24/11/10

Ossos do ofício


















Palavras do Joel Santana sobre as vaias recebidas pelo Leandro Guerreiro no último domingo:

"- Os mesmos que vaiaram o Leandro, quando chegaram em casa pensaram direito e devem ter se arrependido. Porque o Leandro é um cara íntegro, correto, que nunca chega atrasado. Não se machuca e vai em todas. Estava sentindo muita dor. Eu perguntei se ele não queria ficar fora. Recusou. Disse que não poderia. Não era a hora. E aceitou ser infiltrado. Ele jogou com uma palmilha diferente por causa das dores no calcanhar. Então, é bom o torcedor saber para dar uma repensada".

Meu comentário: Ok! É louvável que o volante tenha atuado no sacrifício. Ninguém questiona a sua dedicação. Mas a partir do momento em que entra em campo, está sujeito à tudo: Erros, acertos, aplausos ou vaias.

Agora só faltava a torcida ter que pegar leve (sempre) porque o Leandro (ou qualquer outro) é integro, sério, correto...

Ele é jogador de futebol e representa milhões de apaixonados pelo Botafogo. Precisa estar preparado para todas as reações da torcida.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Alberto disse...

Sempre o mesmo discurso de sempre, o cara é integro, correto, esforçado, etc, e por isso não pode ser vaiado. Porra, a gente tá cheio disso. Levou vaia, procura treinar mais, se esforçar mais, jogar mais no próximo jogo, e responde às vaias da torcida com futebol!

Mas, falando de coisas boas, dá uma olhada na matéria sobre o segundo maior zagueiro que eu vi jogar. Seria uma boa para técnico do Botafogo? Talvez não agora, mas com certeza sim.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2010/11/gottardo-faz-estagio-no-chelsea-e-se-diz-pronto-para-assumir-um-time.html

Rodrigo Federman disse...

Alberto, tem mais é que ser vaiado sim (e aplaudido qnd for merecedor). Recebe muito bem para isso. Inclusive para ser honesto, chegar na hora, ser profissional, etc...
Esses caras não sofrem pressão e por isso logo ficam sentidos com as primeiras vaias.
Cara, sobre o Gottardo, coincidência....eu estava escrevendo justamente sobre isso. Deixei programado para ser o próximo post (tarde).
Depois confere o que acho.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,
O que me deixa mais P da vida é que muitos torcedores se deixam levar por essas declarações e divulgação da mídia.
Se não tinha condições que fosse barrado.
A frapress sempre exalta os nossos derrotados e denegri os que possuem garra e vontade. Eles não exaltam o Herrera (sempre falam do gênio difícil e expulsões) e do Loco (sempre ressaltam quando não joga bem). Mas sempre falam bem e exaltam o maestro amarelão lento flavio, dos esforçados guerreiro e alessandro e da besta do cone fahel.
O fraco comentarista do sportv, andre lofredo, falou na metade do primeiro tempo o seguinte; “falta criação ao Botafogo e que o lento flavio está apagado”. Acho que foi a primeira vez na minha vida que vi esse cara falar alguma coisa e concordar. Só que demorou para ver isso e fiquei pensando e tentando lembrar quando foi que o lento flavio ficou acesso em todos esses anos de Botafogo.
Repito: o amarelão do lento flavio, cone fahel e os esforçados alessandro e guerreiro, enraizaram em GS a vocação para a derrota, mesmice e falta de vontade. Basta ver os semblantes de derrotados e perdedores desses caras! Basta ver, escutar e ler as declarações deles! Isso não é de hoje!
Com eles, retranqueiro e covarde Joel e medíocres dirigentes não podemos esperar por nada! Com eles nunca formaremos um grupo com espírito vencedor. Eles contaminam e minam todos os outros.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ari Dias disse...

