30/11/10

Enquete: G4 e Libertadores





















No próximo final de semana acaba o Brasileirão 2010.

Diferente dos últimos anos, desta vez o Botafogo chegou brigando por posições honrosas até a última rodada.

Só não disputamos o título com Unimed FC, Corinthians e Cruzeiro, porque vacilamos dentro de casa e perdemos pontos preciosos que nenhum aspirante à taça pode se dar ao luxo.

De todo modo, a 38ª rodada ainda pode garantir o GLORIOSO na briga pela Libertadores de 2011.
Para tanto, precisamos terminar o Brasileirão no G4 e torcer contra o Goiás na decisão da Sul-Americana.

Se isso acontecer, voltaremos à maior competição das Américas depois de 14 anos.

Mas não será fácil...
...para terminarmos no G4, precisamos vencer o Grêmio dentro do Olímpico. E as coisas pioram quando o tricolor gaúcho é o outro clube que disputa a posição com o Botafogo. Ah, e eles ainda tem a vantagem de jogar pelo empate...

E aí?  Difícil, né? Por isso perguntei na enquete realizada aqui no CB nas últimas duas semanas: O Botafogo conseguirá a classificação para a Libertadores de 2011?

Foram 109 votos distribuídos em três opções.

Com 53 (49%) cliques, a opção que sim, conseguiremos a vaga via G4.

Apesar de todo o meu pessimismo natural, fui um dos 53. Torcerei, mas confesso que não estou tão confiante assim.

Em seguida, com 41 (38%) votos, aqueles que não acreditam na classificação do time comandado pelo Joel Santana.

Eu respeito demais quem pensa assim, pois no fundo, é o que eu ainda acho que acontecerá. Mas claro que torcerei feito um louco para que o Botafogo apronte uma daquelas surpresas que só o Botafogo é capaz. Neste caso, silenciar o Olímpico.

Por fim, 15 (13%) amigos ainda acreditavam na classificação via G3.

Hoje é impossível, mas quando a enquete foi lançada, a chance era real. Acontece que como eu comentei, nós desperdiçamos oportunidades de ouro e que infelizmente não tem mais volta.

Aguardemos o final da rodada do domingo. E que os botafoguenses sejam presenteados com a vaga à Libertadores.

Agora vamos à última enquete do CB em 2010: Qual a sua avaliação final do futebol botafoguense na temporada?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

Unknown disse...

Poderiamos ter sido campeões com pelo menos uns 2 jogos de antecedencia! Impossível? Não! Basta retirar alguns dos inúmeros empates que nós tivemos.

As chances de título este ano foram muito grandes e eu dúvido que se repetirá tão cedo...

Rodrigo Federman disse...

100% de acordo, Asura!
Abs e SA!!!

Levi disse...

