15/09/10

Galera do CB


















O Cantinho Botafoguense apresenta mais dois amigos.

Na verdade, apresenta um amigo e o trabalho de outro. Ambos do Rio de Janeiro.

Na foto acima, o Luiz Cardoso, que está ao lado do seu pai, Geraldo Fernandes, e dois ex-craques e eternos ídolos do GLORIOSO: Mendonça "baila comigo, Leovegildo" e Maurício.

Infelizmente eu não tive o prazer de acompanhar a carreira do Mendonça, que na opinião de muitos amigos com quem converso, foi um craque fora de série e que deu o azar de defender o clube em um período difícil.

Já o Maurício...esse sim, lembro. E lembro muito bem, afinal, foi o responsável pelo título mais emocionante da história do Botafogo (minha opinião).

Abaixo, desenho do artista Victor Stephan, botafoguense, carioca, artista, desenhista e um amigo que tenho de vários anos de rock'n'roll por aí...

Desde já, recomendo uma visita ao site do Vitão, com vários de seus trabalhos, desenhos e quadros: http://www.victorstephan.com/

















Obrigado ao Luiz e ao Victor!

E lembrando: Se você também quiser fazer parte da Galera do CB, basta enviar a sua foto (com algo remetendo ao Botafogo) para o e-mail ao lado, no meu perfil.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Ari Dias disse...

Cara o Mendonça jogava muito, esse lance contra o Júnior foi fantástico, antecessor de Ronaldinho Gaúcho e cia. Infelizmente ele (Mendonça), Geraldo, Mirandinha, Alemão e etc. Não deram sorte e pegaam o Bota em uma fase muito ruim em que nada dava certo. Tinha tamb ém os jogos em Marechal Hermes, putz, era o inferno.
SALVE LOCO.

FLAVIO SILVEIRA disse...

Se o Mendonça jogasse hj, infelizmente não estaria no Botafogo.Estaria na europa.Foi o meu idolo de adolescencia.Era ele e mais 10.pegou o clube numa epoca terrivel e carregou o fardo durante uns 6,7 anos, com muita dignidade, com muita tecnica e grande futebol.Como já li em algum lugar antes:ser idolo com titulos é facil, ser idolo sem titulo é muito dificil.Mendonça foi o idolo sem titulo.Tenho o maior apreço e carinho por ele.

Rodrigo Federman disse...

Ari, uma pena que não tenham conquistado títulos no GLORIOSO (esses atletas que vc citou). Mas mesmo assim, se tornaram ídolos do Botafogo. Só o Botafogo mesmo é capaz de coisas assim!

Flavio, falou tudo: Ser ídolo em um timaço que ganha tudo é mole. Quero ver se ídolo com um time "meia boca". Como vc disse, o Mendonça conquistou isso!

Abs e SA!!!

Levi disse...

Mendonça esteve no Botafogo na época errada, infelizmente. Tivesse por lá nos anos 60 ou 90, a história teria sido bem diferente. Mesmo assim, chegou a ser convocado para jogar pelos amarelos. De fato, um ídolo sem títulos e tudo por causa de um soprador de apitos canalha que roubou o Alvinegro escandalosamente em favor do São Paulo (claro!) numa semi-final do brasileiro lá no Morumbi. Especulação à parte, o Botafogo tinha todas as chances de levar a taça naquele ano. Mendonça foi um verdadeiro craque. Saiu do Botafogo e foi jogar no Palmeiras, sem perder a condição de ídolo até hoje.
O amigo aí da foto é um privilegiado.
Abraços e saudações.

Saulo disse...

Muito legal a foto.

Rodrigo Federman disse...

Falou tudo, Levi! Sem contar que aquele humilhante drible no Junior já bastaria para colocar o Mendonça na nossa galeria de ídolos eternos, né? rs!

Valeu, Saulo!

Abs e SA!!!

Levi disse...

Outros ídolos sem títulos (que tempo ruim para o Botafogo!!!):
Nílson Dias, Gil, Zé Carlos (goleiraço desafortunado!!), Osmar, Marinho e o próprio Dé, por quê não?
O famoso time do camburão era uma verdadeira seleção, mas que não funcionou de jeito nenhum (Zé Carlos, Perivaldo (o cara era bom sim!), Osmar, Renê (esse batia!) e Rodrigues Neto (acho que era mulambo); Carbone, Mário Sérgio (ele mesmo!) e PC Caju; Gil, Nílson Dias e Dé. Cheio de marginais! hehehe!
Abraços e saudações.

