07/11/10

O título já era...
















Avaí e Botafogo ficaram no 0 a 0, em Florianópolis.

O resultado foi péssimo para os dois times, pois a equipe catarinense continua na zona de rebaixamento e o GLORIOSO deu adeus (apesar de chances matemáticas) ao sonhado bicampeonato nacional.

A briga agora é - mais do que nunca - pela Libertadores.

O problema é que até o G3 não está fácil, já que Corinthians e Cruzeiro venceram e o Unimed FC ainda vai enfrentar o Vasco, e mesmo que perca, ficará três pontos na nossa frente. Mas como eles tem mais vitórias, precisaríamos de pelo menos duas rodadas (das quatro que restam) para ultrapassá-los na tabela.

E não podemos esquecer que o Grêmio venceu e também entrou na briga com o Botafogo. E pior: As duas equipes se enfrentam na última rodada...
...em Porto Alegre.

O jeito é torcer mesmo pelo G4 e para que o título da Sul-Americana não fique com algum clube brasileiro.

Uma pena, pois o título do Brasileirão era bastante possível.

Mas como eu digo desde o início, dependemos - quase sempre - da sorte, já que não confio (e não gosto) do Joel Santana como treinador.

E a sorte não veio hoje. Com a ausência dela, o time simplesmente não soube vencer uma equipe fraca e que não deve permanecer na primeira divisão.

Por que?

Perguntem para o "aclamado" Joel, que em minha opinião, se preocupa em ser o técnico com menos derrotas do campeonato. Apenas isso.

Não concorda?

Ok, é uma questão bem pessoal, mas eu não posso deixar de criticar quem continua insistindo com Lúcio Flávio, Fahel e Alessandro. Isso sem contar com um esquema tático que nunca muda. Nem mesmo quando precisamos vencer.

Esse é o Botafogo do Joel Santana.

Concordo: Os resultados são bons e superam as expectativas. Mas se além da sorte o Joel também gostasse de treinar sério e ser corajoso, a taça já estaria em General Severiano.

É fato!

Infelizmente o sentimento é de tristeza.

Pelo menos para mim, já que acreditava na vitória à qualquer preço. Mas o que eu vi foi "não perder" à qualquer preço.

Bem a cara do Joel.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Notas: Botafogo 0 x 0 Avaí

1- Jefferson: Um milagre no final que evitou a derrota - 7,0

2- Alessandro: Burro, limitado, fraco...mas que terá o contrato renovado pelos "serviços prestados" - 4,0

3- Antônio Carlos: Razoável, alternando bons lances e outros ruins - 5,5

4- Danny Morais: Boa partida, apesar de exagerar nas faltas - 5,5

5- Leandro Guerreiro: Cresceu nos minutos finais. Errou muitos passes - 5,5

6- Fahel: Já é sofrível na sua "posição original". Imagina improvisado na esquerda. É nulo, mas também tem contrato longo e mereceu uma placa na semana passada pelos "serviços prestados" - 5,0

7- Edno: Lento, pesado. Muito mal - 5,0

8- Marcelo Mattos: O melhor jogador de linha. Tem que correr por todos os companheiros do meio de campo - 6,5

9- Loco Abreu: Começou errando tudo e depois se virou com os vários chutões em sua direção - 5,5

10- Lúcio Flávio: A sua escalação é uma afronta à torcida. Culpa da diretoria e do treinador, que não se importam com as vozes dos adeptos - 4,0

11- Jobson: Longe de ser o Jobson que surgiu em 2009. Está mal nas bolas individuais e perde a maioria - 5,5

12- Caio: Mesmo improvisado e sem a manha do setor, é bem melhor (improvisado) do que o Alessandro - 5,0

13- Renato Cajá: Apesar de não ter feito nada de excepcional, não pode ser reserva do Lúcio Flávio. Essa é uma injustiça enorme - 5,5

Joel Santana: Continua privilegiando jogadores que não merecem e um esquema tático que não pode ser repetido sempre, independente do adversário e situação das partidas. Tem muita culpa, pois quer apenas não perder (ganhar é uma "consequência") - 5,0

20 comentários:

Levi disse...

Repito aqui o que disse no comentário ao post anterior. Enfatizo apenas o núcleo de todo o problema do Botafogo, sem levar em consideração as contusões de Maicossuel, Marcelo Mattos e as "férias" do Abreu depois da copa.

