29/07/10

Mudanças à vista (ou nem tanto assim?)



















Maicosuel está pronto para jogar no domingo.

A afirmação é baseada nos relatos dos noticiários esportivos que cobriram o coletivo realizado na tarde de ontem, no Engenhão.

Em todos eles, só elogios ao desempenho do Mago, que atuou ao lado de Alessandro, Leandro, Lúcio Flávio (mais recuado) e Marcelo Cordeiro no setor de meio de campo.

Aliás, a atividade começou com os "quatro cavaleiros" entre os titulares (para variar!!!), mas com o passar do tempo, o Joel Santana promoveu - entre algumas trocas - as saídas do Fahel e Lúcio Flávio, colocando o time mais ofensivo.

Pelo o que eu interpretei das declarações do Natalino (ao Vestiário Alvinegro), ele até gostou da formação agressiva, mas insistiu na fragilidade e vulnerabilidade do sistema defensivo (em um eventual 4-3-3), ou seja, teremos a estreia do Maicosuel, ok...
...mas Alessandro, Leandro, Fahel e Lúcio continuarão lá, sem a menor das dúvidas.

Mas estou curioso mesmo para ver na rodada seguinte, contra o Atlético/MG, afinal, aí sim, quero saber como o Joel escalará o time com as voltas do Loco, Somália e o possível aproveitamento do Marcelo Mattos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26 comentários:

andré rj disse...

Rodrigo,

Estava lendo comentários de outras pessoas por aí, e um me chamou bastante a atenção... O cara levantou a bola quanto ao aproveitamento do Somália na lat. esquerda, no lugar do M. cordeiro... Faz sentido, pois se o Joel não tira o L. flávio de jeito nenhum, a única forma de escalá-lo seria esta... Portanto, amigo, que o M. cordeiro jogue muito no domingo para que essa possibilidade não se concretize... Cá entre nós: Do jeito que o Joel é medroso, é bem capaz de fazer isso... Porra, não consigo entender como esses cavaleiros se tornaram totalmente intocáveis com o Joel... Até o ney franco barrou o faHELL em várias partidas em 2009. Incrível!!

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

André, tb estou achando que sobrará para o MC. Até pq, ele - de todos - foi o único que já reclamou publicamente quando estava na reserva, né? E o JS não vai mexer nessas peças vitalícias do time (infelizmente).
Cara, agora, nunca mais repita esse nome aqui no CB, amigo.
Vc falou no nome do capeta, do ser asqueroso e que nos brindou com - entre várias antas - o Fahel!
Se refira àquele merda (vc sabe quem é) como treinero!hehehehehh!
Abs e SA!!!

Diego Lins disse...

Rodirgão, eu ainda acho q o bicho ta pegando pra o nosso lado, mas eu começo a enxergar uma luz no fim do túnel, começamos a ter opções e se o Natalino insistir em não usá-las a cabeça dele vai a prêmio sem dúvida, logo que mesmo com a diretoria q nós temos, não são burros a tempo de comprar, investir e não ter retorno. Ou não?

Abraços e S.A

Rodrigo Federman disse...

É, Diego! Agora, do meio pra frente, o Joel não tem mais desculpa!!!
Abs e SA!!!

Esso disse...

Nesse ponto, Joel é coerente, ele treina do jeito que o BOTAFOGO vem jogando.Leva um gol e aí retira os mesmos sacados dos treinos. Agora, se com as mudanças chega ao empate, então desmancha todas as mudanças e bota um zagueiro ou um volante. Para ele ousadia tem limites.

San

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, estive pensando ontem e tenho a impressão que o Joel não escala um time mais ofensivo por absoluta falta de confiança na defesa. Ele insiste que precisamos de um zagueiro de qualidade, algo que todos nós sabemos, embora a fraqueza do meio-campo para marcar seja um problema para a defesa; o mesmo se pode dizer quanto a criação. O Joel terá a partir de agora mais opções para o meio e para o ataque, mas em termos de zaga é melhor nem pensar. O que eu torço é que o Botafogo ganhe domingo e engrene, seja com o Joel, com essa diretoria ou com quer quer que seja, pois eu sou é BOTAFOGO. Abs e SB!

