13/10/09

Enquete: Jobson, o companheiro ideal para o André Lima



O Botafogo vem atuando com praticamente três atacantes nas últimas rodadas. E a nova formação tátita tem dado resultado, pois nas últimas três partidas conseguimos duas vitórias e um empate.

Mas nem sempre foi assim...

Eu acredito que o Estevam Soares finalmente conseguiu colocar a sua metodologia de trabalho em prática, pois depois da sua chegada em General Severiano, não poderia mudar tudo radicalmente. Aos poucos fomos observando uma mudança aqui, outra ali e mais uma acolá...e pelo visto, esta formação tática deverá permanecer sempre que possível.

E aí vem a pergunta: Quem escalar no ataque alvinegro?

Considerando as características físicas e de posicionamento, eu acredito que o André Lima não tem substituto e deve ser o único titular indiscutível, mesmo que ele esteja longe de ser um atacante dos sonhos. Por isso, perguntei aos amigos do Cantinho Botafoguense na enquete finalizada nesta terça-feira: Quem deve ser o companheiro do André Lima no ataque do GLORIOSO?

Foram 7 opções (todas votadas) totalizando 127 votos computados (valeu, galera!!!), sendo que a vencedora foi uma barbada!

Desta vez eu fui com a maioria, ou seja, fiz parte dos 102 (80%) que escolheram o Jobson.

A minha explicação é simples: Ele é um jogador veloz, incisivo e que não sentiu o peso de jogar no Botafogo. E digo mais: Apesar de eu não concordar com os que já estão tratando o Jobson como um craque, eu digo que ele queimou a minha língua, pois é muito melhor do que eu imaginava. E como eu disse no dia da sua contratação, se ele provar o seu valor, serei o primeiro a reconhecer.

Ainda acho que ele precisa melhorar em vários pontos, mas inegavelmente é o atleta que mais pode formar uma boa dupla com o André Lima.

Logo em seguida, com 8 (6%) cliques recebidos, o "chinelinho" Reinaldo...

Tecnicamente é o melhor dos atacantes, mas o problema do Reinaldo é querer jogar bola. A sua partida contra o Atlético/MG até me deixou esperançoso de vê-lo com tesão e vontade de justificar o status que goza em General Severiano...
...mas não, na rodada seguinte (ontem, contra o Avaí), o atacante provou que é uma partida a cada 20 realizadas. E neste caso, pode ser tecnicamente melhor do que os outros, mas no elenco limitado que temos, vale mais um voluntarioso do que um "inconstante e sem garra" (minha opinião).

Por causa da minha justificativa acima, eu concordo mais com os 6 (4%) amigos que votaram no Victor Simões.

Não foi a minha escolha, mas consideremos o atual esquema tático do GLORIOSO. Pela vontade, eu preferia o Victor Simões ao Reinaldo e deixaria o "pitbull" ao lado do Jobson e André Lima.

Mas o nível dos nossos jogadores é tão fraco, que para 4 (3%) internautas, o Estevam Soares nem tem porque esquentar a cabeça. Pode escalar qualquer um, já que a diferença será mínima.

Bom, é uma meia verdade (risos)!

Empatados com 3 (2%) votos cada, Laio e Júnior apareceram logo depois.

Os garotos de Marechal Hermes não foram esquecidos (com justiça)! Eu particularmente gostaria de ver o Junior jogar, pois na partida contra o Dom Pedro (Copa do Brasil), gostei do que vi. E já conversei com alguns amigos que acompanham a base alvinegra, que me garantem: O cara joga bola.

Sobre o Laio, é aquele negócio: Melhor do que muitas porcarias que tivemos nessa temporada (Jeans, Tony, Diego...), mas das vezes em que atuou, não me despertou entusiasmo. Pode ter sentido a pressão e por conta disso, acho que vale a pena ser mais observado com muito carinho e atenção.

Por fim, com 1 (0%) voto recebido, Ricardinho, que estava na reserva do Figueirense e mesmo assim foi indicado pelo Estevam Soares.

Vocês leram bem? Não era titular sequer no Figueirense. Só isso já basta e nem precisa mais ser comentado...

