07/02/10

Três vezes El Loco...e que venha a semifinal















E o que era esperado aconteceu: O Botafogo goleou o Resende por 5 a 2 (Marcelo Cordeiro, Wellington Jr. e Loco Abreu - 3) e garantiu a sua vaga nas semifinais da Taça Guanabara.

O adversário só assustou durante 40 segundos...
...tempo suficiente para abrir o placar e deixar a torcida alvinegra com os cabelos em pé.

Com o passar do tempo e a ordem natural das coisas se ajeitando, o GLORIOSO foi impondo a sua superioridade técnica, mesmo que durante o primeiro tempo não tenha realizado uma boa partida.

O Resende não atacava e a bola ficava rodando o meio de campo botafoguense, que encontrava dificuldades para furar o bloqueio rival. Com isso, algumas vaias começaram a ser escutadas da arquibancada do Engenhão. Os "principais alvos" eram - para variar - Alessandro e Lúcio Flávio.

Aliás, o "camisa 10" errava tudo no início, mas quando começou a ficar tranquilo, passou a perceber os espaços que sobravam em campo e procurou se movimentar pelos dois lados, auxiliando o Caio (até então, o mais participativo) e o Loco Abreu, isolado na frente.

E bastou o Lúcio Flávio sair da "inércia" para o gol de empate aparecer...

Após o cruzamento do apoiador, o uruguaio Abreu marcou o primeiro dos seus três gols na partida.

Nessa hora eu recebi um torpedo do Fábio dizendo algo como: "O cara é fera na bola aérea".

Alguns minutos depois, a constatação do que o amigo escreveu, pois o Marcelo Cordeiro levantou na área...
...e lá estava o Loco testando para a rede adversária.

Ainda no final, o Resende perdeu um jogador. O volante Márcio Gomes (ex-Botafogo) foi expulso após agarrar o sempre arisco Caio, que não atuou mal (pelo contrário), mas que poderia ter simplificado três lances em que tentou jogadas de efeito.

Não o condeno. Eu gosto de jogador abusado, e acho que ele deve sempre tentar algo diferente. Agora, precisa atentar ao momento certo, que sem dúvida alguma ele vai aprender com o tempo.

O fato é que o garoto - em minha opinião - provou que tem vaga no time titular.

Final de primeiro tempo em vantagem. Era tudo o que o Botafogo precisava para retornar tranquilo e com o apoio da torcida, que a essa hora só comemorava (com razão).

O segundo tempo foi bem diferente.

Com a vantagem no placar, o GLORIOSO atuou mais tranquilamente e soube administrar os avanços dos laterais e chegadas dos meio campistas.

A essa hora a partida estava liquidada...
...mas era dia de goleada, e após um cruzamento errado do Alessandro, o goleiro do Resende espalmou com "mão mole" na cabeça do Abreu.

Hat-trick do uruguaio, provando que é artilheiro nato!

Festa na torcida, que vibrou ainda mais quando o Marcelo Cordeiro tocou para o Loco, que driblou o zagueiro e bateu seco no canto...
A bola caprichosamente bateu na trave e voltou nos pés do lateral esquerdo, que só teve o trabalho de empurrar para dentro e marcar o quarto gol botafoguense.

Foi a deixa para o Joel Santana poupar os jogadores que estavam pendurados. Com as trocas, saíram o Marcelo Cordeiro, Lúcio Flávio e Leandro Guerreiro. Entraram o Wellington Jr., Somália e Diguinho.

Todos os três entraram bem e mantiveram o ritmo e a facilidade do confronto. Dos três, eu estava ansioso para ver o Wellington Jr. em campo, mas confesso que fiquei "puto" quando vi o Joel colocando o rapaz na lateral esquerda, ao invés do meio de campo.

Para a minha surpresa, o polivalente jogador formado em Marechal Hermes não sentiu o improviso (já atuou algumas vezes na posição quando estava nos juniores) e jogou muito bem, marcando, inclusive, o último gol do Botafogo.

