16/09/10

Quando os 4 se juntam...






Antes das chegadas do Marcelo Mattos, Jobson e Maicosuel, qual era a maior reclamação da torcida botafoguense?

A escalação dos quatro cavaleiros do apocalipse juntos.

Sempre dissemos que quanto menos deles em campo, melhor para o Botafogo.

A partir do momento em que dois saíram da equipe titular (Fahel e Lúcio Flávio), a evolução do time foi incrivelmente notada. 

Algo absurdo mesmo.

Até os outros dois (Alessandro e Leandro Guerreiro) passaram a atuar bem e errando menos.

No jogo de ontem, por conta dos vários desfalques, o técnico Joel Santana resolveu "arriscar a sorte" novamente, escalando os quatro juntos.

O que aconteceu?

O Leandro não repetiu as últimas boas partidas, o Alessandro voltou a cometer faltas burras, e o pior de tudo: Fahel e Lúcio Flávio no meio de campo simplesmente "mataram" dois setores da equipe. O meio e a defesa.

Será que o Joel havia esquecido desse "detalhe"? Acho que não, pois além de voltar com o "maestro", simplesmente deu a braçadeira de capitão ao jogador.

Para variar, os dois foram substituídos no decorrer dos 90 minutos.

Será que ninguém sabia que isso também aconteceria?

Amigos, por essas e outras que eu critico sim, o treinador, que precisa ser responsabilizado (é claro que não na totalidade) pela derrota de ontem, afinal, todos sabemos que não se pode escalar os quatro cavaleiros do apocalipse juntos na mesma partida.

É fato.

Não tinha muitas opções?

Tentasse qualquer outra...
...menos Fahel, Lúcio Flávio, Alessandro e Leandro juntos (repito: Quanto menos deles tiverem, melhor para o Botafogo).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Alberto disse...

Fala Rodrigo!

Vou repetir abaixo o comentário que acabei de colocar no post anterior, mas que tem tudo a ver com esse.

Realmente, eu, você, e a maioria dos torcedores do Fogão não devemos entender nada de futebol... Quem sabe muito mesmo é o papai Joel.


Rodrigo, com os quatro cavaleiros do apocalipse em campo as coisas ficam muito difíceis, e contra qualquer time. Pode até ser contra o último colocado do campeonato.

Primeiro tempo pra perder o jogo.

Os dois primeiros gols sairam pelo lado direito da defesa do Botafogo. Onde estava aquela ameba do Alessandro, que se não apóia, deveria ter a obrigação de fechar aquele lado do campo.

Levamos o primeiro gol de uma forma mais do que ridícula, com participação decisiva, e bisonha, dos quatro cavaleiros do apocalipse: o LG surtou, o Alessandro não estava lá, onde deveria estar, o FaHELL furou de forma bisonha e o LF, bem, esse nõ participou diretamente do lance, porque estava se escondendo do jogo, como fez em todo o tempo que esteve em campo.

O Joel é muito burro mesmo. Vai escalar mal assim lá na pqp. Entra com o LF, e consequentemente com um a menos é sacanagem! Acho que todos nós não entendemos porra nenhuma de futebol e ele é que deve saber tudo.

Quanto ao LG, até que gostaria de gostar dele, mas quando vem jogando bem e parece estar se firmando, começa a falhar bisonhamente em lances decisivos. Acho que deveria jogar de líbero, sempre na sobra, e evitar sair para dar combate direto.

Vamos ver como o papai Joel vai escalar o time contra o Cruzeiro e como o time vai se comportar, porque essa parada vai ser muito mais complicada e o buraco muito mais embaixo.

Um grande abraço,

Alberto

Rodrigo Federman disse...

Exato, Alberto. Td mundo (torcedores) já percebeu que qnts mais deles - juntos - em campo, pior o time fica.
Só o Joel parece não perceber. Por isso o critico, pois sei que não é proposital. É pq ele realmente é um treinador movido à sorte.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Graças ao Bom DEUS, você tem um presente hoje para melhorar o ânimo!
PARABÉNS D.JAQUELINE, UM BEIJAÇO E TUDO DE BOM!

