23/10/10

Haja coração!




O Botafogo venceu o Vitória (1 a 0 - Marcelo Cordeiro), assumiu provisoriamente a quinta colocação na tabela e continua vivo na briga pela Libertadores 2011 (para os mais otimistas, até pelo título).

Vencemos, que bom. Nesse momento - e como dissemos no post anterior -, meio a zero já seria goleada. E se foi por 1 a 0 então...
...melhor ainda.

Mas se o placar deixou o torcedor alegre, o desempenho do time não deve ter empolgado tanto para os próximos compromissos. Isso porque vimos o que já estamos cansados de ver: Um futebol mal apresentado de um time que continua sendo escalado de maneira equivocada e insistindo nos chutões, sem variações táticas, etc...etc...etc...

Dessa forma, o gol só sairia graças a um acaso.

E foi exatamente o que aconteceu...

Quando a partida chegava aos 45 minutos do primeiro tempo, o Marcelo Cordeiro acertou uma linda cobrança de falta e deu números finais.

Tirando esse lance, a primeira etapa foi de se lamentar. E devemos ao Jefferson, que operou dois milagres, o fato de não termos descido para o vestiário em desvantagem.

No segundo tempo o que aconteceu?

Nada de diferente.

O treinador voltou com o mesmo time e formação. Ao menos o Vitória também piorou e parou de chegar com tanto perigo. Já o Botafogo, quando criava chance, desperdiçava.

Como o jogo começava a ficar bastante nervoso, me preocupei com as oportunidades perdidas e já estava me preparando para o "pior".

O Joel Santana ainda quis dar a sua dose de colaboração com o sofrimento do torcedor botafoguense, mantendo o Lúcio Flávio em campo até os 30 minutos da segunda etapa, e o pior: Trocando o Jobson pelo... Fahel.

Sim, meus amigos! O treinador alvinegro tirou a válvula de escape do GLORIOSO (por mais que não estivesse bem, não deveria ter tirado o Jobson) e colocou um volante limitado e que oferece muito perigo à nossa própria meta.

Depois dizem que eu implico demais com o Natalino...

Graças a Deus, a sorte (hoje ela voltou) deu o ar da graça para o time de General Severiano após oito empates. Mas apesar dos três pontos, confesso que o que acompanhei nesta noite não me faz acreditar nessa "Arrancada Final".

É claro que torço para queimar a língua, mas infelizmente não posso deixar de opinar, né?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Notas: Botafogo 1 x 0 Vitória

1- Jefferson: Nos livrou da derrota parcial no primeiro tempo - 7,0

2- Alessandro: Esteve melhor na defesa do que no apoio - 6,0

3- Danny Morais: Boa partida - 6,0

4- Márcio Rosário: Não perdeu uma dividida sequer - 6,5

5- Leandro Guerreiro: Tirou quase todas as bolas da nossa defesa e ainda tentou sair para o jogo - 6,5

6- Marcelo Cordeiro: Apesar do gol, fazia uma partida burocrática até sair machucado - 5,5

7- Somália: Começou perdido no meio de campo e melhorou quando precisou atuar improvisado no lado esquerdo - 6,0

8- Marcelo Mattos: O destaque do meio, pois jogou sozinho no setor durante quase toda a partida. Auxiliou a zaga e ainda chegou ao ataque - 7,0

9- Loco Abreu: Uma partida apagada - 5,0

10- Lúcio Flávio: Não dá mais... - 4,0

11- Jobson: Perdeu a maioria das jogadas e pecou em alguns lances por individualismo exagerado - 5,5

12- Edno: Disperso e irresponsável - 4,5

13- Renato Cajá: Ao menos se apresentou mais do que o Lúcio Flávio (em poucos minutos) - 5,5

14- Fahel: Poucos minutos em campo (graças a Deus!) - Sem nota

Joel Santana: Continua escalando mal a equipe e recuando em excesso. Ter mantido o LF por tanto tempo e substituindo o Jobson pelo Fahel foi demais... - 5,0

21 comentários:

Unknown disse...

