10/10/10

Sem vencer fica difícil




















Mais um empate na conta do "rei do empate" Botafogo. Na conta do "não me importo em vencer, desde que não perca" Joel Santana.

Botafogo e Palmeiras ficaram no 0 a 0 nesta tarde e o resultado foi péssimo para os dois times. Principalmente para o alvinegro, que mais uma vez não soube fazer o dever de casa e continua sendo o único mandante invicto na competicão...
...entretanto, com pouquíssimas vitórias e uma farta coleção de empates.

O que dizer da partida?

Não tenho mais paciência para pensar no que escrever, amigos. É "chover no molhado", afinal, nada muda. O time continua dando chutões, sem jogadas armadas, ensaiadas e/ou dependendo de algum "vento da sorte".

Tudo bem que hoje o Loco Abreu "colaborou" ao perder um pênalti, mas não foi isso que determinou mais um "fracasso" botafoguense.

Tirando a penalidade máxima, o GLORIOSO só chegou em outras três oportunidades: Uma bola em que o Marcelo Cordeiro foi medroso e tocou mal para o uruguaio; uma outra em que o lateral acertou e o Loco e Jobson falharam bisonhamente no mesmo lance e um chute desastroso do Somália, que estava sozinho e de frente para o gol palmeirense.

Fora isso, nada mais.

E nem o Palmeiras jogou. 

Só que mesmo assim, o Joel Santana não se importou em vencer. Ele, como sempre, só não queria perder e por isso a partida foi de dar sono.

Duas equipes chatas, desinteressadas e limitadíssimas.

Mas como nos preocupamos apenas com o Botafogo, gostaria de externar mais uma vez a minha total antipatia ao Joel Santana, que precisando vencer para aproveitar outra rodada interessante, simplesmente "matou" o time com duas péssimas substituições.

Não é que o Lúcio Flávio estivesse bem (não estava), mas tirá-lo para deixar Somália como armador é de uma burrice incrível. Pior ainda é tirar - em seguida - o volante que mais chega na frente, corre e chuta, para manter Fahel, Márcio Rosário, Alessandro, Marcelo Cordeiro...

Repito: O Botafogo precisava vencer, mas o seu treinador não queria.

Aliás, o que ele quis ao colocar o Edno em campo faltando 10 minutos? E por que não tentar a terceira e última substituição no abafa e desespero (pior das hipóteses)?

Enquanto vamos perdendo contato com o G4/G3, os outros times vão chegando...
...e se não abrirmos bem os olhos, até a Sul-Americana pode passar desapercebida.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Notas: Botafogo 0 x 0 Palmeiras

1- Renan: Realizou um milagre no final do jogo e evitou a derrota - 6,0

2- Alessandro: Não arma, não cruza bem, deixa espaços... - 5,0

3- Antônio Carlos: O futebol de sempre, sem surpresas - 5,5

4- Danny Morais: Boa partida, marcando o Kleber com firmeza - 5,5

5- Márcio Rosário: Não comprometeu, mas é o típico beque de roça que não inspira a menor confiança - 5,0

6- Marcelo Cordeiro: Péssimo. Apenas um bom lance produtivo e outro desperdiçado por covardia - 4,5

7- Somália: Não foi brilhante (longe disso), só que era o jogador que mais se oferecia em campo e chamava a bola - 6,0

8- Fahel: Impressionante como é inútil e nunca sai do time - 5,0

9- Loco Abreu: Perdeu um pênalti e um gol que não costuma perder. Em compensação, não erra passes e só arma jogadas ofensivas com um toque - 5,5

10- Lúcio Flávio: Igual ao Marcelo Cordeiro, ou seja, apenas uma boa bola durante toda a partida. Menos mal que apesar de errar muito, não se escondeu tanto como de costume - 5,0

11- Jobson: Até tentou colocar correria, mas além do excesso de individualismo, não esteve bem nas finalizações, perdendo um lance incrível também - 5,5

12- Caio: Não acrescentou em nada - 5,0

13- Edno: Ídem ao Caio - 5,0

Joel Santana: O Botafogo merece um treinador que pense em vencer antes de pensar em não perder... - 4,5

23 comentários:

Eliane Cezar disse...

