14/12/10

Enquete: Uma boa temporada























O ano de 2009 foi muito difícil para o Botafogo.

Amarguramos mais um vice campeonato estadual, fomos eliminados pelo Americano na segunda fase da Copa do Brasil, não fomos longe na Sul-Americana e ainda corremos risco de rebaixamento até a última rodada do Brasileirão.

A temporada de 2010 foi um pouco diferente: Finalmente conquistamos o campeonato carioca, mas além de não termos participado da Sul-Americana, fomos novamente eliminados na segunda fase da Copa do Brasil (pelo Santa Cruz, da série D). Em compensação, chegamos à última rodada do Brasileirão com chances até de alcançarmos a Libertadores, só que infelizmente uma série de fatores (várias contusões e covardia do treinador) dificultaram no momento decisivo. Resultado: Terminamos o nacional na sexta posição.

Considerando o quadro acima, uma pergunta ficou "no ar" durante 14 dias no Cantinho Botafoguense: Qual a sua avaliação final do futebol botafoguense na temporada?

Foram computados 175 cliques nas duas semanas.

Agradeço a participação de todos os amigos.

Lembro que a análise deveria ser feita exclusivamente do futebol profissional do Botafogo, ok?

A grande maioria dos torcedores (84 - 48%) analisaram a temporada como "boa".

Eu cheguei a ficar na dúvida, mas também escolhi essa opção. Por um simples motivo: A quebra da sequência de vice campeonatos estaduais para o Flamengo. Mesmo jogando feio e sem padrão, aquela vitória (com direito ao pênalti humilhante do Loco Abreu) lavou a alma dos botafoguenses.

Também acho que fizemos uma boa campanha no Brasileirão, mas ao invés de comemorar, lamento. Sim, amigos. Lamento porque, em minha opinião, se não fosse o Joel Santana, poderíamos ter brigado pelo título (mesmo com todas as dificuldades). 

E além disso, não esqueço a vergonha na Copa do Brasil.

Não mesmo. 

Portanto, por causa do campeonato carioca (e só por causa dele), eu optei pela "boa temporada".

Em seguida, 53 (30%) amigos que escolheram a opção "regular". 

Essa seria a minha escolha, mas como já expliquei acima, na hora de votar, mudei de ideia. Por isso entendo perfeitamente os motivos e argumentos de quem julga ter sido apenas um 2010 "mais ou menos".

Já não entendo tanto (mas respeito) os 31 (17%) votos para a opção "muito boa".

Bom, como eu disse, respeito, mas se um título estadual e um sexto lugar no Brasileirão valem um "muito bom", confesso que fico bastante preocupado com a renovação da nossa torcida e o nível de cobrança da mesma com o passar dos anos.

Agora, também acho que houve exagero por parte dos 11 (6%) internautas que julgaram a temporada como "ruim".

Não acho que foi para tanto assim.

O mesmo serve para os 11 (6%) que disseram que 2010 foi "excelente".

Pelo amor de Deus, falamos do GLORIOSO Botafogo ou do Tabajara, acostumado a perder de goleada a maioria das partidas? Imagina o dia em que voltarmos a conquistar um Brasileirão, ou quem sabe, uma inédita Libertadores e Mundial? Como esses amigos classificarão mais do que excelente?

Enfim, vale o respeito.

E a esperança de que o Botafogo aproveite o que deu certo na atual temporada em 2011 e que não repita os erros.

Fica a esperança...
...e que chegue logo a primeira rodada do campeonato carioca do próximo ano, pois é muito difícil ficar um mês longe do Botafogo.

Por falar nisso, como agora o time está de férias e muitas notícias são mais especulações do que tudo, a enquete do Cantinho Botafoguense também vai dar uma breve pausa, voltando na primeira terça-feira após a rodada inicial do campeonato carioca de 2011, ok?

Até lá.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

Lorismario disse...