Somália é mito cara! "Daqui você não passa!" kkkkkkkkkkkk

Rodrigo Federman disse...

Esse lance empolgou mesmo, Asura! rs!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Sai Jóbson e entra Fahel!! Essa é demais! Sai a nossa esperança e entra a nossa vergonha! Esse é o nosso treinador.Querem nos matar do coração!

Mas como vencemos, o prazo de validade do Joel foi extendido.

Embromation! Isso não é treinador!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Exato, Newton! Por mais que o Jobson não tenha jogado bem, não se tira ele do campo para entrar Fahel. Na pior das hipóteses, por outro atacante (Alex).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Lucio Flavio é um ótimo jogador, oque lhe falta uma coisa básica do futebol de hoje, correr, hj ele deu um passe para jobson(que perdeu), primoroso, agora me digam qual jogador no elenco temos com a qualidade dele no passe, me chamou a atenção quando ele foi substituido, a torcida o vaio,como sempre, e todos os jogadores(todos mesmo) o aplaudiram, isso mostra a capacidade de lider dele, e independentemente de como ele tem rendido nos jogos de modo geral, uma pessoa com tamanha capacidade de liderança tem que ser respeitada, e são de pessoas que naum só o nosso glorioso precisa, mas o brasil intero.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, respeito a sua opinião, mas discordo em partes. Não questiono a qualidade técnica do LF, mas além de não se entregar, não dá, o seu ciclo em GS acabou (minha opinião). Eu acho que o Cajá rende mais do que ele. Além disso, acho que o aplauso dos jogadores não mostra que ele é líder. Acho que isso é normal em um grupo que não quer que o jogador saia ainda mais sem moral e cabisbaixo.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Com a saída do Maicosuel, o Jóbson é o único atacante que incomoda os zagueiros, que parte pra cima e vai no fundo do campo. Ele amarelou 3 jogadores do vitória no 1º tempo, pois não tem medo, tem bastante ousadia.

Eu entraria com Jóbson e Caio, pra arrebentar a defesa fraca do galo. Os dois têm velocidade, criam situações, cavam faltas, etc.

Só rezando pro Joel atender!!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Newton, eu tb entraria com os dois abertos e o Loco no meio. Mas vc acredita que o JS fará isso fora de casa e contra o Atl.MG? Se dentro do Engenhão (contra o Vitória) ele me tira o Jobson e coloca Fahel...
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Meu caro Rodrigo, meu sobrinho assistiu alguns jogos do sub-23 e fez observações sobre jogadores.Hoje, avisou-me para assistir o jogo com o Vasco,um dos melhores times do torneio.Após a partida,concordei com algumas de suas Obs.Quem não tem padrinho, seja diretor, empresário importante etc, quase não tem chance e quando tem é na podre.Enquanto isso, alguns molambos apadrinhados...Só isso explica o Bruno Thiago e o Guilherme, não estarem disputando vaga no time titular.BT é muito melhor que LF,TS,Edno(ridículo),Fahell, Somália.O lateral esquerdo marca muito melhor que o MC.Goleiro e zagueiros fraquíssimos...Concordo com meu sobrinho, se tivéssemos 2 zagueiros e um bom goleiro estaríamos disputando.O tal do Alex, que muitos queriam dar chance , é um perebão que foi substituído por um pior ainda,mas deve ter padrinho forte...Quanto ao jogo com o Vitória meu amigo, o que falar do VV que insiste em LF,manda entrar o clone do VS e ainda tira o jobson, que de muletas é melhor que o Fahel.Até o final será o drama de sempre,sufoco e empate ou ganhar na cagada.O mais importante, o Caio jogou como atacante e bem.Mesmo com o cai cai, tem velocidade e faz boas jogadas, mas nunca de ala, como é escalado pelo PINGUÇO.O atacante William parece ter futuro.Outro com padrinho forte é o tal do Romário, capitão do time, com futebol de LF.UM ABRAÇO DO JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, meu amigo. Qnd o JS tirou o Jobson e colocou o Fahel aos 35min não me aguentei mais e xinguei o VV até o último minuto de jogo! hehehe!
Não dá para enfrentarmos os adversários e a covardia do treinero.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo eu fui ao engenhão hoje e vi um filme de terror... Como nosso elenco é limitado. E mais nao aguento mais ver o Lucio flacido jogando, alias andando dentro de campo! e vc acredita que ainda teve torcedor o aplaudindo???`fod... esses torcedores que estragam nosso time.Enfim vc viu oque o Loco falou p um repóter quando ele(repórte) perguntou: Finalmente uma vitória depois de tantos empates???
Ele(Ídolo Loco) nao podemos fazer nada se eles nao conseguem ganhar de nós, por isso nao considero muito tempo sem ganhar e sim sem perder... Uhhh El Loco ooo
O cara é fod....

