20/05/09

O uruguaio "pagará o pato"



"- Ele realmente tem o salário um pouco mais alto por se tratar de um jogador de seleção. Se aparecer uma proposta boa para Castillo e para o Botafogo será possível negociá-lo. Mas sempre frisando que tem de ser bom para os dois lados".

Palavras do André Silva, praticamente descartando o interesse do Botafogo em continuar com o goleiro uruguaio.

Meu comentário: O Castillo não é um fora de série, mas é um bom goleiro, e em minha opinião, não deve em nada para os melhores do Brasil.

Há, inclusive, quem prefira o uruguaio como titular do Botafogo (eu sou um desses), apesar de não ser nenhum absurdo o Renan continuar com a "camisa 1".

O fato é que pela primeira vez em muito tempo, o GLORIOSO tem dois bons goleiros no elenco. Justamente a posição que nos causou dores de cabeça nos últimos anos. Além disso, independente do Castillo ser titular ou reserva (aí é questão de opinião e preferência do treinador), não dá para negar e/ou relevar a importância que ele teve – e ainda tem – para o amadurecimento do Renan.

O próprio Renan já afirmou "n vezes" que aprende muito com o uruguaio.

Aí, uns poderão falar: "Ah, mas o Castillo ganha muito dinheiro e o Botafogo não tem condições de bancar um salário tão alto para atletas que sejam pouco utilizados. Com a sua venda, teríamos oportunidades para que o clube possa se reforçar com novos atletas, financeiramente mais 'em conta".

É verdade!

O salário do goleiro é alto, mas precisamos considerar que além de ser um jogador de seleção, o Castillo ganha o que o mercado pagaria para um profissional com a sua competência e qualidades. E se lembrarmos – novamente – da importância dele para todos os jovens e promissores arqueiros que estão por "nascer" em General Severiano, pergunto aos amigos: Não seria melhor dispensarmos, por exemplo, Lucas Silva, Diego, Jean Carioca, Emerson, Léo Silva, Jean Coral e Flávio?

Além da economia ser bem maior do que mandar apenas o uruguaio embora, haveria uma redução no elenco. Fato que já foi alertado até pelo técnico Ney Franco.

O problema, amigos, é que o Castillo não faz parte da "patotinha" do "professor" (que não gosta de estrangeiros, segundo o Ferrero, dispensado no final do ano passado "à pedido" do NF) e dirigentes alvinegros.

Assim, fica muito mais fácil controlar um bando de "malas sem alça" (e sem futebol), afinal, repito o que venho dizendo quase todo o dia: O processo de "ipatingação" continua firme e forte no GLORIOSO Botafogo...
...onde bons jogadores e "pratas da casa" aguardam – em uma enorme fila - por oportunidades geralmente "concedidas para um grupo restrito"!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

Dimas disse...

Rodrigo,concordo em parte com você e acho até que você restringiu muito a lista dos malas sem alça a serem dispensados. Mas também acho que o Castillo, até por interesse dele, poderia ser negociado com um clube (estrangeiro lógico)e desafogar a folha salarial. O único problema que eu vejo, é que infelizmente no BFR não tem quem saiba contratar. Basta ver o que tem chegado pra nós. Aí pode ter milhões e milhões disponíveis que continuaremos sendo um ipatinga.
Abraço e SA.
Dimas

ANTONIO disse...

Acabei de ler a noticia. O AS ja esta fazendo leilao do Castillo. O Pardal-cantor ja consegue mais uma das suas. Ja pode colocar ou escalar seu goleirinho "mineirin" amigo na reserva do Renan agora. Ja viu, ne..quando o Renan nao puder jogar...sifu!!
Tao doidos pra pegar o dinheiro e trazer algum craque da quarta divisao de Minas....quem sabe um "irmao do Emerson" que joga por la, na varzea!
Andre e Diretoria: VAO TOMAR.......um cafezinho com pao de queijo la em Minas, vao por favor!!!
Vendem o Castillo, cara de selecao, que da moral ao time perante os adversarios, pra fazer o que? fazer caixa? pra comprar quem? vao se desfazer de Castillo pelo salario dele e deixar aquele bando de baratas-inuteis no clube (Diego, Emerson,Renato, Fahel, el muchacho e Leo Silva?????
Ah vao dormir vao!!
TAO FICANDO NA BEIRA DO CAOS COMO O CANTOR. Pombas!
Sds e Abs

Rodrigo Federman disse...