Anônimo disse...

Time para pelo menos tentar dar uma sequencia : jef,aless,dany,ant car,mc,lg,som,mac,job,her,louco.sendo que temos ai no marc.mattos para o meio e jogar o somalia para a esquerda , renato e lf para o meio e o caio para o ataque.
Ai vai depender se o joel regional, vai querer o time com 3 volantes ou com 4 atacantes.
Infelizmente é o que temos dessa DIRETORIA DE MERDA ...CHEGA LOGO 2012 ....VOLTA BEBETO,VOLTA MONTENEGRO,VOLTA QUALQUER UM ....
PIOR NÃO EXISTE.......

Alex - Juiz de Fora -Mg

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Gostei, Esso! No Joel, até a ousadia tem limite! rs!

Sergio, parece que o Anderson ou Coates (e de repente, até os dois) virá mesmo. Com um dos dois e mais o Marcelo Mattos disponíveis, a coisa melhora consideravelmente, né?

Alex, por mais que eu ache que o Somália precisa jogar no meio (real posição) mesmo, com a chegada do MM eu deixaria o Somália quebrando galho na vaga do Alessandro, pois esse é insuportável!rs!

Abs e SA!!!

disse...

Escalação do Botafogo:
Jeferson;
Marcelo Cordeiro;
Antonio Carlos;
Fabio Ferreira;
Somália;
Marcelo Matos;
Lucio Flavio;
Maicossuel;
Jobson;
Herrera;
Loco;

Com relação ao Lucio Flavio, eu daria mais uma chance pra ele do lado do Maic. Se jogar mal coloca o Cajá.
Temos que mudar pra ver se o time melhora.
Não podemos continuar nessa situação.
Nós temos time pra brigar lá em cima da tabela.

Saudações Botafoguenses

Antoni disse...

Acho q o Somália tem q jogar no meio, mas na lateral ele jogou mais do q Alessandro e M. Cordeiro juntos.
A fragilidade da defesa não por conta do esquema tático, é pela merda de jogadores ali escalados.
Eu acho q o Danny Morais deveria ser titular, o Joel poderia testar o Túlio Souza na direita. Tirando o Fahel a defesa já fica mais segura, entrando o Renato no lugar do LF, ficando o meio campo com LG (MM), Somália, Renato e Mago, este setor fica mt mais forte e com poder de segurar a bola, o que deixaria a defesa menos exposta.
Não adianta botar mais um zagueiro (Fahel), se este só faz merda.

Rodrigo Federman disse...

Gê, concordo com esse ultimato ao LF, mas apenas por duas partidas no máximo. Não deu, vaza! De toda forma, hoje eu não tentaria testá-lo ao lado do Mago. Testaria primeiro o seguinte time: Jeff, Somália, AC, DM e MC; LG, MM, Maic; Jobson, Herrera e Loco.

Antônio, o Fahel não merece ser levado a sério!hehehe!
Sobre o Somália, concordo que ele tem que jogar no meio, mas o problema é que hj até dá para escalar dois volantes (MM, LG)...Já na lateral, mesmo que improvisado, ele é infinitamente melhor do que o energúmeno do Alessandro.

Abs e SA!!!

Tiago Macieira disse...

é quase impossivel que Joel escale o time com três atacantes...

E com as opções que tem não adianta mudar só os jogadores, o sistema com três zagueiros não vem surtindo efeito, tem que haver uma mudança urgente para q o time comece a almejar algo de bom no campeonato.

Em relação ao " quarteto fantastico " creio que Joel vá sacrificar o Fahel e colocar mais um volante para ajudar o Leandro na marcação, e confrome for o desempenho dos volantes contratados ele desloque mais uma vez somalia para uma das laterais, espero que para direita, pois, não aguento mais ver o Alessandro jogar, e o Lúcio Flávio que apesar de estar muito mal e Renato Cajá esta entrando muito bem, deve ganhar uma sobrevida, o treinador assim como boa parte da torcida tem a esperança que ele reviva com Maicosuel a boa dupla de armação formada com Zé Roberto.

saudações Alvinegras...!!!

