06/08/10

Direito de resposta

















Felipe Velloso, sobrinho do ex-presidente Bebeto de Freitas, encaminhou (à vários sites e blogs) - à pedido do tio - a resposta oficial do Bebeto sobre as acusações de irregularidade nas contas do clube em 2008, quando deixou a presidência do Botafogo.

O Cantinho Botafoguense também foi contatado pelo Felipe, para, se possível, publicar o direito de resposta do ex-presidente.

O que é mais do que justo.

Segue abaixo:
"Prezados Senhores,

Com relação à auditoria amplamente noticiadas pela imprensa, realizada no BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS com base nas demonstrações contábeis do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2008, venho a público prestar esclarecimentos que julgo adequados à correta compreensão das mesmas.

Inicialmente, destaco:

1.Foram de nossa responsabilidade a elaboração e a apresentação de demonstrações contábeis encaminhadas em 31.03.2009 ao BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS; tais demonstrações contábeis compreenderam o balanço patrimonial, a demonstração do resultado das operações e mutação do patrimônio líquido – todas elaboradas em conformidade com os princípios de contabilidade usualmente aceitos, relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2008;

2. Ao final do exercício abrangido pelas demonstrações contábeis auditadas na forma já explicada, o BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS não possuía (nem jamais possuiu):

(a) outros fundos de numerário ou valores mantidos em banco, que não estivessem registrados apropriadamente na contabilidade; nem

(b) valores em moeda estrangeira de propriedade do BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS, ou de terceiros, sob a sua responsabilidade, que não estivessem registrados apropriadamente na contabilidade;

3. Não tivemos conhecimento da ocorrência de qualquer irregularidade no período abrangido por aquelas demonstrações contábeis, seja envolvendo membros da administração do clube, seja empregados, pessoas em função de chefia ou quaisquer terceiros que pudessem ter efeito material na posição patrimonial e financeira do BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS;

4. O BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS não sofreu, no mesmo período coberto pelas demonstrações contábeis auditadas, quaisquer autos de infração ou notificações de irregularidades que tenha cometido, ou decorrente de violação de leis ou regulamentos, ou ainda relativos a eventuais omissões na prestação de informações ou outras faltas, que pudessem ter efeito material na sua posição patrimonial ou financeiras;

5. Ressaltamos o teor do Parecer Jurídico elaborado pela Coordenadoria Jurídica do BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS – que destaca a árdua conquista de vitórias jurídicas e administrativas, as quais permitem que o Clube disponha, hoje, de uma estrutura organizada e hábil a produzir resultados eficazes, tanto sob o aspecto meramente jurídico – processual, quanto financeiro, evitando impactos indesejáveis sobre as finanças e/ou o patrimônio do Clube;

6. No decorrer do exercício, não foram realizadas pelo BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS (tampouco delas havendo pendências na data de seu encerramento):

a) Transações e os correspondentes valores a receber ou a pagar, incluindo vendas, compras, empréstimos, transferências, garantias ou outras transações em moeda nacional ou estrangeira, que não estivessem apropriadamente registrados na contabilidade e apresentados nas demonstrações contábeis;

b) Acordo com instituições financeiras envolvendo compensação de saldos; acordos envolvendo restrições sobre saldos em disponibilidade e linhas de crédito; e/ou acordos similares.

7.Todas os negócios realizados pelo BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS foram apropriadamente registrados na contabilidade.

8. Entre a data de encerramento do exercício, 31 de dezembro de 2008, e a data de emissão do ‘’Parecer de Autoria’’, não ocorreu nenhum evento subseqüente que pudesse modificar a posição patrimonial e/ou financeira do BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS que, como conseqüência, exigisse ajuste das demonstrações contábeis auditadas.

Estes esclarecimentos eu os presto agora porque fui impedido de fazê-lo antes, em razão do clima emocional resultante do término da recente campanha eleitoral havida no BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS.

Àquela época foi noticiado o inexistente “sumiço” de MR$1,5; as demonstrações contábeis apresentadas ao Clube são suficientemente claras, e comprovam que nunca houve qualquer saída de caixa do BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS que não estivesse devidamente suportada por documentação hábil.

Deste modo, dou aquele triste episódio, assim como as acusações indiretamente a mim formuladas, como encerradas, desejando ao Clube e à nova Diretoria tempos de paz e de realizações, para alegria dos sócios e da imensa torcida botafoguense, merecedora de nossos melhores esforços.