abs
Diego Apaixonado pelo Fogão!!!

Welsinho JF disse...

Há tempos também que não tenho gostado das partidas do LF, mas gente, vamos botar a mão na consciência: vaiar o trabalhador no ato de seu trabalho é imbecilidade. Vaia ao entrar para a partida, ao ser substituído, mas quando o cara pega na bola!!

Eu acho essa perseguição muita sacanagem. Se eu estiver trabalhando e alguém ficar na minha orelha enchendo a porra do saco eu saio na porrada!!

Também percebo que o ciclo do LF em GS já terminou há tempos, mas mais respeito com o profissional. Em um passado recente ele nos deu alegria.

Desejo mesmo que ele não continue em GS para o ano que vem, mas enquanto ele estiver defendendo o Botafogo o meu respeito ele terá.

Francisco Lima disse...

Rodrigo, começou a pipocar nos sites esportivos. Na saída do campo, Lúcio Flávio, ao ser entrevistado, declarou só termais sete jogos com a camisa do Botafogo, dando a entender que sai no fim do ano!...

E eu afirmo, pesaroso... já vai tarde. É duro dizer isso, porque LF já foi (!!!!) um de meus ídolos. Hoje não é mais. Ele pode ser boa gente, ter um excelente passe, ser bom caráter, um dos líderes do time, honesto, educado com a imprensa, sério, articulado, mas ... parece + um ex-jogador edm atividade.

Hoje ele pouco joga do seu futebol incisivo de antigamente, que encantava a todos os botafoguenses. No meu time, era ele e mais 10! Só que, depois daquela fratura na perna anos atrás, no segundo turno de um campeonato carioca, no Maracanã, nunca mais foi um grande jogador. Perdeu a ousadia, o drible. Tem vezes que parece ser um volante, que bate bem faltas e pênaltis.

Mas, só. Até porque nunca foi um grande destruidor de jogadas ou ladrão de bolas, Nem escanteio na cabeça dos atacantes ele consegue mais fazer direito...

O torcedor pode não ser jogador de futebol de campo e ser apenas um mísero peladeiro, mas não é bobo. Ele aprecia o futebol bem jogado, deseja aplaudir boas jogadas e se encantar com o time para o qual torce.

Lúcio Flávio não proporciona mais bons momentos. Desperta ira. Por isso não tem mais o respeito da maioria dos seus torcedores.

Poucos o aplaudem. Há quantos anos, não faz seguidamente bons jogos? Foi assim que ele encheu o saco, o meu, o seu e o da torcida. As vaias ocorrem porque perdeu seu futebol no caminho.

Anônimo disse...

Rodrigo.

Não sei o que dizer dessa pelada, acho melhor não falar nada, senão corro o risco de falar bobagens.
Só estou preocupado porque depois daquele gol do Cordeirinho, que ele não acerta outro nunca mais, corremos o risco dele ter o contrato renovado de maneira vitalícia, o que será uma tragedia.

