. Os outros 2 se encaixam no perfil pretendido para contratações pois ambos tem idade entre 18 e 24 anos.
Mas não vai ficaer só nisso, segundo ela, pois haverão pelo menos mais 3 nomes.

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, a Rede Globo manda inclusive naquele "sapo barbudo analfabeto" (vc sabem de quem falo).
Cara, tomara que esse fundo saia logo do papel, mas que os reforços sejam bem analisados!
Sobre estes 3 nomes, apesar de não achar o Ibson um monstro, ele encaixaria como uma luva no nosso time. Entretanto, DUVIDO que ele saia do Flamengo e venha pro Botafogo. Td mundo tira nossos melhores jogadores, mas nós só tiramos refugos dos nossos rivais.
Alex Teixeira não me agrada! Cisca, cisca....e só cisca!
Esse Pedro Ken eu gostei qnd o vi em 2007 e no início de 2008. Mas não o vi depois que voltou da grave contusão/cirurgia que sofreu. Nestes casos, cuidado redobrado!
Mas vc reparou que não são especulados nomes de zagueiros e laterais!?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tempos atrás, o Luiz Mendes falou examente o que você falou, que o futebol ia virar um programa de tV, sem o menor interesse esportivo. Corria até o risco de transmitirem as partidas de dentro de um estúdio e sem a presença do público, para não atrapalhar as transmissões. Fekizmente eu não preciso sintonizar nenhuma tv aberta brasileira e a rede engôdo, nei sei do que se trata. Só digo o seguinte: é um cancer a ser estirpado de nossa nação, pois até nossos governantes idiotas ela comanda. Quanto aos reforços sque o André falou, vamos continuar com o mesmo problema, não gostei de nenhum nome. Trás um, somente um craque, o Veron ou o Riquelme por exemplo, que nosso limitado time disputa títulos. É dificil? É, mas é melhor trazer um de ponta do que 3 medianos. Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, tanto é verdade o que o L.Mendes disse, que eu pergunto: Qnts partidas são transmitidas hj em dia por tubos (dos estúdios das emissoras, ao invés dos narradores diretamente nos estádios)? Um monte!!!
Ah, sobre a sua sugestão, concordo!!! Em vez mais um monte de jogadores medíocres (no verdadeiro sentido da palavra), é melhor trazer um acima da média!
Abs e SA!!!