16/08/10

Um grande erro



















Os preços dos ingressos para a próxima partida do Botafogo sofreram um aumento significativo e gerou um  enorme descontentamento entre os torcedores.

Em nota oficial no site do clube, o presidente Maurício Assumpção "tentou justificar":

"O Botafogo de Futebol e Regatas não mede esforços para agradar à sua torcida e se fortalecer ainda mais como clube e instituição. O time foi campeão carioca de 2010 de forma incontestável, vencendo os dois turnos, e, ainda assim, a diretoria reforçou e qualificou mais a equipe para a disputa do Campeonato Brasileiro. 

Em uma das maiores negociações do futebol brasileiro, o Botafogo repatriou Maicosuel, ídolo da torcida que estava na Alemanha. O clube contratou ainda Jobson, reforçando-se, assim, como os dois jogadores que os alvinegros mais queriam.

O Botafogo tem feito sua parte em todos os momentos. É a hora de o torcedor ajudar o clube a pagar essa conta. O preço dos ingressos para Botafogo x Avaí, que será disputado sábado, às 18h30, no Stadium Rio, será o de um clássico, pelo apelo, pela dimensão e pela importância que a partida tem. O clube conta com a compreensão e com a presença da torcida, com a força que todos nós, alvinegros, sabemos que ela tem. 

Compareça aos jogos, entre no programa de sócios Sou Botafogo, compre produtos oficiais. Este é o momento de o botafoguense entender sua importância e ajudar o Botafogo a se manter em uma posição de destaque no Campeonato Brasileiro.  

Mauricio Assumpção
Presidente
Botafogo de Futebol e Regatas".

Meu comentário 1: Aumento no momento errado (minha opinião).

Meu comentário 2: Isso está me "parecendo medo" de que o Engenhão lote (igual o ano passado) e não consigam administrar a situação.

Meu comentário 3: Stadium Rio é o cacete!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo esse cara é extremamente maluco e olho grande, nem o flor que contratou mais e estar liderando o campeonato estar apelando desse jeito, esse merda estar de sacanagem so pode depois querem o engenhao lotado como? quando nao é o transito infernal da problema nas catracas o sistema fora do ar, agora em um jogo contra o avai ele aumenta o ingresso! Isso é ser um amador, e tambem nao acho que seja medo do engenhao lotar, acho sim que é olho grande! Depois dessa noticia fique desanimado p ir ao jogo e ja estou vendo muita gente reclamando e dizendo que nao vai mais, pois 60 R$ no meio do mes é complicadissimo.Prefiro um engenhao lotado com uns 40 mil torcedores pagando os ingressos com os preços normal do que 20 mil com esse preço! Depois se o time cai na tabela o msm abaixa o ingresso p 5 R$ igual ao ano passado!! burroo burro burro!!!Desculpe o desabafo Rodrigão mas essa incompetente tirar qualquer um do sério!!

abs

Diego Apaixonado pelo Fogão

Rodrigo Federman disse...

Exato, Diego! Tb penso assim. Esse cara é maluco, daqueles que na primeira vitória, já acha que tem a melhor seleção do mundo. Completamente pirado. E vc citou bem o exemplo do Unimed FC, que tem até mais craques, estão na liderança e não precisam apelar assim. Até acho justo que se pague o valor para um time com bons jogadores e na briga por título, mas não seria melhor nos fixarmos definitivamente no bloco da frente?
Pra mim, é medo de que o Engenhão lote e os mesmos erros do ano passado repitam, cara.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Sou botafoguense e moro em Bélem. Por motivos óbvios não posso frequentar jogos do meu clube de coração. Fica fácil pra mim dizer que a torcida tem de fazer a parte dela e blá blá blá...
Mas eu gostaria de fazer um contraponto pra que a galera reflita.
Futebol não é só paixão, é negócio tbm. O Botafogo é uma empresa, e como tal tem de pagar contas. Ao vender seu produto(ingressos) a diretoria obedece a uma lógica econômica muito simples: Lei da procura e da oferta. Qndo a demanda é baixa(qse sempre) os preços são baixos pra que venda o máximo possível. Mas qndo a demanda é alta, os preços aumentam pra que se possa faturar o máximo possível. Além do mais, essa me parece uma tentativa de fazer o Sócio Torcedor decolar. Afinal, se o preço passar a ser esse daqui pra frente, a opção mais em conta é virar Sócio.
Concordo que fazer as coisas em cima da hora foi um erro. Mas ainda acho que, no sábado, lugar de botafoguense é no Engenhão. Será que não temos 45mil botafoguenses capazes de pagar mais caro? prefiro não admitir essa possibilidade, afinal seria concordar que nossa torcida vem sofrendo um processo de extinção.
Tricoletes, Bacalhaus e Mulambos dizem que a gente só enche o Engenhão qndo o ingresso custa 5 reis e dá direito a uma coxinha. Será isso msm?

