31/05/10

A minha opinião sobre o momento do Caio


















Questionado sobre as vaias recebidas ao ser substituído na noite de ontem, o Caio falou o seguinte:

"- Eu aceito (as críticas) abertamente. Eu ontem (domingo) vinha procurando bastante todo mundo, buscando o Herrera, até pra evitar essas criticas, de que estou prendendo a bola. Tenho minha autocrítica, teve vezes que eu segurei mesmo a bola demais, mas era tentando criar alguma coisa pro meu time e procurando o jogo. Algumas pessoas acharam que eu era fominha, mas não é isso, eu estava procurando jogo, e quem procura muito o jogo acaba errando mais".

Em primeiro lugar, cadê a assessoria de imprensa do Botafogo? Neste momento, não seria muito mais inteligente "poupar" o Caio das entrevistas? Até parece que eles não sabem que a "imprensa parcial" está aí justamente para tumultuar o ambiente e a cabeça dos jogadores mais "visados".

Observação feita, vou opinar sobre a resposta do atacante botafoguense...

Eu acho que ele pode sim, soltar algumas boas mais rápido...
...mas como já comentei outra vez, é difícil olhar para o lado e ver o Fahel ou Alessandro se apresentando, o Lúcio Flávio se escondendo, etc...

Além disso - e como o próprio Caio falou - só erra quem tenta, e se existe uma coisa de que o garoto não pode ser criticado, é por omissão.

Não estou passando a mão na cabeça do Caio por ele ser jovem e/ou ter subido dos juniores, mas apenas fazendo justiça com algumas críticas que julgo serem exageradas sobre o rapaz.

Como já diria "aquele poeta": "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

E por fim, lembro que antes do Caio, existem - pelo menos - uns 10 ou 11 jogadores que merecem muito mais críticas e/ou toda essa pressão.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Edmo disse...

Vejo assim o Caio, Rodrigo: quando ele diz 'meu time' ele está falando literalmente do time 'dele', fazendo de tudo pra ser notado e se mandar do NOSSO time...entendeu??? Grandes 'dores' não aliviam as pequenas...

Rodrigo Federman disse...

Edmo, eu respeito a sua opinião, mas não vejo desta maneira.
O Caio me parece um garoto muito inteligente e com bom senso, diferente dos "padronizados jogadores" de futebol que temos por aqui.
Acho que ele sabe no que pode e precisa melhorar. Para tanto, a torcida precisa colaborar, pois insisto: Antes de pegarem no pé do rapaz, existem 10 ou 11 cabeças-de-bagre que deveriam passar por isso!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Concordo com o texto, Rodrigo. Acho que ele tem andado um tanto mal e que tu exageras no apoio ao Caio e a outros perebas vindos dos juniores, só porque são 'prata da casa', mas as críticas que lhe estão fazendo são claramente exageradas. Devia ter sido punido com o Herrera, em minha opinião, mas daí para a frente, "vida que segue". Tais críticas até podem, na idade dele e na sua cabecinha às vezes vã, ser contraproducentes.

Porém, é verdade que é exageradamente abusado com a bola, e nem sequer é craque para buscar jogadas mirabolantes. Embora útil, ele não é craque, e todos devemos ter isso em conta - mais difícil vai ser ele convencer-se dos seus limites...

Edmo, eu também reparei nessa expressão do Caio, e desagradou-me. Mas, sinceramente, acho que não passou de uma expressão menos feliz de um jovem. Espero...

Abraços Gloriosos!

Esso disse...

As injustiças sempre foram marcas constantes de certos torcedores ou agregados as TOs. O time ocupa uma boa colocação, empatou um clássico onde o mesmo elenco tomou de seis, no início do ano. JS chegou, fomos campeões carioca com um elenco que todo mundo sabe que é limitado.Nem nas vitórias a torcida dá folga aos mesmos bodes espiatórios. Botem culpa nos que submetem o clube a vontade dos parceiros,mas, não se pode acusar a maioria dos atletas de fazer corpo mole.

Erros nas mesmices nas escalações e substituições, a gente sabe que existe,mas,com o elenco e o banco que temos, quem deveria entrar, para desequilibrar uma partida a nosso favor ?

San

Unknown disse...