Dimas, o "problema", é que até então, o Castillo não demonstrou interesse em sair do Botafogo. É claro que se continuar na reserva, deve aceitar e treinar para recuperar a posição (até pq, ele e o Renan têm condições de serem goleiros do Botafogo). Mas se ele criar caso, aí tudo bem, vida que segue para o uruguaio e para o Botafogo.
Ainda acho que os 60 mil do Castillo tem um custo/benefício muito mais "em conta" do que os - somados - aproximadamente 100mil dos citados por mim (e fora os que vc muito bem alertou, que faltam vários outros)!
Uma coisa é fato: Não sabemos contratar e com Castillo ou sem Castillo, pelo que tudo indica, isso não mudará tão cedo!rs!

Antônio, pergunta sensacional: A ideia é vender o Castillo para fazer caixa, diminuir a folha salarial e o mais importante, COMPRAR QUEM? heheheh!

Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Lembra que já comentamos isso aqui no CB?!
Será que somos videntes?
Quando tiver um tempinho publica as antigas matérias e comentários que já prevíamos não só isso, mas inúmeras coisas que estão acontecendo.

A grande verdade é que o treineiro não suporta as pessoas que possuem caráter, firmeza nas atitudes, determinação. Que questione as suas atitudes e demonstre as suas incoerências.

Com a saída do Castillo confirmarão as incoerências do treineiro e a dos dirigentes em não dispensar todos, “todos”, que já foram testados e comprovaram a total incapacidade para jogar no nosso BOTAFOGO. Diferentemente do Ferrero e possivelmente do Castillo.

Acorda diretoria, antes que seja tarde!

Parabéns pela avaliação da gestão do MA. Você confirmou que tudo que é comentado no seu espaço É PARA O MELHOR DO SEU, DO MEU, DO NOSSO BOTAFOGO!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gil!
Pois é, cara. Isso mostra que não precisa ser um gênio para adivinhar o que algumas pessoas tão previsíveis (como é o NF) farão, né?
Como vc disse, quem é profissional mas não faz parte da "turminha do pão de queijo",RUA!
Nem entro nos méritos do Castillo ser titular (respeito - MUITO - o Renan no posto), mas sempre que foi solicitado, acredito que o Castillo teve um saldo positivo. Diferente de tantas malas que continuam intactas em GS, recebendo um pouco menos do que o uruguaio (mais que se somadas, dá muito mais), porém, felizes da vida por pertencerem a "panela".
Cara...irrita demais!
Valeu, amigo! Vc falou tudo: As críticas - mesmo que não sejam unanimidade entre os amigos - têm apenas um objetivo: O Melhor para o Botafogo! Nada de criticar por criticar, afinal, todos aqui temos a paixão pelo GLORIOSO em comum, né!?

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Renan vai disputar o mundial sub 20 no mês de setembro, quem vai ser o seu substituto se o Castillo sai... Luís Guilherme ? quanta incompetencia dessa diretoria e comissão técnica

snoopy em p/b disse...

eu não sei bem o que dizer sobre isso.
penso que o próprio castillo, se continuar no banco, não vai aceitar ficar no botafogo.
acho que seria uma boa se ele aceitasse ficar e brigar pela posição.
se não aceitasse, tem que negociar mesmo o cara.
agora, as amebas que você citou já deveriam ter ido embora...

abraço

Antonio disse...

Rodrigo, do jeito que a coisa esta, so havendo uma intervencao em GS..nao e possivel.
essa anta de cantor nao gosta dos "hermanos"...ja perdemos Ferrero e agora talvez, em breve, o Castillho! So para o maluco-desvairado ponha seus IPATINGA BOYS no GS. Acho que o MA se enganou quando fez parceria para ajudar o AMERICA (e os outros clubes menores)...acho que ele queria se referir ao IPATINGA...isso sim. Perder o Castillo e ficar com o Fabio...que ridiculo! Hoje poderiamos estar com um jogador da selecao argentina (Ferrero) e outro da uruguaia (Castillo) e......quem diria...........acabamos com Emerson (ahahah) e Fabio. Quando o Goleirao da sub-17 voltar, TERIA QUE SER O RESERVA DO RENAN (se Castillo for realmente vendido, o que deve acontecer depois do Maic sair...o AS ja esta pondo a boca no mundo para atrair quem queira levar o Castillo....que merda de Administracao!)Ja imaginou, seria ideal subir quase meio time dos garotos e por esses caras experientes com eles (Castillo, Ferrero, mais um ou dois novos contratados de peso!!!) seria um otimo time. Os inimigos devem estar sorrindo de orelha a orelha com essa bagunca!!!