Excelente para quem tem 62 anos (Garrincha, Didi, Amarildo, Qurentinha e Zagallo) é realmente de doer naquela parte mais sensível. Fui de Boa. Loris

ESSoares disse...

Um ano que teve tudo para culminar com o título brasileiro, porém, as seguidas contusões agravou ainda mais a retranca de JS.No mais, até que foi positivo.

Eu acho incrível como se valoriza o pênalti de LOCO ABREU e esquecem a defesa de JEFERSON na penalidade cobrada por Adriano. Realmente é muito triste a vida de goleiro.

SB

Rodrigo Federman disse...

Tb considerei boa, Loris. E olha que nem tive o prazer de acompanhar essas feras, hein? rs.

ESSoares, não é desvalorizar o pênalti defendido pelo Jefferson não. Aquela defesa foi como um gol e valeu o título, mas quando nos referimos à penalidade do Loco, é mais por causa da humilhante cobrança que lavou a alma dos botafoguenses, entendeu?

Abs e SA!!!

Lorismario disse...

É Loco mas não é bobo. Noticia do Paulo Marcelo Sampaio do Arquiba Botafogo: em conversa com André Silva este garantiu ao PMS que Sebastian Abreu que é o El Loco vai permanecer no Botafogo. Alegria para nós e sabedoria do Loco. Estes Locos Maravilhosos (Tulio) ainda farão gols juntos em jogos festivos de campeão. Loris.

Rodrigo Federman disse...

Loris, tb li no Arquiba e fiquei feliz com a notícia. Mas acredito mais no bom senso do Loco do que nessas "garantias" do AS.
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

E 2012 que não chega!!!
Eu quero ser campeão Brasileiro, da Copa do Brasil, da Sul Americana, da Libertadores e Mundial!
Por enquanto um sonho muito distante, principalmente com esses dirigentes.

Renovar com um péssimo gerente de futebol, não demitir o passivo vice de futebol e renovar com um treinador retranqueiro não saíremos do lugar.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Gil, e não se esqueça das renovações e contratos longos da "base" do time: Alessandro, Fahel, LG, etc...
heheheheh!
Abs e SA!!!

Gil disse...

Rodrigão,

Já estou vendo o retranqueiro dando entrevistas sobre a derrota do colorado!
Com o seu egocentrismo vai falar que aprendeu muito quando esteve na Africa. Que precisa ter "mais" cautela com esses times.
Vai valorizar ainda mais a sua covardia e retranca. Defender o outro retranqueiro, aliás os mesmos se defendem.

Pode anotar e vamos aguardar!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Caracas, Gil...antes mesmo de receber a sua msg, eu juro que pensei nisso tb, acredita! É bom nos prepararmos, amigo.
Abs e SA!!!

Marco Aurélio disse...

A derrota do Inter hoje foi um prato cheio para o Noel, os meninos da Vila pra mim são o que me faz ver futebol (PPV). É um prazer ver "os meninos" jogar. Parece que não estão disputando brasileirão, simplesmente jogam futebol, aquele futebol do Garrincha e CIA LTDA. O futebol brasileiro esta perdendo sua "magia" graças aos Noeis da vida. Mourinho levou uma bela lição, e o Dunga, esqueçe. Hoje garotos que "dão olé" na base de algum clube são mandados embora e só marcar porra...

Rodrigo Federman disse...

Marco Aurélio, é por isso que só um time me dá gosto de acompanhar os 90 minutos sem piscar os olhos: O Barcelona!
Abs e SA!!!

Levi disse...