Como ja falei nesse aqui no CB, acho injustas as vaias pois o Caio foi O protagonista do nosso campeonato carioca, sem ele difícilmente teriamos chegado la !
Ele prende a bola ? Sim prende!
Poderia toca-la com mais rapidez?
É lógico , entretanto so que acompanha o ritmo dele no nosso atual elenco é o Herrera, olhar para o lado , ver o alessandro , Caja , tulio Souza , e não ver o lento flavio se torna complicado!
Alis outro fator pesa , ele é um jogador habilidoso de velocidade , todo jogador com essa caracterisca VAI PRENDER A BOLA pois é pra isso que ele esta ali !! Como o Rodrigo disse antes de critica-lo deviamos criticar e vair uns outros 10 ou 11 primeiro...
Abc e SAN

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Rui! Eu sei que defendo muito os muleques, mas nem sempre por serem apenas revelações do clube. Defendo principalmente quando eles são preteridos por jogadores "contratados ou refugos" de qualidades idênticas (ou até piores). Isso sim me irrita, amigo!
É o que eu sempre disse: W.Jr., RD, Gabriel, Alex Lopes e até mesmo o Caio, podem não ser (e até nem virem a ser) craques, mas eu duvido (e aposto com quiser) que sejam piores do que Fahel, Alessandro, Túlio, Sandro, Diguinho e afins...
E pq a corda sempre estoura nos muleques? Pq a impaciência sempre é mais "rápida" com os garotos? Pq cobramos mais deles e permitimos que os outros fiquem (e perdurem) por 2, 3 ou até mesmo 4 anos nos tirando do sério? Isso sim me deixa irado, Rui!

Esso, eu acho que o Caio tem errado em vários lances, mas julgo que sejam "normais" e típicos de um rapaz que ainda vai amadurecer muito no futebol. E ele é talentoso, por isso, considero essa impaciência da torcida muito exagerada e precipitada.
Experiência que o Joel já tem de sobra e apesar da sua importância vital no estadual, os seus erros são "menos perdoáveis". Acho que ele comete erros grosseiros, como por exemplo, deixar o Somália torto, o MC no banco, o Alessandro intocável...

João, penso assim mesmo! Não é passar a mãozinha na cabeça do Caio, mas tirando o LF, Loco e Herrera (talvez o MC tb), nenhum outro jogador do elenco consegue pensar rápido e certo como o Caio. É difícil vc pegar a bola, olhar pro lado e ver Fahel pedindo a redonda. E ainda mais na gana de atacar e fazer gols, eu tb não tocaria para essas topeiras!heheheh!

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Rodrigo, voc~e falou e duisse! Dúvido que nossa porata da casa faria menos do que essse dinossauros de meia tijela que são ALESSANDRO,FAHEL,LG,LF e as demais porcarias SSILVA, DIGUINHO. Ontem o Fábio Ferreira quase entra pra essa lista de cima com jogadas bisonhas e chutes sem direção. Até o Jefferson e o Herrera que considero acima da média foram mau ontem...Será que foi o feijão???

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Paulo! Não podemos afirmar que os garotos sejam craques ou perebas (no caso do Caio, eu aposto que estourará), mas existe uma certeza: Não são piores do que esses citados! Não mesmo!
Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

Concordo com o Rodrigo e outros que que aqui opinaram, de que a torcida está sendo muito exigente com Caio. Ele é um jogador voluntarioso, veloz, de drible fácil e que está sendo muito útil ao time. Não acho que prenda demais a bola de propósito, mas porque tem dificuldade no fundamento passe. O próprio Maicossuel, também não é um grande passador. Aliás o futebol do Caio se assemelha ao do Maico, com a diferença que o Maico chuta melhor.
Empate em um clássico é um resultado normal. Não dá pra ganhar sempre. O que me irrita mesmo é quando o BFR deixa de vencer por bobeira, como no jogo com o cruzeiro.

Ecio HEnrique disse...

Tem tanto jogador horroroso no nosso time para ser criticado(fahel e alessandro)e pode colocar nosso dois volantes tbm(S.Silva e Tulio souza)
Sinceramente, eu gosto do futebol do Caio e as vezes ele exagera ,mais cara ,prefiro assim ele partindo pra cima e tentando alguma coisa!

eu sei que o assunto não tem nada haver nesse post

Joel vai ser teimoso assim no inferno !vai ficar com essas mesma mexidas (entra S.Silva depois entra Tulio souza)sai Somalia entra MArcelo aos 42 minutos !
porra tira esse merda do ALessandro uma vez ,só uma vez!
coloca o Menino Fome(somalia)na direita e Marcelo na esquerda!

Rodrigo um grande abraço !

Obs: Nunca deixe de ser vc mesmo nas suas declarações e suas postagens !inclusive os palavrões
PQ AQUI SE FALA DO BOTAFOGO E O BOTAFOGO E FODA!

Anônimo disse...

Grande Ruy, um abraço do JOTA(JESIEL PARA VOCÊ).Concordo com as suas opiniões, mas o nosso amigo Rodrigo defende alguns juniores porque não assistiu as partidas deles no CM.Conheci todos eles assistindo várias partidas dos juniores.Desta safra que o nosso amigo Rodrigo defende,só o Caio e talvez, eu disse talvez, o WJ, o resto é perebada igual aos Alessandros, Somálias etc.Tenho esperança na safra que vem, pois tem jogadores promissores, inclusive o Alex, que tem impressionado o JS.Amigos, sempre evito ofender dirigente ou jogadores,mas PQP, o Alessandro e o Somália, além de ruins são MUITO BURROS.Um abração nos amigos Ruy e Rodrigo.