Caio Santiago

Rodrigo Federman disse...

Caio, td bom? O seu comentário é preciso. Concordo inteiramente, inclusive por ser torcedor de fora do RJ. Mas o questionamento é justamene pelo momento, que foi indevido. Até pouco tempo não nos pediam esse "esforço" e cobravam 30 reais para vermos Fahel. Agora usam Maic e Jobson como "desculpa". Pq não cobram mais pelo aluguel do Engenhão e das torcidas adversárias? Enfim, é um assunto complexo e que continuo achando que foi um erro estratégico. E tb tenho a impressão de que é medo de um público imenso e que qcabaria repetindo os erros do ano passado.
Valeu pelo comentário, cara!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

esse é o maior pecado do ser humano, o "olho gordo", além de ser no meio do mês, quem tem tanto dinheiro assim? Quer lotar o Engenhão, ou mantem o preço, ou faz promoção, aumentar jamais. Nós estamos no Brasil, a não ser que o Presidente só queira a elite no estádio...

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Nery17! Isso dó reforça o meu palpite: medo de um excelente público capaz de repetir os mesmos erros do ano passado, por pura falta de preparo e competência.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esse apelo do Omisso Assumpção que o torcedor tem que ajudar a pagar a conta é patético como 90% das atitudes deles. E eu estou esperando o jogador para fechar o aeroporto até hoje, que dia o Messi chega mesmo? Ele vai se vangloriar do carioquinha inconstetavel que ele ganhou até os últimos dia da vida dele.
Esse jogo tinha tudo para o estádio ficar lotado, mas agora com mais uma cagada desse pedante, vamos ter no máximo 25mil pessoas, e olhe lá.
Bruno

Leo FVM disse...

Fala Rodrigo!

Essa discussão é muito sadia pois o que realmente importa é o BOTAFOGO e sua torcida!

Eu tento ser mais otimista e vejo o lado bom do negócio. Vê lá no meu blog!

Abraços!

Anônimo disse...

ótima noticia: http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/08/16/650048.html

Obrigado LF por tudo que fez ae 2007 e seja feliz em outra equipe. =D

Bento.

Anderson Silva disse...

Olha, nao acho olho gordo nao. O jogo eh de grande apelo e porque nao lucrar com ele? Com esse time do Botafogo ai, eh pra encher engenhao todos os jogos. A principio a medida pode ser considerada antipatica pela torcida, mas a medio prazo o clube vai se beneficiar muito com isso. E, se o momento nao for esse, qual sera entao?

Duvido que este aumento se reflita de maneira significativa no publico do jogo. E nao nos esquecamos: hoje futebol eh NEGOCIO. Eh Grana. Sem grana, sem time, sem titulo.

Nao gosto de comparar (odeio, na veradde), mas a torcida dos mulambos voce pode aumentar o preco dos imgressos a vontade que os demonios aparecem... porque conosco, que somos muito mais apaixonados, nao seria o mesmo?

SAN

Anderson Silva disse...

Caio, em 2007 a gente lotava o maracana nos jogos em que o time tava na frente no brasileiro, mas a maioria dos jogos era de promocao da Nestle (ingresso custava uma mixaria). Me lembro que muita gente chamada nossa torcida de "torcida do leite" e isso me irritava bastante.

O tricolete poe o ingreso num preco "normal" mas com jogo no maracana. Engenhao eh outra coisa, muito menor. E acho que vai ser assim depois que o maracana fechar.

Se eu morasse no rio, com certeza estarai la no estadio. Vmao ve como vai terminar isso.

Como hj eh terca, se a ga lera chorar muito os caras la podem ate baixar um pouco o preco. Vale tentar. Mas acredito em estadio cheio, mesmo asim.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Bruno! Por causa de Maic e Jobson (boas contratações, diga-se de passagem), será que ele pensa que esquecemos da contratação de fechar aeroporto?

Vou dar uma olhada sim, Leonardo! Valeu!

Excelente notícia, Bento!rs!

Anderson, como eu disse, entendo e até concordo com a ideia dos preços aumentados. Mas não assim, de uma hora para outra, aproveitando o fato de três vitórias e sem ainda nos estabilizarmos de vez no G4. Quero ver se - Deus queira que não - sairmos do grupo. Será que manterá?
Enfim, precisamos de grana. Futebol é negócio. Concordo. Mas pq então ele não abre o jogo e fala que esse aumento não é apenas por causa dos salários de Maic e Jobson? Pq ele não abre o jogo e diz que tb é para manter Bruno, Araruama, Edson, Jancarlos, Márcio Rosário e outros, que foram contratados de maneira equivocada? Quanto ele tem cobrado de aluguel nas partidas realizadas (2 divisão) no Engenhão? E além disso, achei de uma infelicidade incrível colocar toda a responsabilidade apenas nas costas do torcedor. Achei uma atitude covarde (que aliás, não me surpreende vindo de quem veio).

