03/11/09

Uma formação interessante (com apenas uma exceção)



Jefferson, Alessandro, Juninho, Diego e Gabriel; Fahel, Jônatas, Lucio Flavio e Renato; Reinaldo e André Lima.

Essa foi a formação que o Estevam Soares testou nesta terça-feira e que possivelmente será utilizada amanhã, contra o Cerro Porteño.

Nem reclamo mais da preferência pelo Fahel, pois com a suspensão do Léo Silva e a lesão do Leandro Guerreiro, realmente sobram poucas alternativas para o treinador (Fahel, Batista ou testar o Rodrigo Fuska).

Enfim, vamos de Fahel mesmo! Mas mesmo com esse "detalhe", confesso que gostei do time.

A entrada do Gabriel deixa o time ofensivo no setor esquerdo, e também será interessante ver o Diego na sua real posição (zaga). Além disso, o Jônatas tem tudo para dar um auxílio ao Lúcio Flávio no meio de campo.

Aliás, esse é o setor que eu faço uma pequena crítica: Pô, o que o Renato já fez durante todo o ano para sempre ser a primeira opção dos treinadores? O que o Rodrigo Dantas precisa fazer para ter só um pouco dessa "preferência"?

É incrível! Nas últimas vezes em que o Estevam colocou o garoto em campo, foi apenas para "quebrar galho" e improvisado. Já o Renato, jamais...
...só vai "na boa".

Mas tudo bem. O que importa é o Botafogo vencer a partida (e venceremos!). Agora, mais uma vez fica evidente: Jovens formados em Marechal Hermes ,só em "último caso". Principalmente se houver concorrência com atletas de "empresários parceiros"...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

snoopy em p/b disse...

postamos juntos e com praticamente as mesmas impressões.

abraço!

Marcelo Pereira disse...

Olá, Rodrigo!
Ainda bem que você se entusiasmou, mas confesso que eu fiquei bem preocupado com essa escalação...
Renato, LF e Jônatas juntos no meio, e ainda Reinaldo e ALima no ataque. Cinco jogadores que em nada contribuirão para o sistema defensivo.
Tudo bem que precisamos vencer, mas sem afobação: um gol do adversário complica muito nossa situação;
quem vai marcar nesse time? O Fahel sozinho? Se o cara é ruim em companhia do LGuerreiro e do Léo Silva, imagina sozinho. É pedir cartão amarelo com menos de 20 minutos...
Fora que é um time bem lento - devagar, quase parando.
Bem, vamos torcer pra que dê certo!
Grande abraço e valeu pela citação do Fogo Eterno!
Marcelo

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Esses "empresários parceiros" ainda acabam com o nosso amado BOTAFOGO!

Acho que teremos um bom público!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Thomaz disse...

Fala Rodrigo! Tambem gostei da formacao. A muito eu queria ver como o Diego se comporta como zagueiro (na perene ausencia do Teco quem sabe ele nao barra o Wellington e assim nos ficamos com o Gabriel na esquerda e o Emerson e Wellington no banco?).

Eu bem que achava que o Estevam ia entrar com 2 armadores no meio campo, e nos ateh trocamos que entre o Renato e o Rodrigo o Renato sempre tem preferencia. Gostei da sua pergunta nesse post, "mas por que?". Tampouco entendo.

Apesar do Jonatas nao estar na condicao fisica ideal, gosto de ve-lo atuando na posicao que eh a sua, volante. Alias, acho que Leandro Guerreiro e Jonatas deviam ser os 2 volantes do time. Com isso teremos pegada e saihda de bola. Para esse jogo vamos de Fahel mesmo. Melhor que o Emerson improvisado... ;)

Lewis Kharms disse...

Rodrigo,
O Marcelo já levantou a questão. Esse meio-de-campo é muito frágil. Além disso a zaga ficou mais baixa ainda. Não sei, não. Falta um zagueiro alto aí. Por que o Teco nunca mais?

Tem que fazer um gol logo no início e não parar por aí.