Diego Lins disse...

Concoordo com vc Rodrigão, e ainda estou me perguntando, como o joel joga com dois atacantes totalmente aberto pelas pontas sem nenhum homem de referencia no meio do ataque! Assim nao da pra vaiar o caio! Ele ta sofrendo muito com esse esquema!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Meduna! E outra coisa: O muleque não se esconde e/ou treme. Não podemos esquecer de como ele atuou contra Flamengo e Vasco no campeonato carioca (o Unimed FC eu desconsidero sempre....hehehehe)!

Grande, Ecio! Valeu, amigo.
Cara, vc falou uma coisa que eu concordo: Prefiro muito mais um jogador como o Caio, que parte pra cima sem medo do que essas bestas humanas que só fazem faltas e batem no peito para serem aplaudidos por alguns torcedores.

Jota, não é que eu defenda por não conhecê-los, amigo. No caso de RD, W.Jr., Gabriel e Caio, eu defendo pq o pouco que vi deles no time de cima, me deixou muito mais animado do que alguns perebas que são titulares desse time do Botafogo.
E alguns outros meninos que ainda não conheço, me baseio nos comentários do nosso amigo Cláudio Adão (conhecido como Sonic) que sempre acompanha a base tb! O que não pode é a gente descer a lenha em jovens com potencial que precisam ser trabalhados e aplaudirmos inúteis de 30 e poucos anos e que são incapazes de acertar passes de 45 cm.

Diego, estou até agora tentando entender o pq o JS não colocou o Alex em campo no domingo. Principalmente depois da boa partida contra o Cruzeiro, e por ser um atacante mais fixo.

Abs e SA!!!

TIAGO disse...

Boa noite Rodrigo...

Gosto muito do futebol do Caio , um bom menino e um ótimo jogador , só acho que ele tem que saber diferenciar " carioquinha " e BRASILEIRÃO !

Em uma entrevista dele , ele mesmo falou que sentiu o campeonato mais forte e mais pegado (Brasileiro) .

Pra mim ele esta indo bem " mas que eu perdi a paciência com ele , vou falar a verdade , e quando ele e o Herrera foram expulsos , fiquei muito chateado , pq sabia que ia fazer falta contra o cruzeiro>

Abraço...

Tiago , Salvador (Ba)

Edmo disse...

Vou tentar ser mais claro: se o Caio jogasse 1/3 do que ele e alguns torcedores imaginam, ele estaria no BFR? Não, estaria no Arsenal, Manchester, no Sporting do Rui ...ele funcionou muito como elemento surpresa 'místico'.

Rodrigo Federman disse...

Tiago, mas ele só vai amadurecer com essas experiências mesmo. O Bom é que o Caio tem cabeça e é bem inteligente. Tenho certeza de que vai tirar isso tudo como um ensinamento.

Edmo, eu entendi o que vc quis dizer, mas mesmo não jogando esse 1/3 do que muitos torcedores acham (eu, inclusive), ele consegue ser 20x melhor do que muitos (ou quase todos) jogadores do atual Botafogo!rs!

Abs e SA!!!

Edmo disse...

Em terra de cego......

Rodrigo Federman disse...

Sim, Edmo....mas já que hj o Botafogo é uma terra de cego, temos que nos "contentar" e "incentivar" quem tem apenas um olho, pq depender dos cegos é fracasso certo.
Concorda?
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Ok Rodrigo não quero levar esse assunto ao 'infinito'...mas lembrei-me de uma palestra que assisti no final dos anos setenta de alguem que lutava contra o regime ditatorial e ele disse algo que nunca esqueci...'Nós os mais jovens não tiveramos a experiencia da democracia e então de uma forma de outra consideravamos 'normal' tudo aquilo' é mais ou menos o que ocorre hj com o BFR...quem como eu começou a acompanhar o BFR na transição de Garrincha pra Jairzinho e ganhava praticamente tudo, não consegue se iludir com os 'Cai-os' da vida...

Rodrigo Federman disse...

Eu sei, Edmo! E como disse, respeito imensamente esse seu jeito de pensar. Aliás, apesar de não ter vivido essa época, quantas vezes vc tb não me viu (parafraseando o Rui Moura) "pedindo o Botafogo de volta". Aquele Botafogo glorioso, vencedor, imenso? Não esse atual!
Só que infelizmente essa é a nossa realidade. Assim como, não existem mais Garrinchas e Jairzinhos, em um elenco que tem Fahel, Alessandro e LG, quem tem Caio deve agradecer!rs!
Abs e SA!!!