03/03/10

Esse eu sempre respeitei

















O volante Túlio, ex-Botafogo, voltou ao clube que o revelou (Goiás) para o futebol, depois de rápidas (e decepcionantes) passagens por Corinthians e Grêmio em 2009.

Diferente de alguns torcedores alvinegros, não guardo raiva e nem mágoa do Túlio, quando ele saiu do Botafogo no final de 2008.

Nunca escondeu o seu sentimento pelo GLORIOSO e sempre que vestiu a nossa camisa, atuou com respeito à instituição e seus milhões de adeptos. Digo mais: Foi um dos últimos atletas que eu sentia sinceridade em cada palavra sobre o Botafogo.

E apesar de respeitar as opiniões de todos, não concordo com quem diz que o Túlio foi "mercenário" (como alguns outros jogadores) quando saiu de General Severiano. Não custa lembrar que o volante recusou uma proposta financeira bem maior quando retornou do futebol japonês. Na época, o sempre pequeno "Unimed FC" o procurou, mas o jogador nem considerou a hipótese, voltando ao Botafogo.

Ah, quando o Cuca treinou o Flamengo no ano passado, também "convidou" o Túlio, que da mesma forma, recusou, afirmando que jamais vestiria  outra camisa do futebol carioca que não seja/fosse a do GLORIOSO.

Por essas e outras que eu sempre admirei o Túlio e não tenho motivo algum para outros sentimentos.

Aliás, a minha admiração só aumentou quando li uma notícia - de hoje, 3 de março - do site Globoesporte.

Ódio ao Flamengo? Falou a minha língua, Túlio

Ainda mais hoje em dia, quando a nossa própria diretoria morre de amores e elogios ao rival, que para eles é tratado como "co-irmão".

Nessas horas eu sinto saudades de pessoas/jogadores/dirigentes com esse sentimento do ex-volante botafoguense.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

Ari Dias disse...

Conforme já tinha dito anteriormente, o Túlio foi correto com o Botafogo, saiu obviamente pela proposta mais intere$$ante do curinthian, levando em consideração que ele já não é nenhum garoto. O discurso dele sempre foi coerente com aquilo que ele mostrava em campo.
Salve Caio.

Unknown disse...

Estamos precisando de jogadores e de uma diretoria com essa linha de raciocínio. Co-irmãos é o caralho! Não sou irmão de nenhum bastardo!

Welsinho J.F. disse...

Vale lembrar também que quando ele resolveu sair, o cenário financeiro no Glorioso não era dos melhores. E você ter uma perspectiva de trabalhar sem receber é dose!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,

ele saiu do botafogo porque ama o botafogo?
me explica isso.
é isso que eu não entendo.
me responda: ele saiu do botafogo porque ama o botafogo ou porque fraquejou?

Ruy Moura disse...

Era inevitável a saída do Túlio. Não teve nada de mercenário, mas de necessário... (renovar o vestiário viciado)

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Não concordo com a tua enquete porque fizeste-a de modo a votarmos na titularidade do Caio necessariamente. Porque ele merece. Mas outra coisa é se a titularidade é conveniente já. Eu acho que não e por isso não votei.

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Ari, mais uma vez estou de acordo contigo, cara.

Asura, adorei ver que o Tulio, mesmo longe do Botafogo, guardou esse sentimento do Flamengo. Além disso, ele sempre se pronunciou desta forma, fugindo de cima do muro.

Welsinho, bem lembrado. Essa justificativa finaliza perfeitamente o que eu quis dizer no post. É exatamente isso.

Fabião, desculpe, mas discordo. Acho que a justificativa do Welsinho resume bem: No final de 2008 ninguém sabia o que seria do 2009 Botafoguense. Tanto é que quase td mundo saiu. E dos que saíram, o Tulio foi o único (ou dos poucos) que não saiu falando besteira. Pelo contrário, disse - com razão - que não tem mais 20 anos e não conseguia enxergar o 2009 no clube. Mas saiu por cima, elogiando o Botafogo e falando mal do Flamengo.
Cara, não existem mais jogadores que amam clubes. Existem os que respeitam. São poucos e em minha opinião o Tulio é um deles.