Rodrigo Federman disse...

É Levi, já li e ouvi "muitas histórias" sobre esse time do camburão! Heheheh!
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Faltou falar do Paulo Sérgio que foi reserva do frangueiro do Valdir Perez na copa de 82. O Paulo Sérgio foi muito bem goleiro e também sofreu nos anos de trevas do Fogão.
SALVE PERIVALDO.

Rodrigo Federman disse...

Bem lembrado, Ari. O PS hj mora aqui em Vitória e geralmente é visto aqui pela redondeza.
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

acho que o levi se enganou, pois o mendonça saiu do botafogo para jogar no santos.

foi um jogador acima da média e digo, sem medo de errar, que se tivesse ido para o palmeiras, a torcida esmeraldina o colcaria no mesmo nível do ademir da guia.

deve ser referenciado pela nossa torcida, pois fez parte do time que detem o recorde de invencibilidade no futebol brasileiro.
quando eu morava em recife, tive o prazer de vir para o rio, no mesmo voo, com ele sentado ao meu lado, numa segunda, após termos ganho o sport por 2x1, na ilha do retiro, jogo em que estive presente.
o lance com o júnior é antológico, mas ví de recife pela tv e se deu pela meia esquerda.
abraços,

lscunha

Rodrigo Federman disse...

Opa! Valeu, Lscunha!
Cara, invejo vcs, amigos que tiveram o prazer de acompanhar tantos craques!!
E aquele lance humilhante no Leovegildo, putz, está salvo aqui nos meus favoritos do You Tube! Uma vez por semana eu revejo para dar umas boas risadas!rs!
Abs e SA!!!

Levi disse...

Fala, Luiz Sergio.

De fato, o Mendonça jogou no Santos sim, como também na Portuguesa de Desportos e, se não me falha a memória, na Inter de Limeira, mas já foi no final da carreira.
No Botafogo, jogou até 82, acho, mas jogou no Palmeiras também, junto com o já falecido Rocha, volante raçudo que jogou com ele no Glorioso. Voltaram a faze dupla lá no Palestra.

Abraços e pra cima do Goiás!

Rodrigo Federman disse...

Pra cima do Goiás e que alguém baixe o espírito de Mendonça hj a noite. Nada mal, né, Levi? rs!
Abs e SA!!!

Levi disse...

E somente para completar, naquele brasileirão de 81, em que o Botafogo foi garfado em São Paulo, os bambis PERDERAM a final para o Grêmio, dentro do Morumbi, gol do Baltazar. A justiça foi feita, pelo menos naquele ano.
E, parando com a nostalgia, vamos para cima do Goiás.
Abraços e saudações.

Rodrigo Federman disse...

Levi, em casos assim, a nostalgia faz um bem danado!rs!
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Olha eu acho que tanto o Levi quanto o Paulo Sérgio estão enganados, o Mendonça saiu do Bota pra jogar na Portuguesa-SP. De qualquer maneira hoje que o espírito do Mendonça caia sobre o Fahel, afinal ele também jogou com a camisa 10.
SALVE MENDONÇA.

Rodrigo Federman disse...

Ih, Ari...agora fiquei completamente perdido. Heheheh. Mas enfim, o que importa é que bata o espírito do Mendonça em qlq um hj. Até mesmo no Fahel! Hehehe!
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

levi,

você atiçou minha memória (liga não que eu já estou chegando aos 65 anos)

me lembrei de uma final do palmeiras com a inter de limeira (acho), que ele jogou e perdeu !!!

se os anos não pesarem, tenho registro que foi primeiro para a portugues e depois para o santos.

me corrija, se estou errado.

no mais, agora interessa é o jogo conytra o goiás.

quem sabe se a gente não torna o jogo fácil.

um abração,
lscunha

Rodrigo Federman disse...

Lscunha, não sei se será fácil ou difícil, mas venceremos!!!
Abs e SA!!!