==================

Um passo atrás para o título:

Deu tudo errado.
Perdemos dois pontos e os adversários diretos ganharam os três que deveriam ter ganhado. Simples assim.
Cada minuto em que o Lúcio Flácido fica em campo é um minuto perdido no tempo, no espaço e na eternidade. Não sei qual é a motivação do treinador em manter esse sujeito em campo. Não tem explicação. Nem consigo mais fazer piadas sobre a hipótese de que quaquer das estátuas dos homenageados jogaria melhor do que ele. Se não se optasse por uma das estátuas, que jogasse o Caio no lugar do infeliz. O melhor disso, é que faltam somente 5 jogos para que nos livremos do respeitável cidadão.
O sistema defensivo atuou muito bem, muito embora não tenha feito muita vantagem, tendo em conta o ridículo time do Avaí. O jogo inteiro foi assim: Ataque vagabundo dos caras, recuperação da bola pela linha de defesa do Botafogo e ligação direta para o ataque. Jogamos sem uma articulação mínima do meio de campo (com LF, impossível!!!). Não dá mesmo!
O melhor jogador deles foi o Emerson, ex-zagueiro do Botafogo. Pelo menos, o cara não fez gol contra. Fosse o jogo contra o Flamengo, ele teria feito uns dois, a favor do Flamengo, claro.
Resta a Libertadores. Os nossos adversários são o Grêmio e o brasileiro que pretender o título da sulamericana.
Abraços e saudações.

Levi disse...

Um adendo:
Se entrar novamente com o Lúcio Flácido nos jogos restantes, corre o risco de jogar fora a Libertadores também. Sério! Se o treinador não quiser colocar ninguém no lugar do zarapelho, do mofento, do chavelhudo, do tinhoso, do rabudo, do coisa ruim, elhor entrar com dez em campo. O cara atrapalha. Dos cavaleiros apocalípiticos já aqui apontados, ele é o pior de todos. Fahel, Alessandro e Guerreiro defendem, pelo menos (às vezes mal, como o fez o cabeçando contra o lixo). O capeta nem isso faz. Não faz nada! Não ataca, não articula, não defende, atrasa o jogo, já nem sabe mais cobrar escanteio, como disse aí um amigo. Uma tragédia total.
Nunca foi tão fácil ganhar um brasileirão como o foi neste ano (mesmo com os desfalques!). Não sei se teremos outra chance dessas.
Abraços e saudações.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Levi! Concordo com td o seu comentário. E infelizmente temo pela perda do G4 se o JS continuar insistindo com alguns atletas. Principalmente com o LF, que é um adversário a mais para o próprio Botafogo.
E isso é avalizado pelo treinador e diretoria.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Qual a dificuldade do Joel ver que Renato Cajá em campo é sinônimo de ataque? Insistir em pessoas como o Lúcio Flávio é andar pra trás!

Não precisa reinventar a roda. Basta mudar uma coisinha para a gente ver com o jogo mudou completamente!

Edno final do ano tá saindo. Jobson é incerto. Lúcio Flávio e Joel: espero que vão embora!

Saudades do cuca...

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, deixei a superstição de lado e assisti o jogo, já que não me considero pé-frio, o problema é que o elenco é muito limitado e, convenhamos, para um time que jogou com 2 jogadores a menos (Fahel e LF), até que o resultado não foi dos piores. O Fahel é tão ruim, que nem lateral ele acerta. Não temos um articuçlador no meio, assim fica muito compliucado para os atacantes, que sempre recebem a bola prá dividir. Talvez a diretoria aprenda que para se disputar um campeoinato como o brasileiro é necessário elenco e não apenas um time. Mas eu ainda acho que o Botafogo chega em 3º. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Asura! Não admito o RC ser reserva do LF. Por que? O que justifica a permanência do LF? Ser boa pessoa e educado? Inadmissível.

Sergio, impressionante. Agora a pouco eu conversei com o meu pai sobre isso: O Fahel provou que não é apenas horrível com a bola nos pés. O cara é incapaz de mirar forçã e direção até em lateral. Com as mãos não dá! E esse é o tipo de profissional que a diretoria parabeniza e renova por anos e anos.

Abs e SA!!!

VALADAO disse...

Rodrigo,sinceramente não deu para saber quem estava brigando pelo título ou rebaixamento, devido a mediocridade do jogo...PÉSSIMO
Um time que quer brigar pelo título não pode ser tão medíocre como o Botafogo de JS(pô não temos chance de cair vamos para cima) começar o jogo com LF não dá...o AL estava lento,sem tempo de bola..FAHEL é um LIMITADO..FODA
Acho que não dá mais..e o pior que o Grêmio está embaladíssimo....tá difícil..

Rodrigo Federman disse...

Valadão, e pior é que a "decisão" será contra o próprio Grêmio...lá no Olímpico!
Abs e SA!!!

Marco Aurélio disse...

Um time que quer ser campeão não pode entrar em campo para somar 1 ponto, perdeu 2 e titulo foi pras cucuias. Cada jogo o sr joel inventa uma gracinha, deu vergonha.
abs

Anônimo disse...

Rodrigo,

Voce disse bem, com o bufão e o Lúcio Flávio não dá, não adianta insistir, é pura perda de tempo e de pontos. Ainda bem que o Jefferson pegou aquela bola no final, senão era derrota certa.

Um abraço.