Fiquei feliz em dobro, pois eu torço muito para ele arrebentar. Agora, será mesmo que ele não poderia ter uma oportunidade no meio?

Amigos, eu garanto que se o Wellington Jr. entra no setor, não sai mais...

Faltavam poucos minutos e eu torcendo pelo golzinho do Caio, que infelizmente não saiu.

Em compensação, provando que ainda temos uma zaga fraca, o Resende arrumou um contrataque isolado e ainda conseguiu dar números finais a partida, marcando o segundo gol.

Tudo bem, os jogadores alvinegros já estavam desatentos. Mesmo assim, a atenção deve durar até o juiz apitar o fim do jogo. Caso contrário, o adversário não perdoa.

Menos mal que foi o Resende e o jogo estava definido.

E tão logo o árbitro indicou o final, o técnico Joel Santana juntou os atletas no meio de campo para agradecer o incentivo da torcida.

Raposa velha, esse Joel!!!

É isso! Deu a lógica! Agora que o campeonato começa de verdade.

Antes da semifinal, a estréia na Copa do Brasil lá no Pará...

Não sei ainda o que passa na cabeça do treinador, mas se eu sou o comandante botafoguense, pouparia muita gente dessa viagem desgastante.

O jogo será lá no norte do Brasil, porém é muito difícil não tirar o foco do clássico que está por vir no Rio de Janeiro, né?

Essas próximas duas semanas serão intensas!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 5 x 2 Resende

1- Jefferson: Sem culpa nos dois gols. De resto, foi apenas um torcedor privilegiado dentro de campo - 6,0

2- Alessandro: No início se escondeu por causa das primeiras vaias. No segundo tempo se soltou, mas continuou sem acertar um único cruzamento sequer - 5,0

3- Wellington: Quando a gente reclama do Antônio Carlos, lembramos que ainda temos o Wellington... 4,0

4- Fábio Ferreira: Calculou mal o bote no primeiro gol do Resende. No restante do jogo, não comprometeu e ainda arriscou algumas subidas ao ataque - 5,0

5- Leandro Guerreiro: Fez o seu jogo eficiente de marcação - 5,5

6- Marcelo Cordeiro: Em minha opinião, a melhor partida com a camisa botafoguense. Principalmente no segundo tempo, quando não tinha preocupação com a defesa e pôde atacar sem problemas - 6,0

7- Eduardo: Não é visto em campo (e eu não caio nessa de partida tática)... - 4,5

8- Fahel: Quando não temos adversário que incomode a defesa, se torna uma figura nula em campo, afinal, só sabe marcar - 4,5

9- Loco Abreu: Três gols marcado, um outro perdido e dois belos toques. Tá bom ou quer mais? - 7,0

10- Lúcio Flávio: Começou muito mal e terminou a primeira etapa bem. No segundo tempo ficou nítido que fugia das divididas para evitar o cartão amarelo - 5,5

11- Caio: Não se esconde e participou das principais jogadas ofensivas e até no meio de campo. Enfeitou alguns lances que não deveria, mas é algo natural da idade. Tem talento e vai nos dar muitas alegrias - 6,0

12- Somália: Entrou para compor o meio de campo, e o fez sem problemas - 5,0

13- Diguinho: Uma boa cobrança de falta e movimentação constante em busca da bola - 5,5

14- Wellington Jr.: De novo, escalado fora da posição em que quer brigar por vaga. Mesmo assim, mostrou vontade e disposição, sendo premiado com um gol. Merece mais oportunidades (e no meio) - 5,5

Joel Santana: Dá para notar que mesmo sem jogar bonito, o time tem um padrão tático e sabe bem o que fazer dentro de campo. Se comparado às bagunças dos tempos de Ney Franco e Estevam Soares, tenho que dar o braço a torcer e bater palmas para o Natalino - 6,0

22 comentários:

Anônimo disse...

Como é bom ver um cara que veste a camisa do fogão brilhando...

Anônimo disse...