Rui, eu não queria a saída dele, mas entendo tb esse ponto de vista que vc abordou.
E qnt ao Caio, há quem ainda não ache a hora! Hehehe!

Abs e SA!!!

Francisco Costa disse...

Snoopy e Rodrigo,

ou seria pq o BFR se FLAquejou?
O Túlio merece respeito!

Levi disse...

O Túlio, como qualquer outro jogador, é um profissional do futebol, repetindo o óbvio. Recebe salário da instituição que o paga, preferencialmente, em dia. Parece que ele não vislumbrou um ano fácil para o Botafogo no que dizia respeito à saúde financeira e fez o que qualquer um na idade dele teria feito. A diferença é que saiu sem manifestar desrespeito ao clube, deixando bem claros os motivos pelos quais saía. Trata-se, sem sombra de dúvida, de um sujeito bom caráter. Foi profissional, simples assim. A maioria não teria tido essa postura. Uns, como o Dodô, para ficar somente num exemplo, não demonstram qualquer vínculo afetivo com as equipes para as quais trabalha. Não os julgo também, mas não os quero de volta. Somente pensam mesmo no dinheiro. Tenho dúvidas sobre se algum jogador atua somente por afeição ao clube. Sobre o Túlio, não duvido mesmo que ele tem uma ligação muito forte com o Botafogo e considera sim, a afeição ao Botafogo (lembrem-se que foi um dos heróis na campanha da série B) No entanto, antes de tudo, é um profissional em final de carreira, que vive de salário...
Abraços e saudações.

Rodrigo Federman disse...

Heheheh! Franz, bem sacado! Talvez por "prever" que o Botafogo "FLAquejaria" com essa atual direção, o Túlio pediu a conta antes para não precisar "almoçar" na véspera de uma decisão com os "inimigos co-irmãos"!heheheh!

Levi, perfeito!Nada a acrescentar! É o que penso tb!

Abs e SA!!!

Unknown disse...

É isso mesmo Rodrigo. Falou perfeitamente. O sentimento é o mesmo... falta isso nos jogadores de hoje em dia, que é respeitar a torcida e a rivalidade. Não é que nem o Dôdoping que foi direto pro Flu e depois pro Vasco, o Diguinho que foi pro Flu, André Lima (esse eu meio que agradeço por ter ido...), entre outros.

Rodrigo Federman disse...

Asura, no caso do AL, apesar de eu achar que tb não foi legal ir para um rival direto, precisamos lembrar tb que o Botafogo que não quis a sua permanência, né? Ele sempre disse que por ele ficaria. Mas claro, o caso do AL tb não se compara ao do Túlio.
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

pelo visto, sou o único.
só que não comparo o túlio ao dodô. não sou louco.
eu esperava muito do túlio e, em um momento em que precisávamos de jogadores de verdade, ele abandonou o barco.
a atitude mais fácil que ele poderia ter tomado... ele tomou.
valeu, túlio, por não ter feito mais do que a obrigação que cabe a um jogador do botafogo: ter respeito.
abraços

Rodrigo Federman disse...

Fabião, mas como eu disse, jogador que respeita clube hoje em dia é raro. Espécie em extinção. Se o Túlio só fez isso (e concordo em partes), já considero de ótimo tamanho, pois poucos se prestam sequer a isso, amigo.
Diferente de WP, JH, ZR, RS e tantos outros que tb saíram ultimamente do Botafogo falando besteiras e coisas desnecessárias...
Abs e SA!!!

hang disse...

Tulio é o símbolo da raça alvinegra!!!

Rodrigo Federman disse...

Sempre considerei isso tb, Hang!
Abs e SA!!!