Patinhas.

snoopy em p/b disse...

se vencermos o ceara, estaremos na briga de novo.

vc nao vai adivinhar quem falou isso apos o ridiculo de hj.

Anônimo disse...

Joel:

“O Cajá teve uma chance, mas se atrapalhou. Infelizmente, não conseguimos jogar 70 por cento do temos condições. Para atuar aqui na Ressacada precisamos ir bem para vencer”

O FDP já encontrou o seu culpado pra jogar pra torcida. MAL CARÁTER!

billiewonder

Edmo disse...

Ainda que tivesse perdido todos os 16 jogos que empatou, estaria fora do Z4, 39 pontos, ou seja, muito barulho por nada, já que fugir do rebaixamento foi, é, e sempre será o único objetivo do time enquanto contar com esse grupo, jogadores, treinador e diretoria.......o time é muito mais parecido com o de 2002 do que com o de 1995, aliás a diferença pra o de 2002 é que este tem muita sorte.....

Rodrigo Federman disse...

Marco Aurelio, eu só espero que a grande maioria da torcida que gosta das gracinhas do Joel caia na real.

Isso aí, Patinhas! Com JS, LF, Fahel, Alessandro e alguns outros, não iremos à lugar algum!

Fabião, posso chutar? ehheheh!

Típico dele, Kbça! É o narcisista travestido de "boa praça". Por isso que não gosto desse treinador supervalorizado!

Edmo, eu ainda acreditava. Principalmente na sorte, pois jamais coloquei esperança nesse esquema covarde do Joel!

Abs e SA!!!

Edson Luiz disse...

Eu acredito!
Pode parecer loucura, mas eu, ainda, acredito! A razão diz que não ganhar do medíocre Avaí é lamentável e decepcionante. Eu até não espeva ganhar seis pontos nestes dois jogos - avaí e ceará -,já imaginava que os paulistas, como sempre, se ajudariam e também não confiava no vasquinho, pensei mesmo é que o vitória poderia ajudar.
Entretanto, para ser campeão, como aquele de quem não se deve pronunciar o nome, com os mesmos 67pontos do ano passado, devemos vencer o últmos quatro jogos, e isto é perfeitamente possível, pois ninguém espera que o façamos.
Anotem aí:
O lider de terceira só fará mais 5 pontos;os mulambos de sampa, só farão 6 e ganhará do cruzeiro, que chegará aos mesmos 66 pontos.
Ah! Em tempo, LF, Fahel e Alessandro é uma violação.

Rodrigo Federman disse...

Edson, eu admiro a sua esperança, mas sinceramente não acredito no título. Faltando 12 pontos, temos que tirar seis, sendo que no critério de desempate, perdemos. Ou seja, temos que tirar seis pontos em 9 (a outra rodada é para empatar em pontos). a serem disputados.
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Apesar do péssimo resultado, e da quase impossibilidade de chegarmos ao título, temos a obrigação de correr atrás da vaga pra libertadores, temos que vencer pelo menos três das próximas 4 partidas pra poder consolidar nossa vaguinha na libetadores 2011.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Ari, isso que mais me preocupa. Além de nos afastarmos do pelotão da frente, os de trás se aproximaram.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

É meu amigo Rodrigo e torcida Botafoguense,

O título foi pro brejo. Só nos resta lamentarmos os empates diante de Corinthians, Grêmio, Atlético-PR, Palmeiras, Guarani, Flamengo, ...

Em cada jogo desses tivemos bem próximos da vitória. Esses pontos agora valem ouro, e a Diretoria (MA, AB, AS), o Joel e alguns jogadores sabem que vem chumbo grosso agora!

O que mais lamento, além da falta de sorte do Maicosuel, é a falta de ousadia e de capacidade. O grupo é unido, temos bons jogadores mas não foi o suficiente em razão da mentalidade que impera lá em General Severiano. É uma questão conceitual: Ganhar um ponto não levará time nenhum a lugar algum. Aliás, só para a ZR.

É Joel, a sorte não tem nos ajudado e a sua parcela é grande. Você é o melhor treinador que conheço, para o Campeonato Carioca! Pro Brasileirão, diretoria que quer título tem que ousar, como está fazendo a diretoria sacana, mas ambiciosa do unimed.

Nós, torcedores, só podemos agora constatar o que havíamos comentado durante todo o ano de 2011. Parece que a nossa teoria estava ou está certa: Não se ganha Campeonato Brasileiro com AS, AB, MA, Joel, LF, Fahel e Alessandro presentes.

È triste, muito triste!
Preciso xingar muito ainda, tá complicado...

Newton

Rodrigo Federman disse...

Newton, nem tenho o que acrescentar ao seu comentário. Falou tudo e mais um pouco. Concordo plenamente com o que vc disse.
Joel é bom para torneios curtos. Alessandro, Fahel, LF e alguns outros, nem pra isso.
AS e AB, são incapazes e não entendem nada de planejamento e futebol.
Enfim, que venha 2011.
Abs e SA!!!