MARCELO CORDEIRO NA TVBRASIL AGORA. COMEÇOU AS 21H.
DANIEL V.

Ecio henrique disse...

Cara , não me engano !quando nosso clube tiver empresários que escalam Eduardo , Fahel e Alessandro . estamos fudidos !

Colocar um zagueiro quando temos 300 volantes no elenco ! e o nosso estádio, se é que é nosso !
não torço contra o bota . mais sinceramente tá foda aguentar esses caras .
não mencionei o Lucio pelo seguinte :
acho que com caio do lado dele ,ele vai jogar bem!
abraço Rodrigo e você sabe do lance do patrocinio ?

Ricardo disse...

W Jr não pode ser reserva do Eduardo em nenhuma hipótese. Basta conhecer um pouquinho de futebol.

Thomaz disse...

Estou com o Rodrigo, partida tatica fazia o Mauro Silva. O Eduardo eh espectador de luxo mesmo. E como salientou o Ecio, nao eh por falta de alternativa. Grande partida do Loco Abreu. E eh bom ver que tanto no jogo passado quanto nesse o Cordeiro acertou cruzamentos. Um lateral/ala que sabe cruzar? Um conceito interessante que devia ser partilhado com o Alessandro--que verdade seja dita, pelo menos correu e, defensivamente, fechou o seu setor.

Rodrigo Federman disse...

Christian, é bom a beça mesmo!rs!

Valeu pela dica, Daniel!


Ecio, o patrocínio é uma "novela". Não estou sabendo de nada diferente do que vem sendo especulado na imprensa.
Quanto ao time, eu tb duvido que os garotos ganhem as vagas desses jogadores de "empresários". Por isso eu comemoro em dobro quando um deles arrebenta no jogo!

Ricardo, eu vou além: Pra mim ele não pode ser reserva do Alessandro, Fahel ou Eduardo!! Pra mim ele tem vaga fácil em qualquer uma das três posições.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É verdade, Thomaz! Uma coisa é defender a escalação de um determinado jogador com argumentos verídicos. Outra é defendê-lo por ser imposição externa! É o caso do Eduardo, que jamais poderia ser titular do Botafogo. Ainda mais atuando como volante.
No mais, tô contigo: Ao menos o MC tem um percentual interessante de acertos nas bolas aéreas. Já o Alessandro, pelo amor de Deus...é um em cada 500!hehehe!

Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Rodrigo, vc pode dizer que o Caio floreou algumas jogadas e que isso é coisa da juventude, mas o papo geral de hoje na torcida é que o rapaz mascarou legal ao contrário de outros juniores que subiram e não fizeram tanto. Essa é a realidade. Uma chamada às falas por parte do Joel não seria nada mal.

P.S.: mandei uma colaboração sobre o Anderson Barros parao seu email Uol. Vale post. Grande abraço.

Anônimo disse...

BOA NOITE RODRIGO - SO COMENTAREI O JOGO AMANHÃ MAS A VERDADE É QUE O CAIO PRECISA TER UMA PEQUENA CONVERSA AO PÉ DA ORELHA PARA PARAR DE ENFEITAR - TRES VEZES - E DAR O CONTRA ATAQUE - TODAS AS VEZES QUE TOCOU A BOLA FOI MAIS EFETIVO - INDIVIDUALISMO TEM HORA - ELE APRENDE MAS HOJE FOI 4,5 COM LOUVOR - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Ricardo disse...

Mais uma observação: Faz tempo que não vejo um centro-avante nosso cabecear com tanta precisão e consciência quanto o Loco. Precisamos explorar essa virtude ao máximo, ele sabe das coisas.

Rodrigo Federman disse...