Penso que a somatória dos meus últimos palpites por aqui expressa a minha ideia do que foi o Botafogo neste ano.
Eu daria como positivo o saldo se a vaga na Libertadores - pelo menos - fosse conquistada. Ganhou o estadual em cima do lixo, quebrando uma seqüência indigesta (pelo menos um daqueles três títulos deveria ter sido do Botafogo, não fosse o roubo escancarado) e, a bem da verdade, o ano foi bem mais tranqüilo do que 2009, apesar do vexame amazônico na Copa do Brasil. No ano passado, a essa altura, estávamos comendo as unhas.
Para mim, o balanço está no vermelho, ressalvadas as opiniões em contrário. Acho, sinceramente, que o maldito Unimed está com um time bom, capitaneado pelo melhor jogador do campeonato, Conca, mas é só (não reconhecerei o título deles pelas razões já expostas). Nenhuma outra equipe foi visivelmente superior ao Botafogo. Deixou escapar pelos dedos o campeonato mais fácil dos últimos anos, com entregas de pontos preciosos dentro do “João Havelange” (que ironia, se o time da segunda divisão ganhar lá dentro!), contra Grêmio, Atlético-PR, Guarani, o próprio Unimed e outros de que já não me lembro, além de ter desperdiçado oportunidade de ouro fora de casa (Avaí, Ceará, Goiás e outros). Não aceito a desculpa dos desfalques para pontos perdidos em casa. Digressão rápida: alguém aí teve a sorte de assistir ao segundo tempo de Barcelona x Real? Aquilo é fazer valer o mando de campo! e antes que alguém diga que o Barca tem Messi e companhia, respondo que o Real tem Cristiano Ronaldo e companhia e um treinador badalado! Voltando, o único desfalque verdadeiro, foi o do Marcelo Mattos. O resto teria dado para compensar, não fosse a covardia do treinador.
O Botafogo fez um jogada de alto risco, apostando no Jobson e está se dando mal. Mesmo assim, o risco era válido. Maicossuel ficou abaixo da expectativa que se fez em torno dele. Teria melhorado com a sequência, mas agora é tarde.
De positivo, Antônio Carlos, Marcelo Mattos, Abreu, Herrera, Jefferson.
De negativo, Jobson e o próprio Caio, de quem eu esperava mais, muito embora ainda acredite nele.
Nulidades: Cabess(ç)andro, Paçoca, Rosário, Cordeiro, Fahell, Colombianos, Pernambucanos, Coriolanos, Jeans (ainda existem?), Elvis (quem é mesmo?), Diguinho ou Tiquinho, sei lá e por aí vai.
NULIDADE ABSOLUTA, INUTILIDADE SUPREMA: LÚCIO FLÁCIDO, COM TODOS OS MÉRITOS. Fora com essa choldra toda. Essa escumalha não merece vestir a camisa do Botafogo. Chega desses perdedores (o LF ainda foi falar na tal entrevista que ganhou dois títulos! Eles estava fora nos dois. Se estivesse, perderíamos!)
Quanto ao jogo contra o Grêmio, se eu fosse apostar somente para ganhar dinheiro ou na loteca, cravaria Grêmio sem a menor dúvida. Atenção aos desavisados: NÃO SIGNIFICA QUE ESTEJA TORCENDO CONTRA, mas costumo ver a realidade com olhos de ver. Sei que futebol passa pelo imponderável, mas esse dado da equação traduz mera exceção. Já vi jogo no Olímpico, ali mesmo onde a torcida faz a avalanche. O jogo era contra o lixo. Claro, somente fui lá para me divertir e ver o Grêmio dar de 3 a zero na mulambada (o goleiro era esse aí mesmo que responde processo criminal). O estádio estava com umas 40 mil pessoas e, podem acreditar, nunca vi uma torcida tão fanática, tão participante do jogo durante os 90 minutos. Foi na última rodada de 2006. O Mano Menezes era o treinador e, ATENÇÃO, valia vaga na Libertadores, devidamente conquistada pelos gaúchos. O time deles está embalado e o nosso está quebrado. As nossas chances ficam por conta do imponderável. Pode até ser que o Natalino vença o imbecil do Renato Gaúcho, mas acho quase impossível.
Resumo da ópera: até agora, o ano está abaixo do esperado. Poderia ter sido melhor.
Falei demais.
Abraços e saudações.

Anônimo disse...

Rodrigo,
Muito boa campanha, acho difícel ganharmos do Grêmio lá, tá com cara de empate(Joel retranqueiro), mais aposto no meu time de coração, outra observação é que estamos jogando fora de casa e; na boa, fui em vários jogos no engenhão e muita gente não estava apoiando o time e sim criticando os mesmo jogadores de sempre , escalados pelo retranqueiro.
A torcida do Botafogo é isso mesmo, torcida inteligente, que vê os erros rapidamente, mas sincerante, faltou apoio àqueles que precisavam na hora mais crucial do campeonato. Agora é coração, todos em um pensamento : Classificação.

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

sem contar que alem de campeão carioca, tambem conquistamos o paulista, pois vamos encerrar o campeonato sem derrotas para os times de são paulo.

abraços,

lscunha

Rodrigo Federman disse...

Excelente comentário, Levi.
Concordo plenamente quando vc diz que é uma pena não conquistarmos o campeonato, pois nenhum time foi superior ao Botafogo. Tanto que nos confrontos contra o Unimed FC, fomos superiores. A minha opinião sobre a temporada, darei no final da enquete, amigo.

Anônimo, tb não estou tão confiante para domino, mas vamos ver, né? Só discordo qnd vc diz que faltou apoio em determinados momentos. Penso que apoiamos até demais, pois somos obrigados a aguentar determinados jogadores que não gostaríamos de ver nem se fossem pintados a ouro. Tudo isso pq alguma força maior os obriga a serem escalados.

