21/08/10

G4 é passado. Chegamos, G3!


















Um bom primeiro tempo e uma segunda etapa fraca.

Assim foi a vitória do Botafogo sobre o Avaí (1 a 0 - Fábio Ferreira), que apesar do futebol apenas regular, foi importantíssima, afinal de contas, era uma partida de "seis pontos" valendo a terceira posição na tabela.

E o adversário provou ser um time bem chatinho, pois mesmo jogando com vários reservas, vendeu caro a derrota.

Não importa. O fato é que continuamos em franca recuperação no campeonato. Foi a quarta vitória seguida, com boas chances de somarmos a quinta, no meio da semana, contra o Ceará, também no Engenhão.

A torcida será - novamente - determinante. 

Hoje deu um show, lotando o estádio mais moderno da América Latina e provando que está em lua de mel com o time.

Mas quem não atravessa um momento interessante é o Herrera, que ultimamente só tem brigado com a bola.

Na noite deste sábado, em um primeiro tempo criando várias chances, faltou um homem de área, que obviamente não é o argentino. Resultado: Muitos cruzamentos em vão e um espaço que precisa ser preenchido por alguém.

Quem?

Insisto, amigos: O Loco tem vaga nesse time. 

Com a quantidade de bolas em velocidade do Maicosuel e Jobson, tenho certeza que o Abreu vai balançar a rede muitas vezes.

E por falar em certezas: Apesar do Somália estar "voando" no meio de campo, os seus primeiros 45 minutos na lateral foram infinitamente superiores aos do Alessandro durante todo o campeonato. É mais fácil o Joel arrumar alguém no meio do que ficar na dependência do "presidente".

Conclusão: O Botafogo é outro sem a presença de Alessandro, Fahel e Lúcio Flávio, né?

Repararam que até o Leandro Guerreiro voltou a jogar bem?

Portanto, Natalino, duas coisas para você pensar: A efetivação do Loco Abreu no ataque e o Somália - mesmo improvisado - na lateral direita.

A torcida agradecerá!

E aposto que o time também.

Tudo bem, na quarta-feira você ainda alegará falta de tempo para treinar e tal...
...mas peço apenas que considere essas observações com bastante carinho.

Não sou dono da verdade (e nem pretendo ser), mas acredito que com esses dois "pequenos ajustes", em breve - mais rápido do que imaginamos - estaremos no G2 e chegando na liderança.

Mesmo que seja aos trancos e barrancos, como hoje.

Isso é Botafogo.

Ah, e não poderia deixar de registrar que além da importantíssima vitória, finalmente quebramos mais um mito: Vencemos em dia de inauguração de estátua!

Jairzinho vingou Nilton Santos e Garrincha.

Acréscimo: O gramado parecia estar ruim. Que isso sirva de lição e a diretoria proíba partidas às sextas-feiras (segunda divisão), quando o Botafogo tiver que atuar no sábado.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Notas: Botafogo 1 x 0 Avaí

1- Jefferson: Operou um milagre e nos livrou do empate - 6,5

2- Somália: Boa partida, apesar de ter cansado no segundo tempo, quando já estava no meio - 6,0

3- Antônio Carlos: Ganhou a maioria dos lances, por cima e por baixo - 6,0

4- Fábio Ferreira: Igual ao companheiro. Autor do gol da vitória - 6,5

5- Leandro Guerreiro: Muito boa partida. Sério e forte no corpo a corpo - 6,5

6- Marcelo Cordeiro: Melhorou demais na marcação. Aos poucos vai se garantindo - 6,5

7- Maicosuel: Enquanto teve fôlego, foi o principal jogador ofensivo, com muitos lances de habilidade e velocidade - 7,0

8- Marcelo Mattos: Em minha opinião, o melhor. Erra poucos passes, dá cobertura aos zagueiros, chama a bola no meio e ainda se apresenta no ataque - 7,0

9- Jobson: Excesso de individualismo. Não repetiu as recentes atuações - 6,0

10- Renato Cajá: Não comprometeu e tento ajudar, mas foi discreto para que teve uma chance de ouro - 6,0