Chico, eu vi o seu e-mail e inclusive já respondi!heheeh!
Sobre o Caio, acho que ele exagerou em dois momentos, mas discordo de quem já julga como máscara. Concordo que ele precisa ser orientado (puxão de orelha mesmo) sobre essa questão dos momentos certos para lances de efeito, mas eu reparei, por exemplo, em um lance, que ele deu um toque de efeito que foi totalmente efetivo...mas não tem culpa que a grande maioria dos seus companheiros não pensem rápido e nem consigam "interpretar" jogadas "não rotineiras ou usuais".
Continuo certo de que ele é diferenciado e apesar de algumas necessárias advertências, torço para que não tentem tirar a principal essência desse rapaz: Habilidade e audácia.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Chico, só pra completar o meu comentário anterior: O Caio tb tentou lances de efeito (nas horas indevidas) nas outras partidas que disputou, antes de ganhar os "holofotes". Portanto, mais uma razão para eu não achar "máscara". Acho sim, desnecessário que todo lance seja plástico!
Nada além disso!
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, tb concordo! Mas penso que devemos tb levar em consideração as jogadas efetivas do rapaz. Ele acertou mais do que enfeitou. Então, acho que devemos parar de "criar um monstro", pois basta uma conversa com o garoto (minha opinião).

Ricardo, o único problema é dependermos apenas dos cruzamentos pela esquerda...vindo da direita (com o Alessandro em campo) eu já desisti!hehehehe!

Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Rodrigo, vc está certo!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Chico! Acho que devemos aplaudir e incentivar esse rapaz. Não criticá-lo e/ou exigir dele o mesmo dos outros jogadores mais experientes! Ele vai aprender com o tempo!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Atacante tem que fazer gol. o Loco mostrou hoje do que é capaz, foi ótimo ver o cabra marcar três, ainda quase fez o quarto.

...
Durante o primeiro tempo do jogo eu comentei aqui "pô, o Herrera está apagadão hoje, em?" Só depois eu fui ver que ele não estava em campo. rsrsrsrs. Outro dia eu dormi no meio do jogo... Estou ficando meio velho...

Um abraço, Rodrigo.

Leo FVM disse...

Rodrigo, assim como você, sou um dos muitos que sempre pediram Wellington Júnior no time. Fiquei muito feliz por ele ter entrado, mesmo fora de posição, mas ele ter jogado já é um começo.

Sei que Joel vai preparar mentalmente o time pra detonar os urubus.

Abraços!

Rodrigo Federman disse...

Marconi, é isso aí! O Abreu recebe pra fazer gols e está justificando o investimento! Já está com 5 gols e entrou na briga pela artilharia!
Hahaha! No caso do Herrera, tomara que tenha descansado e entre a mil por hora contra os mulambos!

É Leonardo, acho que hj ficou provado que se tiver chances (principalmente no meio de campo), o W.Jr. agarra uma vaga!

Abs e SA!!!

Antoni disse...

Não é máscara do Caio, sempre jogou assim no time da base.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Antônio! Foi o que respondi ao Chico tb! A nossa torcida é que está mal acostumada com brucutus incapazes de fazer algo diferente e quando vemos um jovem tentando mudar algo, logo dizemos que é máscara!
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Concordo em gênero, número e grau Rodrigo. O Caio não fez nada de mais e tem feito esse tipo de jogada em todas as partidas que participou. Ontem ele também foi importante na movimentação do ataque, e também foi melhor marcado pelo time do Rezende, repare que em quase todos os lances tinham 2 jogadores na marcação dele, é natural que vá ficar mais difícil a vida dele daqui pra frente.
Do resto eu destaco o Marceo Cordeiro, que apoia bem no ataque, mas defensivamente é fraco, o LF que começou mal mas foi melhorando, e o Loco que é artilheiro aéreo, tem que ter bola no lato pro Loco.
Eu, Eu, Eu, na cabeça do Abreu.
Que venham os mulambos, "império do amor" parece coisa de gay.]
Salve Caio.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Ari! O muleque não fez nada diferente do que já havia feito. Ele precisa sim, saber a hora certa dos lances, mas isso ele aprende com o tempo, experiência.
Temos que reforçar as jogadas em que ele arriscou e levou vantagem, pois essas foram maioria perto das que não deram resultados.
No mais, aposto nos gringos loucos diante do império do amor!heheheh!
Abs e SA!!!