Eu já falei isso aqui mas vou repetir:
Pegue um ônibus as 4:30 da manhã em Japeri, depois o trem das 6:00 para a central do Brasil, depois o 175 pra chegar na Barra, pra no final do mês ganhar 01 salário mínimo. É desse cidadão que eu tenho pena, porque teria pena da dedicação do LG, porra o cara deve ganhar no mínimo 50 mil por mês, salário que nenhum profissional gabaritado com mestrado, doutorado e etc, rececebe no Brasil. Portanto JS o que nós queremos é que vocês que ganham muito bem pra representar o Bota façam tudo o que puder pra levantar o nome do nosso time.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Gil! E outra: Se pediu para jogar mesmo machucado, azar. Assuma as consequências. O fato é que o LG entrega um gol por jogo e nas últimas rodadas os seus erros foram determinantes para nos tirarem da briga pelo título e com grandes chances de sequer chegarmos à Libertadores.

Isso mesmo, Ari! E digo mais: 50 mil deve ser o salário de um Colombiano da vida (até para repassar uma comissão para os envolvidos). Não duvido que o LG tire os seus 90 mil.
Portanto, que assumam os riscos e consequências.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Gil, você escreveu algo que me chamou a atenção e concordo plenamente:"o amarelão do lento flavio, cone fahel e os esforçados alessandro e guerreiro, enraizaram em GS a vocação para a derrota, mesmice e falta de vontade. Basta ver os semblantes de derrotados e perdedores desses caras! Basta ver, escutar e ler as declarações deles! Isso não é de hoje!" Eu apenas acrescentaria que o espírito de derrota está enraizado no Botafogo a décadas, e isso vem principalmente do pensamento pequeno e sem ambição de seus dirigentes que reflete na contratação de jogadores e a falta de investimento nas divisões de base. Todos os clubes do Brasil estão na pindaiba e até alguns clubes importantes da Europa devem muito dinheiro, mas somente o Botafogo se preocupa em saldar as dívidas (não que não seja correto)e é o único clube do país que vendeu uma sede para saldar dívidas, dívida esta que era e é menor que de algumas empresas brasileiras e clubes, mas somente o Botafogo foi obrigado ou sei lá porque pagou. Enquanto aqueles que dirigem o Botafogo não entenderem a dimensão e a importância do Botafogo na história do futebol mundial continuaremos do jeito que estamos. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, excelente comentário. A sua observação é interessante, pois não recordo quem comentou outro dia, mas hj o Botafogo é apenas um clube social. As pessoas que estão lá esquecem que o futebol profissional é o carro chefe do clube, e o que movimenta td a paixão e recursos.
Abs e SA!!!

Levi disse...

Não aceito essa patacoada. Se o cara está com dores, jogando com infiltração ou com palmilha, melhor nem entrar em campo, pois corre-se o risco de não se contar com o atleta em plenas condições. O resultado, todos viram, mais uma bola entregue de maneira fácil pelo paçoca. Ah, mas quem entraria no lugar dele? Não sei e isso é problema do treinador. No lugar do Lúcio Flácido, não precisa entrar ninguém mesmo, pois eu já falei aqui: um espaço vazio joga melhor do que o "maestro". Aliás, não vejo mais jogos do Botafogo em que esse cara entrar em campo. Pode até ganhar e com um gol dele (coisa rara!), mas não tenho mais saco e nem tempo a perder assistindo ao show de horrores que é ver essa cara fantasiado de botafoguense. Taí, esses caras não vestem uniforme, mas fantasias. Eles se fantasiam de Botafogo. Prefifo, juro, o Fahel. Esse aí corre, pelo menos.
Abraços e saudações.

Sergio Di Sabbato disse...