Rodrigão, só para complementar; com esses "senhores" em campo não ganhamos nada!
Com esses "senhores" e alguns jogadores com espíritos vencedores nós ganhamos algo!
As falhas são as mesmas, os cartões amarelos são recebidos com as mesmas faltas e tudo mais que falamos por diversos anos.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gil! Obrigado, meu irmão.
Pois é, cara...com esses "senhores", até sabemos quem (e quando) será substituído no decorrer das partidas, né? E mesmo assim, eles continuam lá, firmes e fortes, enquanto alguns meninos são promovidos da base para...nada!
Abs e SA!!!

Levi disse...

Antes de mais nada, parabéns para a D. Jaqueline. Meu desejo é que ela continue a ser feliz como, tenho certeza, é.

Não sei se o JS dispunha de jogadores no banco ou mesmo no "estoque" - na feliz definição do Antônio - que fizesse frente à demanda de ontem. Pelo jeito, não. No entanto, não dá para jogar com os quatro famigerados ao mesmo tempo. Isso já está mais do que provado e não precisa ser técnico de futebol para verificar isso. Túlio Souza, Eliseu (nunca vi, mas não pode ser pior do que Fahell), Caio ou mesmo o moleque convocado às pressas: qualquer outro esquema teria sido melhor (ou menos pior) daquele que foi posto em campo desde o início.
Li alguns comentários dos amigos que vão contra o que penso (viva o ambiente democrático), todos, sem exceção, educados e respeitadores da opinião contrária. De igual modo, respeito todos, mas não dá para encarar Lúcio Flácido em campo e acho sim, que o Natalino foi medroso ontem. Já é o segundo gol importantíssimo que o LG deu de graça para o adversário. A posição do Maicossuel tem de ser acertada, pois, do modo como está jogando, não tem sido nada eficaz.
A verdade, ao meu ver inquestionável, é que perdemos a pedra angular do time, o sujeito que colocava a equipe num centro de equilíbrio. Estou falando do Marcelo Mattos e, sem ele, a caminhada do Botafogo vai ficar bem mais difícil. A única esperança que nos resta, é que Somália dê um jeito de cobrir a falta do Mattos. Caso contrário, já era título. A cota de derrotas para quem quer ser campeão está à beira de se esgotar. Menos mal que os próximos 3 jogos serão no "João Havelange". São essas partidas que irão responder à pergunta: Até onde o Botafogo pretende ir?
Abraços e saudações.

Anônimo disse...

É incrível, amigos ...

Parece q com esses 4 em campo o script está previamente escrito:

1)FaHELL terá q ser substituído pq fatalmente será expulso com 2 amrelos.
2)LF nem suará a camisa, pois não aparecerá.
3)LG falhará perto da área, e isso certamente será aproveitado pelo adversário.
4)Alessandro não ataca mas toma bola nas costas. Onde diabos será q essa anta estará nos gols do adversário?

Ontem uma coisa tb foi complicada. Não tivemos nem por um segundo sequer o fator SORTE. Como diz um amigo, qdo a sorte vê o LF, joga com o outro time. Engraçado como bolas na trave, rebotes, enfim, tudo q depende um pouco de sorte sobrava pra eles. Engraçado o Joel, tão supersticioso como se diz, não reparar essa relação da (falta de) sorte com o LF.

Além disso, senti tb o time com uma certa soberba no começo do jogo. No momento q até a imprensa começou a se render, acabou a entrega, a disciplina tática, etc. Ficou evidente o "qdo quiser eu ganho". Isso, meus amigos, nunca foi a cara do Botafogo. Sempre vencemos as batalhas na humildade, suando sangue na camisa alvinegra.