Cunha, foram pouquíssimas derrotas... o problema é que tb foram muitos empates, e esses não ajudam em nada.

Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigâo,

Não acredito!
Antes de ser chamado de pessimista, digo que torcerei muito e fui enganado pelos covardes amarelões. Muitos jogos eu fiquei confiante e depois frustrado.
Com o covarde, se esconde, do lento flavio como titular conseguimos duas escassas vitórias em todo o campeonato. Com esse perdedor em campo nunca ganhamos um título, como lembrou o Antonio.
Espero que ele queime a minha língua e faça o que nunca fez em todos os anos que nos enganou.

Esse lento flavio é um fanfarrão, medíocre e enganador!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gil! Acabar com o Grêmio é o mínimo que esse cara (LF) deveria fazer pelo Botafogo, depois de tantos anos enganando o clube e torcida.
Abs e SA!!!

Alberto disse...

Perfeitos os comentários do Levi, concordo com tudo o que ele disse e assino em baixo.

Quanto à enquete sobre o que achei da temporada, votei em "regular", mas trocaria para "boa" se der zebra no domingo e fecharmos no G4, independente do Goiás ganhar ou perder a Sulamericana.

Gostaria de divagar ainda sobre outra coisa que o Levi disse nos seus comentários. Eu, pessoalmente, e acredito que como uma grande parcela da nossa torcida, sou um torcedor extremamente pessimista, e esse pessimismo se acentua muito, mas muito mesmo, quando o denominado quarteto fracasso, ou melhor ainda, os quatro cavaleiros do apocalipse estão em campo. Mas, veja bem, principalmente para a turma de patrulhadores ideológicos que frequentam o blog, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VOU TORCER CONTRA O BOTAFOGO, MUITO PELO CONTRÁRIO!

Outra coisa, também não costumo ir ao Engenhão frequentemente, pois prefiro assistir aos jogos do Fogão num bar perto de casa, principalmente se for no Chalé, bebendo aquele chopinho gelado, em excelente companhia de outros amigos botafoguenses. De vez em quando vou ao Engenhão, mas lá não tem cerveja, a volta é caótica, fila pra entrar, fila pra sair, transporte precário, falta de estacionamento, então, como já passei um pouco da minha fase mais jovem (putz, essa foi foda pra dizer que estou velho!), prefiro ficar aqui mesmo por Niterói.

Quanto à polêmica que se criou em torno de se vaiar ou não determinados jogadores e treinadores, acho isso uma grande besteira, essa polêmica. Obviamente, existem exageros em todas as coisas, inclusive entre os que vaiam e os que dizem somente apoiar incondicionalmente. Eu vaio sim, critico quando acho que devo criticar, mas tudo com respeito e com o máximo critério possível. O que eu quero é um Botafogo forte, com um estádio moderno e rentável, com uma diretoria honesta, séria e transparente, com uma estrutura que lhe permita sempre entrar para brigar pelo título nos principais campeonatos do país e da América Latina, e não ficar pensando em ganhar apenas um carioquinha de vez em quando.

Isso tudo não me torna mais ou menos botafoguense, ou um botafoguense melhor ou pior do que ninguém, como alguns puristas que entram aqui no blog costumam comparar, criticando quem vaia, quem critica, quem é pessimista (ou seria realista?), enfim, quem não apoia incondicionalmente o time e o clube.

Temos que reconhecer que muitas coisas melhoraram em 2011, em relação à 2010, fizemos boas contratações, trouxemos jogadores importantes, o departamento de marketing deu show e foi nota 10, mas mesmo com essa melhora em alguns setores, continuamos a insistir em alguns erros absurdos, que vem se repetindo ano após ano, campeonato após outro, vexame após vexame (derrota para os reservas do Inter, eliminação na Copa do Brasil, etc, etc).

Vamos torcer para que 2011 seja um ano bem melhor do que 2010.

Um grande abraço,

Alberto

Rodrigo Federman disse...

Fala, Alberto! Pô, matou a pau! Excelente comentário! De pleno acordo, companheiro.
Sou o mesmo tipo de torcedor!
Abs e SA!!!