25/07/09

Enfim, três pontos!



Ah, como é raro ver este Botafogo jogar bem...
...mas como é bom, né? Ainda mais para a torcida, desacostumada com partidas minimamente razoáveis do seu time.

Tudo bem que a regularidade não foi durante todo o jogo, mas os 45 minutos iniciais aumentaram um pouco a esperança de nos livrarmos da zona de rebaixamento. Só não precisávamos passar o sufoco na segunda etapa, quando o Botafogo simplesmente ficou perdido com as alterações feitas pelo Internacional no intervalo.

O placar de 3 a 2 (Wellington, André Lima e Alessandro) foi injusto para o GLORIOSO, que teve mais duas bolas na trave e outras duas boas oportunidades de ampliar o marcador. A rigor, o Internacional teve apenas uma chance não convertida.

E eu digo mais: O jogo poderia ser ainda mais simples se os dois apoiadores alvinegros (Renato e Lúcio Flávio) estivessem "iluminados" nesta noite, pois apesar da intensa movimentação e apoio dos volantes e laterais no primeiro tempo, faltou a presença daqueles que têm a missão de armar as jogadas ofensivas com mais qualidade.

O homem mais perigoso foi, para variar, o Juninho, com excelentes cobranças de faltas e belas antecipações e avanços surpresas e o Leandro enquanto esteve na sua real posição, volante.

Lá atrás, Eduardo e Wellington estavam firmes na marcação ao rápido ataque colorado. Aliás, eu deixo uma pergunta no ar: Por quê o Ney Franco demorou sete meses para perceber/escalar o Batista, Eduardo e Wellington, insistindo durante todo o campeonato carioca e Copa do Brasil com o Guerreiro improvisado ao lado do Emerson e o Thiaguinho torto no lado esquerdo?

Será que teríamos perdido a Taça Rio? Aquela famosa decisão do "almoço"...

Enfim, "águas passadas".

Ainda bem que o Ney Franco parece que finalmente definiu o seu time titular e esquema tático a ser utilizado. Agora é só dar sequência e treinar o time, pois isso eu continuo sentindo falta, afinal, os chutões continuam, bem como a "política" de não mexer em determinados jogadores...

Por falar nisso, será que o Emerson vai voltar ao time titular quando estiver recuperado?

Voltando ao jogo, o Botafogo deu a impressão de ter "matado" o adversário logo aos 17 minutos, quando o placar já marcava 2 a 0, depois de gols de puro oportunismo do Wellington e André Lima, novamente comemorando junto à galera botafoguense.

O ponto positivo foi que mesmo com a vantagem no marcador, o GLORIOSO continuou atuando com inteligência e tentando superar as suas limitações técnicas para manter o Inter no seu campo, quietinho. E conseguimos, pois a rigor eles nada fizeram durante os 45 minutos.

Aí que veio o susto...

O Tite fez alterações no intervalo que mudaram a "cara do jogo". Para piorar, eles diminuíram logo aos dois minutos, após um pênalti desnecessário do Leandro.

"Branco" geral nos alvinegros...
...passes errados para todos os lados, time extremamente recuado e as primeiras lamentações da arquibancada.

De repente, o "esperado": 2 a 2!

Pô, é lógico. O Botafogo ficou quase 25 minutos retrancado, perdido em campo e sem nenhuma mudança tática e/ou de jogadores.

Daqui de casa eu gritava desesperado, impressionado com o fato do "professor" não estar enxergando a necessidade urgente de mexer em alguma coisa. Por quê precisou esperar o empate? Para mim, prova da incapacidade do treinador, mas isso é outro assunto que não quero tocar hoje, afinal, vencemos, né?

Ney Franco colocou Reinaldo e Jônatas em campo e desesperado (e bagunçado), o Botafogo foi para cima do Internacional. O problema eram os contrataques adversário...
...em um deles, quase o gol da virada.

Pensei: "Pronto, mais um empate ou derrota"!

Quando eu já estava "me conformando", cruzamento na área deles, a bola desviada pelo Reinaldo e... eis que surge o Alessandro empurrando para dentro! Fogão 3 a 2, faltando aproximadamente 10 minutos de jogo.

Sofrimento!

O time abdicou de matar a partida e se preocupou exclusivamente em não sofrer o empate e manter a posse de bola. Um perigo, mas hoje a sorte estava no nosso lado e a tática deu resultado.

Vitória! Três pontos preciosos e o terceiro triunfo no campeonato.

Inegável que dá uma moral para enfrentarmos o Coritiba lá no Paraná. Com a pegada e inteligência do primeiro tempo, podemos fazer frente ao "Coxa", mas se continuarmos recuando, uma hora a "casa cai", hein?

Está longe de ser o Botafogo que a gente quer, mas não podemos deixar de registrar uma pequena melhora. A torcida é para que ela não tenha sido apenas neste sábado e continue crescendo à medida que as rodadas vão passando.