Antoni disse...

comentei sobre isso no post q tem a foto do eduardo.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, foi "pensando nessa situação" que a diretoria contratou o....reserva(?) da Cabofriense! Incrível, não?

Concordo, Fábio! Eu sou mais Castillo e vc sabe disso! Se ele não se importar em brigar (em campo) pela titularidade sem reclamações, eu adoraria que ele continuasse, ao invés de todas as malas citadas.
E pelo que parece, o gringo não é criador de casos. Pelo contrário: Todo mundo gosta dele (atletas)...menos o treinador e dirigentes....

Antônio, além de bons jogadores, o Castillo e Ferrero têm o que falta à grande maioria dos jogadores brasileiros: Sangue na veia! Essa pode ser a maior perda se o uruguaio tb sair!

Eu vi Valleriote! Valeu, cara!

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Concordo inteiramente que os estrangeiros foram preteridos em 2008 e 2009 sem nenhuma razão lógica pelos treinadores do BFR. Ferrero foi o melhor que tivemos, mas convém lembrar que quem o dispensou do elenco foi o Cuca. Este treinador obrigou Ferrero a jogar lesionado e jogou mal, pelo que o Cuca o retirou logo do elenco, e armado em 'bonzinho' dispensou-o logo para ir acompanhar a mulher na Argentina, nunca mais o escalando. Também foi Cuca que não deu chances ao Escalada, cuja má forma física era responsabiloidade do BFR, mas o treinador nunca se importou com a má forma dele. Claro que o Castillo não foi dispensado pelas razões sabidas de maus goleiros que tivemos. Depois veio o Ney Franco e fez mais ou menos o mesmo com o Zárate, cuja irresponsabilidade do BFR o manteve gordo e impróprio para jogar. Finalmente, a lesão do Castillo caiu em beleza no bolo do Ney, que aproveitou para guindar o Renan a titular. Portanto, o BFR foi comprar fora quatro jogadores que atirou fora! Se os treinadores não gostam de estrangeiros para quê comprar estrangeiros?... Acho que o Cuca e o Ney são muito insensatos em olhar para uns como 'filhos' e outros como 'enteados'. nenhum grande treinador faz isso. Essa é uma das razões porque ambos são medianos, e dificilmente serão mais do que isso por muitos anos que vivam.

Só uma petrguntinha: não convém termos um bom goleiro na reserva em vez de o dispensar?... O senhor presidente fica impávido e sereno perante isso?...

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, a sua observação é pertinente.
De fato, o Cuca foi quem começou a fritar o Ferrero, mas ainda assim, com ele e com o Geninho, o cara ainda ficava no banco (as vezes). Qnd o NF entrou, aí até isso parou! Mas não convém entrarmos nesse detalhe. Apenas relatei pq foram palavras do próprio Ferrero.
De qlq forma, estou de inteiro acordo com o amigo, pois definitivamente o Botafogo não soube (ou não quis) trabalhar os estrangeiros com o mesmo tratamento dispensado aos brasileiros.
E ao que tudo indica, culminará com a saída do Castillo. E aí eu reforço a sua pergunta: Não é interessante mantermos um goleiro experiente (e BOM) no clube, dispensando todas as "malas" que já demonstraram que não têm condições de permanecer no GLORIOSO?
Abs e SA, amigo!!!

Ruy Moura disse...

Ah, amigo... Este Botafogo não aprende mesmo nada... Entra diretoria sai diretoria e... nada!... Entra treinador e sai treinador e... nada!... Entra contratador de jogadores e sai contratador e... nada!... Entram jogadores e saem jogadores e... os erros são sempre os mesmo!... Com este amadorismo não teremos O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

Abraços Gloriosos!