Quem comentou que o Botafogo é um clube social em detrimento do futebol fui eu mesmo. Aliás isso não é de hoje não. Li uma vez um artigo muito interessante do Bernardo Santoro sobre separar o futebol do resto do clube, pois o futebol não pode nem deve sustentar todo clube e estar sempre deficitário, e isso já acontece faz tempo. O Saldanha sempre comentava esse fato, mas tem uma turma lá dentro que anda pro futebol, pois se não andasse, depois do que aconteceu em 2002, deveriam ser banidos do clube, mas continuam lá numa boa, é a volta "della famiglia nero e bianca", não precisa nem conhecer italiano prá saber a que estou me referindo. Abs e SB!

Anônimo disse...

Rodrigo,

Eu até gosto do LG, ele é ralmente dedicado, mas o problema é que toda falha dele resulta em gol.

Sds Alvinegras

Osmar Assis (Jatahy)

Rodrigo Federman disse...

Mandou bem, Levi! Se entrou no sacrifício, ok, valeu...mas a torcida não precisa saber e a partir do momento em que está no campo, cobraremos bom futebol e erro zero.
Só faltava essa agora: Não podemos vaiar A, B ou C, pq ele chega pontualmente aos treinos, é sério, comprometido, etc....

Tb lembro desse texto, Sergio. Vc falou tudo. Infelizmente enquanto continuarmos com essa patota no comando do clube (de maneira direta e indireta), seremos a quarta força do RJ. É fato, gostemos ou não.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Osmar, eu tb acho ele dedicado. E dos cavaleiros do apocalipse, é o que menos me incomoda. O problema é que já são muitos anos e td relação tem seus altos e baixos. No caso do Botafogo e LG, acredito estar nos "baixos". Por isso acho que seria melhor pra todo mundo se cada um seguisse seu caminho.
Abs e SA!!!

Antoni disse...

Ah se é assim sim.
Ele estava no sacrifício nas outras 356 falhas cruciais?

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Boa pergunta, Antonio!
Abs e SA!!!

andré rj disse...

Estava assistindo ao globo esporte na hora do almoço, e uma matéria me chamou a atenção. Ok, falava sobre o time do lixo, mas farei uma analogia ao nosso "bravo" leandro guerreiro.
A reportagem era sobre o mulambinho anão, chamado Juan. Pois bem, ele acaba de completar 5 anos no time do lixo, o contrato dele vence no final do ano e é quase certo que não será renovado. Porque?? A torcida do aterro sanitário o vaia todo o jogo e a paciência com ele acabou faz tempo.
Onde o nosso bravo leandro guerreiro entra nesse assunto? Bom, a lixarada está sem paciência com um cara que foi tri-campeão carioca, campeão brasileiro e campeão da copa do Brasil... Além disso, não se machuca, não falta treinos, porém é polêmico...
Enquanto isso, somos obrigados a aturar além do "bravo" leandro guerreiro, outros 3 cavaleiros que até aqui, muito mais perderam do que ganharam... Mas são íntegros, não são polêmicos, não faltam, etc...
Aí está a grande diferença nas duas situações...

Saudações

André Lira

MEDUNA disse...

Já pensei, repensei, avaliei dezenas de vezes e a conclusão é sempre a maesma. LG é um jogador medíocre cuja única virtude é correr muito o jogo todo. Infelizmente o técnico do nosso time é um vaidoso, que coloca sua imagem de meu paipai acima dos interesses do Botafogo, e escala esse "jogador" em todos os jogos.
Ele não sabe chutar - Quantos gols o LG fez nos 200 jogos pelo Fogão ?
Não sabe passar;
Não tem controle de bola;
Não tem força física, perdendo todas as divididas, leva dribles com a maior facilidade;
Marca a bola em vez do jogador - no 1º gol do inter falhou 2 vezes, pois estava marcando à frente do adversário;
Não tem liderança....
Que alguém me diga se todos esses defeitos não existem no jogador LG.
Agora se é um rapaz de boa índole eu até concordo. Infelizmente isso ná traz resultados no futebol.

Anônimo disse...

Taí!

Repensei. Assim como o Joel, passei a gostar também do Vá-Hell, LF e Neanthertal. Dedicadíssimos, pois não largam a teta.

