08/02/10

Arrumando a casa













O técnico Joel Santana elogiou a vitória e classificação do Botafogo, mas tratou de deixar bem claro que o time ainda não ganhou nada no campeonato e que agora sim, a "cobra vai fumar".

Ciente da limitação técnica da maioria dos seus jogadores, o treinador não cansa de enfatizar o grupo, evitando destacar individualmente o jogador "A ou B". 

Atitude, aliás, certíssima.

Quando foi perguntado em quem ele apostaria como destaque botafoguense na reta final da Taça Guanabara, o Natalino não enrolou e respondeu de primeira:

"- A torcida. Daqui para a frente, a torcida vai comparecer. Ela é o nosso ídolo, é por ela que jogamos. O comportamento já vem sendo diferente".

Mais uma vez, perfeito!

Assim que a partida contra o Resende terminou, o Joel convocou todos os atletas para o meio de campo e pediu para que eles agradecessem o apoio da torcida que esteve presente ao Engenhão.

No futebol, a relação entre time e torcida depende principalmente das vitórias.

Isso é um fato.

Mesmo assim, apesar do pouco tempo (e ainda não termos conquistado nada) no clube, já dá para perceber o "dedo do treinador" na equipe. Hoje existe uma "sinergia" que há muito tempo não havia entre os atletas e torcedores.

Aos poucos o Joel vai consertando todas as arestas deixadas pelos antecessores, Ney Franco e Estevam Soares.

Esse sim, é um trabalho de formiguinha.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Marco Aurélio disse...

Joel ta agradando, não a todos claro ;-)
Gostei de ver o LOCO ontem, depois de fazer os “Goools” foi comemorar/agradecer aquele fez o passo para suas conclusões de cabeça.


Sds AN

Fernando Gonzaga disse...

fala Rodrigão

também acho que aos poucos o Joel vai ajeitar este time...algumas melhoras já são nítidas, como a marcação e jogadas trabalhadas para o Loco Abreu...

sinceramente, se a gente cair agora (que eu queime a lingua), viremos ainda mais fortes na Taça Rio...pois agora temos um técnico de verdade...

abraço!!

Ari Dias disse...

Concordo com o Marco Aurélio e o Frenando Gonzaga, houve melhoras no time depois da chegada do Joel, mas temos ainda muito o que arrumar, principalmente lá atrás na zaga.
O Joel é macaco velho ele sabe que vai precisar da torcida nesse momento e vai conseguindo aproximar torcida e time.
Salve Caio.

Rodrigo Federman disse...

Marco, eu não sou fã do Natalino, mas confesso que nesta questão de psicológico e moral, ele é bom mesmo!
Ele cria um clima positivo interno e externo.

Fernando, o bom do Joel (e olha que não sou fã dele, hein?) é que ele é bastante simples. Se identifica um ponto positivo, trabalha somente nele até conseguir a perfeição. É o caso das bolas aéreas para o Abreu.

É verdade, Ari! Ele sabe unir e cliar um clima positivo. Nisso o JS é experiente como poucos!

Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Rodrigo, agora me preocupou. O Joel é Natalino, só que nós estamos proximos do carnaval. Com certeza seríamos campeões se ele fosse carnavalesco....
Brincadeiras à parte. Ainda não consegui ver essas mudanças todas, como jogadas ensaiadas, padrão de jogo, etc... etc... etc...
Empurrar bêbados em ladeira é mole. Quero ver contra os mulambos, já que contra o Fiasco da Gama, nós sabemos exatamente o que aconteceu.
Abraços e saudações alvinegras.

Thomaz disse...

Concordo em parte com o Antonio. Nada de extraordinario em vencer Resende e Madureira. Mas acho que houve sim melhoras nas jogadas de bola parada. O gol do FF contra o Madureira, por exemplo, cheira a jogada ensaiada (mas como nao acompanho o dia-a-dia do clube nao tenho como estar certo disso).

Quanto ao lado psicologico do pessoal, torco para que o JS trabalhe bem especificamente o LF. Se nao eh para ele ser barrado, entao que ele tenha toda a ajuda para voltar a jogar um bom futebol.

Eu sinceramente acredito que o Alessandro sai do time quando o Jancarlos estiver em condicoes. O Eduardo para mim eh a grande inconsistencia do JS. Quanto ao Fahel, sei lah. Ele deve ser muito gente boa, pois parece que ele fica como titular. E verdade seja dita, o Fahel tem jogado pelo menos tanto quanto Wellington e AC, o que quer que isso queira dizer.

Rodrigo Federman disse...

HeheHehe! Eu tb acho, Antônio! Aliás, eu não acho o JS um mestre nos esquemas e jogadas ensaiadas. Quanto a isso, eu o considero meio "ultrapassado". O fato é que na linguagem do boleiro, ele é um dos mestres,né? E na bagunça que se encontra o Botafogo atual, penso que faz bem. Depois, a médio prazo, certamente precisaremos de um treinador mais gabaritado. Mas por enquanto o JS se faz necessário, eu reconheço.

