17/09/10

Obrigado, Sergio! Obrigado, Botafogo!


















Ontem, ao chegar da aula (por volta das 23h), havia um pacote em meu nome na portaria do prédio.

Desci e vi que era do amigo Sergio Sabbato, que já me enviou dvds incríveis de jogos antigos de Copas do Mundo, e claro, do Botafogo.

Os dvds estão "gastos" de tanto que assisti. Principalmente o da conquista do campeonato carioca de 89, que a cada nova apresentação, me tira lágrimas.

Dessa vez, o amigo me enviou um quadro sensacional. Lindo mesmo.

O Botafogo de 1968.

Time, inclusive, que na opinião do meu pai, foi o melhor que ele já viu jogar.

É claro que as lágrimas escorreram novamente.

Por ser um presente do GLORIOSO, mas o mais importante: A certeza de que este clube, ímpar que só ele, me proporcionou (e continua proporcionando) amizades que levarei para sempre no meu coração em preto e branco.

Amanhã mesmo colocarei o quadro no meu Cantinho Botafoguense aqui de casa.

Sergio, amigo, faço questão de dizer novamente: MUITO OBRIGADO!!!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Anônimo disse...

esse é um presentão mesmo. daqueles de ficar na parede da sala. como voce disse, esse foi o MELHOR TIME DO BOTAFOGO que vi jogar em toda minha vida. infelizmente, pela minha idade (56), não assisti ao Garrincha, Didi, Nilton Santos. Então, no meu caso, não vi NADA melhor do que esse time ao longo dos 56 anos. além de tudo, assisti ao vivo diversas partidas desse time no maracanã. Assim como eu tenho pena por não ter visto ao vivo Garrincha, Didi, Nilton Santos, Heleno etc... fico com pena dos mais novos que não conseguiram ver esse time. mas, como repararam, o Botafogo é o clube que a cada fornada prepara novos e grandes ídolos. por isso, somos ÚNICOS.
quero ver essa foto. quem sabe eu me vejo lá no fundo do quadro na arquibancada. tava lá com certeza.
jacob

snoopy em p/b disse...

show!
jacob para presidente!

Rodrigo Federman disse...

Pai, já preguei na parede antes de sair de casa. É de um Botafogo e Vasco. E pela foto, o Maracanã estava simplesmente LOTADO!
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Fabião, como já disse uma vez, o bom é que jamais teríamos Fahel em GS! hehehe!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ao contrário Fábio. Voce pra Presidente pra retomar o caminho de termos CRAQUES em casa. e não essas barangas!
certamente eu tava nesse jogo. hoje, penso 4000 vezes antes de ir ao jogo do Botafogo contra alguns adversários. Antigamente não. era como ir ao cinema das 22 hr de domingo ali na Atlantica pra terminar o final de semana. era como ir comer biscoito Globo com mate leao na praia, como dar um mergulho na praia, como passear com a namorada, como tomar o milkshake de Ovomaltine do Bobs, enfim, só coisa boa. Ah Botafogo, que saudades. Dia de chuva, em jogo do Botafogo, virava dia de sol. era como na época do Senna. era acordar pra ver a corrida e ficar feliz o resto do Dia. Senna e Botafogo. Que saaaauuuudades!
Mas, voces novos, tenho certeza verão muitas coisas boas ainda do Glorioso.
jacob

Gil disse...

Bom Dia Rodrigão!
Fabião permita o plágio: Jacob para presidente! kkk

Jacob, assino tudo que você falou! Em 1967 fui escolhido e 68 consagrado! Lembro-me do primeiro dia de aula após o bicampeonato. Talvez uma emoção que torcedores mais jovens não tiveram! Meu batismo em estádio foi no jogo de estréia do PCCaju contra o mequinha. Olha que o mequinha tinha um bom time, e o nosso Botafogo e Caju arrebentaram.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Pai, para que voltemos aos bons tempos, precisamos arrumar um jeito de expurgar todos os encostos, malas e barangas que atrapalham o desenvolvimento do atual Botafogo.