Qual terá sido a desculpa/gracinha de Joel Santana na coletiva? Será que do banco o técnico não vê o que todos vemos - que a vela do iluminado Cai-Caio já apagou faz tempo? Que Lento-Flávio não vai dar velocidade ao nosso time? Que temos MEDO (muito MEDO) de Fahel em campo? Os desfalques não são mais a desculpa... com esse time aí perdemos inúmeras oportunidades de vitória. Podíamos estar nas cabeças, massss... E agora, Joel?

Rafael de Almeida disse...

Amigo também não acho o Joel o melhor técnico do mundo,mas o cara coloca o time pra frente o tempo todo,coloca três ou até quatro atacantes por partida e você diz que o cara não quer ganhar?Temos que parar de hipocrisia,nosso time é apenas mediano,não dá para tirar leite de pedra.Temos como lateral o fraco Alessandro,que na minha opinião foi o melhor jogador do segundo tempo, partindo pra cima e armando contra-ataques para o time(uma mudança de postura,claramente incentivada pelo treinador,de um jogador que nem passava do meio campo),temos ainda o M.Cordeiro,que acertou sim em cruzar aquela bola para a área,é o papel dele,jogador fraco,assim como Herrera,que é mais na base do coração,Danny Morais o curioso Somália e o capitão Yellow,inteligente por lampejos porém extremamente omisso,com esses caras complica.
Enfim não dá pra dizer que o Joel teve medo de vencer.Minha opinião.

Rodrigo Federman disse...

ELi, eu tb acho que apesar dos pesares, o treinador complica ainda mais o que já está complicado.

Rafael, respeito bastante a sua opinião, mas discordo.
Que três ou quatro atacantes que ele entra desde o início? São três zagueiros, cinco no meio (sendo que dois volantes e dois laterais que não conseguem apoiar) e um armador omisso.
Ah, no segundo tempo ele tira volante e coloca atacante...
Mas pq não faz isso desde o início? E mesmo assim, considero um erro, pois ele sai colocando atacante e mata o já fraco meio de campo. Aí de que adiantam 400 atacantes se a bola só chega na base da rifada?
Como vc mesmo disse, é tudo questão de opinião. Acho legal qnd divergimos por aqui com o devido respeito. Mas mantenho a minha: O Joel é covarde e antes de pensar em vencer, ele entra apenas para não perder.

Abs e SA!!!

João Paulo Seixas disse...

O joel cansa de cometer os mesmos erros nas substituições todo jogo.. E insiste em jogadores como faHELL ( q marcou bem o kleber hj) e lento flávio ( que não fez nada pra variar) !!
Mas hoje descordo de você em alguns aspectos, Alessandro jogou bem hj foi o melhor em campo junto com somália, fez muitos desarmes e ainda apoiou do jeito que pode ( sim pois é limitado mas pelo menos tem sangue, diferente do LF). Não adianta Rodrgio o joel jamais entrará em campo com 3 atacantes é o jeito dele de escalar e pronto , tambem não gosto , mas acho que com o numero de lesões, cartões e etc vem operando milagres, se estivessemos com maicossuel,jobson e MM nesses ultimos 7 empates tenho certeza que teriamos umas 5 vitorias ... Hoje o time jogou bem , dominou o jogo inteiro , so faltou matar o jogo, ja que nosso matador ( Loco) não entrou em campo hj , foi o pior em campo!
É liberdores cada vez mais longe...
Abc e SAN

Unknown disse...

O time do Botafogo pecou nas finalizações, principalmente o Loco Abreu, nota 0 pro cara. Tem gente que vai achar que estou sendo duro demais porque ele nos salvou tantas vezes. Sim, salvou. Mas poderia ter sido outro resultado, certo? Então pronto. Não foi o dia dele hoje.