Thomaz, hj a nota destoante (maior) é o Eduardo mesmo! O Fahel na zaga é igual esses que vc citou. Mesmo assim, eu gostaria de ver o Alex e/ou o Edson serem testados tb!
No mais, é seja o que Deus quiser diante da molambada!heheheheh!

Abs e SA!!!

daniel disse...

o time claramente está melhor, até porque estava PAVOROSO, acertou um pouco a marcação, mas ainda esta muito longe de chegar a um nivel compativel com a grandeza do clube. Tomara que nesses 10 dias até a semifinal Joel trabalhe bastante com esses jogadores e faça as mudanças que forem necessárias. A torcida se reaproximar é importante, pode aumentar a confiança dos jogadores, mas não ensinará Fahel ou Eduardo a jogar bola. Acho que ambos deveriam sair pra entrada de Welington Junior e Diguinho(com Guerreiro de líbero). Se for manter LG no meio, colocaria um zagueiro na zaga no lugar do Fahel e sacaria um dos dois volantes acima. Nesse caso consideraria também começar o jogo com o Caio, recuando Lucio Flavio.

Rodrigo Federman disse...

Daniel, o Natalino terá muito trabalho, e além de tentar tirar o máximo desse grupo, que é limitado, ele precisa concentrar todas as forças no coletivo...psicológico mesmo! Por isso eu concordo que agora - mais do que nunca - a torcida precisa dar esse voto de confiança (pelo Joel) e apoiar, pois teremos um desafio de verdade agora!
Abs e SA!!!

daniel disse...

E só respondendo ao amigo Thomaz, quer dizer que ele(Fahel) joga na pior zaga entre os times grandes do Brasil.

Abs

Anônimo disse...

Meu caro Rodrigo e amigos alvinegros, aqui e em outros blogs muito discutimos sobre os treinadores e qual seria o ideal para o nosso clube.Fui criticado por alguns amigos quando afirmei que há muito tempo, desde que os empresários passsaram a influir nos clubes, quase todos eram farinha do mesmo saco, inclusive seu Luxemburgo ( participa de compra e venda), seu Murici que engole jogadores que não quer, tipo Juninho etc. Expliquei que ninguém joga fora, no mínimo, 100 paus por mês, e aceitam certas imposições e até escalações de jogadores.Para corroborar o que digo, semana passada assisti a uma entrevista do leão.O papo era sobre privilégios e corneteiros. Para provocá-lo, o reporter perguntou-lhe se, caso treinasse o urubu, Adriano e outros teriam tantos privilégios.Resposta do leão: claro que certos atletas merecem tratamento diferenciado, particularmente aqueles com mais idade e biotipo diferente.O meu preparador físico daria a eles o tratamento diferenciado, só com um detalhe importante, no mesmo horário de todos os outros mais jovens. Disse ainda que já parou treinos algumas vêzes e ligou para o presidente do Clube para pedir que retirasse dirigentes do campo que queriam influenciar na escalação. É por essas e outras que ele e o Celso Roth, que também não aceita imposições ( por enquanto) estão desempregados.Esses dirigentes FDP, quando o time está na merda, deixam o treinador livre, às vezês é tarde demais.Um exemplo recente foi com as bibas. Quase na segundona, o Cuca barrou metade do time e eles se recuperaram. O Natalino só julgarei depois de mais alguns jogos.Por enquanto, tenho concordado com quase todas as suas atitudes, menos escalar o Wellington e o Eduardo de meio de campo.Está colocando jovens no banco, tem entrado com alguns e tem tirado o palerma do LF, mostrando que ele não é insubstituível. Vamos aguardar para ver se o SÓCANA também é farinha do mesmo saco e"ouvirá" as sugestões dos amigos empresários.Um abração do JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Daniel, só mesmo no Botafogo do Omissão, uma das vagas certas da equipe titular acaba sendo do Fahel! Sempre reserva, mas titularíssimo no atual Botafogo...

É isso aí, Jota! E tomara que o Natalino não seja a farinha do mesmo saco. No momento eu ainda acho que é, mas torço para que ele prove o contrário e finalmente nos "livre" de certos jogadores!heheheh!

Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Rodrigo, acho que essa coisa de Cuca ficar sempre de fora dos problemas que enfretamos - e que começaram com ele - é mesmo paixão avassaladora pelo homem. O Cuca deixou aos seus sucessores uma equipa rebentada que se arrastava, completamente esfacelada, no seu último jogo contra o Corinthians. Só para ficar a nota.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Rui, eu gosto do Cuca (e já discutimos muito sobre isso), mas quando menciono apenas NF e ES, me refiro ao fato dos dois terem sido - até então - os treinadores desta desastrosa gestão.
Se formos rever o passado e erros antigos, creio que iremos a um tempo bem antes do Cuca, amigo. E aí passaremos pela gestão Bebeto, etc..etc..etc...
Abs e SA!!!