Vaza Joel. Se estava bichado, escalasse outra figura. Até onde eu e todo mundo sabe, o Conca tá JOGANDO bichado a muito tempo e nem por isso fez uma C@G@d@ sequer.

É melhor treinar para corrigir do que ficar passando a mão na cabeça.

SA, BillGF

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, André! Não vi essa reportagem, mas vc retratou maravilhosamente bem. É que lá na Gávea existe pressão e se a torcida não quer um jogador, ele sai mesmo. Aqui não, somos obrigados a aplaudir pq eles chegam no horário, não falam palavrões, são excelentes pais de família, etc...

Meduna, o Botafogo é campeão mundial de rapazes de boas índoles. Só que como vc disse, isso não garante resultados.

Muito bem lembrado, BillGF. O Conca precisa de cirurgia e só não faz agora pq o time depende dele. Além disso, é o único jogador de linha a disputar todos os jogos do campeonato. E na grande maioria, decide a favor do Unimed. Ah, e até onde eu sei, tb não cria caso, não se atrasa, tem boa índole...

Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

eu não posso conceber que ser íntegro, correto e profissional em sua atividade remuneratória, sejam qualidades e não dever.

o que deve ser exposto e criticado são as mazelas de posturas e os desvios morais e não enaltecida a retidão, pois esse é um estado que deveria ser unânime e não excessão.

de um jogador de futebol, alem dos requisitos de conduta, intrísicos a qualquer cidadão, independente de sua atividade profissional, o que se exige é que tenha um desempenho satisfatório e que o bebefício ao seu empregador (clube), seja compativel em termos de equilíbrio, ao seu custo (salários e benefícios), pois a relação deve ter como quociente (erradamente é citado como custo x benefício, quando deveria ser custo / benefício), um valor superior a 1, o que significa que a mesma está sendo lucrativa.

na minha análise, para um salário de 60 mil reais (esse é o valor) + benefícios, o quociente do leandro, se for superior a 1, não chega a 1.1, ou seja, sua lucratividade não alcança 10 %, o que comparado ao marcelo mattos (custo de 60 mil, pois o corinthians o paga os outros 60 mil), que em 17 apresentações obteve 14 vitória e 3 empates, indica que a sua lucratividade está próxima de 100%.
essa valoração, em termos de quociente de lucratividade é que tem que ser mandatária, numa organização que tem que sobreviver por conta de conquistas e em decorrência de lucro.

abraços,

lscunha

Rodrigo Federman disse...

Muito bom, Cunha! Nem preciso dizer que concordo - mais uma vez - contigo, né?
Acontece que esse tipo de profissionalismo não acontece no Botafogo. Até pq, AB e AS são extremamente limitados para os cargos que ocupam. Aí, o que acontece? Temos que ficar engolindo essas desculpinhas de bom caráter, excelente profissional e outras mais de quase todos os jogadores, que nunca poderiam vestir a camisa do Botafogo.
Abs e SA!!!

Mikael disse...

O Leandro Guerreiro atua no Botafogo para arranjar uma esposa ou para entrar na história do clube como um vencedor? Essas qualidades a que se refere o nosso Joel são totalmente desprezíveis diante da falta de capacidade do Leandro Guerreiro de jogar bem nas situações decisivas. Infelizmente, ele amarela e falha clamorosamente nessas horas. Já perdi a conta dos erros que ele comete nas retas finais. O Botafogo perdeu esse campeonato para a falta de sorte nas contusões, para a falta de competência dos que têm vaga cativa no time e em parte (até certo ponto considerável para a vaga na Libertadores) por erros de arbitragem que nos prejudicaram em vários jogos.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Mikael. O LG até pode ser um dos jogadores mais regulares do time, mas coleciona 1 erro crucial por partida. E geralmente nas horas mais importantese/ou decisivas. Precisamos de gente nova.
Abs e SA!!!