O Botafogo não vai chegar na libertadores desse jeito. Foram duas rodadas perfeitas para nós. Com os líderes perdendo e o Botafogo só empatando fica dificil! Se nós tivessemos pelo menos vencido 3 destes 7 empates idiotas estariamos alí no topo da tabela.

O Botafogo não tem o melhor time do campeonato mas tem um excelente grupo! Não dá pra ficar alfinetando mais Fahel, Alessandro e outros... estamos com vários desfalques e um técnico imbecil. É sentar e chorar.

Rodrigo Federman disse...

João, eu achei o Alessandro a mesma merda de sempre! Rs! Qnt ao Joel, é o que vc disse mesmo: Não dá para esperar muita coisa. Mesmo assim, não acho que ele esteja tirando leite de pedra. Acho que está dificultando o que já está difícil. Qnt ao Loco, não achei que ele tenha jogado mal. Perdeu dois gols (que não pode perder), mas armou as mesmas jogadas (alto índice de acerto nos passes), etc...
Enfim, é td questão de opinião, né?

Asura, eu penso um pouco diferente. Acho que temos um bom time e um elenco apenas medíocre. Diria que temos uns 14 ou 15 jogadores que podem atuar no time. O resto é resto.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigão.

Estou contigo e não abro, em relação ao Bufão Joel.
O time hoje até que não jogou mal, o problema é que o Joel não gosta de vencer, escala mal e substitui pior ainda.
Ao contrário de muitos, eu não acho que o Bufão bota o time pra frente, o cara escala trezentos zagueiros e cento e oitenta volantes, assim como jogar pra frente ?

Forte Abraço e uma boa semana.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Fala, Patinhas! É isso aí, caro amigo: Pra mim, o Joel não gosta de vencer, mas depois começa a inventar causos e desculpas para enrolar a torcida (minha opinião).
Assim fica muito complicado.
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

Permita-me discordar da mula do Alessandro.
Eu tb sou crítico do seu futebol, mas nessa jornada o considerei um dos melhores em campo. Desarmou várias jogadas de ataque adversário e teve um bom lance de ataque. Errou alguns cruzamentos, mas é de praxe.

Um abraço

Rodrigo Federman disse...

É claro que pode discordar, Ricardo. Bom, eu achei o Alessandro na mesma média de sempre!
Abs e SA!!!

Baiano disse...

Fala Rodrigo,
Tudo bom?
Cara, gostaria de descordar da sua opinião sobre o Alessandro. Ele vem jogando muito. Sinceramente, ele foi um dos melhores em campo. O Loco estava mal, o jobson também não estava bem.

Junto com ele destaco Antônio Carlos que se antecipa em todas e Somália que foi muito bem na marcação.


Eu tenho gostado muito do futebol do Alessandro, isso que em momentos passados eu já desejei ele fora do Botafogo.

O que eu acho para o Botafogo é: se o Marcelo Mattos voltar e o Jobson melhorar o condicionamento podemos chegar.

O Botafogo está com vários desfalques. Isso não é culpa do Joel. E outra, técnico melhor do que o Joel hoje, para mim, só o Murici. O resto não conseguiria colocar esse grupo para jogar como fez o Joel.

Não gostei do jogo, faltou fazer o gol. Mas não temos meia, o Lúcio acho que está bem melhor, mas mesmo assim, não está rendendo tanto.

Enfim, acho que dias melhores virão. Podemos conseguir sim uma vaga Libertadores.

Eu escrevi demais, mas o motivo foi só um, o Alessandro está jogando bem.