Por fim, duas questões:

1) Bem observado pelo amigo Sérgio Sabbato: Basta o time não ter tempo para treinar durante a semana, que jogamos melhor. Será a falta de tempo que obriga o Ney Franco a não treinar a equipe como ele "deseja"?

2) A vitória só me deixa uma preocupação: Neste ano, sempre que vencemos, os jogadores/treinador começaram a prometer muitas coisas, achando que finalmente os problemas estavam resolvidos.

Tomara que desta vez a moçada não se empolgue demais com uma vitória...
...sobre um candidato ao título, é verdade, mas que quase deixamos escapar por pura e completa desatenção!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 3 X 2 INTERNACIONAL


1- Castillo: Boa partida. Quando exigido, correspondeu - 6,0

2- Alessandro: Mal no primeiro tempo, razoável no segundo, mas saiu como o herói da partida - 5,5

3- Juninho: Falhou no segundo gol do Inter, mas esteve seguro durante quase toda a partida na zaga e além das faltas, arriscou boas subidas ao ataque - 7,0

4- Wellington: A pergunta que não se cala: Será que o Ney Franco voltará com o Emerson? - 6,5

5- Leandro Guerreiro: Presente em todas as bolas no início e completamente defensivo no final - 6,0

6- Eduardo: É a melhor saída da zaga. Calmo, técnico e inteligente. Se continuar com a "cabeça no lugar", tem tudo para estourar - 6,5

7- Batista: Uma "formiguinha" durante todo o jogo, correndo, pedindo bola, se movimentando, defendendo e atacando - 7,0

8- Renato: Cansadão (pra variar!). Só foi notado por causa de várias furadas bisonhas - 3,0

9- André Lima: Errou a maioria das tentativas, mas reencontrou o caminho das redes adversárias - 5,5

10- Lúcio Flávio: Depois da boa impressão deixada contra o Náutico, o velho Lúcio Flávio de sempre... - 4,0

11- Victor Simões: Lutou muito e só. Fica difícil quando os apoiadores não ajudam - 5,5

12- Thiaguinho: Pouco tempo em campo apenas para marcar - 5,0

13- Jônatas: Tirando o fato de só aguentar 20 minutos de jogo, acertou vários passes curtos que tinha errado na sua estreia, semana passada - 5,5

14- Reinaldo: A surpresa da noite, buscando as jogadas e se movimentando pelos dois lados (mas está mal fisicamente) - 6,0

Ney Franco: Hoje acertou mais do que errou. Apenas acho que ele demorou muito para se tocar que estávamos completamente dominados nos primeiros 25 minutos do segundo tempo. A sua letargia quase comprometeu o resultado final - 5,5

13 comentários:

Danilo Julião disse...

Rodrigão,apesar de ter sido a melhor partida do Fogão, eu não fiquei nem um pouco empolgado. Era o que a gente deveria ter feito desde o início do Brasileiro...o placar foi injusto e o Botafogo não fez mais do que sua obrigação. Vamos ver se agora tudo se ajeita né?

O ruim é que o NF permanece com mais moral no comando do Fogão. Aí ela solta mais besteiras e se torna mais arrogante e falastrão..

Mas cá pra nós, só de ver o Fogão fora 'daquela zona', eu fico muito feliz!!!Feliz mesmo!!!Tão feliz que esqueço das coisas ruins(+ ou -)!!

Abração!SA!!

Riba disse...

sem sofrimento não é vitória do fogão..rs.. como eu fiquei pensando em mais um gol sofrido no final... mas no fim uma vitoria importante, tá na hora da arrancada! o lugar do glorioso é lá em cima... considero a melhor partida do juninho depois do retorno ao clube, e sem fazer gol!!! se o time se comportar o resto do campeonato como jogou o primeiro tempo temos boas chances de alegrias... me preocupa o retorno do emerson tb... puta..
só pra constar: acabo de ouvir na rádio globo que o André silva já acertou com um meia que virá para suprir a saída do Maicossuel (demorou hein??). O jogador já aceitou a proposta inclusive. Só falta o vice e financas, Cláudio Good (é esse o nome mesmo?) concordar com o aumento na folha salarial do time, o q deve ocorrer essa semana! Segundo o reporter é um meia q está disponível no mercado e tem boa qualidade técnica.. é aguardar pra ver... fico grilado com essas contratações da diretoria!!
SA!!! 3x2 em cima do Inter!!!!!

Anônimo disse...

Esse time se contratar um meia, pode dá certo... porque o Lucio Flavio não é jogador de futebol!!

http://igrejaluterana-novaiguaçurj.blogspot.com disse...

Fala Rodrigo, sou capixaba, e hoje moro no Chuy (10 anos), foi duro vencer o Inter hoje, muitos colorados vão sofrer...hahaha. Temos que fazer coro "fora Ney Fraco"...Saudações alvinegra, com -1ºC, ai na terrinha deve estar uns 20ºC...que saudade...abç
Botasul

Antoni disse...