Gil, e que batismo, hein?rs!
Foi "só" a estreia do PC, ainda garoto, né?
E pensar que hj nós somos obrigados a aguentar Fahel, Coral, Bruno Tiago...tudo isso com contratos longos....

Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Grannnnde presente, Rodrigo! Tambem tenho esse poster em uma moldura, aqui em casa. Simplesmente o melhor ataque que o Botafogo já teve, haja visto que todos os agachados foram convocados para a copa de 70.
Seguindo a linha de raciocínio: Jacob para presidente.... e eu para vice.
Quanto ao jogo de amanhã, acho que conseguiremos a vitoria, já que o Botafogo parece estar se transformando em uma espécie de Robin Hood, tirando pontos dos grandes e dando pontos aos pequenos.
Abraços e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Chapa criada, Antônio. rs!
Mas aí, esse "complexo de Robin Hood" já vem de tempos no Botafogo. Nos últimos anos deixamos de conquistar coisas importantes justamente por causa dos "jogos pequenos".
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Infelizmente não ví esse time jogar, mas acredito que tenha sido um dos melhores esquadrões já montado por um time, não só no Brasil, mas no mundo. Talvez se tivesse ganho um taça Toyota contra um time de cachaceiros lá no Japão eles seriam reconhecidos pela mídia.
SALVE BOTAFOGO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, mesmo assim não adiantaria nada, pois para a imprensa parcial, Zico foi o melhor do mundo, o Flamengo de 81 tb, etc...etc...etc...
Mas o que importa mesmo é que nós sabemos que esse Botafogo de 68 golearia a molambada por uns 15 ou 20 a 0!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Grande Rodrigo, a foto é da final de 68, quando sapecamos uma surra no Vasco e eu estava lá.Seu pai tem razão, aquele time de 67 e 68 foi o melhor que tivemos.O de Garrincha, Didi, Amarildo, NS etc também era bom, mas jogava mais cadenciado, sem a volúpia e a fome de gols que tinham Roberto, Jair, PC e Rogério.Tive o privilégio de ver a maioria iniciando nos juvenis, sob a batuta do Neca.Essa garotada, tri campeã carioca de juvenis, encantava as minhas manhãs de domingo, precisamente as dez horas da matina, horário dos jogos.Na época, o melhor de todos, não apareceu na foto, pois ficou inutilizado para o futebol após uma cirurgia, o ponta esquerdo Othon Valentim, que driblava mais que o jair e tinha um chute violentíssimo.Como você pode ver, até os meus trinta anos, só vi timaços alvinegros.Realmente, hoje em dia, nenhum dos nossos jogadores atuais seria reserva do reserva daqueles times.UM ABRAÇO DO JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, assim vcs me matam de inveja.rs!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

JOTA, a fota é do time que jogou o 1º turno contra o Vasco e perdeu de 2X0. Repare, não sei se dá prá ver, o Afonsinho está no lugar do Carlos Roberto. Depois da vitória, o Vasco deu até volta olímpica; na final já sabemos o que aconteceu. Jacob, eu comecei a frequentar jogos do Botafogo com seis anos, mas sinceramente, não me lembro de praticamente nada, apenas alguns imagens, recordações. Eu não me lembro às vezes de jogos que vi quando adulto, imagina com 6 anos, mas concordo contigo, foi o maior time que vi do Botafogo e digo mais: se não fossem os problemas internos com a diretoria e a vaiddade de alguns jogadores, teríamos sido tetra-campeões, 67-68-69-70. Mas é aquela velha história: "O maior inimigo do Botafogo é o próprio Botafogo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, quando bati o olho, logo senti a ausência do CR. Meu amigo, novamente: Muito obrigado pelo presente!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Valeu a observação Sergio, realmente o meu amigo CR não está na foto.Um abraço do Jota.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jota!
Abs e SA!!!

Levi disse...

