19/08/09

Um erro e um acerto



Eu reconheço que o Túlio foi um investimento que ainda não vingou no Botafogo, mas apesar disso, eu também acho que ele jamais teve uma sequência de partidas na mesma posição para provar se tem (ou não) condições de permanecer em General Severiano.

Desde o Cuca, passando pelo Geninho e Ney Franco, o Túlio sempre foi escalado esporadicamente e em várias posições para "quebrar galho". O jogador atuou de ala, lateral, volante e até armador, mas nunca por três ou quatro vezes seguida na mesma função.

Enfim, isso não justifica uma pontinha de desapontamento deste período do atleta em General Severiano. Principalmente porque ele foi o grande destaque na campanha do Coritiba na segunda divisão e os botafoguenses depositavam muita esperança no seu futebol.

Ontem surgium uma especulação sobre uma possível troca do Túlio por um zagueiro do Paraná...
...entretanto, o dirigente do clube paranaense tratou de desmentir a negociação.

O fato é que o Botafogo tenta "arrumar" um novo clube para o Túlio, que não faz parte dos planos do técnico Estevam Soares.

Aí que, para mim, "mora" o erro do treinador alvinegro: Abrir mão do ex-jogador do Coritiba (mesmo sem ter rendido bem no GLORIOSO) para permanecer com Fahel e Léo Silva é algo que beira o inexplicável.

Se o Estevam erra no "caso Túlio", acerta em cheio no pedido feito - à diretoria botafoguense - por um apoiador.

De acordo com o Vestiário Alvinegro, o técnico pediu para que o GLORIOSO faça uma pesquisa e atente ao mercado da América do Sul. Bem diferente do seu antecessor, que não gostava de trabalhar com estrangeiros.

Este é, em minha opinião, o acerto do Estevam Soares.

O futebol argentino e uruguaio (exemplos) atravessam situações econômicas complicadas, e além de bons jogadores, é bem capaz de encontrarmos condições financeiras mais viáveis do que apostarmos em atletas brasileiros que atuam na segunda e/ou terceira divisão daqui.

O problema maior é deixarmos o Anderson Barros e André Silva garimparem profissionais da bola na Argentina, Uruguai, Colômbia, etc...
...tenho até medo de imaginar...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!!

Olha, até concordo com você que ele não teve muitas oportunidades, mas também foi outro que se lesionou bastante e isso atrapalha... Mal havia chegado ao clube e foi detectada uma lesão raríssima que o afastou por 4 meses. Durante o ano de 2008 quando se curou da lesão, voltou a desfalcar o time por diversas vezes e sempre no departamento médico... Agora mesmo há mais ou menos 2 semanas se encontrava lesionado outra vez... E isso já dura 2 anos... Enfim, acho que a razão custo/benefício pesou nesse caso. Gente que frequenta os treinamentos afirma que é um chinelinho de não deixar nada a dever ao Reinaldo, hehehe... Ainda segundo estes, o W.Jr. coloca a todos no bolso: falhei, léo silva, T. souza e não entendem porque não ganha chance. É óbvio que aturar "falhei" e léo silva é dose pra mamute e por mim iriam os 3 embora, eles dois mais T.Souza e também não livraria a cara do Teco não...

Saudações

André Lira

Ronaldo disse...

Grande Rodrigo,

Concordo com a sua colocação, mas, preocupa o critério de avaliação do novo técnico.

Nada a favor nem nada contra o Túlio, mas, e o Fahel? e Léo Silva? e o Renato? e o Reinaldo?, e o émerson?

Sobre o Teco eu gostaria de vê-lo ter uma chance participando de uma sequencia de jogos. Dizem que é um excelente zagueiro, mas, esses problemas de contusão realmente complicam toda a história.

Espero que o técnico não tenha dois pesos e duas medidas.

Na América do Sul, com critério de avaliação bem definido, poderemos ter bons jogadores.

Mas qual é o critério de avaliação do AS? A barca tá inchada com um monte de perebas que ele contratou com o critério de escolha dele. Traz agora o tal do Maurício que pelo visto ninguém conhece.