11- Herrera: Continua brigando com a bola. A fase é horrível - 5,0

12- Caio: Entrou apenas para marcar. Uma pena, pois perdemos uma grande arma ofensiva - 5,0

13- Edno: Sem fazer muita coisa, foi bem melhor do que o Herrera - 5,5

14- Loco Abreu: Novamente, só entrou faltando 8 minutos. Apenas um toque e uma boa ajeitava de pivô para o chute do Marcelo Mattos - 5,0

Joel Santana: É uma pena que na rodada que vem, voltará com o Alessandro. Mesmo assim, parece estar mais "corajoso". Só que tenho uma impressão: Mantendo o Herrera no time titular, ele começa a "testar a paciência" do Loco... - 6,0

24 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Boa vitória mesmo sem ser brilhante, o importante é vencer, jogando bem ou jogando mal. Eu manteria o Somália no meio e testaria o Elizeu na lateral-direita, seguindo a opinião LSCunha, que afirma que o garoto é bom de bola e já jogou por ali e bem. Também colocaria o Loco no lugar do Herrera que infelizmente está muito mal. Sem Fahel e LF o meio melhorou muito e por conseguinte a defesa. O ideal seria a diretoria contratar dois laterais, um direito e um esquerdo pois não temos substitutos. Mas de qualquer maneira o time está crescendo e dá prá chegar. Pena que só agora o Botafogo entrou no campeonato. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Sergio! O que importa é vencer. Até pq, o Unimed FC está na liderança mesmo sem jogar bem. Portanto, vamos que vamos, de 3 em 3 pontos.
Tb lamento o Botafogo só ter entrado agora no campeonato, amigo. Perdemos muito tempo e que certamente poderá fazer falta no final do campeonato.
Abs e SA!!!

Antoni disse...

O Edno tem entrado bem.
Po, agora é secar amanhã e ganhar no meio de semana pra encostar.

Rodrigo Federman disse...

Só que ainda vejo o Loco na frente (pela vaga), Antônio. Mas concordo: Em uma comparação recente entre Edno e Herrera, o primeiro tem jogado bem mais.
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Para mim, o melhor em campo foi o Alessandro. É, ele foi numa festinha em Campo Grande, aqui no Rio e foi o melhor no quesito: Mais um croquete!!!
Agora, o melhor no jogo, desculpe discordar Rodrigo, para mim foi o Jefferson. Em um segundo, ele fez duas defesas que garantiram a vitoria do Botafogo. Sua nota, para mim, seria 11.
Vencemos a maldição das inaugurações, o Avai e o bandeirinha, que até impedimento em cobrança de lateral, marcou.
Agora, teremos o Ceara, na quarta.
Uma vitória e voltaremos aos ´´EMBALOS DE SÁBADO À NOITE`` contra o Internacional. Sera que o John Travolta é Botafoguense?
Olha, se o Botafogo vencer essas duas ultimas partidas, estara realmente confirmado: ´´Agosto é o mes do cachorro louco``.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Hehehehe! Grande, Antônio! Saudades do Alessandro, né? Deixemos ele ser o melhor nas festinhas de Campo Grande mesmo! rs!
Amigo, o Jefferson realmente realizou dois milagres no mesmo lance.
Defesas de goleiro de seleção!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

insisto que meu time tem o somalia na lateral e o loco na frente. apenas isso. sai alessandro apenas. só 1 única mexida. simples. volto a dizer que eu daria uma oportunidade de 03 jogos pro Loco e Herrera novamente juntos. se quando o time estava horrível, os 2 endiabraram, imagina agora com o Maicossuel e Jobson? o Joel tá surpreendendo. quando o time tá ganhando, ele mexe pra colocar mais atacante, ou então, um atacante como ala. tem que acreditar que o Botafogo é grande. não pode ter medo mesmo. o time não é tão pior ou melhor do que os que estão à frente. dá pra encarar. a torcida fez uma grande festa. o Leandro como líbero tá jogando muito bem. o Maicossuel é o cérebro veloz que o Botafogo precisava. Hoje, o Jobson quis aparecer pro Mano, então, quis fazer seu showzinho particular. mas, não critico, afinal é a chance que tem de aparecer ao vivo e a cores. apeneas temos que tomar cuidado com a CBF e as mutretas dos juízes que normalmente nos prejudicam. até agora, não tenho visto grandes roubos contra a gente. mas, agora, entramos no G3 e a inveja começa a atiçar os bambis paulistas, flavelas etc...
jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, concordo com tudo. Hj - mais uma vez - ficou claro (pra mim) que o Loco faz falta e por mais que o Somália tb faça no meio, o seu feijãozinho com arroz na lateral é muito melhor do que o Alessandro.
E com isso, teríamos os três malas fora do time (Alessandro, Fahel e LF), o que implica em uma mudança incrível de atitude, futebol e resultados do time.
O Jobson hj quis aparecer mesmo.
Abs e SA!!!