Um Abraço

Anônimo disse...

só tem um time nesse campeonato querendo chegar pra ser campeão: cruzeiro. todos os outros estão jogando suas diversas oportunidades no ralo. o Botafogo não faz diferente. ficar se lamentando pelas contusões não é desculpa, pois, nunca um campeonato brasileiro teve tantos desfalques em tantas equipes ao mesmo tempo. Portanto, tá todo mundo nivelado quanto à desfalques. a questão é que o Botafogo soube menos do que os outros aproveitar tantas chances. no nosso estádio, jogamos como se estivéssemos no campo do adversário. nos deixamos encurralar na nossa intermediária. jogamos atrás esperando dar o bote. estamos com a síndrome de time menor. isso não existe. somos o Botafogo. enquanto jogarmos com o sentimento de uma equipe menor, então, nao ganharemos nunca. temos que acreditar que podemos. ter que colocar em campo os melhores, ou, os menos piores. acho que na média nosso elenco não é dos piores, ao contrário, se equivale à média dos que estão na frente. Faltam jogadas treinadas, faltas treinadas. Falta agressividade nas jogadas de ataque. Normalmente, o Loco tem ficado sózinho e de costas pro gol. as bolas são cruzadas de trás e não pela frente para que ele possa cabecear de frente pro gol. falta jogada de linha de fundo pra cruzar a bola pra ele subir de frente pro gol. no entanto, o Loco tem sido muito importante, pois, é muito inteligente. faz o pivô, toca sempre certo de primeira e se apresenta na área pra finalizar. volto a dizer: falta jogada treinada. vamos terminar disputando entre 0 6º e 11º lugar (eu acho). muito pouco prum time da história do Botafogo.
jacob

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Alguém já falou e escreveu algo como; o medo de perder não leva ou faz ganhar! Esse é o nosso natalino, medroso, covarde e retranqueiro. Você já comentou que não adianta trocentos atacantes jogando na lateral, armador, volante e não podendo passar do meio campo. Eu vi ele mandando os jogadores ficarem para marcar. Observem os próximos jogos e duvido vocês verem ele gesticulando ou mandando o time ir para frente, avançar.

O que acontecerá primeiro? Caio fazer um gol nesse campeonato ou o lento flavio, começando um jogo (titular) conseguir a primeira vitória!
Espero que o Loco tenha errado tudo que podia nessa tarde!
É impressão minha ou a barriga do joel aumentou nesses meses de Botafogo? O pasto em GS para dirigentes e técnico deve ser muito bom ou eles fazem uma competição particular de engorda. Perdoa fugir do assunto, mas não aguento falar as mesmas coisas todos os jogos.
Teremos uma semana cheia para treinamento que tenho certeza vai se esvaziar. Aliás com aquela barriga ele demonstra não gostar de ralar.
Se os jogadores perdem um monte de gols nas partidas. Se não sabem quando devem chutar a gol ou dar um passe de quem é a culpa? No mínimo falta treinamento de finalizações. Um dos fundamentos do futebol! Depois esse retranqueiro vem falar do Bernardinho na coletiva.

Cada dia fica mais difícil! Acho que até sul americana fic distante.
Lembra que falei das entrevistas dos bambis paulistas falando do treinamento do Carpegiane? Pois já conseguiu duas vitórias! Todos estäo chegando!

Abs e Sds, Botafoguenses!

Anônimo disse...

Grande Rodrigo, um abraço do JOTA.Discordo de você em um ponto.Não que eu ache o Alessandro bom jogador, mas ele não tem estado tão ruim assim.Digo mais o seguinte: embora não sejam nenhuma maravilha, deve ser duro para o Cajá e para o TS verem um meio de campo com Fahel, Somália e LF.Quanto ao menos ruim deles, o Somália, deve ser maluco ou acredita no que o papi diz. Quando joga o feijão com arroz, ainda quebra o galho na marcação, mas quando pensa que sabe, ahahahahaha...Só faz MERDA.

Beto Cardoso disse...

Coloco o empate de hoje na conta principalmente do Joel.
Ele abdica de todo o primeiro tempo, colocando um time com característica totalmente defensiva, pois jogar com 3 zagueiros e mais Fahel e Somália, deixando única e exclusivamente a " criação " para o Lúcio Flávio, deixando o Cajá de fora do time é pensar pequeno demais.
O meio deveria ser Somália,Cajá no apoio pelo lado esquerdo auxiliando o Cordeiro e o Lúcio armando pela direita com o Alessandro.