Uma outra coisa tb suspeitei. Senti o time jogando a partida como se fosse a última. Mesmo fenômeno do jogo contra o SP em 2007. Entramos pensando q era vida ou morte, qdo ainda temos umas 15 rodadas pela frente.

Enfim, ficou óbvio qdo o W. Monteiro participou ativamente de 2 gols (pró) e não fez nenhuma cagada (contra) q não venceríamos... é uma pena. Ainda sim, esse jogo contra o Cruzeiro já é mais a nossa cara. O tipo de clima q costuma nos favorecer. Entrar como azarão nos deu o carioca 2010 sem finais e nos colocou em 3º no BR10.

A esperança continua (até ser divulgada a escalação do jogo)...

Abraço,
Marcus

Rodrigo Federman disse...

Levi, em nome da minha mãe, eu agradeço.
Amigo, vc falou tudo o que penso: Não temos um super elenco com peças de reposição para o meio e zaga (aí não é culpa do Joel). Mas a partir do momento em que o treinador insiste com os 4 juntos, é erro dele sim.
Quem colocar? Não sei. Pra isso o JS recebe 250mil por mês. Para quê sobem os jovens da base se nunca jogam? E o Elizeu? Rosário? Araruama? Pô, o que não dá é para continuar insistindo com os 4 cavaleiros juntos!

Marcus, e quando estamos desfalcados de 5 titulares e a sorte não aparece...vimos o resultado!
Concordo com o seu comentário. Algo precisa ser mudado. A começar pela cabeça do treinador, que não pode mais - em hipótese alguma - escalar Alessandro, LG, Fahel e LF juntos desde o início. Isso é dar o tiro no próprio pé.

Abs e SA!!!

Levi disse...

O amigo Marcus aí em cima falou o que percebi ontem durante a primeira parte do primeiro tempo. Parecia que o time estava jogando sem vontade, achando que, por estar na crista da onda e malevolamente insençado pela mídia, achou que podia ganhar a qualquer hora. Achou que, jogando contra o lanterna, as coisas se resolveriam por si sós. Ledo engano. Justamente nesses momentos é que não se deve relaxar. Entrou mal escalado sim. O Caio deveria ter entrado desde o início no lugar do LF. O treinador que se virasse para armar um esquema, mas não dava para colocar Lúcio Flácido em campo. O time estava travado e sem vontade. Arrisco-me a dizer: se não vencer o Cruzeiro no sábado, pode dar adeus ao título. Se serve de consolo, está melhor do que no ano passado. Já li que Somália e Herrera estão liberados para jogarem a próxima. Juro que é a última vez que falo nisso: contra o Cruzeiro, é o nosso último "divisor de águas".
Abraços e saudações.

Rodrigo Federman disse...

Levi, tb acho que a nossa decisão será depois de amanhã. Ali saberemos até onde podemos ir no campeonato.
Sobre a escalação de ontem, é bem simples: O JS entrou com o LF (e não o Caio), para ao menos mexer uma vez na equipe, já que se entrasse com o garoto, estaria perdido, tamanha a sua previsibilidade, independente dos jogos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É o que falei no post anterior , lf e lg não jogaram nada quanto ao fael sem comentarios , e alessandro voltou ao normal...
Acho que o esquema tatico deve atrapalhar eles ...
Agora é pensar nos 3 jogos que temos em casa ... torcer, rezar para a volta dos machucados ....

Alex - Juiz de Fora - Mg

Ari Dias disse...

Rodrigão parece que o Herrera e o Somália voltam contra o cruzeiro, com relação ao Somália acho que uma boa opção, o Herrera sinceramente eu não sei, pois, não vinha jogando nada. Sobre o resultado de ontem podemos malhar muita gente, mas não podemos esquecer que o time fez a maior acrobacia pra trazer um jogador com status de ídolo e ele dentro de campo não vem fazendo o seu papel, é claro que estou falando do Maicossuel. Gosto dele, acho que tem crédito, mas precisa urgentemente voltar a jogar o seu melhor futebol. O Loco brigou pra voltar ao time e vem rendendo dentro de campo e fazendo a sua parte.
Sábado é invadir o engenhão e empurrar o time pra cima do cruzeiro.
SALVE MAGO.