Ramses disse...

Rodrigo, gosto muito do seu site, mas as vezes, como todos nos botafoguenses, acho que voce deixa a emoçao falar mais qe a razao. Nao gosto do Alessandro, mas ainda prefiro ele ali. Porque? a) Ele pelo menos é bom na marcacao, deixa o ataque pra quem sabe,b) nao tem reserva e c) (mais importannte) o Somalia faz muita falta no meio, e o meio campo é o principal setor de um time. ë melhor uma lateral problematica do que um meio campo.
Abracos

Rodrigo Federman disse...

Oi, Ramses. Vc não está errado. Eu sou total emoção. Acho que torcedor é, geralmente, mais emoção do que razão.
Agora, concordo que o Somália faz falta no meio, mas acredito que possamos ajeitar mais o time com ele na direita, pois respeito a sua opinião, mas discordo em partes, já que não vejo o Alessandro tão bem assim, inclusive na marcação.
Abs e SA!!!

marlon disse...

Rodrigo,
concordo contigo, o importante foram os três pontos.
Dito isto, seria preciso insistir em algumas questões. Faltou meio de campo. A ausência do Somália na meiuca foi muito sentida. Não havia ligação entre a defesa e o ataque (Somália achou ali seu lugar, que LF fez bem em 2007). Infelizmente, Cajá não entrou bem (se fosse LF a torcida teria vaiado na saída). Marcelo Mattos não fez bem este papel. Leandro Guerreiro vem bem como terceiro zagueiro (Cuca o havia testado nesta posição e ele já havia se saído bem, lembram?). Jobsón não jogou bem. Herrera está em má fase.
Você vem insistindo no Loco. Eu concordo contigo. Mas, destacaria uma vantagem ainda no Loco. Ele sabe fazer o pivô, ajeitar a jogada em bola aérea para quem passa e no chão para quem chega.
Pessoal, acho que o Bota mudou. Temos que mudar também nosso olhar e parar de falar em Fahel, LF, etc. Os dados rolaram e hoje o jogo é outro.
De Goiânia, fico feliz pela torcida que foi ao estádio e viu a vitória, porque o jogo foi feio, mas o espetáculo foi bonito.
grande abraço

VALADAO disse...

Boa noite Rodrigo,concordo com os comentários acima,mas uma coisa que tem me incomodado é o estado do gramado do engenhão....muito duro,cheio de terra,a bola pipoca não para prejudicando o nosso time que é leve...seu Omissão não vê isso....bota o LOCO....abraços

Beto Cardoso disse...

Fala Rodrigão,

Belíssima vitória do FOGÃO, quando as coisas não vão no jeito, tem que ir na garra e na superação.

Permita-me discordar de você na análise Somália x Alessandro.

Para mim esse jogo provou que deslocar o SOMÁLIA para a lateral direita é um grande disperdício.

No meio o SOMÁLIA se multiplica, parece que vale por 2 ou 3 jogadores, foi assim contra fluminense(com f minúsculo por causa do porte tricolor), Vitória, Atlético-MG, Atlético-GO, onde ele simplesmente colocou o meio-campo adversário " no bolso " e ainda aparece fazendo gol, pois o NEGÃO É ABUSADO.

No jogo de hoje, após o susto que tomou no início da partida com a pressão Alvinegra, o Avaí acertou sua marcação e passou a ter até mais posse de bola que o Botafogo, que ficava toda hora dando chutões, fazendo a ligação direta da defesa com o ataque.