Em razão de viagem a trabalho para a Turquia – onde dirigirei uma equipe de vôlei – deixarei ao encargo de meus advogados Nelio Machado e Arnaldo Luna quaisquer esclarecimentos complementares que se façam necessários.

BEBETO DE FREITAS".


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

Anônimo disse...

E agora?

O homem demorou, mas se defendeu...
O fato é q, pra mim, entre MA e Bebeto, apostaria no segundo como certo na história. MA não só entrou no clube de modo suspeito, tendo sido um anônimo até a eleição, como desde q entrou pega no pé do Bebeto de tempo em tempo. Engraçado q os 2 ex presidentes mais bandidos q tivemos ele trouxe pra perto do seu convívio em GS, mas o Bebeto q me pareceu ter tentando (e conseguido) acertar muito mais q a maioria se tornou seu maior vilão.
Meu palpite é q o MA quer "queimar" o Bebeto pra não correr o risco de não se reeleger, pois, atualmente não há nenhum nome forte na política do Botafogo. Único nome q poderia ser um incômodo ao MA seria o Bebeto ...

Isso te parece conspiratório demais, Rodrigo?

Abraço,
Marcus

Tiago Macieira disse...

Serei bem claro da minha visão em relaçaõ a gestão Bebeto de Freitas.

Ele assumiu o clube quando ninguém mais queria, o Botafogo é um clube com a saúde financeira em deficit e havia acabado de cair para a série B o que dificultaria ainda mais a gestão, haja vista, que empresários em potencial não davam muito valor a série B até o momento. A gestão 2003 à 2005 foi exemplar, a criação do Botafogo SA. que permitiu o clube ser patrocinado por empresas com ligamentos públicos como a Liquigás e Supergásbras, além de permitir que o clube pudesse participar de uma licitação governamental e vencesse a concessão pelo Estádio João Havelange estão entre as coisas boas que o presidente realizou pelo clube, tudo isso em seus primeiro mandato. As vezes o presidente falhava um pouco por ser torcedor demais do clube, quem não lembra do episodio da ponte Rio-Niteroi??

Contudo foi exatamente neste mandato que tivemos a ressurreição do Botafogo, a volta a elite do brasileiro mesmo no meio de tantas dificuldades foi um prêmio para ele que no primeiro mandato geriu o clube de maneira quase individual, pois, ninguém (dirigentes) queria ligação com o clube que estava atolado em dividas.

Após o retorno a série A e a campanha honrosa de 2005 começaram a "aparecer" dirigentes "apaixonados" pelo clube e Bebeto de Freitas foi convencido de que sozinho ele não conseguiria fazer uma gestão da grandeza que exige o Botafogo F. R., em 2006 foi criada uma comissão de Futebol, algumas cartas marcadas como Montenegro e Good faziam parte da tal comissão que perdurou até o final do mandato.

A comissão que era composta por “empresários apaixonados pelo clube" montou um fundo de arrecadação (uma outra empresa) para gerir jogadores dentro do clube, ou seja, aí começaram usar o clube como vitrine e esses "apaixonados" ganharam muito dinheiro nas costas do clube, é claro que tudo dentro da lei, porém, certas manobras jamais poderiam ser permitidas como a contratação de jogadores superfaturados, jogadores gerenciados por tais empresas caindo de pára-quedas no clube, a contratação de jogadores com salários absurdos somente para abafar crises (Carlos Alberto contratado na segunda feira após o bi-vice do estadual de 2008), salários atrasados decorrente a estouro no planejamento do elenco,entre outros.

Enfim, é claro que o Dirigente em questão não é nenhum Santo, mas afinal, Quem é Santo??

Porém, ele fez um ótimo primeiro mandato quando chamou para si a responsabilidade e geriu de forma individual o clube, no segundo quando teve a "ajuda" de "apaixonados" acabou metendo os pés pelas mãos e sujando o belo trabalho que tinha feito ao reerguer o clube e recolocá-lo na série A do Brasileiro.

Rodrigo Federman disse...

Marcus, o que achei louvável, é que o Bebeto apenas se defendeu, sem atacar ninguém!!!

Tiago, o Bebeto - como qualquer outro - teve erros e acertos, mas tb credito à ele, o fato do Botafogo simplesmente não ser se tornado um "novo América". O Bebeto nos salvou no último segundo e por isso serei eternamente grato ao ex-presidente.