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Estava tudo muito bem mas de repente eles aparecem "DIRETORIA DE MERDA" como sempre eles....
Sabe que vai acontecer , os ingressos de inteira não vão ser vendidos e os ingressos de meia vão ser os mais usados como sempre na mão de cambistas .... querem apostar ??
Eu não vou no jogo por ter compromissos e tb não pagaria 60,00para esse jogo.
Já que estão com medo de super lotar o estadio, manda a policia cercar o só chega perto do estadio quem tiver ingressos...basico... e VENDE OS INGRESSOS NO PREÇO NORMAL.

Alex - Juiz de Fora -Mg.

Rodrigo Federman disse...

Alex, é exatamente o que penso tb. No final das contas, quem vai sorrir será o cambista. Pode apostar.
Abs e SA!!!

abelardo disse...

Sou favorável ao reajuste dos ingressos, uma vez que a torcida do Botafogo precisa colocar na cabeça que Clube grande e com time campeão tem que ter mesmo a ajuda forte de seus torcedores, e, outra, se a maioria dos torcedores que vão ao Engenhão fosses sócios torcedores não pagariam mais do que 10 ou 20 reais, pois teriam direito ao desconto de 50%. VAMOS TODOS NOS ASSOCIAR PARA PODER PAGAR MENOS. AVANTE BOTAFOGO, FORÇA TORCIDA ALVINEGRA, POIS O FOGÃO PRECISA DE TODOS NÓS. AFINAL NÃO QUEREMOS SER CAMPEÕES DA LIBERTADPRES? ENTÃO VAMOS AJUDAR!!!FOGAO2003

Rodrigo Federman disse...

Abelardo, entendo, mas continuo achando que a hora foi indevida. Poderíamos continuar cobrando os valores normais (lotaríamos do mesmo jeito), como a maioria faz.
Precisamos de dinheiro, ok, mas não sabemos qnt cobram pelo aluguel do Engenhão até hj! Só falta ser por "caridade" e aí descontarem nos ingressos dos botafoguenses.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Eu não defendo e nem ataco essa diretoria, aliás acho que esse ano eles deram mais bola dentro que bola fora. Nesse assunto dos ingressos eu tenho a impressão de que é medo de mais uma confusão como acorreu ano passado contra o próprio Avaí. Eu fui no jogo contra o Patético-MG e as roletas não estavam funcionando, os bilhetes eram entregues a funcionários na entrada do estádio, que nem conferiam se os setores estavam corretos, se eu fosse com ingresso da Leste superior pra entrar na inferior, que é mais cara, eu entraria facilmente. Acho também que muita gente entrou sem ingresso pois faltando poucos minutos pra começar o jogo as filas pra entrar estavam enormes.
Até entendo que a diretoria queira ganhar dinheiro nesse momento, mas temos também que investir na manutenção do estádio, que está cada vez pior.
SALVE O G4

Rodrigo Federman disse...

É a minha impressão tb, Ari: Medo de um grande público e que não consigam administrar a situação! O aumento do preço dos ingressos é apenas para disfarçar.
Abs e SA!!!

João Gabriel disse...

Nós temos q entender q para se manter uma equipe é necessário uma renda muito boa e a equipe precisa de nossa ajuda, portanto vamos deixar de só criticar e aqueles q são realmente botafoguenses sabem q precisamos ajudar a nossa equipe, realmente fazer valer o mando de campo e fazer com que quem vemj ogar no nosso caldeirão trema. Então vamos lotar e ajudar nosso fogão contra o avaí e ceará.
SA!

Rodrigo Federman disse...

João, a questão não é apenas criticar. Eu faço a minha parte dentro do que é possível. Compro tudo o que lança (tudo oficial) e sou sócio torcedor.
Mas se precisamos de dinheiro e o presidente diz que agora só depende da torcida (dando a entender que a parte dele está feita), poderia abrir o jogo e dizer quais são os valores das parcerias/patrocínios, do aluguel do Engenhão (jogos segunda divisão), os salários de tds esses refugos (Colombiano, Edson, Bruno, Araruama, Jean Coral), etc...
Quer cobrar? Ok, mas seja limpo e transparente!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

" Aumento do preço = mais dinheiro para o BOTAFOGO!Há muitas formas de se ver o aumento do preço dos ingressos para Botafogo x Avaí. A mais comum é reagir rapidamente e reclamar, é o que faz a maioria dos torcedores alvinegros. Mas, curiosamente, pelo que temos percebido, a questão ganhou adepto dos dois lados, o que é bom pelo lado da reflexão.