Isso aconteceu porque o Leandro Guerreiro ficou muito atrás, ficando apenas o MARCELO MATOS com a obrigação de fazer a saída de bola, onde antes tinha o SOMÁLIA a ajudá-lo nessa função.

Infelizmente o RENATO CAJÁ provou que não tem condições de atuar nessa função de 2º volante. Parabéns pro JOEL pela ousadia, mas não deu certo.

Graças a Deus o SOMÁLIA volta para tomar conta da meiuca diante do Ceará.

Para o LOCO entrar nesse time seria ou no lugar do HERRERA que está mal, ou se o JOEL continuar ousando e jogar com dois zagueiros num 4-4-2, onde saíria o GUERREIRO e entraria o LOCO.

OUTRA BOA CONSTATAÇÃO: Estamos diante de um novo BOTAFOGO, pois o antigo nos pregaria uma peça, permitindo o empate no final.

VAMOS A JATO RUMO AO G2.


Saudações Alvinegras!!!!!!!

Beto Cardoso

Sérgio Henriques disse...

Sinceramente? acho que o joel errou tudo hj. Errou porque, apesar da boa vontade do Rodrigo, o Cajá continua sendo horrorosos. Errou novamente nas substituiçoes... o primeiopr a sair deveria ser o Herrera, em seguida o cajá. O Caio não mostra nada há tempos e não deveria ter entrado. é um jogador que deveria ter sido vendido e como não foi nada renderá ao BFR. Loco como titular já!!!!

Sérgio Henriques disse...

Em tempo: Ví um jogo horroroso em que a vitória foi o único ponto positivo.

PAULO FERNANDO disse...

Acho que o Somália fez muita falta no meio sem comprometer a lateral, ou seja, gostaria de 2 Somálias, 2 não 5!!! Vejo muita gente falando da limitação dele, mas discordo, acho ele um dos 3 melhores do time. É habilidoso sim, com um jeito desengonçado (tipo Perivaldo, Josimar, Paulo Isidoro - só os que tem 30 ou mais anos viram), com disposição, garra e competência. Pra mim é o Showmália.
O motivo do time não ter jogado tão bem hoje foi a ausência dele no meio. E agora vou tomar pancada, mas colocaria ele de volta no meio e o Loco na frente, mas colocava o Tulio Souza na direita.

Clovis disse...

quero falar de 3 nomes: marcelo matos, leandro guerreiro e edno.

- quando o marcelo matos chegou eu fiquei ressabiado, com um pé atrás. pensei: será que ele é daqueles que jogam bem 1 ou 2 anos e depois nao fazem mais nada na carreira? (exemplos: fabio junior do cruzeiro, paulo almeida do santos de 2002, augusto recife titular absoluto do cruzeiro em 2003 e hoje passando por varios times da segunda divisao, elder granja, jancarlos, etc). bom, senti que no início ele ainda estava fora de ritmo, mas vem evoluindo a cada partida e hoje teve uma atuação muito boa (salvo o erro que cometeu no lance em que tomou o cartão amarelo)! se atuar sempre como hoje, já estarei satisfeito!

- sobre o edno, não sou fã do futebol dele. achei uma ótima contratação, mas fiquei decepcionado com as atuações dele. porém, na partida de hoje tenho que reconhecer que entrou bem e fez boas jogadas.

- leandro guerreiro vem jogando bem nos ultimos jogos. e nessas duas últimas partidas ele foi impecável, perfeito em todos os momentos.


- vou falar também sobre o herrera. depois da copa ele não está mais conseguindo dominar a bola!! será que ele treinou com a jabulani durante o mês passado???? tomara que ele volte a render... tem estado mal durante os ultimos 30 dias...

Unknown disse...

Rodrigão,

Concordo contigo em todas as opiniões. Em relação ao Marcelo Matos, realmente o cara botou respeito ali no meio de campo. Ele marca bem, sabe dominar e passar a bola, não é afoito, enfim, ele deu muito mais qualidade em relação ao time anterior. Hoje ele se destacou!