Já falei aqui, antecipadamente, o que achei da temporada. Para mim, de regular para ruim, levando em conta, claro, o que o Botafogo de Futebol e Regatas significa para o mundo do futebol. Pelo Glorioso, desfilaram os maiores craques do futebol brasileiro e mundial de todos os tempos. Nem mesmo no Santos de Pelé houve uma plêiade tão completa. Vamos lá: Heleno, Manga, Jairzinho, Paulo César Caju (cracaço!!), Gerson, Zagallo, Amarildo, NILTON SANTOS (de pé, moçada!!!), DIDI (de pé, de novo!!) e o maior de todos os tempos, o insuperável MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS, O GARRINCHA (a lenda eterna), para ficar somente nestes exemplos e sem mencionar os ídolos recentes e os times guerreiros que venceram em 89, 93 (conmebol) e 95, sem grandes estrelas, mas que funcionaram a contento e honraram nossa tradição de vencedores.
Contentar-se com um campeonato estadual é pouco, mesmo reconhecendo que o título foi mais do que necessário, acima de tudo, para quebrar a indigesta sequência dos três anos anteriores (um dos quais, escancaradamente roubado!!). Perder a copa do brasil do jeito que perdeu, não tem explicação. O Botafogo somente teria o campeonato brasileiro no segundo semestre a disputar (eu disse isso aqui no início do torneiro) e não teria desculpas para um fracasso. Concordo que os desfalques foram negativamente significativos, mas não se deve perder de vista a incrível covardia do treinador. Não dá para aceitar os intermináveis empates em jogos em que a vitória era certa, a despeito dos desfalques. NÃO DÁ! Não dá para aceitar a perda da vaga na libertadores com os empates contra Avaí, Ceará e derrota para os reservas do Inter, esse mesmo que deixou de ser campeão mundial contra um time da África (com todo o respeito, ou não!). Foi pouco, diante não só do que se poderia esperar, mas também do nível equivalente dos que chegaram na ponta. Foi pouco, pois, sem querer ser repetitivo, este campeonato era mole de ganhar. Na temporada, destaques para Jefferson (o melhor, na minha opinião), Abreu, Mattos, Antônio Carlos e Herrera. Os piores, os de sempre (todos sabem quais, principalmente o treinador - não há quem me convença de que ele tenha sido positivo). Menos mal que um deles já foi (Lúcio Flácido) e espero que não volte jamais. O pior de todos, o canalha-mor, o sem caráter, o muitíssimo mal agradecido e que merecia o ostracismo, mesmo levando-se em consideração aquela historinha de que é profissional (com esse comportamento???, poupem-me!) e mesmo que fosse para levar prejuízo: JOBSON.
Estou de férias. Vou viajar para onde não se fala em futebol e vou me desligar por um tempo. Devo voltar a comentar depois do estadual (não vou me preocupar com este campeonato, pois o Botafogo já fez o que deveria ter feito, ou seja, ganhar a final do lixo), a não ser é claro, em situações verdadeiramente relevantes.
Abraço a todos.
Feliz natal e bom ano novo para todos nós e para o Botafogo, apesar dessa diretoria. Espero que o mandato deles não demore a terminar e que venha o Bernardinho (sei que é utópico, mas não custa sonhar).
Abraços e saudações!

Rodrigo Federman disse...

Levi, vc tocou em um ponto importante: Tds os nossos adversários tiveram duas competições no segundo semestre. Nós, só o Brasileirão...e falhamos. Isso é imperdoável!
Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Eu votei também na BOA temporada, pois começamos o ano com um título importante diante do nosso maior rival no momento. Ganhamos dos mulambos com o time que tinha vencido o Brasileiro do ano passado, não com o time qu terminou o campeonato desse ano: DEIVID, DIOGO, VAL BAIANO E ETC.
No brasileiro pelo menos sonhamos com o título, infelizmente vários fatores não contribuiram para a conquista do tri. Por isso a temporada foi boa, mas tenho sempre o otimismo que a próxima será melhor.
SALVE LOCO ÍDOLO

Rodrigo Federman disse...

Ari, concordo. Hj, porém, não compartilho do mesmo otimismo para 2011. Espero que nos próximos dias sejamos presenteados com boas notícias e que o meu otimismo aumente!rs.
Abs e SA!!!