Afonsinho ou Carlos Roberto, tanto faz. Saía um, entrava o outro e o Botafogo atropelava de qualquer maneira.
Vi poucos jogadores como o PC Caju. Incrível como jogava esse cara.
Se já tivesse campeonato brasileiro naquela época, não teria para ninguém. Esse time aí da foto é um dos melhores do mundo em todos os tempos. Se listarem as cinco melhores equipes de futebol mundial, esse Botafogo entra no ranking, fácil, fácil.
Quatro dos caras da foto estavam no México, servindo aos amarelos (PC foi titular contra a Inglaterra e contra a Romênia e o Roberto autuou em um jogo, pelo menos).
Abraços e saudações.

Rodrigo Federman disse...

Levi, de fato, a selefogo!rs!
Abs e SA!!!

Danilo disse...

vocês estão me deixando de queixo caído, estou babando com tantas histórias impressionantes, agora me dá vontade de ter 50, 60 anos só pra ter visto essa Selefogo de perto, ou pelo menos ter estado nessa época mágica.
E como disse o Levi, Afonsinho ou Carlos Roberto dava no mesmo, arrebentava com todo mundo, bem diferente de hoje que sai um e sentimos um falta imensa, e temos que engolir o Lento flávio, Faehl, e uma imensidade de indivíduos que não merecem vestir uma camisa tão gloriosa como a do Bota.
Que aquela magia volte logo a bater a porta de General Severiano!

Abs e SA !!!

Rodrigo Federman disse...

É, Danilo! Quando leio o pessoal falando de Jair, CR, PC, Roberto, Gerson....e lembro de Fahel, LF, Alessandro, Bruno Tiago...putz, dá uma tristeza! ehheh!
Abs e SA!!!

Levi disse...

Tem mais: O Valtencir (Deus o tenha!) teve uma convocação para os amarelos também. Rogério foi convocado (não sei se para 1970 ou 74), mas foi cortado porque se contundiu (acho que foi 70 mesmo). Manga jogou várias vezes pelos amarelos também, mas deu azar em 66, porque o time era um amontoado desorganizado. Quem veio substituir o Manga, foi Cao, titular do Wendell, igualmente convocado para a seleção amarela. Resumindo, a foto revela uma verdadeira seleção vestida de gala, de preto e branco.
O menino mascote, para quem não lembra, já adulto, foi um dos talismãs convidados para a final de 89 contra o lixo.
Abraços e saudações.

Rodrigo Federman disse...

Levi, eu não sabia dessa do menino mascote. Muito legal! Obrigado, cara.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Reaper

28/Abr/1968
Vasco 2 - 0 Botafogo
Local: Maracanã – Rio de Janeiro (GB)
Renda: Ncr$ 384.295,75
Público: 124.435 – Menores 24.570
Árbitro: Armando Marques
Gols: Buglê 23’ e Nei 68’
Vasco: Pedro Paulo, Ferreira, Brito, Fontana (Sérgio) e Lourival; Buglê (Paulo Dias) e Danilo Menezes; Nado, Nei, Bianchini e Silvinho.
Técnico: Paulinho de Almeida
Botafogo: Manga, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Afonsinho (Carlos Roberto) e Gérson; Rogério, Jairzinho, Roberto (Humberto) e Paulo César.
Técnico: Zagallo

Anônimo disse...

Reaper

o Garotinho e o Marquinhos, que foi poucos meses antes foi convidado pelo Rogerio pra tirar foto com o elenco, o garoto deu sorte, tanto que em fotos ate de metade dos anos 70 o garotinho ainda marcava presenca nas fotos.
em 89 ele assistiu a decisao ao lado da sonja, outra grande figura^^

Rodrigo Federman disse...

Opa, valeu pelas informações, Anônimo!
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

é muito pessoal, mas dos que eu ví, nada é comparado ao time do início de 60, bi-campeão carioca e depois bi-mundial de seleções.

o time da era zagallo, como treinador, era espetacular, mas o dele como jogador, era genial.

de qualquer forma, se tivéssemos hoje, um time com 50% do potencial, daquele que veio de nossa base, ganharíamos tudo, com bastante antecedência.

abraços,

lscunha

Rodrigo Federman disse...

Cunha, eu não vi esse time, mas acho que 10% já bastaria para sermos campeões de tudo hj em dia!rs!
Abs e SA!!!