Para não ficar em cima do muro, nossa opinião é de que a medida é boa, sobretudo, para o clube. E, se é boa para o Botafogo, apoiamos. O presidente Mauricio Assumpção fez muito bem em expôr as dificuldades e lembrar o esforço da diretoria para fazer um time campeão carioca e que hoje orgulha o torcedor. É o X da questão. O Botafogo precisa de dinheiro! Em vez de R$ 30, você pagará R$ 40 (ou em vez de R$ 15, R$ 20, já que quase todo mundo compra meia-entrada). Em vez de R$ 40, você pagará R$ 60 (ou em vez de R$ 20, R$ 30). Faz muita diferença na renda! Este valor a mais, ao que tudo indica, não é por ganância, mas sim por uma necessidade da qual o Botafogo não foge mais.

É lógico que há o lado do torcedor, que pode reclamar de ter de pagar mais. Ainda assim, há quatro setores com preços de, no máximo, R$ 40! Este preço por uma visão central e de cima é, no mínimo, justo. E, é sempre bom lembrar, acabou de sair pesquisa de torcida no jornal Lance! colocando a torcida do Botafogo como uma das de maior poder aquisitivo.

A pior parte, é claro, é o torcedor reagir negativamente, o que pode prejudicar a venda de ingressos para o jogo. A intenção deste texto é, justamente, causar uma reflexão: não vale a pena também um esforço para ajudar o time (com o apoio no Engenhão) e o clube (com a renda)? É Maicosuel, Jobson, Herrera, Jefferson, Loco Abreu, Somália, um marketing mais atuante e cheio de novidades, site, twitter, vídeos, revista, ações sociais e diversos outros motivos que nos orgulham de ser botafoguense. Não é hora de reconhecer o esforço do clube?

Se você achar que não, pense então que é o momento de apoiar o time! O Botafogo vive seu melhor momento no Campeonato Brasileiro e pode nortear suas pretensões de acordo com os resultados dos próximos jogos. Portanto, compareça ao Engenhão, faça sua festa, incentive o time e ajude a conseguir mais uma vitória, a exemplo do que já aconteceu contra o Atlético-MG!

Obs: a melhor saída, ao que parece, é aderir a um plano de sócio-torcedor. Assim, você evita oscilações no preço, filas e problemas para comprar ingressos, além de ajudar o clube a se organizar e a se planejar. "

Rodrigo Federman disse...

Paulo, entendo e concordo com as suas observações. Mas tb acho que além disso, o presidente poderia então informar - já que é uma dúvida de toda a torcida - quanto estamos ganhando nos jogos disputados pelo Duque de Caxias (no Engenhão). Ou então qnt recebem alguns jogadores que foram contratados e nunca jogam (Edson, Araruama, Bruno, Elizeu...). Se todo dinheiro é renda e precisamos (concordo), isso tb precisa ser explicado e ficar transparente.
Abs e SA!!!

Paulo Eduardo disse...

Federmanan, o Duque de Caxias está pagando todas as despesas que causa no Engenhão. Na partida do Caxias contra o Bragantino por exemplo, que foi assistida por 193 pagantes, o Caxias teve o total de despesas de um pouco mais de 23 mil reais. A renda da partida foi de R$ 4.780,00 e além dela a equipe da baixada teve que desembolsar mais R$ 18.607,52. Eu acho que o Botafogo está fazendo o certo, em não cobrar um preço abusivo do Caxias, fazendo com que pague apenas as despesas causadas. Preços altos tem que ser cobrado para Flamengo e Fluminense e não para uma equipe carioca de baixo investimento, que luta por uma inédita vaga na elite do futebol nacional, que seria muito bom para o futebol carioca, já que só os pequenos paulistas sobem para a série A, facilitando para os clubes grandes de São Paulo, que jogam mais vezes "em casa", mesmo quando está jogando "fora".

E o caso desses jogadores citados, acho que o clube tem que fazer apostas mesmo. Foi assim que achamos Jóbson, Maicosuel, Jorge Henrique, Somália, entre muitos outros. Não dá para acertar sempre. É um risco que corremos. Mas acho que depois de um time formado, devemos fazer algumas apostas mesmo, além (principalmente) de olhar para as divisões de base, como o clube também está fazendo.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, obrigado pelas informações. Eu não tinha acesso a esses números e agora a questão do aluguel está esclarecida.
Sobre as apostas, até entendo, mas acho que o Botafogo está começando a viciar nisso. E outra: Para cada Jobson que encontramos, aturamos uns 10 Tonys!
Abs e SA!!!