Rodrigo Federman disse...

Tiago, vamos torcer para que o Natalino nos surpreenda, né? Vai que ele finalmente percebe o que precisa ser mudado...
Sobre sacrificar o Fahel, seria fantástico!heheheh!
Abs e SA!!!

Sérgio Henriques disse...

O Botafogo tem, neste momento, condições de armar a equipe de forma parecida à do Santos, com apenas um cabeça de área e um setor ofensivo variando o setor ofensivo ora com 2 atacantes ora 3 ou até 4. O problema que vejo é a fragilidade do setor defensivo. Espero que o Marcelo Mattos seja o marcador que procuramos, assim a defesa estaria um pouco mais protegida. Não acredito em Guerreiro, ele é fraco para ser o nosso único volante.
No mais, espero alguma melhora com estas estréias, mas não muito, já que o setor mais deficiente continua sem qualquer alteração.

Anônimo disse...

Andei pensando em uma teoria ...

Jogamos com 3 zagueiros, o q, supostamente, dá mais liberdade aos homens de ataque. Sendo q, na prática, jogamos com 2 zagueiros, pq o FaHELL ou perde a jogada ou faz falta, coisa q um volante poderia vir correndo às pressas e fazer. É um nada, esse cara. Daí penso no time do Santos. 2 Zagueiros e nenhum volante de desarme. Só volante de saída de bola. Tomam muito gol, mas ainda sim, acho q menos q a gente. E fazem uma cacetada deles ... será q não é melhor jogar com 2 zagueiros, pois até criaria um pensamento no time de voltar mais pra ajudar? Com isso poderíamos ao invés de ganhar de 1 a 0, ganhar de 4 a 3, ou se pegar um time bobo, meter logo uns 3 e aí sim, dar uma segurada ...

Maaaasss, sabemos q isso é muito além do q a capacidade intelectual do JS alcança!!
Esse elenco atual na mão de um treinador inteligente, não um boleiro animador de festa, daria um belo caldo ... q saudade do Autuori!

Abraço,
Marcus

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Sérgio (apesar de considerar os dois volantes do Santos - Arouca e Wesley - infinitamente melhores do que qualquer um do Botafogo).

Marcus, é o que eu sempre digo tb: Prefiro ganhar sempre de 5 a 4 do que chorar por minguado 1 a 0 e/ou se contentar com empates.

Abs e SA!!!

Tiago Macieira disse...

Eu escalaria o time da seguinte forma:

Jeferson
Somalia - apoiando e fechando pelo meio
Antonio Carlos - combate
Fabio Ferreira - combate
MArcelo Cordeiro - Apoiando na boa
Leandro - F. o meio/cobr. Lat/zaga
MArcelo - F. o meio/cobrindo Lat.
MAicosuel - Armando as jogadas
Jobson - Aberto pelas pontos
Herrera - Aberto pelas pontas
El Loco - Centralizado


Renato Cajá e Edno que estão bem entrariam com constancia, manteria o Leandro Guerreiro pq além de achar que ele só fik exposto ao erro qndu vai cobrir as cagadas de alguém, no elenco ainda não vi ngm melho q ele para a posição.

Tiago Macieira disse...

Algo em relação ao que o Sergio relatou, relamente temos condições de jogar assim, o unico fator preucpante e que nossa defesa ficaria muito mais exposta, pois, os meias no santos marcam tbm, e com o Lucio Flavio, Renato Cajá e MAicosuel isso é pouco provavel, os laterais lá marcam bem caso de Pará e Alexsandro, aqui a esperança seria somalia na direita pq o alessandro consegue tomar boal nas costas mesmo estando amrcando dentro da area e o cordeiro na marcação é um desastre...!!!

mas gostaria sim, e temos sim jogadores para isso, só conscientiza-los que precisam marcar...!!!

o Time do corinthians campeão da CB ano passado jogava com dois laterias apoiadores Alessandro pela direita e André Santos pela esquerda, e três atacantes..Roanldo, dentinho e JH, só que além de ter uma zaga segura e volantes melhores que agente era comum ver JH e dentinho marcando lateral até a defesa...!!!

dá até dá...só que colocar isso na cabeça do joel e dos jogadores que terão que marcar que parece dificil..!!