Ronaldo disse...

Rodrigo Federman, é a primeira vz que escrevo aqui e quero te parabenizar pelo blog, muito bem feito.
Com relação a sua colocação, concordo plenamente, mas, em meu ponto de vista, o problema de jogadores com personalidade como o Ferrero, o Castillo e outros que tem por aí vem em função da inversão de valores. Tempos atrás, no próprio Botafogo tínhamos o Gérson, em outros clubes como o Cruzeiro, o Piazza e o Tostão, o Santos com o Carlos Alberto e Pelé, o Vasco com o Brito e Fontana, enfim, jogadores com personalidade e que exerciam a função de 'capitão do time'. Ele que comandava o time dentro de campo, não era o técnico, que fazia apenas o papel de estrategista, que dizia qual era o formato que o time atuaria em tal jogo.
O Zagalo se firmou como técnico com o time do Botafogo de 67/68. Quem fazia o time funcionar era o Gérson, o Leôndas, o Jairzinho. O time jogava sozinho, não precisava de treinador. O Zagalo era um retranqueiro e nunca foi lá um grande jogador de futebol.
Depois veio a seleção de 70, formada por capitães de time, todos com a sua própria personalidade, e quem convocou este time foi o Saldanha. O Zagalo não tinha força sobre tais jogadores. Como no Botafogo, o Gérson invertia o formato de jogo sem consultar ninguém.
Hoje, jogadores com personalidade não conseguem se firmar em times com técnicos medrosos, que no 'fritar dos ovos', são verdadeiros enganadores e, lamentavelmente, o Botafogo está de mal a pior. Daqui a pouco justifica a venda do Castilo, que em minha opinião é o titular do gol, e assim vai. Dispensaram o Ferrero e ficaram com Émersons, etc...É uma pena. O Castillo foi o primeiro e único jogador, depois de muitos anos que vi encarar o time do Flamengo, vestiu a camisa alvinegra e partiu para dentro. O resto foi chorar junto com o técnico. Parece que vamos continuar assim. Culpa de quem? do Presidente que não escolhe bem a sua assessoria. Manda embora o André Silva que é outro amador e não sabe contratar bons jogadores. Comtrata um profissional para o cargo de diretor de futebol. Manda embora metade do time e coloca os garotos da base pra correr e pegar experiência, pois esse ano, pelo visto vai ser somente laboratório. Um abraço.

Rodrigo Federman disse...

É verdade, Rui! O impressionante é que nesse "entra e sai" da diretoria, jogadores e comissão técnica, nós (torcedores) cansamos de "cantar a jogada" para que os erros não sejam repetidos, e infelizmente sempre são! Será que ninguém tem acesso a internet para ver o que o torcedor alvinegro comenta nos fóruns e blogs botafoguenses? Impressionante, Rui! Impressionante!

Olá, Ronaldo! Agradeço o elogio e aproveito para participar dos assuntos sempre que desejar, ok?
Sobre o seu comentário, parabéns! Penso da mesma forma! Hoje já não existem jogadores (se existem, são raros)com personalidade iguais aos que vc citou! Acho que no Brasil tem o Marcos (Palmeiras) e olha lá, o Luxemburgo sempre chama a atenção do goleiro, que fala o que pensa, sem se importar em ferir a vaidade dos "professsores".
No caso do Botafogo, há muito tempo nós não temos um "líder", de fato.
Aquele lance do Castillo contra o Souza se tornou inesquecível e até os críticos do uruguaio aplaudiram aquele dia, afinal, foi preciso um hermano para encarar o Flamengo. O Botafoguense se encheu de orgulho naquele dia (falo por mim, mas acredito que seja a maioria mesmo) e os rubro-negros ficaram tão ofendidos que o Castillo passou a ser o "homem mais detestável" na Gávea.
Aí, vai embora e ficamos com uma porção de "ipatingueiros" que só concordam com os treinadores.
Esse é o Botafogo dos últimos - muitos - anos....quando poderia mudar (para melhor), dá-se um passo para trás.
Eu tb acho que deveria mudar tudo...principalmente os dirigentes amadores e despreparados...passando pelo treinador e finalizando em 80% do atual elenco...menos o Castillo!
Enfim...vida que segue, né?

Abs e SA!!!