Abs e SA!!!

Tiago Macieira disse...

eu concordo em certo ponto com Marcos e tbm achei muito bom ele ter apenas se defendido.

E concerteza ele quando ninguém queria ele chamou para si a responsabilidade e tirou o clube do caos que se encontravam.

Ele só pecou em abrir margem para que alguns dos que tinham deixado o clube em tal situação voltassem a comandar o futebol do clube, e isso manchou a passagem dele na presidencia, porém, o saldo dele a frente do clube é positivo, pois, sem algumas manobras dele talves hoje estariamos abrindo mão de nossas sextas e terças anoite para acompanhar os jogos do Fogão e teriamos o domingo somente para ir as compras, ou seja, estariamos na série B...!!!

Rodrigo Federman disse...

Tiago, acho que ele teve muito mais prós do que contras, mas lamento muito o ano de 2008, qnd o Bebeto simplesmente abandonou o Botafogo.
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

obrigado, bebeto!

te espero de volta ao botafogo em breve.

abraços

Rodrigo Federman disse...

Eu tb gostaria, Fabião!!!
Abs e SA!!!

disse...

O Bebeto sempre terá meu apoio se quiser voltar ao Botafogo. Ele é o CARA !!!!!

Rodrigo, se você me permite que fazer um comunicado de ordem pública.
Vocês sabiam que o governo de São Paulo (estado), para incentivar os consumidores a exigirem
nota fiscal, devolve 30% do ICMS das mercadorias para o consumidor. Muita gente nem sabe disso (eu descobri hoje) mas é ridiculamente fácil. Na verdade não precisa fazer nada, é só entrar no site da receita estadual de SP (no primeiro
acesso rola um cadastro) e pronto, já tem o saldo acumulado lá das compras de 2009 pra baixo e aí vc pode solicitar o depósito na sua conta, transferir o saldo
para alguém (tipo eu) kkkk, etc

O grande lance pra quem não mora em São Paulo são as compras feitas pela internet, pq essas empresas tipo Submarino, Americanas e etc tem sede lá, então as compras pela internet geram esse crédito.

Eu entrei hoje e tinha R$85,90 reais de crédito pra mim. É uma merreca, mas soube de casos com mais de 300 reais a receber. Como tem muita gente que compra
muito pela internet, fica a dica. Basta acessar o site abaixo e clicar no link "Insira seu
CPF/CNPJ", se cadastrar, e pronto. Segue o link:

http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/

Rodrigão, Desculpe mais uma vez, mais acho isso muito legal e útil.

Saudações Botafoguenses.

PS: Estou tentando comprar ingressos no site do Fogão mais tá dificil.

Rodrigo Federman disse...

Eu tb apoiarei sempre o Bebeto, Gê!
Cara, muito legal a sua dica. Eu não sabia disso e qnd chegar em casa farei o cadastro, pois não estou com meu título de eleitor aqui!
valeu mesmo!
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