Saudações alvinegras!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, concordo com a escalação, mas não no meio campo. Jônatas e Lúcio Flávio deviam ser reserva um do outro porque têm estilo de futebol semelhante. Eu tirava um deles e metia o Rodrigo dantas em vez do Fahel. Mantinha o Renato porque tem postura atacante e pode variar entre 4x3x3 e 4x4x2.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Hahhaha! Fala, Fabião! Postei rápido e fui para casa. Só agora tô dando uma conferida! Pois é, amigo...pq será que só o ES não tem a mesma impressão, né? Será que tem algo com empresários? rs!

E aí, Marcelo! O time é ofensivo (e de pouco poder de marcação), concordo, mas aí é pedir pro Fahel não passar do meio de campo e o Alessandro maneiras tb (deixando o Gabriel mais livre). De resto, é tentar marcar logo um gol e só depois administrar. O problema para o ES é que fica difícil montar um time de mais pegada sem o LG, por exemplo! Enfim, vamos torcer, né?

Gil, eles estão rindo a toa, afinal, não tem um jogo sequer que um de seus jogadores não seja titular, já reparou? Que coisa, amigo! E coitados dos garotos da base...
Será que dá 15 mil amanhã?

Grande, Thomaz! Companheiro, tenho as mesmas impressões e preferências! Não dá para entender o pq o RD é sempre preterido. Tb quero ver o Diego na zaga, apesar de não entender o que acontece com o Teco. Pô, ele não está recuperado? Então pq não joga, se ele é um dos mais técnicos defensores que temos?
E amanhã só não teremos o Emerson pq ele foi expulso no Paraguai! Sorte nossa, não!?heheheh!

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Luiz, o "caso do Teco" é de fazer inveja aos autores de novelas da Globo! Essa sim seria uma excelente novela, repleta de suspense, absurdos, fatos duvidosos, etc...

Grande, Rui! Eu ainda acho que o Jônatas e LF podem se completar, pois não vejo o Jônatas como "armador", e sim como segundo volante que sai pro jogo e/ou mesmo um terceiro homem de meio. No mais, até considerando que o LF rende melhor qnd joga um pouco mais atrás, o RD seria de suma importância para dar dinâmica. Quanto ao Renato...amigo, eu desisto...esse é outro que não entendo como se mantém empregado durante toda a temporada em um clube tão grande como o Botafogo.

Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Olá amigos. Pelo o que eu estou vendo na foto o Tulio Souza está recuperado não é mesmo.

Com relação ao Teco eu tenho uma opinião do que eu acho que deve estar acontecendo. O Teco está recuperado clinicamente, porém como ele não joga com regularidade faz mais de 2 anos os treinadores tem medo de por ele. Isso mesmo eles tem medo de por o TECO e tomarem um gol em falha dele e todo mundo botar a culpa no treinador. Nesse ponto já adianto a minha opinião com relação ao Teco para 2010. Acho que a diretoria deveria fazer um contrato com ele nos seguintes termos. 3 meses com renovação automatica para 1 ano. Com a pré- temporada e no campeonato regional esse rapaz teria a ultima oportunidade de mostrar serviço. Fato que eu acho que não está contecendo em 2009 pela situação do Botafogo (Luta contra o rebaixamento).
Com relação ao gartoso da base, o pensamento é o mesmo. Ou seja, teoricamente, os treinadores tem medo de "queimar" os garotos e por isso eles optam por jogadores que são de qualidade comprovadamente inferior, porém teoricamente seriam mais "experientes".
A questão é de mentalidade, e enquanto a mentalidade do Botafogo e das pessoas que direigem o Botafogo não mudarem, continuaremos com um time por ano e ou com jogaores que não servem nos outros clubes. Raras exceções.
Nesse aspctos vem outros interesses como nossos amigos já citaram, como interesse de empresários entre outras coisas.
SAN

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gustavo!!!
Cara, eu tenho uma "teoria" um pouco diferente em relação ao Teco...
Ele está recebendo 10mil/mês após renegociar o seu salário, enquanto não voltar a atuar com regularidade, certo?
Então...a diretoria já fez tanta cagada (contratando Marquinhos, Ricardinho, Fuska...) que certamente se "apertou financeiramente". O Teco está em forma e pronto para jogar....aí que eu acho que mora o "x da questão": Em minha opinião existe "ordem" da diretoria para que o Teco não seja utilizado até o final do ano e eles não precisarem pagar 50mil mensais até lá. Apenas os 10mil...
Abs e SA!!!