Bom fim de semana.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Diego, filme de horror mesmo! Muito ruim e mal treinado. Ainda bem que desta vez vencemos, mas não podemos nos iludir: Atuando assim será muito difícil, cara.

Welsinho, eu tb acho que vaiar durante a partida é complicado, mas cara, não dá mais. Há três anos estamos dando oportunidades ao LF e ele insiste em não agarrar. Já deu, e espero que o JS tenha percebido (pelo bem do próprio atleta).

Chico, concordo com tudo o que vc disse. Eu tb já disse "n" vezes que não acho o LF de todo ruim. Já cansei de aplaudi-lo e considerar a sua presença no time titular, mas definitivamente passou a sua época no Botafogo.
Hj, como vc disse, parece um ex jogador em atividade, tamanha a sua apatia, sonolência e omissão em campo.

Patinhas, é isso aí. Vencemos, mas outra vez não convencemos. O problema é que essas vitórias no sacrifício certamente vão dando sobrevida à várias malas que estão no elenco e que a diretoria pretende manter na próxima temporada. Inclusive o treinador covarde.

Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Vencemos, e nem Deus sabe como....
Que joguinho ruim! Acho que o JS aproveita a semana sem jogos, para reunir o grupo em um bar e falar de politica, religião, mulher....porque, futebol não faz parte do cardápio.
Ontem a defesa esteve bem e o Odivã, digo Rosario mostrou que é um zagueiro zagueiro, limitado em técnica e ilimitado em disposição.
O meio campo parecia o samba de uma nota só. Era Marcelo Mattos e mais nada.
Porque chamam o Lucio Flavio de lider? Só se for lider religioso, pois, lideres de verdade não sucumbem aos sinais de desagrado por parte dos que o rodeiam. Lideres de verdade, buscam forças inimagináveis e superam os desafios. Lucio Flavio não aguenta a pressão e procura se omitir, abandonando, entre aspas, o grupo que acreditam que ele lidera.
Já o ataque, bem, é preciso sintonizar o dial do Jobson com o do Loco, pois parece que estão em estações diferentes.
Bom, de resto só o resto....
Abraços e saudações alvinegras.

Gil disse...

Bom Dia Rodrigäo!

Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Na 31 rodada e com o enceradeira, se esconde, do lento flavio como titular conseguimos a nossa "primeira vitória". Esse é o maestro do time que tanto a frapress fala! Agora vai! Depois da quebra desse tabu eu acredito em coisas melhores. Quem sabe agora ele tirou o peso das costas.

Já que o natalino gosta de inventar, bem que poderia escalar o Loco como homem de armaçäo! Quando o Loco tirou, de cabeça, aquela cobrança de escanteio no finalzinho e depois fez um lançamento primoroso pensei nisso.

Quem sabe agora, descartado o rebaixamento, o retranqueiro e covarde treinador mude, um pouquinho, o seu modo de pensar. Quem sabe deixe a teimosia e covardia de lado!

Abs e Sds, Botafoguenses!

Anônimo disse...

Grande Rodrigo!

Finalmente saiu a vitória. Na sorte, é claro, mas saiu.
Minhas observações:

1) Falar q o time não jogou (joga) bem é chover no molhado. Se forçarmos a memória, só jogamos bem contra o Galo na arrancada do 1º turno. Pra não ser injusto, durante alguns jogos houve lampejos de bom futebol. Nada mais.

2) Qto ao comentário do amigo q diz q LF é líder, discordo completamente. Qdo alguém viu LF tomar atitude de liderança em jogo? Ele é sempre o primeiro a se omitir. Líder não tem medo de se expor, defende o time, se impõe. Palavras políticas como as dele e do LG são do tipo "não fo$#@ e nem sai de cima". Um líder deve ser atuante, decisivo, proativo. LF é a personificação da anti-liderança.