FEDERMAN, tem q se ter muito cuidado ao analisar a administração do Bebeto, para não sermos injustos com ele.Eu mesmo fui injusto com ele no canal Botafogo e por isso até fui muito achincalhado e acabei até parando de postar lá.Acho, q na minha condição de torcedor, exagerei nas criticas , na sua segunda administração, mas olhando para trás, ele foi um presidente bem acima de varios q vi.Se ele deixou se levar no segundo mandato,acredito eu, deva ser por que em 2005, 2006, ele queria fechar o departamento de futebol, por isso se juntou a Montenegro , entre outros.Pelo menos foi isso q me passaram.Por outro lado no fim me passou a impressão de desgaste já q nem foi a posse do seu sucessor, ou simplesmente abandonou o processo sucessorio.Não estava lá para ver, mas me passou essa impressão.O Botafogo deve, sim, muito ao bebeto de Freitas.Ele cometeu erros, foi centralizador, por exemplo.Acho, já disse, q ele errou e acertou, com um saldo muito maior para os acertos.Se estamos vivos ainda, se temos um clube para torcer hoje, primeiro deveriamos agradecer a Emil pinheiro, estou pouco me lixando para a profissão dele.O outro se chama Bebeto de Freitas.Hoje, reconheço nele um grande presidente e não faço comparações com seu sucessor.O problema do Botafogo é se amarrar ao passado.Nos amarramos no jejum , até hoje, por exemplo.O Corintians tirou suas lições do jejum e o Botafogo se apega a ele.Existem varias picuinhas politicas q só fazem , com o perdão da palavra , fuder com o Botafogo.Entro em alguns sites e vejo pessoas torcendo contra esse ou aquele presidente, como se torcer contra o presidente, não fosse torcer contra o Botafogo.Tem q se criticar o MA, quando erra e erra muito, mas também tem q se reconhecer os acertos, assim cmo se tem q aplaudir o Bebeto, apesar dos erros.Quem é da minha idade, 45 anos, sabe q , e isso serve como exemplo, q o Flemngo estava morto em 75, 76.Até q um grupo se apossou do poder e botou a casa em ordem.Não vou entrar no merito da questão de q Walter Clark, chefão global, participou disso(particpou e muito), mas o fato é q varias correntes rubronegras se alinharam para salvar o clube, q estava morto.Tão morto, q o presidente desse periodo, Helio Mauricio, morreu de desgosto, tamanho o desastre q deixou o clube.O Botafogo precisa de união.Enquanto tivermos esssas varias correntes politicas, cada um puxando para seu lado, não chegaremos a lugar nenhum.Q se dê o merito ao Bebeto, mas q essa politica interna do clube se acalme, q se deixem as vaidades de lado para o crescimento do clube.O Botafogo tem q deixar de ser um clube de bairro para seguir seu caminho de clube grande, com expressão internacional.O Botafogo não pode ficar parado no tempo.E fica parado devido a essas picuinhas.

PAULO FERNANDO disse...

Sou suspeito para falar do Bebeto, pois temos parentes em comum e ouço muitas histórias que apontam a existência de uma máfia antes e depois de Bebeto. Por isso prefiro apoiar todos os comentários que avalisam isso, além de concordar que não houve nenhuma réplica, tão somente uma defesa. Lembro dos Juízes trabalhistas ameaçando o Bebeto de prisão por causa das ações contra o Botafogo. E os livros que tinham sumido na gestão anterior a dele (nem precisa citar o nome do santo...) Coisa de maluco!!!

Rodrigo Federman disse...

Vc está certíssimo, Flavio! Por isso que eu disse que ele teve prós e contras, e em minha opinião, após pesar na balança, acho que o saldo do Bebeto terminou de maneira bem positiva!
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Só acho Flávio que o problema não é de picuinha ou vaidade, é de policia!!! Ou nos livramos da máfia que está lá dentro ou nunca seremos um clube moderno e transparente.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, o mais difícil é justamente terminar com esse coronelismo existente em GS!
Abs e SA!!!

Luiz Rogério disse...

Rodrigo e amigos,

Esta resposta do Bebeto é bem esclarecedora e demonstra a sua hombridade.

Não poderia esperar outra coisa dele.

A própria Direção do BFR condenou as matérias indevidamente publicadas nos veículos de comunicação, pois o procedimento ainda não havia terminado.

A conclusão da resposta do Bebeto também demonstra o quanto ele considera o Botafogo, se fosse outro cara tiraria proveito deste fato para demandar contra o clube e ainda ganhar uma grana.

Com isso quem sai vitorioso nessa situação é o Botafogo de Futebol e Regatas.

Abraço a todos e saudações alvinegras!

Luiz Rogério

Rodrigo Federman disse...

Luiz, apesar de continuar achando que a divilgacao do problema foi muito suspeita, concordo contigo em relação à resposta do Bebeto: sem ofensas e contrataques gratuitos.
Abs e SA!!!

Luiz Rogério disse...

Rodrigo,

Desde o início do mandato do Bebeto, uma pessoa de dentro do Botafogo costumava mandar notinhas anônimas para imprensa, que muitas vezes não passavam de fofoca e de conteúdo duvidoso.

Esse fato, se não me engano, parou por um tempo quando uma união foi feita no clube.

Na minha humilde opinião isso foi coisa da mesma pessoa, ou algum laranja. Acho que se trata de um outro ex-presidente.

Vc desconfia quem seja?

Abraço e saudações alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Luiz, eu tb acho que pode ser algo "orquestrado", mas não faço ideia de quem possa ser (se for algo assim)!
Mas que é estranho é mesmo, cara!
Abs e SA!!!