O Joel foi fazer a primeira substituição aos 20 min do segundo tempo, tirando o único armador e criador do time para deixar o time " ALTAMENTE OFENSIVO" COM 3 ATACANTES. Só se esqueceu de que já não tínhamos ninguém para abastecer esses atacantes.

A próxima substituição deveria ser a acerto da "CAGADA". Tirar o Fahel, que marcava bem mas nada constrói com a bola nos pés, e a colocação de um meia(CAJÁ) para municiar seus 3 atacantes.

O que faz o "CAGÃO-MEDROSO"? Tira o jogador que mais lutava em campo, Somália, para colocar o Édno, que caiu pelos lados do campo, mas continuamos sem um pensador no meio. Continuamos com 3 zagueiros e mais o Fahel em campo quando estávamos muito perto de alcançar a vitória e, como disse o Rodrigo ainda deixamos de usar a terceira substituição.
Será que ainda existe alguém que acredite que o Joel bota o time pra Ganhar?

Em tempo: Gostei da atuação do Alessandro e também do Lúcio Flávio e quanto ao Loco, é ídolo, vem jogando bem, mas precisa reclamar menos dos companheiros que não lhe passam bolas, e não pode perder gols como o contra o Guarani, o pênalti de hoje e mais dois gols ainda nessa partida.

Saudações Alvinegras!!!!!!

Beto Cardoso

Jonas disse...

Boa noite. Acompanho esse blog há algum tempo e, sinceramente, tenho o entendimento que há uma crítica excessiva em torno dos profissionais de futebol do clube. Concordo, sim, com alguns argumentos (em especial sobre o Fahel e o Lúcio Flávio), mas acho as críticas aos outros profissionais um tanto quanto exageradas, principalmente em relação ao nosso atual técnico...

Jonas disse...

Senão, vejamos: ele pegou um time esfacelado, depois de uma humilhante goleada, e levou esse time a ser campeão carioca sem finais... Há várias rodadas o Botafogo é o mais castigado com desfalques importantes, e - pelo menos até agora - está conseguindo se manter relativamente próximo ao topo... Sinceramente, dos técnicos disponíveis atualmente, acho que estamos até bem servidos, pois não vejo ninguém que faria um trabalho melhor com as peças que tem nas mãos. Obrigado pela atenção. Um abraço. Jonas

Anônimo disse...

Por incrível que pareça eu ainda acredito que o Botafogo tem chance de título? No primeiro turno a nossa trajetória foi bem parecida com a do segundo turno quando pegamos as "pedreiras" agora é a hora dos jogos mais "tranquilos" e com a sorte que o motivador tem, eu não dúvido de nada.
Bruno

Anderson Silva disse...

Rodrigo, sei que vai ser imposivel voce um dia aceitar que o joel faz algo de positivo, assim como oalessandro ou fahel ou LF, enfim, aqueles de quem voce nao simpatiza.

Mas dai voce dar nota 6,0 prum somalia que so fez merda, por favor hein?! O cara ta mal, mal, mal demais, ontem desperdicou pelo menos umas duas boas chances de uma boa jogada de ataque para dar um daqueles chutes horrorosos (alguem deve ter falado pra ele que chuta pra ca@ete). So fez cagada! Tanto que nem o joel aguentou e tirou ele.

A bola so se apresentava a ele, Rodrigo, porque o joel colocou ele na armacao (!). Tanto eh que quando ele saiu a bola comecou a se apresentar mais para o ... fahel. Agora, dar a mesma nota de somalia para o rena, qua salvou o time de uma derrota, ha uma incoerencia ae.

Reveja este ponto, amigo. Ao menos este.

SAN

Anderson Silva disse...

Repito: joel nao tem culpa de ter perdido nada mais, nada menos que 4 jogadores de ponta neste time do Botafogo, em menos de 1 mes. As opcoes que entravam no segundo tempo, agora sao titulares e nao ha mais opcoes no banco, para entrar durante os jogos. Assim tambem dificulta tudo.