Tiago Macieira disse...

E para o anonimo que pensou an teoria...

É isso mesmo...para ter um fahel qu enada faz além de perder bola e faltas é melhor ou ter um atacante ou pelo menos um cabeça de ara que dê mais segurança ao time...!!!

no fundo, jogamos como time pequeno...!!!

Rodrigo Federman disse...

Tiago, esse tb seria o meu time, com apenas uma mudança: Hj eu vejo o DM menos "perigoso" do que o FF.
O fato é que precisamos de pelo menos mais um zagueirão e um lateral direito.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Meus 2 times (3-5-2 ou 4-3-3). Em ambos sai o L. Flávio e joga-se com 2 volantes para fechar melhor a defesa. Sai Fahel e o Tulio Souza sempre no lugar do Presidente Alessandro.

3-5-2:

Jefferson
Antonio Carlos
Leandro Guerreiro
Dany Moraes
Túlio Souza
Marcelo Mattos
Somália
Maicossuel
Marcelo Cordeiro
Jobson
Loco Abreu

4-3-3:
Jefferson
Túlio Souza
Antonio Carlos
Dany Moraes
Marcelo Cordeiro
Leandro Guerreiro
Marcelo Mattos
Maicossuel
Jobson
Loco Abreu
Herrera

Rodrigo Federman disse...

Paulo, o simples fato de vc ter escalado o time sem 3 dos abomináveis já vale o ingresso!ehehehe!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e amigos do CA, se formos discutir todas as nossas carências, sobraria para a zaga inteira e todos os nossos volante. M Matos ainda é incógnita, mas tomara que esteja bem. O futebol atual exige principalmente do volante, marcar com dinamismo, sem ser um brucutú, sem repetir faltas seguidamente e capacidade de criar e ocupar com eficiência os espaços que surgirão a partir de alguma técnica. O volante burro e brucutú, terá que ser peça de museu ou então será jogador de times de divisões inferiores(3ª e 4ª divisões). Observe que os melhores times do nosso futebol, São Paulo, Inter, Cruzeiro, Santos, Flamerda, tem volantes de qualidade infinitamente superiores aos nossos caleiros do apocalipse. É aí que se começa ganhar o jogo, e claro, eficiência dos atacantes, pois contra os flores, perdemos uma balaiada de gols...
SA
MARCOS A OLIVEIRA

Rodrigo Federman disse...

É verdade, Marcos! E podemos citar a própria seleção da cbf convocada pelo MM.
O nível dos volantes, se comparada aos que foram levados pelo Dunga, é infinitamente superior, pelo simples fato de serem marcadores que sabem jogar com a bola nos pés.
Infelizmente não temos esse tipo de jogador em GS!
Abs e SA!!!

daniel disse...

Amigos, não será nessa encarnação que Joel Santana começará uma partida com 3 atacantes. Portanto nem se iludam com um ataque formado por Herrera|Abreu|Jobson. Se ele abandonar o esquema com 3 zagueiros(de preferência trocando Fahel por Maicosuel), já seria uma mudança drástica tratando-se de Joel Santana.
Meu time no 4-4-2 seria:

Jefferson
...
Antonio Carlos
Fabio Ferreira
Marcelo Cordeiro
Leandro Guerreiro
Somália
Renato
Maicosuel
Herrera
Abreu

Isso com o Jobson como primeira opção entre os suplentes, mesmo pro lugar do El Loco(nesse caso Herrera jogaria de centroavante)! Na lateral direita deixei os pontinhos porque me recuso a escalar o Alessandro. E sinceramente, não espero muita coisa do Marcelo Mattos(deslocando o Somalia pra LD)

Abs

Rodrigo Federman disse...

Daniel, apesar de torcer por isso (3 atacantes), tb acho pouco provável (vindo do Joel).
Abs e SA!!!