O jogo hoje foi difícil mesmo. Eles marcaram muito o Jóbson. Isso já era o esperado. Também concordo em relação ao Loco no lugar do Herrera, pelo menos por alguns jogos, até o argentino se recuperar. Hoje ele não reclamou em nenhum lance, e isso foi um progresso!

Gostei também do Renato Cajá e do Joel, que realmente escalou os melhores, e substituiu sem medo. Tiro o chapeu pra ele hoje.

Também acho que o custo é maior que o benefício, ou seja, o Somália dá conta do recado na lateral, mas o Alessandro deve voltar pelo jeito.

O importante o Joel já fez: Tirou os inúteis LF e Fahel!

Rumo ao título!

Newton - MCR/PR

Thiago Ribeiro disse...

Daqui por diante, podem anotar, todo mundo vai botar um volante nas costas do Mago e um lateral grudado em Jobson, como fez professor Antonio Lopes, que pode estar velho, mas entende muito de tática e é experiente! A solução foi buscar a jogada aérea, mas para quem...? E a quantidade exorbitante de chutões: Mago preso na marcação! Nas duas vezes que o Mago conseguiu sair da marcação deixou o Jobson livre e o bandeira fez besteira!!!! Loco Abreu já!

Rodrigo Federman disse...

Marlon, e o Loco mostrou que nem só nas bolas aereas serve. Aquela ajeitada típica de pivô para o Marcelo Mattos foi algo que nenhum outro no grupo sabe fazer. E provou que não é vaidoso, pois ali poderia tentar finalizar e tal.

Valadão, isso que dá, alugarmos o Engenhão para a Série B, sem que o estado do gramado esteja bom para a Série A!

Beto, mas é justamente o que eu faria: Mudaria o time para o 4-4-2. Mas aí, adiantando o Guerreiro para o lado do MM, e mesmo que o Somália faça falta na meiuca, não dá....alguém precisa barrar o Alessandro! eheheheh!
E claro: Loco Abreu na frente.

Sérgio, eu vi um bom primeiro tempo e um péssimo segundo.
Quando às mudanças do Joel, lembro que ele dispensou todos os laterais do time e agora fica com desculpa. Ontem, não tinha o que fazer, e colocou o Caio para fechar o lado (fugindo das suas características). Ainda acho isso infinitamente melhor do que o Fahel em qualquer situação.
Quanto ao Cajá, foi discreto, mas bem "menos discreto" do que o LF em todas as vezes que atuou.

Paulo, eu já vejo o Somália mais como fonte de transpiração (o que é ótimo) do que de inspiração!hehehe!
Mas concordo: Ele tem sobrado nesse time, cara.

Caracas, Clovis!! Penso igualzinho nos quatro pontos que vc citou! Valeu!

Fala, Newton! Companheiro, muita coisa já mudou para melhor, e viu o que foi preciso? Apenas tirar algumas malas que tanto falamos. Pena que, como lembrou o Sergio Sabbato, só agora o verdadeiro Botafogo entrou em campo, pois o JS desperdiçou 12 rodadas com esses energúmenos do Fahel e LF.

Concordo, Thiago: Loco Abreu, já!

Abs e SA!!!

disse...

Rodrigo, essa sua perseguição com o Alessandro chega a ser chata ! Hehehe
O Alessandro não tem substituto, porque não temos substituto pro Somália no meio. Hoje vimos a falta que o Somália faz no meio.
Eu colocaria o Loco no lugar do Herrera.
Pra mim, as modificações para o próximo jogo seriam a volta do Alessandro, o Somália no meio e o Loco no lugar do Herrera.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Gê, não acho. Chato é aguentar o Alessandro há mais de três anos.
Se é para ficar com ele na direita e o Somália no meio, sou mais tentar o Túlio ali (agora que está curado) e/ou o Elizeu. Enfim, mas desde que, quem entre, tenha a mesma quantidade de oportunidades do "presidente".
Abs e SA!!!

Antoni disse...

O Herrera parou de tomar cartão e não consegue jogar.
O Marcelo Cordeiro melhorou na marcação e não acerta mais cruzamentos.
Que coisa, hehehe

Rodrigo Federman disse...

É, Antônio! Quando acertam um, erram outro!heheheh!
Abs e SA!!!