Independente dos nomes listados e do resultado eu torço mesmo é para que o Estevam mantenha o esquema com três atacantes, e como adiantei mais acima, os atacantes que formariam o meu trio ofensivo são: André, Jobson e Victor.

Eu gostaria de agradecer o expressivo número de participação na enquete. Espero que a próxima mantenha a mesma frequência.

E por falar nela, aí vai a nova pergunta do CB: Independente das situações criadas por cada um, você escalaria o Jônatas, Michael e Eduardo no time do Botafogo?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Paulo Nacif disse...

Só o Jônatas, enquanto tiver fôlego!

Saudações botafoguenses!

Saulo disse...

É claro que ele ainda precisa melhorar mais, mas tô gostando desse Jobson. É um jogador que mostra muita vontade em campo, corre bastante, chuta e toca bem a bola. O drible dele é muito bom também.

Tem que continuar sendo titular no lugar do chinelinho (Reinaldo).

Gustavo disse...

Opa. Gostei da atuação do time nesses umtimos jogos. Porém gostei muito da atuação do Rodrigo Dantas, na minha opinião deu movimentação ao meio de cmapo do Botafogo. Hoje acho que ele ta mais maduro e o momento do time não é tão critíco a ponto de ele assumir a responsabilidade sozinho, como o nosso querido ex treineiro fez com o garoto.

Considerando que a entrada do Diego deu uma estabilizada no setor sefensivo, até mesmo porque ele faz uma espécie de 3 zagueiro, acredito que hoje temo um equelíbrio necessário para podermos escalra o time com somente o Juninho e o Wellington, fazendo a função de zaqueiro, propriamente dita.

Não sei se os amigos alvinegros estão acompanhado o desempenho do W. Junior na lateral direita da nossa seleção sub-20. Honestamente, muito melhor do que qualquer jogador que passou por ali. Para mim tem sido uma grata surpresa.

Se eu fosse o treinador hoje. Escalaria o time assim: Jeferrson, Alessandro, Juninho, Wellignton e Diego; L. Guerreiro, Batista, R. Dantas e L. Flávio; Jobson e André Lima.

Acredito que essa formação da mais ciratividade para o time e o rendimento do L. Flávio sobe, quando geralemente ele tem alguém para compartilhar a tarefa da armação.

Outra Opção é a entrada do V. Simões no lugar do R. Dantas, fazendo uma espécie de 4-3-3 com a bola e 4-5-1 sem ela, formação ja testada contra o Goias. Acredito que essa formação é bem interessante para o Segundo tempo das partidas, principalmente se tivermos necessitando dos contra - ataques para atingir algum resultado. Mais com relação ao Reinaldo, o comentário do Rodrigo foi perfeito, é de longe o mais técnico, porém o mais irregular do time. Acredito que ele entrando no segundo tempo, possa querer "mostrar" mais do que começar e ser substituído.

Enfim. Apesar de tudo, acho que o Estevam está chegando a um equilíbrio interesssante para o nosso querido Botafogo.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Paulo! Na próxima terça-feira eu digo qual foi o meu voto!

Blz, Saulo! Valeu, cara!

Fala, Gustavo! Tenho escutado muitas coisas boas do W.Jr. no mundial, mas infelizmente não estou conseguindo acompanhar.
Gostei dessa sua escalação. A única coisa que eu faria além, é deixar o Teco jogar, pô! Se ele mostrar que recuperou 0,4% da forma física, eu o colocaria na vaga do Wellington, que é bom apenas pra tapar buraco!

Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Eu acabei de ler que o Fundo de investimentos que foi formado no início do ano pra trazer jogadores pra GS, comprou parte dos direitos econômicos dos atletas: Luis Guilherme, Rodrigo Dantas e Gabriel. Detalhe que todos eles são do Botafogo, não é esquisito essa história? Um fundo que a priori foi feito pra trazer jogadores, começa a comprar jogadores do próprio clube, daqui a pouco não teremos mais jogadores do Botafogo, mas sim de um fundo de investimento que não sabemos quais são os verdaeiros interesses.
Muito estranho.

Rodrigo Federman disse...

Ari, e negociamos as nossas joias e mais talentosos jogadores só para mantermos os salários de Fahel, Leo Silva, Reinaldo e outros em dia...
Deprimente!
Abs e SA!!!