Gosto do ABreu, mas ele comprometeu sim o time ontem, ao perder um penalti e um gol feito no segundo tempo. Tirar esta responsabilidade dele eh a mesma coisa que tirar a responsabilidade do Caio naquel jogo contra o curintians. Acontece, mas o penalti que ele perdeu f@deu o Botafogo! Pra voce ver que nao eh soh culpa do tecnico, mas a mare de azar ta demais em GS. Oque da tudo de certo para o cruzeiro, da tudo de errado para o Botafogo.

Pelo menos para o proximo jogo o fahel sai do time e entra o MM. O Mago ta fazendo muita falta neste time, pois mesmo ele nao estando no melhor da sua forma, joga muito mais do que o LF, que eh lento demais.

O proximo jogo vi ser o divisor de aguas do Fogao neste campeonato: tem de vencer para ter alguma esperanca de libertadores (a galera de cima ta caindo vertiginozamente de producao). Mas tem de vencer, a bola tem de entrar.

SAN

disse...

Podemos colocar o empate de ontem na conta do Loco, contra o Patético na conta do Elizeu, contra o CUrintias na conta do Caio, do Flamengo o Alessandro.
Ontem só achei que o Joel não deveria ter tirado o LF, de resto não tem muito o que fazer. O Fahel é limitado mais marcou e anulou bem o Kléber.
Os erros individuais estão acabando com o Botafogo.
Eu não vejo o Botafogo tão defensivo no papel, vejo no campo.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Fala, Baiano! Claro que pode discordar, companheiro. Bom, eu acho que nos acostumamos com pouco e em qlq jogo que o Alessandro não faça merda, logo dizemos que ele jogou bem. Mas claro, essa é apenas a minha opinião (não sou o dono da verdade).

É o que eu penso tb, pai. Muitos torcedores compraram essa "desculpa" de vários desfalques e agora utilizam isso para justificar tudo. Claro que faz diferença, mas não querer enxergar que o time é muito mal treinado tb é dose.

Gil, agora teremos uma semana inteira para treinar. Veremos (e torceremos para isso) se o Joel conseguirá trabalhar algum fundamento ou jogada para o clássico do próximo domingo, né?

Exato, Jota!! Muita gente elevou o Somália ao status de craque e acho que ele comprou essa ideia! hehehehe!

Beto, concordo com quase tudo. Só não vi essa boa partida do LF e do Alessandro. Já o Loco, acho que o pessoal tb está exagerando. Perdeu gols que não pode perder. É fato. Mas uma hora acontece, né? Todo atacante perde gols tb. E se não fossem os dele, teríamos amargado algumas derrotas no meio desses trocentos empates recentes.

Fala, Jonas! É questão de opinião, cara. Respeito quem ache o contrário, mas eu considero o Joel muito fraco e preguiçoso, assim como considero o AB e AS completamente incompetentes e incapazes de comandar um departamento de futebol!
Quanto aos técnicos, eu já não perderia tempo e contataria o Adilson Batista, que ao menos treina fundamentos.

Bruno, tomara, amigo! Tomara! Eu sinceramente não boto fé, mas torcerei feito um louco por isso.

Anderson, desculpe, mas vc está sendo injusto e/ou não acompanha o CB diariamente. Dizer que jamais elogiarei ou reconhecerei algo positivo no JS eu não aceito. Posso não gostar dele (e não gosto), mas já o elogiei "n vezes". Inclusive, creditei o título carioca à sua chegada. Desculpe, mas se tem algo que não sou (ou tento não ser) é injusto.
Quanto ao Somália melhor ou pior, tb discordo qnd vc diz que existe incoerência na minha avaliação.
A não ser que me prove que o que vc disse é verdade absoluta. Eu coloco o que achei. O que vi....mas em momento algum eu digo que "é isso e ponto final".
Quanto ao Joel, mantenho a minha opinião: Considero-o um merda preguiçoso. Motivador, apenas isso!

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Gê, eu coloco a culpa nos jogadores que cometeram os erros capitais...mas nunca isento o treinador das cagadas, pois ele sempre "colabora" (em muitas vezes, mais até do que o jogador que cometeu o maior erro).
Abs e SA!!!