Rodrigo Federman disse...

Alex, acho que as presenças deles próprios atrapalham os outros. Aliás, o time todo! rs!
Pra cima do Cruzeiro, pois agora é "tudo o que nos resta"!
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ari, escreverei daqui a pouco sobre essas prováveis voltas de Somália e Herrera (fala-se tb no Jobson).
Quanto ao Maic, estou de acordo. Ainda está bem abaixo do que pode e esperamos.
Abs e SA!!!

Ecio HEnrique disse...

Rodrigo já viu esse documentario?
http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=12415&t=para+motivar+documentario+da+petrobras+exalta+torcida+do+fogao

Rodrigo Federman disse...

Vi sim, Ecio! Esse vídeo é "duca"!!!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

COMPANHEIRO EU ENTENDO TODA SUA DISCORDÂNCIA EM RELAÇÃO A JOGADORES COMO FAHEL, ALESANDRO E LÚCIO FLAVIO, POIS CONFESSO QUE NENHUM DESSES JOGARIA NO MEU TIME, PORÉM O PIOR JOGADOR DO ELENCO NO MEU ENTENDIMENTO É O TAL DE LEANDRO GUERREIRO O JOGADORZINHO FRACO COMO GOSTA DE ENTREGUAR O OURO, O CARA NOS JOGOS E MOMENTOS MAIS DECISIVOS SEMPRE DÁ SUAS PIXOTADAS E PIOR A TORCIDA AINDA O CONSIDERA UM ÍDOLO... AÍ NÃO DÁ!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, não coloco o LG pior do que esses que eu tanto critico, mas tb estou de saco cheio do LG e respeito quem pense assim como vc.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

O LG até melhorou, mas como já disseram aqui, o cara sempre tem falhas em jogos decisivos ou em momentos decisivos de um jogo.E tem gente q, ainda, acha q o LF é solução para alguma coisa.Só pode ser parente desse jogador.É chegar fim de ano e agradece-lo pelos serviços prestados e manda-lo embora.E notem q as falhas do Botafogo, individuais, vem sempre acontecendo com os jogadores mais antigos.Fahel, Alessandro, LG são sombras dos times q colecionou 3 vices seguidos, sem falar no LF.Sinal q a epoca deles já acabou e só quem não vê é a diretoria.De qualquer forma, essa derrota não refletiu o q o foi o jogo, apesar de justa.O Joel também errou na escalação e nas substituições, um pouco também por falta de elenco, mas também não podemos arrancar os cabelos por conta disso, afinal somos um clube grande, estamos bem colocados no campeonato e repito aqui o q já disse:Na posição q estamos , com esse elenco, com os pontos acumulados até aqui, podemos, sim, brigar pela libertadores.Titulo, o buraco é mais embaixo.O jogo de amanhã é dificil, se formos pra cima do cruzeiro de forma desordenada, como quarta, levamos outra goleada.O Cruzeiro está muito bem, e tem q marcar esse Montillo, pois esse cara joga muito.Aliás o dinheiro investido no Mago, eu investiria no Montillo, q era mais barato e se encaixaria como uma luva no Botafogo.Nada contr o mago, apesar de achar q ele, some no segundo tempo, o q mostra q está mal fisicamente.O importante é ter calma e não perdermos o foco na competição.

Rodrigo Federman disse...

Flavio, duas coisas me impressionam: Como o LG pode vir bem, bem, bem...mas em um único descuido, a partida pode ir para o ralo. Quase sempre ele comete um "errinho" por jogo. E geralmente esse "errinho" compromete todo o resultado, né?
Já o Joel, amigo...vou dizer que, para mim, ele mais erra do que acerta. E não é de hoje...
Abs e SA!!!