3) Ontem, Jobson estrelou mais uma jogada como a do Caio, do Alessandro e etc. Loco sozinho pra marcar, o zé ruela decide chutar sem muito ângulo e equilíbrio. Dureza ter um cara q tá ali pra empurrar a bola pra dentro e ngm dá a bola pra ele. De qq modo, Jobson tme algum crédito, pq é o único q tem ousadia e qualidade pra fazer algo diferenciado nesse time.

4) Todos os sites dando tom de despedida à entrevista do LF. Será? Será mesmo? Se for isso, conseguimos. Se a diretoria não toma uma decisão, a torcida o faz. Pode ser o começo do fim da panelinha podre de GS. Pior é ver alguns tentando defender o cara...

5) Tb não acredito em arrancada. Mas, por outro lado, acho q um pouco da ansiedade se foi com a vitória. De repente, os atacantes jogam menos tensos, ansiosos por resolver logo em cada jogada, e a cara do time melhora um pouco. Acho libertadores improvável, mas ter chance até a última rodada nos daria, pelo menos, uma partida melhor pra assistir.

Abraço,
Marcus

Rodrigo Federman disse...

Grande Antônio! Falou tudo, companheiro. O JS pode fazer tudo durante a semana, menos treinar. Se esse time é treinado durante a semana, tds merecem ser demitidos, pois não vemos nada sendo apresentado no que diz respeito à tática, lances ensaiados, etc...
Ao menos a vitória voltou a sorrir para nós, né?

Aleluia, Gil! Voltamos a vencer...mas amigo, duvido muito que a cabeça/mentalidade no Natalino mude alguma coisa. Ontem foi impressionante, quando ele sacou o Jobson e colocou o Fahel. Ali ficou provado o ˜quanto" ele é corajoso.

Fala, Marcus! Cara, concordo com todas as suas observações. Principalmente a que vc citou sobre o lance do Jobson. Pensei a mesma coisa: Mais um lance igual aquele do Caio contra o Corinthians e Herrera contra o Guarani. Por sorte, vencemos. Mas esses individualismos/ansiedade precisam ser melhor administrados na equipe.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu fico imaginando alguém que leia os comentários acaba achando que estamos na zona de rebaixamento, né? Existe uma desproporção entre o jogo do Botafogo e seus resultados. Onde estive no Engenhão e tive vontade de matar o Joél na hora que substituiu o Jobson pelo "Fraquél". É de enlouquecer qualquer um. A questão é que o Joél é assim mesmo!!! Fomos campeões cariocas com joguinho medroso. Somos quinto colocados com joguinho medroso. Isso faz do Joél um mau técnico? Não, é o jeito dele e é eficiente. Se pensarmos que a zaga é toda reserva e está ando conta...Que o Mago e o Herrera estão de fora até o ano que vêm...Que o Caio estava de fora omtem...Que empatamos muito os últimos jogos porque o MM estava de fora...Enfim, ver os jogos do Botafogo não é fácil, mas com o elenco que temos acho que o Joél faz o possível, pensando primeiro em não perder e de fato somos o time que menos perdeu no campeonato...e estamos em quinto.
Também gostaria que o Joél fosse mais ousado em algumas horas, mas ele prefere segurar o resultado do que tentar liquidar. Na entrevista coletiva ontem ele disse que se arrependeu de tirar o Jobson...pensou depois que teria sido melhor tirar o Loco. Concordo com ele! Disse também que prefere 1passarinho na mão...fica óbvio que perefere garantir o resultado.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu acho que temos um grupo capaz de estar nessa posição no campeonato. Os times são nivelados por baixo e por isso digo que poderíamos estar ainda melhor colocados. Se não estamos, creio que o JS seja responsável em pelo menos 60% das ocasiões. Mesmo com todos os problemas, o Botafogo pode mais.
De toda forma, vamos torcer para que o time termine bem e que no ano que vem tenhamos um treinador mais corajoso.
Abs e SA!!!