Essa de só falto isso ou aquilo ra fechar a negociação pra mim é mentira, tomara q estaja enganado, mas é o q ocorre semre.

Tem que pedir para alguém dar uma cotovelado no Lady Flévio todo jogo hehehehe

Rodrigo, tenha a certeza de q o Émerson volta.

Unknown disse...

chegando agora do Engenhão !
Ufaa!!
tirando Lucio Flavio e Renato Barriga o time jogou Bem !

será que essa aberração do futebol Emerson volta ao time
puta merda !!

outro detalhe ! o estadio não parece do Botafogo ,eu fico puto com essa diretoria pq não faz nada cara ! pinta de preto e branco e tira aquelas placas do Pan-2007!

não entendo essa demora
nosso site oficial um lixo e o estadio não fazem nada para melhorar !

abraço Rodrigo

Anônimo disse...

Um jogo com a cara do Botafogo, espero que não seja o último desse ano!!!

Saulo disse...

Foi a melhor partida que o Botafogo fez até agora no brasileirão.
A arbitragem fez palhaçadas novamente, mas não conseguiu prejudicar muito o Botafogo.
Tomara que jogue assim contra o Coxa.

Paulo Nacif disse...

O Botafogo dominou amplamente o primeiro tempo e poderia ter dado uma goleada, se tivesse atacantes técnicos.

O Victor Simões é raçudo, mas tecnicamente é muito ruim. A dificuldade que tem em achar o caminho do gol não me deixa com esperanças.

Com um penalty mal marcado, e depois com um gol mal anulado do Botafogo, a arbitragem inseriu um estado de desânimo na nosso equipe, e por pouco não levamos a virada.

Aleluia, que o time não se entregou, e soube buscar a vitória nos deixando felizes no final de semana.

Sds. botafoguenses!

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!!

Ufa!! Foi difícil , mas vencemos. O Paulo Nacif lembrou muito bem do gol mal anulado para nós... 3x1 naquele momento daria mais tranquilidade... Eu achei o pênalti no mínimo, duvidoso... Mas gostei do time no 1º tempo... O Eduardo tá jogando muito!! Tomara que continue sem fazer m... fora dos gramados, pois tem muito potencial. Aquele passe pro VSimões no 1º tempo que quase resultou em gol, foi sensacional.
Hoje estou menos azedo, hehehehe

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Danilo, entre sairmos da ZR ficando com o NF até o fim e continuarmos sem ele, pelo bem do Botafogo eu digo que fico com esse "pote de merda" (NF)!hehehe!
Sobre a partida, tomara que o time não tenha jogado bem apenas ontem!

Riba, é verdade! Sem sofrimento não é Botafogo! rs!
Cara, fico com medo desse "substituto do Maicosuel" a ser anunciado pelo AS, afinal, do jeito que ele tratou o Tony na sua apresentação oficial, mostra exatamente o que ele considera "craque"!

Anônimo, sejamos justos que o LF não pode ser o único culpado, pois o Renato joga na mesma posição e em minha opinião, é ainda pior!

Fala, Hbraun! Opa, capixaba no frio? Deve estar morrendo, hein!? Falo isso pq qnd dá 20 graus por aqui nego já coloca gorro e cachecol!rs!
Concordo contigo: Apesar da melhora, o treinador é mais fraco do que o time e ao meu ver, o maior dos nossos problemas.

Antônio, tb senti falta de uma cotovelada no LF, pois ontem voltou a ser o escondido de sempre. Putz...se o NF voltar com o Emerson e o Omisso Assumpção permitir, é caso para invadirmos GS e colocarmos esses caras para fora na base do tapa.

E aí, Ecio! É...esse dois destoaram do resto do time! Sobre o Emerson, foi o que respondi ao Antônio: Se o NF voltar com ele, é caso para demissão imediata!
No caso do Engenhão, parece que as cadeiras não podem ser pintadas, já que está no contrato. Enfim, o Engenhão jamais terá a nossa cara. Infelizmente...

Bruno, mas qual Botafogo? O do primeiro tempo teve a cara do Botafogo que amamos. O segundo teve a cara do Botafogo do NF! heheheh!

Saulo, na média eu tb acho que foi a melhor partida, apesar de insistir que no segundo tempo estivemos mal!

Paulo, e o pior é que o NF acha que o VS pode fazer a função de armador qnd for preciso. Ontem, apesar de tecnicamente mal, acho que ele estava lutando mais do que o LF e se fosse tirar um, eu tiraria o "camisa 10".

Fala, André! O Eduardo com a cabeça no lugar é o melhor jogador (tecnicamente) de todo o grupo!
Olha, não dá para deixar de ser um pouco azedo (é a minha natureza, eheehee),mas hj eu tb estou muito mais tranquilo! Nada como uma vitória, né? rs!

Abs e SA!!!

Danilo Julião disse...

hahahahaha...eu também...
só pelo bem do Botafogo....

Rodrigo Federman disse...

Claro! Valeu, Danilo!
Abs e SA!!!