Aguardar para ver.

Abração,

snoopy em p/b disse...

concordo plenamente, rodrigão...

Andr3 disse...

deixar esses caras do botafogo prcurarem jogador na america do sul?????

Acho q eles podem até achar um mostro com a cara do escalada, o cabelo do zárate e a barriga dos dois juntas!!!!!!!!

ou seja, eles devem ir no méxico agora ver se o seu barriga está disponível!!!!!!!


cada uma viu...

Anônimo disse...

O Tulio foi mal diversas vezes, mas como vc falou não teve uma sequencia de jogos em sua posição e na final do estadual desse ano, fora de posição mais uma vez, ele foi bem, apesar de não ter aguentado o ritmo até o final, mas esse problema de preparação física não é só dele como todos nós sabemos.

Ricardo Palhares

Anônimo disse...

rodrigo,da onde menos se espera, dai que não vem nada.infelizmente não temos um gerente te futebol que entenda do assunto.para mim o cargo teria de ser preenchido por um ex jogador,como afonsinho,carlos roberto...

saudações botafoguenses!

luis henrique
pelotas/rs

Luis Eduardo Carmo disse...

E de novo entra em ação o maldito dvd player do Bob Esponja. Afff

SA!

disse...

Eu acho que isso tem dedo de empresário no meio. O Tulio tá muito tempo sem ter uma sequência de jogos e com isso cai seu rendimento e sua valorização. O empresário não quer isso para seu jogador, então arruma logo essas especulações pra ver se alguém se interessa. Isso acontece aqui em General Severiano. Veja o caso de vários jogadores encostados que vem pra cá como "Titular Absoluto" (caso de Juniho, Lucio Flavio e outros).
É isso aí, como dizia nosso saudoso João Saldanha, ...vida que segue !

Saudações Alvinegras

Ezaú disse...

Será bom que o paraibano Túlio vá para o Coritiba, para se juntar a Marcelinho e Carlinhos, que domingo acabaram com o Fluminense em pleno Maracanã.

Se for para o Atlético-PR, terá a companhia de Márcio Azevedo,também paraibano.

Foram poucos os nordestinos que se deram bem no BOTAFOGO, talvez, por culpa de preconceito reinante no clube.

Abs e SB.

Rodrigo Federman disse...

André, vc tá certo nesta análise custo x benefício. E mais certo ainda se na condição de "se livrar" do Túlio, só se o Fahel, LS e Emerson tb fossem embora. Aliás, além do Teco, eu já acrescentaria aí tb o Reinaldo!rs!

Ronaldo, pois é...não quero acreditar que para o ES, o Fahel (ou LS, Emerson...) seja melhor e mais útil do que o Túlio.
Mas é aquele negócio, empresário oferece jogador, empresário escala jogador...Ou vc acha que alguém do Botafogo seria capaz de descobrir esse tal de Maurício? Isso é mais uma imposição de empresário!

Fabião, Fahel e cia estão mais protegidos do que tudo!rs!

Hehehe!André, tb não duvido, pois deixar contratação nas mãos dos dois gordos é pedir para viver fortes emoções!rs!

Ricardo, sem contar que o Túlio tb passou um ano inteiro sendo pessimamente avaliado por esse incompetente dep. médico! Com certeza isso tb o prejudicou!

Luis, tb acho! Por mim dispensava os dois gordos e traria o Gonçalves e qualquer outro botafoguense de coração (ex jogador) para essas vagas de chefia no futebol alvinegro.

Biriba, o AS vai consultar o site do Soccer Association! heheehh!

É, Gê! É isso aí! Empresários mandam no futebol brasileiro. Principalmente no Botafogo, que sempre abre as portas até para quem já cansou de nos sacanear (ex: Eduardo Uram).

Ezaú, não acho que houve (ou haja) preconceito contra nordestinos dentro do futebol. Existe sim, contra estrangeiros (ou existia na época do NF). Acho que aí é mais imposição de empresários mesmo.

Abs e SA!!!